Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Ja vou arrendar a casa daqui a uma semana. A renda da casa custa 220€ nos primeiros 6 meses, depois custa 320€. Se bem que vou aderir á PORTA 65 (penso que todos sabem o que é) e entao fico sempre a pagar metade da renda no 1º ano, depois pago so 35% dela no segundo ano, e 25% dela a partir do 3ºano de arrendamento. Juntei um bom dinheiro para me lançar a esta vida. Depois eu tenho dois empregos. Num dos meus empregos ganho 610€ por mes, e no outro emprego ganho 200€ se bem que apartir de novembro vou apenas ganhar desse emprego 100€ devido a alteração de horario. ou seja, agora ganho 810€ e depois vou ficar a ganhar 710€. A minha questao é, contudo e voces que sao mais experientes e entraram nesta vida, pensam que tenho boa possibilidade de viver bem com isto? Vou morar sozinha.

    Agradeço as respostas :)
  2.  # 2

    Depende, das outras despesas que tenhas... Transportes, alimentação...
  3.  # 3

    Transporte pago 50€ por mes. E alimentaçao lol, nem como quase em casa so janto e tomo pequeno almoço e nao é nada de mais. Faço aquelas refeiçao aguçadas de atleta porque sou atleta. lol mas pronto. imaginee que tiro 70€ praa refeiçao e os 50€ de transporte.
  4.  # 4

    Eu acho que só você consegue saber se consegue ou não. Vejamos:
    -Emprego fixo = 610.00 líquidos
    -Biscate = 100.00

    Esqueça o biscate, e considere-o um extra para no mínimo saír 2 noites por mês. Com o fixo, 610 - 300 para a casa (renda + água, luz e gás, já com os benefícios que irá ter), fica com 310 para 30 dias. Dá cerca de 10 euros por dia para comer. Acha que consegue?

    Já nem falo no vestir, mas há os subsídios de férias e natal que lhe podem compesar o "vestir e calçar".

    No seu caso, acha que consegue viver condignamente com 10 euros por dia? Só você saberá, só você saberá...

    PS:
    Espero que não fume :)
    Concordam com este comentário: Sabrina
  5.  # 5

    eu nao saio , muito menos a noite xD Nao fumo -.- como referi.. sou atleta. e nao pode ver isso da alimentaçao como 10€ por dia. porque voce consegue comprar 1kg de massa ou de arroz que lhe da para 4 refeiçao e isso para mim sao 4 dias. juntamente com 4 bifes de peru que é o que como. Vamos la ser mais racionais no raciocinio -.-

    Mas sim, sobrevivo. Obrigado.
  6.  # 6

    Acho que se vai meter num aperto... basta ficar de baixa durante 15 dias para as coisas descambarem, com esse ordenado não terá q.q. hipótese de pôr algum de lado, nã ose esqueça que para o ano vem mais um aumento de impostos.
  7.  # 7

    Jessica, por isso mesmo é que eu comecei por lhe dizer logo na minha primeira frase:

    Eu acho que só você consegue saber se consegue ou não


    Eu, não conseguiria.

    O ser "racional no raciocínio" tem a ver com a realidade e os hábitos de cada um de nós.

    Ainda me lembro da minha avó, que tinha uma reforma de 400 escudos por mês, nessa altura o ordenado mínimo nacional eram 3.000 escudos. Com esses 400 escudos ela chegava ao natal e conseguia dar-me 50 escudos a mim e outroa à minha irmã, e, nas férias quendo lá íamos dava-nos sempre no mínino 20 escudos a cada um para pôr no "migalheiro"...

    Como vê as realidades eram outras, tal como hoje...

    Boa sorte e felicidades para si, na sua nova vida!
    Concordam com este comentário: Sabrina
  8.  # 8

    Veja também a estabilidade dos seus contratos de trabalho.
  9.  # 9

    Eu entendo a sua parte, talvez eu esteja apenas anciosa e pelos meus calculos ate parece dar bem.. que uma pessoa so quer é que dê bem. enfim... nem sei.
    Os meus contratos de trabalhos estao estaveis Sabrina
  10.  # 10

    Então, se são estáveis e se for bem governadinha, já vi que não tem hábitos e nem os pode ter dada a sua profissão, se calhar até se pode aventurar a viver sozinha se é isso que quer. Sou de opinião que convém sempre ter um fundo de maneio para qualquer eventualidade que lhe possa aparecer. Se ainda não tem este fundo de maneio, tente constituí-lo. Um dia vai-lhe encontrar muito jeito.
    Concordam com este comentário: shc
  11.  # 11

    O que entende como fudo de maneio?

    Eu tenho sempre uma conta a parte para o caso de alguma urgencia. Poupei durante anos e todos os meses tiro X para la. e assim continuarei a fazer. Penso que ate me safarei? basicamente qero uma casa para morar, acordar e dormir. pouca despesa tenho la porque levo uma vida de fora, trabalho para ganhar dinheiro e sou atleta. so isso
  12.  # 12

    Arrange um terceiro emprego. Olhe faça concorrencia à Sabrina na angariação de clientes.
  13.  # 13

    Não se esqueça, que tem que pagar, luz, água, gás...
  14.  # 14

    Se eu arranjo um terceiro emprego vou dar em louca looool !! so vou ter estes dois empregos. Eu penso que no inicio pode ser complicado, mas eu tenho um pé de meia. Mas toda vida me desenrasquei.. vou desenrascar agora tambem... :)
  15.  # 15

    Um fundo de maneio é isso mesmo que está a fazer. Ter algum dinheiro guardado se um dia precisar dele numa emergência. Caso não precise (o que é bom), esse fundo de maneio vai aumentando e quem sabe um dia mais tarde já possa utilizá-lo para comprar a sua casa, ou dar uma boa entrada, Isso que está a fazer, por de lado um bocadinho por mês já é um bom hábito e continue com ele.

    Eu quando comecei a trabalhar após a minha licenciatura, foi assim que fiz. Constituir o meu fundo de maneio e consegui passados alguns anos com esse fundo de maneio comprar o terreno para construir a minha casa e ainda me sobrou algum.
  16.  # 16

    sim eu nao esqueço.
    Vamos la ver as contas..
    Acreditos que pelo menos durante um ou dois meses ainda pague 220€ de renda e nesse momento vou tar ainda a ganhar 810€. bom.. :
    220€ renda
    80€ ? para agua, luz, gas (passo pouco tempo em casa mesmo)
    57.6€ transportes
    total = 357,6€

    o que qer dizer que sobram= 452,4 € (para comida ou outras necessidades).

    Apos aderir o portal ja irei tar a pagar 160€ de renda todos os meses e o resto se mantem, e irei estar a ganhar 710€

    pelo que ficaria livre: 412,4 € (para entao as minhas necessidades).

    ja agora, quando o nosso contrato fica nas finanças, quanto pagamos ao estado?
  17.  # 17

    Colocado por: JessicaCris93A renda da casa custa 220€ nos primeiros 6 meses, depois custa 320€

    Que contrato é esse que aumenta passados 6 meses?

    Colocado por: JessicaCris93Se bem que vou aderir á PORTA 65 (penso que todos sabem o que é) e entao fico sempre a pagar metade da renda no 1º ano, depois pago so 35% dela no segundo ano, e 25% dela a partir do 3ºano de arrendamento.

    A 3ª candidatura ao Porta 65 creio, não tenho, a certeza que começa dia 7/10. Tenha atenção que, até ser deferido, leva meses... Diz quem sabe. Eu nunca tive isso.

    Colocado por: JessicaCris93A minha questao é, contudo e voces que sao mais experientes e entraram nesta vida, pensam que tenho boa possibilidade de viver bem com isto? Vou morar sozinha.

    Viver bem é tudo relativo. Eu como sempre vivi com pouco, habituei-me a ser poupado e sem estravagâncias acho que dá para ter uma vida modesta sem luxos, mas é como digo, devemos viver com aquilo que temos para não termos os credores a bater à porta...
    Saber comprar os produtos alimentares, aproveitar as promoções, não desperdiçar, consegue-se fazer refeições económicas. Comer fora é, nos dias de hoje, um luxo só para alguns.
    Ao arrendar não corre grande risco, se chegar à conclusão que não consegue pagar a renda e outras despesas associadas às despesas do lar, pode sempre entregar a casa ao senhorio. O mesmo não seria se compra-se.
    Dito isto, siga em frente e, seja moderada nas suas despesas para poder chegar ao fim do mês e colocar de lado pelo menos 50€.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  18.  # 18

    O contrato, isto é uma promoçao no contrato, nao é um contrato. é uma promoçao
  19.  # 19

    Obrigada A. Madeira. Ainda nos dias de hoje que vivo com muitos irmaos e eu faço compras, sou moderada, compro produtos de marca branca e etc, bons, economicos e baratos. Nao é preciso comprar grndes luxos para ter uma vida estavel. Aliás contento-me dessa maneira.
  20.  # 20

    Promoção no contrato? Não percebi... pode explicar melhor?
 
0.0198 seg. NEW