Gostaria, se pudessem, de uma ajudinha... Vivo numa casa arrendada à minha mãe desde que nasci. Ao falecimento da minha mãe em 2001 foi feito um acerto de renda. Até aqui tudo normal, mas as minhas dúvidas são outras.. Entretanto devido a infiltrações no telhado choveu na minha casa e caiu o estuque. Já falei com os senhorios que mandaram umas pessoas para fazerem um orçamento e também me pediu umas fotos para a companhia de seguros. As minhas dúvidas são: Quanto tempo tenho de esperar até que as ditas obras aconteçam? (Porque me parece que andam a engonhar!!!) Terei de sair de casa? (quando aparentemente não tenho outra, mas as pessoas que foram fazer o orçamento disseram que eu tinha de sair para fazerem as obras) E tenho de pagar a renda se decidir sair até completarem as obras? (visto que não vou usufruir do imóvel!!!)
Não. O telhado já foi arranjado. Os meus tectos é que não. Vivo num prédio no último andar e devido a infiltrações no telhado, nos meus tectos entrou água e caiu o estuque.
Penso que não será preciso sair de casa...e a sair, deveria ser indemnizada pelos custos que tiver.
Essa obra podia muito bem ser feita por divisões...Arranjam uma, limpam e partem para outra...Fica mais caro mas é o correcto tendo em conta o tipo de arranjo e de que é habitada...
Quanto ao tempo, devia expor tudo ao senhorio por carta registada...caso contrário é mais fácil "engonharem"...
As pessoas que vieram fazer o orçamento aconselharam a sair... eu até entendo que deveria ser indemnizada mas também não quero isso, gostaria de saber é se durante este processo que não vou usar o imóvel (e poderá ser um mês), se terei de pagar a renda?
Têm razão em relação à propriedade horizontal e ao apartamento, mas isto parece me o jogo do gato e do rato.. Eu explico: O condomínio veio ver as casas que estavam degradadas, arranjaram o telhado já a um ano atrás e se eu não fala-se com os senhorios (que também não querem saber de nada a não ser receber a renda) eu ainda fico a espera que caia o resto!!!Certo? Eu sou só inquilina por isso tive de falar com os senhorios, certo?
O proprietário não é responsável pela situação mas sim a adminsitração do Condomínio, compete à administração do condominio repor a fracção habitavel, facilmente se entenderá que num caso destes o proprietário da fracção também é vitima.
Se tiver de saír por causa das obras deve acordar com a Adm. do Cond. o pagamento em Pensão, Hotel ou o que seja da sua estadia em função das obras.
Conforme previsto na legislação da PH , o pagador do condominio tem o direito de efectuar as obras e pedir indmnização ao condominio pelo pagamento das mesmas, outra forma se for o caso é suspender a pagamento do condominio e efectuar as obras com o dinheiro.
Por ultimo pedir uma fiscalização da habitação pelo departamento de Edificações Urbanas e Salubridade da Camara para reforçar a intimação do Condominio a fazer as obras.
Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Eu sei que o principal interessado deveria ser o senhorio mas pelos vistos sou eu a principal interessada nas obras porque continuo a pagar a renda todos os meses e não vejo nada acontecer nem ninguém se mexer. E afinal, se tiver de sair, tenho de continuar a pagar a renda mesmo não usufruindo da casa?
Mais uma vez, o meu muito obrigada, apesar de eu achar que isto não vai decorrer da maneira correta... Parece me que já estou a ver este filme... o senhorio vai fazer as obras, ou sozinho ou pela companhia de seguros dele, tudo para beneficiar dinheiro também com esta historia e apresentar contas ao condomínio (que eu sei que não tem dinheiro), e como ele não vai querer gastar dinheiro na estadia em função das obras, eu não vou pagar renda durante as obras... Só para você ter uma ideia... fez obras na casa de banho (está toda nova ele pagou o pedreiro e a mão de obra cimento e areia eu dei o azulejos, o chão e sanitários) mas o teto e os sítios onde passa a nova canalização até a cozinha estão acimentados não tem estuque nem pintura nem nada... Porquê? Porque o pedreiro já estava a muitos dias a fazer as obras e estava a sair lhe caro do bolso e ficou assim... eu também não arranjei, mas como vê eu sou a mais interessada nas obras porque quero pagar a renda numa casa minimamente apresentavel e parece me que para os senhorios isso não é importante!!! o que conta é o dinheiro, sempre foi e sempre há de ser!!!
O que deu os azulejos o chao e sanitarios! Mas que tipo de obras sao essas? eu mandei fazer obras num apartamento da herança, quem pagou tudo foi a conta em cabeça de casal da herança, idem nas garagens com impermilizaçao da placa, quem paga essas obras sao os proprietarios integralmente, ou o seguro se foi infiltraçao! se fosse eu o arrendatario nao pagava nada neste caso evidentemente Nao confundir nos casos em que certos arrendatarios deixam a casa toda escavacada , ai é outro assunto
Eu paguei porque quis... os meus senhorios são uns sovinas. Só dão meio chouriço a quem lhe der 2 porcos... ou pensando melhor... eles são é uns oportunistas. Eles só queriam arranjar o caninho que estava roto, mas tiveram azar, porque os canos estão todos podres e quando começaram a partir... partiram todos até a cozinha e daí ter a parede acimentada desde a parede fora da wc até a cozinha. Como moro nesta casa desde que nasci e sou eu que a uso, achei por bem já que partiram tudo, faze-la ao meu gosto, porque pelos senhorios eu tinha os canos novos (ou o cano remendado) e o resto velho... assim tenho uma casa de banho completamente nova... o que talvez eles não estavam a espera era de ver que eu não arranjei o teto da wc nem as paredes até a cozinha que continuam como eles as deixaram.
Com esse tipo de pessoas é andar para a frente e obrigalos a fazerem o necessario, nao é so receber dinheiro, ainda pelos vistos voce ja paga uma renda..nao é como essas rendas congeladas tipo 70 ou 80 euros e as vezes ate menos Se fosse eu, apresentaria contas, sao proprietarios teem tambem deveres, assim como o inquilino tem certos direitos e deveres perante a lei Cumprimentos e boa sorte, dei a dicas de vez em quando
Lei existe, é uma verdade, mas parece que beneficia mais os senhorios do que o inquilino... Vou esperar como tenho feito até agora, tambem porque sou (como quase todos os portugueses...) paciente... até ao dia que acordar mal disposta e dizer chega!!! Cumprimentos para si e vou dando notícias... boas ou más... serão sempre notícias.
Lei existe, é uma verdade, mas parece que beneficia mais os senhorios do que o inquilino...
vai me desculpar mas o que acontece é exatamente o contrario, se a leia protege alguém é o inquilino. Se o inquilino não estiver bem sempre se pode mudar, já o senhorio se não estiver com bem com o inquilino, tem que aguantar e não bufar. Com as novas leis do arrendamento vamos ver se melhor alguma coisa. Cumps