Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos
    já li muito sobre recuperadores de calor mas surgem sempre duvidas,
    vou ajudar o meu pai a trocar o local do seu recuperador de calor,
    ele quer instalar o recuperador onde antes existia uma lareira aberta
    a marca é jolly mec já deve ter ai uns 10 anos, tem um ventilador (motor instalado por baixo do recuperador)
    as nossas duvidas são:
    - não queremos usar lã de rocha, há algum problema quanto a isso?? (já li bastante sobre maleficios, etc, etc)
    - temos hipotese de ir buscar o ar ao exterior? é melhor? qual a dimensão do "buraco"
    - devemos ter uma saida de ar quente na hotte (em cima) para aproveitar o ar quente que está dentro da hotte?
    o recuperador tem 2 saídas de ar para outras divisões mas não vamos utilizar, o calor sai todo pela frente do recuperador

    neste momento está assim (o ultimo artista que lá foi deixou neste estado...)


    local onde está


    a nova morada
  2.  # 2

    como ninguém respondeu tomamos nós algumas decisões
    não isolar com lã de rocha, o ar vem diretamente do exterior

    próximos passos: tubo dos fumos e instalação elétrica





  3.  # 3

    penso que o tubo da chaminé do recuperador tem de chegar ate ao cimo da chamine de tijolo e tem de se fechar o espaço entre estas duas, senao o calor da hotte sobe todo e sai pela chaminé e não pelo orifício que criaste na hotte. isto digo eu :D

    pena ter havido ajuda na altura da instalaçao.

    já leu o tópico do leiria e seu recuperador a água? tao la muitas dicas.
  4.  # 4

    sim já andei a espreitar o tópico do leiria,

    o tubo dos fumos vai ficar até ao cimo da chaminé,
    já compramos o tubo com 4 metros
    vai ficar assim http://www.sitiodaslareiras.com/fotos/condutas_chamines/conduta_topo.jpg

    também gostava de fechar junto da lage mas não sei se vamos conseguir pois o espaço é muito apertado

    este fim de semana ja devemos fazer os 1ºs testes
  5.  # 5

    o recuperador foi aceso hoje pela 1ª vez no novo local,
    temos 1 problema, o ventilador tem 9 velocidades e a partir da velocidade 5 começa a puxar ar pela abertura em cima na hotte,
    portanto concluo que a abertura por baixo do recuperador que vai buscar ar á rua é insuficiente
    qual a solução? fazer outra abertura ou aumentar a existente para entrar mais ar para o ventilador?
    ou isolar o ar que vai para o ventilador?

    ou então como sobraram 2 ventiladores destes da antiga instalação usava 1 para insuflar ar fresco para dentro da hotte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel41
  6.  # 6

    Boa noite FSilva106
    O tubo da chaminé sai do recuperador e vai até ao cimo da chaminé?
    Que medida de tubo utilizou ?

    Valia a pena fazer mais um pouco de lixo, abria uma abertura no cimo da hotte , 20 cm. da lage e aí isolava o tubo com gesso e sisal de modo que o ar quente não fosse pela chaminé acima. Depois aproveitava e deixava uma grelha nessa local de 30x15.

    Quando fala entrada de ar está a referir-se para dentro da Hotte? ou para dentro do recuperador?

    Não deixou grelhas a parte de baixo da hotte ?

    Disse que ontem já o acendeu, e estar a deitar calor com força- Atenção a qualidade da lenha.
  7.  # 7

    sim o tubo da chaminé vai ate ao cimo da chaminé e ai foi tapado com cimento para nao entrar agua da chuva
    é um tubo de inox de 200mm

    ao cimo da hotte ja abrimos um buraco com 15x30,
    para isolar junto da laje com gesso e sisal teria de abrir um buraco maior e depois voltar a tapar

    a entrada de ar é para dentro da hotte onde está o ventilador tambem,
    o ventilador está por baixo do recuperador

    acha que devia entrar ar para dentro da hotte através do interior da casa ou somente do exterior chega?
    • SACS
    • 2 novembro 2013

     # 8

    Bom dia que que se fala aqui de fogões, vou aproveitar e tirar uma dúvida.

    Como é sabido por aqui, estou a construir casa, em conversa em o eletricista/picheleiro pedi-lhe para abrir um buraco para o exterior numa parede com uma craniana para colocar um tubo para mais tarde fazer a entrada de ar para o recuperador de calor, dito isto ele quase que matava...
    Será que eu é que devia morrer, ou será que seria ele??? Estarei assim enganado???

    obrigado
    • dedao
    • 2 novembro 2013 editado

     # 9

    hehe pelo que já li aqui pelo fórum deves sim fazer a entrada de ar exterior!! Muitos já o disseram.


    https://forumdacasa.com/discussion/14619/recuperador-de-calor-ventilado-entrada-de-ar-exterior-necessaria/
    Para casas bem isoladas ou que tenham
    ventilação com ar forçado na cozinha ou casas de
    banho, é aconselhável colocar uma grelha de
    ventilação numa parede exterior perto da lareira.
    Isto é um importante mecanismo de segurança
    para evitar que o oxigénio da sala se esgote e para
    evitar os fumos da chaminé. A área de ar livre da
    grelha deve ser de pelo menos 100 cm2

    http://www.fogo-montanha.com/pdfs/Instrucoes_Instalacao.pdf
  8.  # 10

    Colocado por: fsilva106acha que devia entrar ar para dentro da hotte através do interior da casa ou somente do exterior chega?


    Fsilva106 a entrada de ar exterior é o suficiente,

    O ventilador é o que está acima, Ele começa a trabalhar a que temperatura? ou assim que acende o recuperador começa logo a trabalhar,

    Pelas grelhas superiores deve de sair muito calor. não é verdade.

    A minha instalação estava preparada para começar hoje a trabalhar, mas ainda não está frio suficiente, Neste momento tenho dentro de casa 19º C.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva106
  9.  # 11

    Colocado por: leiriaNeste momento tenho dentro de casa 19º C.


    já dá para uma camisola :)
  10.  # 12

    Colocado por: dedao

    já dá para uma camisola :)


    ´Verdade já dá para uma camisola, mas se conseguir manter os 19º C todo o inverno era bom. Ainda não tenho o meu sistema a trabalhar, quando o ligar e o frio a sério chegar, direi qual a temperatura que vou conseguir manter. Também depende da quantidade de lenha.
    Concordam com este comentário: dedao
  11.  # 13

    obrigado pelos comentários
    se só tiver entrada de ar exterior acaba por ser melhor porque evito as correntes de ar,

    em principio já temos o problema resolvido,
    instalamos um ventilador que puxa o ar do exterior (so falta ligar o tubo) e injecta ar para dentro da hotte,
    este ventilador fica colocado na cave por baixo do recuperador,
    assim o ventilador do recuperador (que tem 9 velocidades) já não precisa de puxar ar pela grelha superior mesmo na velocidade máxima,

    o ideal agora era colocar um termostato ou sonda dentro da hotte para automatizar o ventilador que está na cave,

    foto do ventilador que está na cave
      22.jpg
  12.  # 14

    foto da hotte e recuperador
    falta dar un "toque" ali nas pedras e uma calha técnica a esconder o fio
      12.jpg
  13.  # 15

    Colocado por: leiria

    Pelas grelhas superiores deve de sair muito calor. não é verdade.


    porque é que diz isso? não deve sair calor pelas grelhas superiores?
  14.  # 16

    Colocado por: fsilva106

    porque é que diz isso? não deve sair calor pelas grelhas superiores?


    Sim é por aí que deve de sair algum calor, e o restante pela frente do recuperador.

    O tubo que liga ao ventilador vai saír debaixo do recuperador , ou por detrás do recuperador.
    Ainda falta o tubo que vem da rua ligar ao ventilador..
    Devia deixar forma de poder cancelar quando quizesse de o ar da rua entrar no recuperador.
    Agora tem que instalar o termostato.
  15.  # 17

    Aqui tem um exemplo
      IMG_7873 (Small) LIXO.JPG
  16.  # 18

    em outro angulo
      IMG_7919 (Small) (2) LIXO2.JPG
  17.  # 19

    é isso mesmo leiria,
    falta-me ligar o tubo da rua ao ventilador e coloca-lo um pouco mais acima
    depois é meter o termostato desse ventilador dentro da hotte talvez atrás do recuperador
    o tubo que liga ao recuperador vai sair por baixo do recuperador (2ª foto do post #2)
  18.  # 20

    apareceu a parede suja de fumo junto da grelha superior da hotte e cantos junto ao tecto
    alguém sabe porque?
    será que o silicone para vedar a conduta dos fumos não é o mais indicado? o silicone usado é para altas temperaturas
    está apenas a ser usada uma entrada de ar para dentro da hotte vinda do exterior com +- 14 cm de diametro
 
0.0255 seg. NEW