Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Plantas das armarduras de lajes
      2013-10-03 14.07.44.jpg
  2.  # 42

    E por fim, aqui está uma foto da parte da memória descritiva que fala sobre os materiais a utilizar.
      2013-10-03 14.09.54.jpg
    • Neon
    • 3 outubro 2013

     # 43

    É impressão minha ou na cobertura estão pilares a descarregar na laje de tecto do 1.º piso?
    • DM
    • 3 outubro 2013

     # 44

    Afinal são três lajes a descarregar nos pilares mas tambem são lajes aligeiradas, mais leves das que idealizei.

    Existem pilares a descarregar na laje de esteira, não acho preocupante pois é uma laje maciça e deverá ser só de apoio às vigas de cumeira e a laje nem utilização terá, não há acesso.

    Os alinhamentos de pilares acho que podiam estar melhor, pois existem vários apoios indirectos (vigas a descarregar em vigas e algumas muito próximas de pilares, elevado V). Para um melhor comportamento da laje, as lajes de vigostas deviam estar segundo as duas direcções e não apenas segundo uma.
  3.  # 45

    Então e em relação às vigas? Não acha que estão um pouco grandes? 60 cm é muito... limita muito o pé direito...
    • DM
    • 3 outubro 2013

     # 46

    As vigas pelos menos devem ter 40cm de altura, ser de 25cm ou d 20cm de largura normalmente costuma-se fazer de acordo com a largura dos pilares.
    Por mim pilares no minimo com 25cm de largura mas as vigas podem ter 20cm na boa.

    Agora ser de 60cm, parece exagerado, mas são vãos da ordem dos 5m, parece-me, com a lajes a descarregar de ambos os lados, pelo menos 50cm deviam ter. Não me parece assim tão exagerado.

    Se não queria vigas, poderia optar por laje fungiforme e utilizava apenas vigas no bordo da laje, no contorno da casa, no alinhamento das paredes exteriores.
  4.  # 47

    Resumindo, esse projecto precisa de uma revisão, mas as dimensões não estão assim tão exageradas.

    veja que uma viga de 60 cm, fica com 40 cm abaixo da laje (se esta tiver 20).

    depois a maior parte das vigas tem 40 cm de altura. algumas têm 55 e 60 cm de altura mas são em zonas onde tem paredes. (excepto na cave que é ampla).

    será caso para alterar a orientação de algumas lajes aligeiradas, de forma a distribuir as cargas melhor, e redimensionar a estrutura.

    para que não fiquem pilares à vista, se for possivel fazem-se os pilares com 20 de largura. Se não for viável com 20, terá de se fazer a parede com a espessura da estrutura, de forma a esconder a mesma).

    falta ainda mostrar a planta da cobertura, para percebermos se se trata de uma estrutura de Vigas e Ripa (pré fabricado), ou se é laje aligeirada, ou maciça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Margs
  5.  # 48

    Colocado por: DMmas são vãos da ordem dos 5m

    vejo aqui uma com 7 metros de vão, e outra com 6 metros.
    parece-me que a localização de alguns pilares tem de ser repensada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Margs
  6.  # 49

    Aqui está a planta da cobertura. Muito obrigada pela opinião de todos!
      2013-10-03 18.01.43 HDR.jpg
  7.  # 50

    Margs

    será que era tão difícil fazer uma cobertura mais linear?' repare bastava prolongar um pouco o beirado na zona de acesso á cozinha para que tivesse uma cobertura mais limpa sem aquele desfasamento e só ai iria poupar algumas centenas de euros ou mesmo mais.
    o trabalho do arquitecto também é isso e não é nada complicado fazer esse acerto.
    enfim, para mim esse projecto bem revisto quer na arquitectura quer nas especialidades poderiam poupar muito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  8.  # 51

    Marco 1, essa zona de que fala, levará outra cobertura no R/C para fazer uma espécie de varanda minhota, algo que a minha mãe tanto quer. Irei experimentar alterar como diz mas parece-me que irá ficar estranho.

    Como já disse o projecto não foi feito por mim, e apesar de saber que o projecto tem erros que nenhum arquitecto deveria cometer, e que no que diz respeito às paredes nada "bate" com nada, se compararmos pisos (ando aflita para conseguir "meter" as courettes), está praticamente fora de questão voltar a fazer o projecto do zero (apesar dos meus pais terem vontade disso), devido aos custos que teria e ao tempo que demoraria. Não se esqueça que os meus pais teriam de pedir novamente todos os projectos de especialidade.

    Eu sei que necessitaria de algumas revisões, e é algo que estou a tentar fazer, para poder depois apresentar um projecto de alterações. Há uma porta que deveria abrir ao contrário, uma parede que está mal localizada (parede do escritório), a uns 50cm de uma viga desnecessariamente, e que já alterei, a clarabóia terá 1 metro de diâmetro, etc. Em termos de áreas, por mais que diga aos meus pais que são bem grandes, eles acham tudo pequeno (mais a minha mãe)!

    Aqui está uma imagem de como irá ficar:
      ACCamera.jpg
  9.  # 52

    A futura colega, vai-me desculpar , ams deite isso tudo para lixo. Tanto a arquitectura como a Estabilidade são uma lástima, mal feito, mal resolvido.
    Repararam nas vigas que ficarão visiveis pela sala adentro!??

    Os seus pais estão preocupados com 2000 a 3000€ em projectos de especialidades novos... mas não tem "pudor" em construir uma casa com uma área dessas, ainda por cima com zonas de areas completamente despediçadas... Não leve a mal a critica, mas temos de ser coerentes.

    PS: Atenção que não estou a falar no "estilo" da casa. Isso agora não é para aqui chamado.
    •  
      FD
    • 3 outubro 2013

     # 53

    Quantas pessoas vão aí morar quando a Margs sair de casa?

    Não vai ser mais uma casa fantasma? Cheia de ar que ninguém respira?
    Parece-me enorme...
  10.  # 54

    FD eu concordo plenamente com o que diz, mas por mais que diga isso aos meus pais, eles não querem uma casa mais pequena. E pronto.. respeito a opinião deles. Não foi por falta de avisos.

    Pedro Barradas, agradeço o seu comentário, mas analisando o projecto de estabilidade, penso que não se verá nenhuma viga nas salas. O programa do projecto de arquitectura acho que está bom, porque é assim que os meus pais querem, mas concordo que não está bem resolvido.

    Relativamente ao "estilo" da casa, pretende-se uma mistura entre o tradicional e o moderno, estilo "palacete", mas com grandes vãos. Nem toda a gente pretende casas modernas, e conhecendo os meus pais, sei que é mesmo isto que eles pretendem.
  11.  # 55

    Não é isso que constato no portico 4.Parece-me que passa um troço da viga pela sala de estar...
    A questão é que é voçê também está a dizer que não está bom, mas é jovem (presumo) e é da "casa".. se fosse alguém de fora, normalmente dariam mais atenção /importância às opiniões.

    Um projecto novo mais regrado e com o programa mais estruturado e optimizado... ganahriam todos com isso.
  12.  # 56

    Betão C16/20 (B20) na estrutura!!!! isso nem sequer é permitido.
    Concordam com este comentário: RRufino
  13.  # 57

    Pedro Barradas realmente tem razão. O pórtico 4 fica à vista na sala, e nem me tinha apercebido disso. E agradeço as opiniões. Sei que têm razão. Falarei com os meus pais acerca de fazer um novo projecto e logo veremos. A ver se em breve vamos à Câmara para saber até que ponto (€) ganhamos em por o mesmo projecto à Câmara, e partiremos a partir daí. Sim sou jovem e não muito experiente, mas vontade de aprender não me falta, e creio que tenho sensibilidade que chegue para perceber o que está mal e o que está bem. E sei que o ideal seria começar do zero, mas custa-me saber que os meus pais foram "enganados" e mal servidos, apesar do dinheiro que pagaram.

    Picareta, então como será possível essa classe de betão estar prevista num projecto de estabilidade? E porque é que não é permitido? Atenção que não estou a duvidar minimamente da sua opinião.
  14.  # 58

    Colocado por: MargsPicareta, então como será possível essa classe de betão estar prevista num projecto de estabilidade? E porque é que não é permitido? Atenção que não estou a duvidar minimamente da sua opinião.

    Há muitos anos que não me lembro de ver uma estrutura com esse betão. Quando estudei betão armado ainda nem sequer existiam os eurocódigos, e agora não sou projectista, sei apenas que não é permitido porque me disseram, e tem a ver com a classe de exposição ambiental. O user RRufino aqui do forum saberá explicar porquê.
  15.  # 59

    ...Os projectistas só começaram a adoptar estas designações de forma corrente desde principios de 2012... ( e mesmo assim tenho às vezes de chamar a atenção ao copy/ paste nos quadros das peças desenhadas...)

    A user MARGS é que deveria saber qq coisinha disto,acabada de sair da universidade, não teve Estruturas ou cadeira similar?

    Eu já fiz as minhas cadeiras de ESTATICA, Estruturas I e Estruturas II, faz mais de 15 anos... mas agora com BOLONHA, não sei ;)
  16.  # 60

    Colocado por: Pedro BarradasESTATICA, Estruturas I e Estruturas II

    Está a brincar....vocês estudam isto?...pensava que só sabiam fazer riscos ;))
 
0.0224 seg. NEW