Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Colocado por: marco1o sol, mete exteriormente uma treliça ( biombo) em madeira estrategicamente posicionado e tásse bem. não corta tanto a visão como esses cubos pesadões.
    valtores já que está a considerar como que um pátio resguardado ( onde está a piscina) a casa tem de abrir o máximo possível para esse lado.

concordo com os cubos pesados. Também não me agradam muito. Talvez um alpendre também ajude um pouco a controlar a entrada de sol.

O pátio não será resguardado.. será todo aberto. Aquele muro ali desenhado depois da piscina não será bem um muro, mas sim eventualmente umas sebes só para dar alguma privacidade à zona da piscina (eventualmente até pode não ter nada, logo se vê na altura).
  2.  # 302

Boas. Mais uma ou duas semanas, segundo o arquitecto, e avançamos para os projectos de especialidades.
    Preciso de definir alguns pontos relativamente a electricidade (pontos de luz, tomadas, etc), que hei-de discutir com o arquitecto, mas queria levar já alguma bagagem e ideias comigo para poder também falar do que é pretendido.
    Tenho algumas ideias mas sobretudo muitas dúvidas, mas se alguém tiver boas dicas ou sugestões relativamente a electricidades, seria óptimo ouvi-las.
    Um dos pontos que acho que é importante salvaguardar é deixar a instalação preparada para Grid Tie inverter para um dia poder injectar corrente a partir de painéis fotovoltaicos, e com isso reduzir a conta da edp.
    obrigado desde já pelo contributo

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
  3.  # 303

tenho uma dúvida: não gosto nem quero banheiras. Oiço dizer que por causa do regime das acessibilidades tenho que ter obrigatoriamente banheira numa das wc's. É verdade? Ou será que posso pôr o projecto com ambas as wc's só com poliban?

Há arquitectos que dizem que é obrigatório, outros dizem que é fácil contornar.. enfim,fico sem saber.

obrigado.
  4.  # 304

O RGEU exige pelo menos uma instalação sanitária completa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  5.  # 305

Colocado por: valtorestenho uma dúvida: não gosto nem quero banheiras. Oiço dizer que por causa do regime das acessibilidades tenho que ter obrigatoriamente banheira numa das wc's. É verdade? Ou será que posso pôr o projecto com ambas as wc's só com poliban?

Há arquitectos que dizem que é obrigatório, outros dizem que é fácil contornar.. enfim,fico sem saber.

obrigado.

É obrigatório ter pelo menos uma IS com banheira.
    Mas isto é fácil de contornar, prepara tudo para colocar o duche, coloca uma banheira barata, até pode comprar em segunda mão e depois da vistoria faz a troca.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  6.  # 306

ja fiz varias obras de raiz e muitas delas sem uma banheira!!! mesmo no projecto vem assim!!!
  7.  # 307

Acabei de saber que um "vizinho" que tem casa em construção entregou projecto sem banheira e foi aprovado.
    Como digo, uns dizem que é de uma maneira, outros de outra. Mas se a câmara é a mesma, vou arriscar talvez meter o projecto sem banheira.
  8.  # 308

Joao Dias
    (...) prepara tudo para colocar o duche, coloca uma banheira barata, até pode comprar em segunda mão e depois da vistoria faz a troca.

Foi exactamente o que propusemos ao nosso projectista, que se mostrou pouco receptivo, insistindo na obrigatoriedade da instalação de banheira. Vamos insistir, por acaso temos uma banheira usada que vamos guardar; não vemos nenhuma vantagem (é muito mais difícil aceder a uma banheira do que a uma boa base de duche), na sua instalação!
    Concordam com este comentário: drodrigues, Joao Dias, valtores, Praetorian1976
  9.  # 309

Se calhar o simbolo usado na planta de arquitectura tanto dava para banheira como para base de duche, que na "dúvida" passou...
    Concordam com este comentário: Joao Dias, valtores
  10.  # 310

Colocado por: maria rodrigues(é muito mais difícil aceder a uma banheira do que a uma boa base de duche), na sua instalação!

exactamente! há regras estúpidas. Devia ser obrigatório um poliban com bom acesso, e não uma banheira escorregadia e de dificil acesso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Praetorian1976
  11.  # 311

Colocado por: Pedro BarradasSe calhar o simbolo usado na planta de arquitectura tanto dava para banheira como para base de duche, que na "dúvida" passou...

vou pedir ao meu arquitecto para pôr um simbolo desses ehehehe
  12.  # 312

Quem ponderar, ainda que remotamente, ter um bebé, não deve dispensar banheira. Ou quem ponderar, ainda que remotamente, um dia vender a casa. É a minha opinião, apenas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok, dedao, valtores
  13.  # 313

por alguma razão a obrigatoriedade no RGEU ainda exigem a banheira, não é o 163 das acessibilidades que o exige.

por outro lado se houver mais wc na casa a wc com a banheira pode ser apenas um espaço com banheira e lavatório. ( ler bem o RGEU) ou seja a obrigatoriedade da wc completa poder ser subdividida em dois espaços.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 314

Colocado por: becasQuem ponderar, ainda que remotamente, ter um bebé, não deve dispensar banheira. Ou quem ponderar, ainda que remotamente, um dia vender a casa. É a minha opinião, apenas.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,dedao,valtores

Eu optei por colocar base de duche de 1,60m, o que dá para colocar banheira de plástico no seu interior para dar banho ao bébé e tb dá no futuro (no caso de venda) para converter o espaço em banheira.
  15.  # 315

até porque ai o 163 ( das acessibilidades) preconiza que embora possa ser base de duche, tem que se garantir o espaço para eventual instalação de banheira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 316

eis a ultima versão até agora... está em estudo um ligeiro aumento de um metro do espaço de jantar em 1m em direcção à piscina, e de resto estou satisfeito com o resultado. que acham? alguma sugestão de melhoria estejam à vontade para o fazer.
      Captura de ecrã 2014-03-25, às 21.21.58.png
  17.  # 317

isto ve-se um bocado mal mas se se clicar na imagem acho que se vê melhor
  18.  # 318

Colocado por: DOGMAA minha opinião

Nos dois lavatórios,porque não apenas um...grande?

Pode usar uma ou duas torneiras na mesma,mas poupava um esgoto!
    Concordam com este comentário:valtores

concordo. os bonecos da wc são apenas indicativos. definitivamente prefiro apenas um bom lavatório do que dois grandes.
  19.  # 319

É a SUA casa e isso nota-se. Dificilmente transmissível, mas desejo-lhe uma longa vida a solo (ou a dois!) nesse espaço tão pensado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok, Jorge_Gonçalves, valtores
    • AXN
    • 26 março 2014

# 320

Acho este projecto um tanto ao quanto labiríntico. Outra questão, se tiver visitas e se quiserem ir a wc terão de ir até a garagem para lavar as mãos?

0.1110 seg. NEW