Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 setembro 2013

# 1

Colocado por: jorgealvesque eu saiba nenhum assume esse compromisso além do vulgar período de garantia dos 36 meses(sobre todo o sistema).

Sim, é verdade... só em sistemas muito particulares é que existem garantias alargadas, por exemplo, nos painéis fotovoltaicos.

Do meu ponto de vista, se um fabricante de qualidade (como comprovadamente é a Daikin) tem confiança nos produtos que desenvolve, devia assumir perante o cliente uma garantia alargada. No caso das bombas de calor, pelo menos 10 anos.

Mas isto é apenas a minha opinião...
  1.  # 2

o período de garantia é somente o período INICIAL em que qualquer anomalia é reparada sem custos para o utilizador, correndo esses custos por conta do fabricante\instalador ou outrem,

depois existe o período útil de vida do equipamento ou de exploração, em que podem existir avarias de componentes em pequena escala, a sua substituição mantém inalteradas as condições iniciais de serviço,

seria muito mau para um fabricante qualquer que o período de vida útil do equipamento fosse somente o período de garantia,

mas nada impede um instalador ou comercializador de fazer contratos com outros prazos de garantia, mas obviamente que isso tem um custo adicional,

por outro lado uma parte substancial da longevidade do equipamento não depende do fabricante mas sim da correcta instalação e manutenção do mesmo, ora o fabricante para garantir períodos alargados de garantia teria obrigatoriamente que acompanhar a instalação e fazer a manutenção da mesma, mais uma vez com custos adicionais,

resumindo, é tudo uma questão de números.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 3

Alguém num outro tópico disse...."eram muito anos a virarfrangos"

SÃO muitos anos a virar frangos.
  3.  # 4

só leva 3 de avanço,
    • eu
    • 29 setembro 2013

# 5

Colocado por: jorgealvesSÃOmuitos anos a virar frangos.

Mas atenção que os frangos evoluíram muito nos últimos anos... ;)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 6

retirado daqui:
    Colocado por: jjagBoa noite, vou tentar explicar o melhor que sei.

- Quadro Trifásico 15A
    - Potencia: 10,35 KVA
    - Tarifa: BTN-Dupla até 20,7 KVA
    - Nível de Tensão: Baixa Tensão
    - Conta Certa activa = 150€/mês
    - fiz a leitura do Contador EDP qs sempre na mesma hora (acabei de reler novamente, e já atrasou 20min! Tenho de chamar a EDP)
    - a casa tem muitos consumidores extra BC por isso tive de descobrir o consumo da casa normal (+-27KW), tudo o resto BC a trabalhar!
    - BC sobredimensionada (actualmente com 5 VCs e mais tarde vai alimentar 144m2 PRH), ver se consigo arrancar as obras este Inverno.

Resumindo, sem contabilizar os encargos fixos (Potencia/Impostos):
    - Casa estado normal = 3,59€/dia (média)
    - BC ligada = 4,78€/dia (média)
    - Diferença = 1,19€ (para mim é isto que vale a BC diariamente ligada no Inverno 2012, sem PRH)
  5.  # 7

mais um caso previsto de uma instalação real,

neste caso a bomba de calor vai substituir uma caldeira a pellets que segundo o utilizador dá muito trabalho a manter e a limpar, mas parece ser bastante económica comparando com a solução original que era a gasóleo, apesar de o utilizador não conseguir indicar exactamente quanto era o consumo da caldeira com as pellets,

tipologia do imóvel:

-concelho de Santo Tirso, distrito do Porto,
    -moradia isolada T5 com 180m2 de área util,
    -moradia com ETICS e caixilharia em PVC,
    -radiadores de alumínio com total de 78 elementos,
    -2 convectores estáticos de 3Kw cada,
    -unidade interior da bomba de calor a ser instalada em local tecnico aproveitado debaixo de um vão de uma escada existente e actualmente sem uso,
  6.  # 8

Dados da analise
      JR_ST_dados.jpg
  7.  # 9

Bomba escolhida exclusivamente termo-dinâmica e respectiva resposta de potencia\temp. exterior
      JR_ST_Data.jpg
  8.  # 10

Consumo anual e mensal previsto com base nos modelos meteorológicos disponíveis,
      JR_ST_AnnualCost.jpg
      JR_ST_MTCost.jpg
  9.  # 11

Níveis de emissão de CO2
      JR_ST_CO_Em.jpg
  10.  # 12

Bom dia,

Alguém me poderá indicar algum instalador/vendedor de bombas de calor daikin altherma na zona de viana do castelo?

Cumprimentos
  11.  # 13

Colocado por: elimaAlguém me poderá indicar algum instalador/vendedor de bombas de calor daikin altherma na zona de viana do castelo?

esta é daí perto, foi instalada no principio deste mês.
  12.  # 14

Colocado por: jorgealves
    estaé daí perto, foi instalada no principio deste mês.

É uma máquina dessas que procuro.
    Conhece alguma empresa que faça a comercialização deste material na zona de Viana do Castelo ou arredores?
  13.  # 15

Colocado por: elimaÉ uma máquina dessas que procuro.

que potencia?
    monofásico ou trifásico?
    é para ligar a piso radiante?

Colocado por: elimaConhece alguma empresa

sou um bocado suspeito nesta questão porque fui eu que vendi e instalei aquela e algumas outras,
  14.  # 16

Colocado por: jorgealvessou um bocado suspeito nesta questão porque fui eu que vendi e instalei aquela e algumas outras,

Peço desculpa, não tinha percebido que comercializava.

O que pretendia era uma bomba para ventiloconvectores( aquecimento/arrefecimento) e que fizesse o apoio aos painéis solares.
    Tenho pré-instalação na casa para 11 ventiloconvectores e 2 toalheiros, porém não tenho ideia da potência que a bomba deverá ter para alimentar estas máquinas.
  15.  # 17

Colocado por: elimaTenho pré-instalação na casa para 11 ventiloconvectores e 2 toalheiros

quem lhe fez a instalação dos VC´s, fez-lhe o estudo para a fonte de calor?
    qual a marca dos VC´s?
    sabe quais as potencias unitarias dos ventilo-convectores?
    sabe se eles estam equipados com válvulas de 3 vias ou com válvulas de 2 vias?
  16.  # 18

Colocado por: jorgealvesquem lhe fez a instalação dos VC´s, fez-lhe o estudo para a fonte de calor?

A moradia está na fase final de construção e ainda não tenho ventiloconvectores, pois terei de os adquirir aquando a bomba de calor.
    Não consigo precisar neste momento a quantidade de vias, mas pelo que me posso recordar no local onde será para colocar os VC tem uma pequena caixa com 3 tubos (penso serem de entrada de água, saída de água, e aguas condensadas - posso estar a dizer uma grande asneira, mas...) e tudo de energia eléctrica.

A potência unitária de cada VC presumo que terá de estar indexada à área do compartimento.
  17.  # 19

Colocado por: elimaA potência unitária de cada VC presumo que terá de estar indexada à área do compartimento.

sim,

quando se fez a rede hidraulica (tubagem de agua fria\quente) os diametros de tubagem foram calculados (ou deveriam ter sido calculados) com base nas potencias de cada VC,

o somatório dos VC´s e com uma margem de simultaneidade até 70% obtém-se a potencia nominal da bomba de calor.
  18.  # 20

Boa tarde!
    Preciso da vossa ajuda! Pelo que leio nos vossos comentários anteriores, deve haver um problema qualquer na instalação ou funcionamento do meu equipamento.
    Tenho uma moradia nova com isolamento por capoto na zona de Coimbra com cerca de 260m2. Intalei piso radiante hidraulico com bomba de calor solius-thermabox 15Kw reversível trifásica. O primeiro ano que funcionou durante o Inverno, tive consumos de electricidade médios de 400€/mês (Sem aquecimento tenho consumos de cerca de 80€ mensais). O ano passado ligava o aqucimento só 4h/dia e só nos quartos para conseguir ter consumos mensais de 150€...Nunca usei para aquecimento de águas...
    este ano ainda não liguei...

Opiniões precisam-se!!! Obrigada!

0.0361 seg. NEW