Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou mais ou menos interessada (e em negociações deveras incipientes) numa casa nos -Açores. O actual proprietário fez algumas intervenções nesta casa e, porque a sua vida mudou de rumo, ficou com as obras a meio e vai ter que vender.
    Concretamente tenho duas perguntas para alguém que me saiba responder:
    1 - a casa tem uma fossa séptica (comum nesse local) - o actual proprietário diz-me que a fossa está a uma distância de 2-2,5 metros da casa. Eu - que não percebo nada do assunto mas presumo que uma fossa seja uma coisa que se não funcionar bem deve dar muitas dores de cabeça - pergunto: essa distância é de segurança? que precauções tenho que ter relativamente a isto uma vez que a construção não foi iniciada por mim?
    2 - o actual proprietário diz-me que fez trabalhos de revestimento do tecto com uma madeira, cuja foto anexo aqui; não queria perguntar-lhe a ele mas alguém me sabe identificar esta madeira e me sabe dizer se é boa para um clima como os Açores, com as particularidades que tem (humidade extrema por exemplo).

Antecipadamente grata
      madeira.JPG
      tecto2.JPG
  2.  # 2

Viva Teulada,

Se for madeira local poderá ser Criptoméria.
    Como qualquer madeira terá problemas se tiver grandes variações de humidade no ambiente interior.
    Seria boa ideia rever toda a envolvente exterior e se está devidamente protegida contra infiltrações, ver como estão as fundações, coberturas, vãos, etc.

Cpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Teulada
  3.  # 3

Olá Tiago, muito obrigada pela sua resposta tão rápida (ao contrário de mim que demorei mais de um mês para responder à sua mensagem ....).

«Seria boa ideia rever toda a envolvente exterior e se está devidamente protegida contra infiltrações, ver como estão as fundações, coberturas, vãos, etc.»

Pois. E como é que isso se faz? Duvido que a coisa tenha sido feita com tecnologia "top of the notch". Trata-se de uma coisita rústica no meio de uma aldeola perdida, daquelas coisas de antigamente com paredes de 60 centímetros de espessura que eram a única protecção contra a humidade.
  4.  # 4

esta madeira é de certo criptomeria ...
    a criptomeria é uma excelente madeira e bem tratada dura mais de 100 anos , é uma madeira muito facil de trabalhar , quente e mole ... a sua aplicação á construção civil é fenomenal bem como os seus acabamentos ... porem não é uma madeira cara nem forte como ferro ... mas só por curiosidade é de origem japonesa ahahahahha
  5.  # 5

Pois. E como é que isso se faz? Duvido que a coisa tenha sido feita com tecnologia "top of the notch". Trata-se de uma coisita rústica no meio de uma aldeola perdida, daquelas coisas de antigamente com paredes de 60 centímetros de espessura que eram a única protecção contra a humidade.

o engraçado é que estas coisitas antigas tem menos problemas que as coisas novas e modernas lol

pode dizer qual a zona em que fica a casa ?
  6.  # 6

«o engraçado é que estas coisitas antigas tem menos problemas que as coisas novas e modernas lol »

olhe que bem vistas as coisas é capaz de ter muita razão. diga-se de passagem, adoro aquelas paredes de pedra super espessas. Acho lindas

«pode dizer qual a zona em que fica a casa ? »
    na zona mais ocidental do continente europeu; quanto a mim, a terra mais bonita do mundo ... a ilha das Flores ............:-))
    Concordam com este comentário: j cardoso
  7.  # 7

Colocado por: Teulada«o engraçado é que estas coisitas antigas tem menos problemas que as coisas novas e modernas lol »

olhe que bem vistas as coisas é capaz de ter muita razão. diga-se de passagem, adoro aquelas paredes de pedra super espessas. Acho lindas

«pode dizer qual a zona em que fica a casa ? »
    na zona mais ocidental do continente europeu; quanto a mim, a terra mais bonita do mundo ... a ilha das Flores ............:-))
    Concordam com este comentário:j cardoso

por acaso não conheço muito este pedaço de mel ... apesar de ter a certeza que a segunda mais oriental faz inveja a muitos que pessam que já viram de tudo ...
    • JPSA
    • 17 outubro 2013

# 8

A madeira em causa é certamente criptoméria, uma vez que é a madeira mais usual nos Açores para revestir tetos.

Do que dá para ver da casa não se preocupe com a madeira, não será por ai que terá problemas.

Já agora muitos parabéns pelo bom gosto, no que diz respeito aos Açores e à ilha das Flores. Só vendo para crer que estamos mesmo em Portugal.

Boa sorte a avance com a compra de um pedaço do paraiíso.
  8.  # 9

Olá JPSA,

Do que dá para ver da casa não se preocupe com a madeira, não será por ai que terá problemas.

como assim? acha que essas paredes não prometem nada de bom, não é?
  9.  # 10

a obra ainda não está pronta não vai ver a obra antes de a comprar ?
  10.  # 11

Na foto têm uma manchas mais escuras no reboco a que se devem sabe?
    Qual a impermeabilização que foi feita ou está prevista para os pisos?
    A fossa é estanque ou é daquelas "routas" que vão encharcar o terreno junto á casa?
  11.  # 12

Colocado por: zedasilvaNa foto têm uma manchas mais escuras no reboco a que se devem sabe?
    A fossa é estanque ou é daquelas "routas" que vão encharcar o terreno junto á casa?

Sinceramente não sei. Está tudo por falar (e ainda por ver, embora eu conheça o local).

Já agora, se calhar vou por o resto das fotos, assim quem perceber do assunto, pode ir assinalando pontos para questionar com o vendedor.

portanto:
    (1) fossas não estanques são para excluir, é isso?
    (2) que tipo de impermeabilização é aconselhada para terrenos em zonas de muita humidade e chuva"
  12.  # 13

Fossas estanques são o aconselhado em especial se estiverem proximo da edificação, as routas como o proprio nome indica vão encharcar o terreno e por consequência a edificação.
    Quanto à impermeabilização as soluções são variadas e dependem do que já está feito
  13.  # 14

mais umas fotos:
      tecto22.JPG
      PARTE%~1.JPG
  14.  # 15

mais uma:
      Porta de acesso traseiras.JPG
  15.  # 16

Colocado por: zedasilvaFossas estanques são o aconselhado em especial se estiverem proximo da edificação, as routas como o proprio nome indica vão encharcar o terreno e por consequência a edificação.
    Quanto à impermeabilização as soluções são variadas e dependem do que já está feito

certíssimo, faz sentido.
    e acha a distância de 2 metros/2,5 metros correcta?
  16.  # 17

O candeiro a petroleo, as garrafas se forem de vidro e o "penico" de esmalte têm valor, já o resto :)))
    Tou a brincar!
    As paredes no interior são simplesmente rebocados? Ou existe algum tipo de isolamento e impermeabilização?
    O exterior está a pensar deixar assim sem revestimento?
  17.  # 18

Colocado por: zedasilvaNa foto têm uma manchas mais escuras no reboco a que se devem sabe?

as zonas mais escuras deve-se ao facto da areia ser do mar e mais fina do que a fabricada ... esta areia consegue ficar mais compacta sendo que com o aperto da talocha de aço durante o polimento da parede faz com que estas manchas fiquem mais salientes consuante o movimento ... obviamente que alipode existir a friagem de uma pedra mas não´costuma ser motivo de preocupação depois da obra pronta ...

uma boa fossa é feita de um modo geral a uma fronfundidade de 3mt ou mais e é escolhido um local de cascalho ou pedreira rota ... só para ter uma ideia existe milhares de casas destas com estas fossas e são despejadas de 20 em 20 anos e não é porque fica cheio é por descarto de consciencia do uso de papel que cola nas paredes se me percebe ... a malta mais educada já usa o balde pelo que a contaminação de agua ao alicesse da casa é feito mais rapidamente por outro motivo qualquer do que por uma boa fossa desta qualidade .
  18.  # 19

Colocado por: zedasilvaO candeiro a petroleo, as garrafas se forem de vidro e o "penico" de esmalte têm valor, já o resto :)))
    Tou a brincar!
    As paredes no interior são simplesmente rebocados? Ou existe algum tipo de isolamento e impermeabilização?
    O exterior está a pensar deixar assim sem revestimento?

Caro Zedasilva, acha a casa dos meus sonhos assim tão podre ? :-))
    Quanto às paredes não sei. Mais um ponto a perguntar (3)
    O exterior: adoro paredes de pedra. Acha mal que fiquem assim ?? nas Flores há uma aldeia inteira que foi recuperada (http://www.wonderfulland.com/cuada/) e deixaram ficar tudo de pedra. é uma maravilha!
  19.  # 20

rafael
    Concordo consigo contudo neste caso não sabemos onde está localizada a fossa nem o tipo de terreno.
    Quanto às manchas tb pode ter razão, porem e perante as fotos seguintes em que vemos as paredes extriores sem qualquer tipo de impermeabilização eu teria mais atenção a este pormenor

0.0230 seg. NEW