Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: JDCChisteria colectiva sem fundamento


    Quais os seus conhecimentos sobre o assunto poara afirmar que se trata de uma " histeria colectiva sem fundamento " ?
  2.  # 82

    Colocado por: civismo

    Quais os seus conhecimentos sobre o assunto poara afirmar que se trata de uma " histeria colectiva sem fundamento " ?

    Eu vou mais longe!
    Uma histeria coletiva instigada por “interesses obscuros”
    O amianto é perigo? É!
    É tão perigo como nos querem fazer crer e vamos morrer todos? Não!
    Há soluções baratas e acessíveis para nos livra-mos dele? Há!
    Já por aqui foram indicadas algumas.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, maria rodrigues
  3.  # 83

    Talvez seja, mas ja pesquisei bastante sobre o assunto e parece.me um assunto que merece respeito, tenho partilhado aqui bastante informação sobre o assunto


    Sou apenas um bricoleiro, e a minha actividade profissional nada tem a ver com isto (sou informático,), por isso falo sobre este assunto com neutralidade
  4.  # 84

    Eu sou daqueles que mais interesse teria em fomentar esta histeria coletiva, contudo acho que não devemos entrar em alarmismo infundamentados.
    É perigoso sim senhor, devemos ter o máximo cuidado mas sem entrar em exageros
    É possível retirar amianto das nossas construções a preços simpáticos e sem todo aquele aparato de filmes de ficção científica
  5.  # 85

    Seja como for, concorda que partir aos bocados e mandar por um tunel para uma carrinha não será um procedimento adequado, certo ?
  6.  # 86

    Em Portugal devem morrer mais pessoas engasgadas com amendoins por ano do que por doenças provocadas pelo amianto.
  7.  # 87

    Boa Tarde.
    Também penso que se está a fazer alarido a mais acerca do amianto.
    Apesar de eu ter na minha cobertura e estou decidido a retirar as telhas de fibrocimento,mas por causa do desconforto térmico.
    Uma parte da habitação com as tellhas de fibrocimento tem cerca de 38 anos e outra parte cerca de 25anos.E ainda me lembro que quando foi para apertar as telhas com os grampos,junto ao beiral tinha que ser uma pessoa deitada por baixo para enfiar o grampo depois do pedreiro por cima da telha ter furado com o berbequin.
    E como eu era magro fui o eleito para a função.nessa altura naõ me lembro de ouvir falar no amianto,e lá estava eu a levar com o po por cima dos olhos e nariz sem mascara.E ate agora nunca tive nenhum problema respiratório.Por isso eu penso que devem morrer mais pessoas engasgadas com alimentos por ano do que devido ao amianto em cinquenta anos.
    Deve sim ser mais perigoso com quem tem que manuseá-lo na produção e continuamente assim como a maior parte dos produtos perigosos.
    • rjbv
    • 3 novembro 2017 editado

     # 88

    Li esta discussão com bastante interesse porque nela foram, maioritariamente, passadas informações relevantes para a compreensão e a resolução do problema causado pelo amianto.

    Mas, aqui não podem existir dúvidas: aquilo pode causar sérios problemas de saúde e até a morte e, uma morte que seja, já é demais!

    Perdoem-me os fatalistas que neste espaço advogaram que morre mais gente por outros motivos (estúpidos) que por inalação ou ingestão de fibras de amianto. Nestes casos não consigo dissociar estas afirmações das feitas pelos habituais demagogos que, sistematicamente aparecem a falar (alto) do assunto e não adiantam coisíssima alguma para formar opinião e dar soluções. E, infelizmente, o veículo é sempre a “nossa” comunicação social (é lá que todos vão bater), desde freelancers a organizações com perfil “adequado”. O assunto passa logo de moda assim que aparece qualquer coisa mais “sonora”.

    Também as organizações profissionais que deveriam, aqui sim, tirar ilações e proceder adequadamente em conformidade, são as primeiras a alinhar na gritaria e deixar tudo na mesma.

    E também não poderemos deixar de lado o nosso poder legislativo que faz leis para fazer cumprir … as leis anteriores que não foram cumpridas! Esta matéria do amianto em edifícios é o exemplo acabado do que acabo de referir.

    Atente-se no exemplo de países como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e, mais tarde, a França onde, assim que foi identificado o potencial de problemas causados pelo amianto, regulamentaram e, depois, legislaram, de modo a despistar todas as situações. E os principais garantes da segurança (de trabalhadores e utentes) são as organizações profissionais ligadas ao sector, desde empresas, sindicatos de trabalhadores ou autoridades. Não há espaço para alaridos e exibicionismos.

    As regras (porque pertencemos a este espaço comum que é a EU) são muito claras. Apenas a ignorância, o laxismo e o exibicionismo têm espaço se não formos cidadãos informados, atentos e assertivos.

    Retenha-se apenas o seguinte:
    - O amianto está classificado como agente cancerígeno para o ser humano (grupo 1) pela IARC (International Agency for Research on Cancer), sendo que os tipos de cancro mais comuns nos indivíduos expostos são o mesotelioma (cancro da pleura) e o cancro do pulmão.

    - A Directiva n.º1999/77/CE, de 26 de Julho, estipulou o dia 1 de Janeiro de 2005 como prazo para que os Estados-Membros coloquem em vigor as disposições legislativas e regulamentares necessárias para dar cumprimento à proibição de comercialização e utilização de amianto do tipo crisótilo, a última fibra de amianto permitida.

    - Podem continuar a ser utilizados MCA (materiais contendo amianto) em equipamentos que já se encontrem instalados desde que o mesmo mantenha o seu estado de não-friável (DECRETO-LEI Nº 101/2005, DE 23 DE JUNHO, artº 2º, 16.2).

    Dúvidas (em Portugal)
    - Aos depósitos de água potável para consumo doméstico recomenda-se a sua limpeza (preferencialmente por abrasão) todos os anos. Aplica-se também a depósitos em fibrocimento suspeitos de conterem MCA?

    - Às tubagens de exaustão de fumos de lareiras e fogões recomenda-se a sua limpeza (preferencialmente por abrasão) todos os anos. Aplica-se também a tubos em fibrocimento suspeitos de conterem MCA?

    Ninguém fala disto mas, apenas, dos telhados, que nos entram pelos olhos dentro.
  8.  # 89

    Colocado por: zedasilvajd
    Retirar essas chapas em segurança não é nada do outro mundo.
    É certo que deveria ser feito por uma empresa autorizada mas qualquer trolha com 2 dedos de testa lhe tira isso em segurança.


    Ja agora convem ter presente:

    NUNCA CORTAR COM REBARBADORA



    NUNCA PARTIR EM PEDACOS PEQUENOS

 
0.0223 seg. NEW