Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: jorgealves
    é já a seguir, é que isto ainda demora um bocado a fazer.
    arranjas-te brinquedo novo agora não queres outra coisa!! ve la ainda não vi o drain back da daikin com opção para baixa temperatura!!!
  2.  # 142

ve la ainda não vi o drain back da daikin com opção para baixa temperatura

agora também dá, é só trocar o kit de ligação e a sonda de temperatura e é oficial, mas tem algumas limitações.
  3.  # 143

Colocado por: jorgealvesmas tem algumas limitações.
    deve ser no permutador do deposito!!
  4.  # 144

deve ser no permutador do deposito

é no permutador das AQS, como faz AQS instantânea tem um volume de 27litros pelo que esta com algumas limitações na permuta,

enquanto que numa situação de alta temperatura isso é colmatado pela superior temperatura numa maquina de baixa temperatura já não dá porque a temperatura da permuta está muito perto da temperatura de utilização e se for ligado com maquinas de alta capacidade não dá para desviar a totalidade da potencia da bomba para a permuta,

isto são tudo coisas ultrapassáveis com algumas ajustes e auxiliares de controle,

mas aqui entra a forma como cada técnico desenha a solução, porque a base pode ser a mesma mas existem muitas formas de fazer, dependendo do uso pretendido, da experiência e do conhecimento do técnico.
  5.  # 145

agora o mesmo exercicio para o mesmo local com as mesmas especificações, mas ligado a um piso radiante hidráulico, e com uma bomba de calor de baixa temperatura split

intencionalmente optou-se por uma bomba de calor com a mesma capacidade de 14KW para mais fácil comparação, mas na pratica nesta situação pode ser utilizada a potencia de 11Kw e nalguns casos até de 8Kw seria suficiente,
      Dados de calculo LT.jpg
      CNS AQS2.jpg
      CO LT.jpg
      Cost LT.jpg
      Cost1 LT.jpg
    • CrOhN
    • 29 setembro 2013 editado

# 146

Colocado por: jorgealvesconsumos exemplificativo de AQS,
      CNS AQS.jpg

Quando clicado o "solar connection", o que entra em conta para o cáculo? Pressupoe a coneção ao um solar térmico?

Posso falar da minha experiência, um sistema solar térmico termosifão de 200l em série com a bomba de calor. O consumo do ano passado ficou em pouco mais de 1MW. Isto para 5 adultos e 2 crianças. Apenas águas sanitárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 147

Colocado por: CrOhNQuando clicado o "solar connection", o que entra em conta para o cáculo? Pressupoe a coneção ao um solar térmico?

conta que tem uma solução solar em que o apoio é feito pela bomba de calor, e o consumo para esse apoio está contabilizada no consumo da bomba de calor,

obviamente que a energia fornecida pela radiação solar não está contabilizada.
  7.  # 148

Ok, acaba por ser similar ao que tenho, com a diferença que o meu caso é só para AQS.

Claro que existem simuladores para o efeito, mas a questão da contabilização da energia solar não tem importância neste acaso. Esta será a mesma independentemente do apoio utilizado.
  8.  # 149

com a diferença que o meu caso é só para AQS
    esta simulação é para aquecimento central em que o apoio das AQS é secundario,

penso que no seu caso e como é somente AQS, este simulador não se aplica.
  9.  # 150

e por ultimo tem um elemento essencial que é sempre menosprezado, que é a resposta da potencia em função da temperatura exterior,
      BC LT.jpg
  10.  # 151

como é fácil de ver no gráfico a solução de 14Kw com uma temperatura mínima de -2,6º tem 11,4Kw termodinâmicos e ainda tem 6Kw de reserva da bateria eléctrica de apoio.

relembro que isto são simulações que são feitas por métodos matemáticos com base nos elementos de uma habitação tipo,

numa situação real podem existir desvios significativos.
    • eu

# 152

Resultados fabulosos! Só é pena o grande investimento inicial que é necessário fazer...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 153

Colocado por: euSó é pena o grande investimento inicial que é necessário fazer

não existe bela senão,

mas a ideia principal deste longo tópico era dar comparações para se poder decidir com rigor,

existem imensos comentários quer aqui quer noutros forums de "estar contente com a troca" mas não especificam quanto é que custa mensalmente e quanto custava o sistema anterior,

daí isto deve ser lido mais como mapa comparativo entre soluções,

e desmistificar a falta de potencia das bombas de calor com temperaturas negativas,

agora quando o cliente escolhe a bomba sem saber estes elementos e o instalador se só quiser vender, vende pela potencia menor e o cliente nem nota a diferença no consumo, porque não tem maneira de comparar.
  12.  # 154

Colocado por: DOGMAIsso e marketing de um fabricante,gostava de ver isso mas sem qualquer sigla!

se você tem mais elementos podia aproveitar para os colocar, por certo que também tem algo para indicar os consumos das suas soluções.

falta feedback dos utilizadores sobre os consumos reais, de todas as BC que instalei somente tenho feedback de umas poucas não permitindo fazer mapas exactos,

claro que isto é marketing, mas é melhor ter uma ideia aproximada do que blá-blá-bla sem rigor e somente na "experiência pessoal" ou no paleio do "já aqui ando há muitos anos" ou no "eu é que sei".
    Concordam com este comentário: AXN
  13.  # 155

Colocado por: euResultados fabulosos! Só é pena o grande investimento inicial que é necessário fazer...
    ui ainda existe sistemas bem mais caros........................ mesmo!
  14.  # 156

"Operating costs are virtually zero. The installation cost would be in the region of £15k so the payback from the fuel cost savings alone would be very fast. It is far more fuel-efficient than ground-source heat pumps. With energy costs spiralling it is the future for domestic central heating in appropriate buildings.”
    • eu

# 157

Colocado por: jorgealvesnão existe bela senão,

Para fazer as contas mesmo bem feitas, teríamos que incluir os custos de aquisição e manutenção.

Já agora, qual é o tempo de vida útil dessas bombas de calor? É um dado muito importante, porque se tiverem uma vida útil de 20 anos, o custo inicial dissolve-se nesses 20 anos com um custo anual baixo, mas se durarem apenas 5 ou 6 anos, dificilmente se justifica a aquisição...

Se um fabricante me desse garantia total da bomba de calor durante 15 anos, nem hesitava... mas sem ter a garantia de uma grande longevidade, custa-me fazer um investimento com um tão longo prazo de amortização...
  15.  # 158

Já agora, qual é o tempo de vida útil dessas bombas de calor?

anda por volta dos 20 a 25 anos, previstos pelo fabricante,

as primeiras que instalei destas capacidades foram só frio e já levam com 20 anos sempre a trabalhar em pleno,

não as acompanho já há muito tempo, mas tenho falado com quem lá está agora e ainda trabalham,

estão em ambiente industrial que é muito mais exigente do que doméstico,
    • eu

# 159

Colocado por: jorgealvesanda por volta dos 20 a 25 anos previstos pelo fabricante,

previstos...

Bom, bom, seria o fabricante assumir essa previsão. (garantia).
  16.  # 160

seria o fabricante assumir essa previsão. (garantia)

que eu saiba nenhum assume esse compromisso além do vulgar período de garantia dos 36 meses(sobre todo o sistema).

0.0380 seg. NEW