Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

que dimensão tem o terreno?
  2.  # 202

Há soluções em open space para a desarrumação que passam por ter uma zona da cozinha escondida onde está uma bancada e o lava louça onde se pode simplesmente despejar a tralha. Um dos arquitectos com que falei mostrou-me um exemplo disso mesmo.
  3.  # 203

Colocado por: sergyioque dimensão tem o terreno?

1500m2, mas isso não é relevante... a área da divisão seja open ou não é sensivelmente a mesma...

Colocado por: danobregaHá soluções em open space para a desarrumação que passam por ter uma zona da cozinha escondida onde está uma bancada e o lava louça onde se pode simplesmente despejar a tralha. Um dos arquitectos com que falei mostrou-me um exemplo disso mesmo.

Há soluções sim, e há até ilhas com uma frente mais alta para esconder a desarrumação. No entanto para isso, preferia não ter open space, do que estar com estes "desenrascanços". Acho que a solução é mesmo sermos bem organizados no dia a dia para evitar loiça amontoada :)

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
  4.  # 204

Faz lembrar aquela do lixo disfarçado.

Patricia Silva
  5.  # 205

As vezes poder separar fisicamente é bom se se estiver no poupa... pode manter a temperatura apenas numa divisão... tipo sala de estar, e tem gasto inferior de energia... mas que algo com ligação grande e fácil dá jeito ai isso dá... :)
  6.  # 206

Colocado por: valtoresHá soluções sim, e há até ilhas com uma frente mais alta para esconder a desarrumação. No entanto para isso, preferia não ter open space, do que estar com estes "desenrascanços". Acho que a solução é mesmo sermos bem organizados no dia a dia para evitar loiça amontoada :)

Não era nenhum "desenrascanço", era uma solução que era bastante natural e elegante. Passava por ter a bancada com o lavatório numa parte ao lado, com os armários da cozinha. Só fazendo um desenho.
  7.  # 207

Colocado por: danobrega

Não era nenhum "desenrascanço", era uma solução que era bastante natural e elegante. Passava por ter a bancada com o lavatório numa parte ao lado, com os armários da cozinha. Só fazendo um desenho.

Estou a ver... não me parece que vá ter espaço para isso (a minha cozinha será basicamente constituida por ilha sem outras bancadas).

Pode ser uma solução interessante para alguns casos.
    A minha ideia inicial era dividir a sala da cozinha com uma parede com lareira (recuperador) ao centro, e com "passagens" sem porta de uma divisão para outra. Secalhar aqui tambem ia ter problemas com os cheiros e barulhos, mas a desarrumação não se notaria tanto quando estivesse na sala. Por outro lado tambem ter o habito de ir lavando e arrumando à medida que se faz o jantar, parece-me bem.

Hoje vou reunir com o arq. para ter a opinião dele acerca deste assunto.
    A mim tanto me faz, gosto das duas maneiras. Julgo que eliminando uma parede posso conseguir uma sensação de espaço maior e isso agrada-me, mas não é algo que defenda religiosamente.

obrigado pelas sugestões :)
  8.  # 208

Há algo que ainda não foi referido, no tempo frio, se for openspace, tem, em teoria, mais área a climatizar.
  9.  # 209

Olá Valores,

Na remodelação da minha casa optei por criar duas zonas separadas mas com um painel de correr largo.

É certo que o painel está 95% do tempo aberto mas é sempre bom poder fechá-lo quando estou a receber alguém com mais formalismos ou quando estou a fazer alguma comida mais "cheirosa".

Mas a configuração da sala/cozinha facilitava esta solução. Pode não ser possível em todos os casos, ou ser excessivamente caro para o benefício.

Bom projecto!

www.nagyconstroi.pt
  10.  # 210

Colocado por: mafgodHá algo que ainda não foi referido, no tempo frio, se for openspace, tem, em teoria, mais área a climatizar.
    Isso é fácil,aliás é igual!

Patricia Silva
  11.  # 211

Colocado por: Anita NCOlá Valores,

Na remodelação da minha casa optei por criar duas zonas separadas mas com um painel de correr largo.

É certo que o painel está 95% do tempo aberto mas é sempre bom poder fechá-lo quando estou a receber alguém com mais formalismos ou quando estou a fazer alguma comida mais "cheirosa".

Mas a configuração da sala/cozinha facilitava esta solução. Pode não ser possível em todos os casos, ou ser excessivamente caro para o benefício.

Bom projecto!

www.nagyconstroi.pt

Compreendo que seja uma opção bastante usada... No entanto é uma ideia que não pondero muito (talvez pela forma como pretendo dividir o espaço).
    A minha ideia ou é uma parede a dividir sala de estar de espaço de cozinha/jantar, com lareira no meio e passagens sem portas por um ou pelos dois lados (e desta forma não se vê a desarrumação), ou então open space.
    Neste momento é-me indiferente de uma ou outra forma, porque gosto bastante de ambas.

cumps,
    http://valtores.wordpress.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anita NC
  12.  # 212

Eu tenho a minha cozinha em open space com a sala de jantar e de estar (sem TV) e gosto muito. Relativamente aos cheiros nada que um bom exaustor nao resolva.
    Concordam com este comentário: PatSil, valtores
  13.  # 213

valtores
    Neste momento é-me indiferente de uma ou outra forma, porque gosto bastante de ambas.

Já agora, o que tem a dizer o outro elemento da família (a sua senhora), que vai partilhar consigo o mesmo espaço, na moradia?
    As mulheres, por hábito, estão muito atentas a todos os pormenores e, duma maneira geral, sabem (quase?...) sempre o que lhes é
    mais conveniente!
  14.  # 214

Colocado por: maria rodriguesvaltores

Já agora, o que tem a dizer o outro elemento da família (a sua senhora), que vai partilhar consigo o mesmo espaço, na moradia?
    As mulheres, por hábito, estão muito atentas a todos os pormenores e, duma maneira geral, sabem (quase?...) sempre o que lhes é
    mais conveniente!

ehehehehe ou às vezes são ainda mais indecisas.

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
  15.  # 215

valtores
    ehehehehe ou às vezes são ainda mais indecisas.

Até pode ter razão, mas têm o sexto sentido muito apurado! E são as principais donas-do-espaço (quanto a trabalho), com vontade ou sem ela!
    • PatSil
    • 14 janeiro 2014 editado

# 216

Depende,uma mulher muito citadina ou mesmo uma executiva não é muito assim.

E hoje em muitas situações os "papéis" inverteram-se.

Patricia silva
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  16.  # 217

Uma vez que está a ser um bocadinho machista:

são as principais donas-do-espaço (quanto a trabalho)

eu também vou ser:

têm o sexto sentido muito apurado

Só precisa de mais um sentido quem não tem os outros muito apurados
    (sem ofensa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  17.  # 218

Colocado por: maria rodriguesEsão as principais donas-do-espaço(quanto a trabalho), com vontade ou sem ela!

Quem "manda" na cozinha lá em casa sou eu. E diria que a vontade de ter um open space vem mais de quem trabalha na cozinha e não quer ser subjugado para um canto da casa enquanto o resto das pessoas socializam.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Expat, Praetorian1976
  18.  # 219

Também poderíamos fazer um paralelo entre o ser em open space e o numero de elementos da família.
    assim embora seja uma teoria redutora, podíamos pensar que uma família pequena tipo casal ou casal e um filho, a cozinha em open space fará mais sentido. já no caso de um família maior ( maior volume de apetrechos, alimentos e preparos ) uma cozinha mais individualizada poderá fazer mais sentido.
  19.  # 220

Isto dava muito pano para mangas.

O melhor é mesmo deixar os futuros donos decidirem,eles lá saberão o que melhor lhes convêm.

Patricia silva

0.0940 seg. NEW