Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde
    E desde já agradeço a todos que participam neste fórum pois enriquecem os seguidores, que como eu não percebem nada sobre a construção/reconstrução de casas e afins...
    Resolvi ganhar coragem e colocar aqui o projeto da moradia que vai ser o lar para a minha família...
    Vai ser uma ampliação de uma moradia já existente que pertencia aos meus avos... temos já existente uma casa terrea feita em pedra com 96m2.. aproximadamente 7 de largura por 15 de comprimento... e eis os resultados... deem-me a vossa opinião por favor e vejam com os vossos olhos o que eu não consigo ver...
    1) Na parte velha vamos reestruturar a zona para colocar os quartos ( 3 quartos e uma suite) e 2 quartos de banho (N um de apoio aos quartos e o outro principal)
    2) Na parte nova vamos colocar a sala, a cozinha, o hall de entrada e a saída de serviço... na qual teremos a churrasqueira e a lavandaria...
    3) Queriamos construir uma cave e aproveitar o desaterro que vamos fazer para a novo e afundávamos mais um bocado e faríamos a cave.. mas tenho receio de aumentar os custos de construção
    4) Vamos ter uma garagem de 6m por 10m...

Acho que mencionei tudo... é verdade vai ser cobertura plana.. ou seja,, vamos agarrar no telhado da velha e demolir.. e vamos casar a construção nova com a velha usando a pedra... já existente na velha e a aplicar na nova...
  2.  # 2

Fica aqui o PDF dos cortes
  3.  # 3

E uma incluindo as escadas para a cave
  4.  # 4

Mais uma imagem
      001.jpg
  5.  # 5

Mais outra
      002.jpg
  6.  # 6

acho que devia ter uma passagem coberta desde a garagem até à casa, ou juntar a garagem à casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SANDRANOGFER
  7.  # 7

Ola boa Tarde.. Em relação `à saida do carro.. em principio está acautelada.. porque eu pedi para fazer uma zona de saida de viatura junto da saida de serviço completamente coberta.. tb podemos usar essa zona para deixar a viatura... Entre a garagem e a casa teremos um coberto... Desde ja obrigada pela ajuda e pelo lembrete...
  8.  # 8

parece-me mais ou menos bem, no entanto também me parece que tem área a mais e isso tem custos.
    também não estou a ver bem como é que a cave ( que pelos vistos não é para licenciar) se vai relacionar com o exterior, será que era mesmo preciso?'
    também acho que a fazer anexo para garagem podia muito bem ser ai incluído a zona da churrasqueira e aproveitar o espaço onde ela agora está ( parece é um corredor) para fazer ai a lavandaria.
    outra coisa ainda é que podia muito bem fazer a entrada para o Hall á mesma pela passagem dos carros, evitando assim dois acessos e libertando toda aquela área para a sala, torna-la mais "limpa".
  9.  # 9

Colocado por: marco1parece-me mais ou menos bem, no entanto também me parece que tem área a mais e isso tem custos.
    também não estou a ver bem como é que a cave ( que pelos vistos não é para licenciar) se vai relacionar com o exterior, será que era mesmo preciso?'
    também acho que a fazer anexo para garagem podia muito bem ser ai incluído a zona da churrasqueira e aproveitar o espaço onde ela agora está ( parece é um corredor) para fazer ai a lavandaria.
    outra coisa ainda é que podia muito bem fazer a entrada para o Hall á mesma pela passagem dos carros, evitando assim dois acessos e libertando toda aquela área para a sala, torna-la mais "limpa".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SANDRANOGFER

Ola Boa Tarde
    E agradeço desde ja a porta resposta... e a pronta ajuda... realmente e se nao houver a cave e fizermos os arrumos na garagem.. podemos usar a zona que esta reservada para as escada para redimensionar as áreas da cozinha e da cave...
    Numa das paredes da sala eu queria colocar uma estante e uma secretaria para termos ali uma zona de trabalho... uma vez que nao temos escritorio... por isso ficamos com uma sala com esta dimensão...
    .. Também pensei em fazer a entrada pela zona de serviço.. mas sendo um terreno com umas dimensões tão grandes... optamos por colocar um portão para a passagem de carros e outro para a entrada de pessoas... se calhar compliquei.. não?? Na zona de entrada principal op objetivo é colocar uma pergola.. A área nova teremos aproximadamente 116m2... e a área velha com 96 m2.. onde poderei cortar...?
    Ja anotei a passagem da churrasqueira para ao pé da garagem... e o restante espaço será usada para a lavandaria...

Desde ja agradeço as prontas respostas à minha inexperiencia...
  10.  # 10

:) Eu também não percebo nada disto, mas...
    Diz que não tem escritório? Mas está um escritório no meio de dois quartos. Eu passava o escritório para o quarto mais perto da entrada de serviço, recuando a entrada para os quartos.
    E tem um quarto com 15,50m2 sem roupeiro? hmmm
    E porque é que a casa de banho para mobilidades reduzidas não é a que tem base de chuveiro em vez de banheira?
  11.  # 11

Colocado por: m.aur.eira:) Eu também não percebo nada disto, mas...
    Diz que não tem escritório? Mas está um escritório no meio de dois quartos. Eu passava o escritório para o quarto mais perto da entrada de serviço, recuando a entrada para os quartos.
    E tem um quarto com 15,50m2 sem roupeiro? hmmm
    E porque é que a casa de banho para mobilidades reduzidas não é a que tem base de chuveiro em vez de banheira?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SANDRANOGFER

Bom dia...
    Em relação ao escritorio.. foi feita esta divisãoque é um quarto de arrumos porque na casa velha existem estas aberturas para o vizinho e no novo projeto nós não podemos abrir mais janelas.. por isso aproveitamos a janela e fazer uma quartinho de arrumos... Em relação à casa de banho para a mobilidade tem a banheira apenas para eu ver que cabe lá uma banheira... porque como vai ser os quarto de banho dos miudos... ( eu perguntei se podiamos ter a hipotese de lá colocar uma banheira)... mas no projeto de construção é para colocar a base de chuveiro...
    O quarto com 15.5 m2.. ainda estamos a organizar a disposição dele.. porque era suposto ter ali uma parede ( mantendo a que la existia) que iria dividir a zina de dormir e criar uma zona para ler ou tomar o pequeno almoço.. mas à ultima da hora optamos por deitar a parede abaixo...
    Obrigada
  12.  # 12

Agora tenho uma dúvida.. eu sei que por tudo aquilo que eu tenho lido... é a duvida de muita gente...
    Eu tenho alguma pressa na execução da obra e vou ser sincera nem tenho visto €€€.. agora que estou a assentar ideias é que estou a acordar para a realidade...
    Quando fomos ao gabinete de arquitetura... ( um gabinete que se sabe mexer nos corredores da camara)... eles disseram que por ser ampliação e remodelação que o projeto ficaria por 5000€ um valor total e que pagariamos muito menos nas licenças na camara porque pagamos por área construida...
    Agora que pedimos a discriminação dos valores e das taxas que vamos pagar.... aparece um valor de 6000€ ( que segundo eles unclui os diversos projetos, o cadernos de encargos e a vistoria tenica) ou seja, nao tenho de pagar mais nada porque eles tratam de tudo.. mais 5900€ de licenças e taxas...

Ou seja de 5000€ passamos para os 12000€ apenas na área do projeto... será que é elevado o custo??
  13.  # 13

Outra questão.... nós ja estamos a pedir alguns orçamentos para termos uma ideia de quanto ficará a obra... ou seja para termos um valor... porque como já disse temos pressa na construção... Será que me podem ajudar em relação ao que pedir num orçamento?? E ao que não pedir??? E principalmente ao que devo estar atenta para não cometer erros??

Obrigada
    • mog
    • 3 outubro 2013 editado

# 14

Colocado por: SANDRANOGFER
    Ou seja de 5000€ passamos para os 12000€ apenas na área do projeto... será que é elevado o custo??

Sandra, pelo que percebi, o seu "projecto" não passa de 5000 para 12000: o projecto é de 5000 + 1000 caderno de encargos e vistoria (não sei que vistoria é esta, será acompanhamento da obra?), o que faz um total de 6000 euros. O restante valor (cerca de 6000 euros) será para licenças/taxas.

Ora bem, 6000 euros para projectos (arquitectura + especialidades, pelo que percebi) + caderno de encargos + acompanhamento da obra não me parece caro. Quanto ao resto (taxas) naturalmente que não é da responsabilidade do gabinete mas da câmara e não há como fugir.

Tenho uma dúvida: como pretende pedir orçamentos já se ainda não tem o projecto definido, e muito menos o caderno de encargos? Não sei como é que alguém lhe poderá dar um orçamento nestas condições... A minha sugestão: "feche" o projecto, faça o caderno de encargos e depois peça orçamentos.
  14.  # 15

Colocado por: SANDRANOGFERpara termos uma ideia de quanto ficará a obra...
    Já começou a fazer tudo ao contrário.
    Voce é que tem que dizer ao arquiteto quanto quer gastar na casa. O arquiteto tem que lhe fazer um projeto que se enquadre no valor.
    O arquiteto trabalha para si, não é ao contrário.

Colocado por: SANDRANOGFERE principalmente ao que devo estar atenta para não cometer erros??

Para começar NÃO DEVE FAZER isso que diz. Não deve pedir orçamentos com base em coisa nenhuma.
    Já tem o projeto? O projeto tem uma coisa que se chama mapa de medições. Pega nesse mapa e no projeto e pede aos empreiteiros para lhe dar preço.
    Nenhum construtor sério lhe vai dar preço baseado em palpites ou em rascunhos que ainda estão a ser modificados.

Colocado por: SANDRANOGFERporque como já disse temos pressa na construção

Pode começar por aqui, não tenha pressa. Isto demora tempo e a pressa só a vai levar a cometer erros. Agora está a fazer o projeto, concentre-se nisso, apenas nisso, se ficar bem é meio caminho andado.
    A maioria das pessoas acha que o projeto é apenas um papel para meter na câmara e a obra depois é para ser feita pelo empreiteiro e decidido na altura, de preferência à pressa e em cima do joelho.
    Decida tudo agora, com o seu arquiteto. As plantas, os cortes, a marca e modelo dos sanitários, a marca e modelo de TUDO o que puder, os processos construtivos, as tubagens, o aquecimento, o alarme.
    Tudo aquilo que ficar para ser decidido "em obra", vai custar-lhe o dobro.
    Concordam com este comentário: drodrigues, mog, 1976, SANDRANOGFER
    • 1976
    • 3 outubro 2013

# 16

não tem o projecto da obra?
    o projecto da obra deve servir para realizar um caderno de encargos...
    digo eu.
    o que diz o seu gabinete de arquitectura?
    • 1976
    • 3 outubro 2013

# 17

"Tudo aquilo que ficar para ser decidido "em obra", vai custar-lhe o dobro."
    e o triplo em instalação e o quadruplo em dores de cabeça.
  15.  # 18

Colocado por: SANDRANOGFERSerá que me podem ajudar em relação ao que pedir num orçamento??

Então para que raio é que vai pagar os 6.000 euros ao arquiteto?
    É ele que tem de lhe dizer ISTO.
  16.  # 19

Colocado por: mogNão sei como é que alguém lhe poderá dar um orçamento nestas condições...

Anda ai muitos que mesmo que exista caderno de encargos dão orçamento sem olhar para ele.

Colocado por: mogO restante valor (cerca de 6000 euros) será para licenças/taxas.

Também penso que será assim.
    Mas deve exigir os recibos passados pela Câmara Municipal para confirmar os valores.
    Concordam com este comentário: 1976
  17.  # 20

Boa Tarde...
    Vou tentar seguir à riscas os vossos conselhos e.. respirar fundo.. e fazer as coisas com mais calma... para não cometer erros... amanha ja marquei com o gabinete.. e ja vamos tratar do caderno de encargos.. e tentar que tudo esteja lá escrito para que não hajam desvios...Depois publico o resultado...

0.0230 seg. NEW