Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

depois destas 2 imagens, acho que o valtores ficou assustado com ETICS!!!
    Concordam com este comentário: valtores
  2.  # 342

Gostaria de deixar especial agradecimento ao membro etics pelo seu contributo, e elogiar a sua capacidade de sintese, num pequeno post consegui responder as minhas principais duvidas/reticencias acerca do sistema ETICS.
    Segundo percebi a manutençao/ limpeza de 5 em 5 anos isso é equivalente a parede dupla, a repintura é de igual forma semelhante, e se nao se precisa de "trocar" o ETICS a cada 20 anos entao é sem duvida uma boa aposta este sistema!

Só mais uma questao a repintura de um sistema ETICS pode ser feita recorrendo a rolo/trincha utilizando alguma tinta aconselhada pela marca ou essa mesma repintura é feita atraves de um novo barramento?
  3.  # 343

Colocado por: Anonimo18072022A
    Pode usar uma simples pintura. Por norma as marcas aconselham que se use uma pintura da própria marca.
    Há quem argumente dizendo que qualquer pintura serve....eu pessoalmente "aposto" sempre em aconselhar manter sempre os materiais da marca do sistema etics.
    Concordam com este comentário:DR1982

Concordo plenamente é a mesma coisa que meter uma peça de citroen num seat, pode funcionar mas a mais aconselhada é a da propria marca sem duvida...
    Normalmente qual a duraçao de garantia que as empresas de ETICS dao a um DO se é que dao?
  4.  # 344

Colocado por: valtoresDaqui a 20 anos tenho que mandar pôr etics de novo, é isso?

Colocado por: Anonimo18072022ADe maneira nenhuma.

Cientificamente comprovado pelo Instituto Fraunhofer de Física da Construção civil Alemã,asseguram que os revestimentos delegados em sistemas ETICS sobre EPS o tempo de vida útil ronda os 25/30 anos.Optando (segundo eles dizem) por um sistema ETICS com materiais minerais excede significativamente esses números..
  5.  # 345

Colocado por: J Filipe

Cientificamente comprovado pelo Instituto Fraunhofer de Física da Construção civil Alemã,asseguram que os revestimentos delegados em sistemas ETICS sobre EPS o tempo de vida útil ronda os 25/30 anos.Optando (segundo eles dizem) por um sistema ETICS com materiais minerais excede significativamente esses números..

tempo util de vida 25/30 anos? o que entendo por tempo de vida util é que após esgotar esse mesmo tempo deita fora e compra novo, mas segundo aqui foi dito ao fim desse tempo nao é necessaria a sua substituiçao na integra, mau ja nao estou a entender novamente ...
  6.  # 346

Colocado por: DR1982tempo util de vida 25/30 anos? o que entendo por tempo de vida util é que após esgotar esse mesmo tempo deita fora e compra novo

Quer dizer que o revestimento delegado que cobre o isolamento ou ate mesmo o isolamento (EPS) o fim desses anos (25/30) já era,kaputt.
  7.  # 347

Colocado por: DR1982

tempo util de vida 25/30 anos? o que entendo por tempo de vida util é que após esgotar esse mesmo tempo deita fora e compra novo, mas segundo aqui foi dito ao fim desse tempo nao é necessaria a sua substituiçao na integra, mau ja nao estou a entender novamente ...

Implica a funcionar na sua plenitude. Agora implica respeitar os manuais de aplicação na integra dos sistemas que têm essa vida útil.

Se se deixar levar, duvido.
  8.  # 348

Quer dizer que o revestimento delegado que cobre o isolamento ou ate mesmo o isolamento (EPS) o fim desses anos (25/30) já era,kaputt.

ao fim de 25/30 anos ter de voltar a revestir toda a casa com etics, da que pensar... mas mesmo assim penso que este sistema ainda tenha mais qualidades que "defeitos"!
    porque se o eps ao fim de 25/30 anos ja nao estiver em condiçoes entao o mesmo acontece com o xps que normalmente se encontra entre parede dupla!
    Concordam com este comentário: J Filipe
  9.  # 349

Colocado por: DR1982ao fim de 25/30 anos ter de voltar a revestir toda a casa com etics, da que pensar

"Normalmente" ao fim desses 25/30 anos nem sempre é necessário remover e aplicar de novo o isolamento,neste caso as placas EPS,só aplicação de um novo revestimento.

Edit:Mas vamos esperar que apareça por aqui o nosso (meu) "cota" do ETICS,ele a que tem os livros,sempre pode falar melhor sobre esse assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  10.  # 350

E caso seja necessário recorrer a aplicação de um novo isolamento termico não precisa de remover o antigo,já existem marcas com o sistema ETICS certeficado para aplicação sobre o existente..
    Concordam com este comentário: pc ferreira
      fassadendaemmung-wdvs-grafik-baumit.jpg
  11.  # 351

A própria ETAG04, norma utilizada para certificação dos sistemas etics diz assim:

d) Working life (durability) and serviceability:
    The provisions, test and assessment methods in this Guideline or referred to, have been written based upon the assumed working life of the ETICS for the intended use of at least 25 years,
    provided that the ETICS is subject to appropriate use and maintenance (cf. chapter 7). These provisions are based upon the current state of the art and the available knowledge and experience.
    An "assumed working life" means that it is expected that, when an assessment following the ETAGprovisions is made, and when this working life has elapsed, the real working life may be, in normal use conditions, considerably longer without major degradation affecting the Essential Requirements.

7.3 MAINTENANCE AND REPAIR OF THE WORKS
    The finishing coat shall normally be maintained in order to fully preserve the ETICS performance.
    Maintenance includes at least:
    – visual inspection of the ETICS
    – repairs to localized damaged areas due to accidents,
    – the aspect maintenance with products adapted and compatible with the ETICS (possibly after washing or ad hoc preparation).
    Necessary repairs should be performed as soon as the need has been identified.
    It is important to be able to carry out maintenance as far as possible using readily available products and equipment, without spoiling the appearance. Only products which are compatible with the ETICS shall be used.

Um off-topic:
    Quando é que o LNEC perde um bocadinho de tempo para traduzir as etags?
  12.  # 352

Outra dúvida para o etics e para o J Filipe:

Há algum sistema com etag que permita a colagem por pontos?
  13.  # 353

Colocado por: pc ferreiraHá algum sistema com etag que permita a colagem por pontos?

Como pc ferreira deve de compreender eu não sou a pessoa mais indicado para lhe poder responder á sua pergunta..
  14.  # 354

Como pc ferreira deve de compreender eu não sou a pessoa mais indicado para lhe poder responder á sua pergunta..

Peço humildemente as minhas desculpas, pois tinha ideia, por outros tópicos, que era expert na "coisa".
  15.  # 355

Colocado por: pc ferreirapois tinha ideia, por outros tópicos, que era expert na "coisa".

Por enquanto ainda não sou,longe disso
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  16.  # 356

muito obrigado a todos pelas vossas observações.
    fiquei bastante mais esclarecido.
    o unico receio que tenho é dar com um colocador da tanga e aquilo ficar mal feito.
    vou tentar na altura procurar talvez uma empresa com provas dadas e com algumas garantias. espero ter sorte, porque se tiver o azar de me acontecer como vi algumas fotos aqui forum, é de desesperar... :(

cpts,
    http://valtores.wordpress.com
  17.  # 357

ja fiz montes de renovaçoes em sistemas Etics com 50 e mais anos e nao estavam muito mal pelo contrario. Se houvesse uma manutençao regular durariam bem mais. esses 25 anos de que falam é uma anedota. mais depressa tem de mudar as suas janelas do que mudar o etics. se tiver gosto pela casa e lavar a fachada regularmente e dar uma pintura a cada 8 anos nao tens problemas de grande monta. posso ter muitas duvidas em relaçao ao meu projecto mas em relaçao ao sistema etics nao tenho nenhumas porque o vejo em açao todos os dias. o bloco onde vivo tem cerca de 45 anos e só há dois meses levou uma pintura (e nem foi geral).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  18.  # 358

Em uma das fotos a empresa aplicadora não tem nada a ver....será mais "culpa" do material.

Marcas baratas e chinesices?
  19.  # 359

É sempre complicado para mim opinar sobre a qualidade desta ou daquela marca no entanto existem claramente marcas menos preparadas para lidar com determinadas situações.
    Nos últimos 2-3 anos assistimos a uma "inundação" de marcas de Etics em Portugal. Neste momento quase todas as marcas de tintas têm a sua oferta em sistemas Etics. Muitas dessas marcas marcas possuem pouca experiência neste tipo de sistemas mas como são "grandes" marcas de tintas o cliente à partida confia!!!
    Repare que existem marcas que praticamente só se dedicam ao fabrico e desenvolvimento de sistemas Etics (Ex: Sto, Stomix, Baumit); existem marcas que são digamos generalistas ou seja têm uma oferta muito ampla (Ex: Weber, Fassa, Viero (Robbialac)) e existem marcas recentes (ex: Cin, Barbot, Sotinco, Secil).
    Por uma questão de bom senso com alguma facilidade entenderemos quais as marcas que dedicam mais do seu tempo no desenvolvimento especifico de sistemas Etics.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

Pelo que tenho lido por aqui, o pessoal tem ido quase todo para a weber. Nem nunca tinha ouvido falar da Sto, Stomix ou Baumit
  20.  # 360

Colocado por: Anonimo16062021
    Já somos dois..

100% de acordo..eu ate diria mais,porque complicar (aplicando assim sistemas de primeira geração que por cá se usavam nos anos 70/80 e que agora já não se usam) uma coisa fácil que á partida ate se pode resolver facilmente de forma sustentável?

Está mais que provado que hoje em dia materiais artificiais em sistemas ETICS não fazem sentido.

Puxem um pouco mais os cordões á bolsa e optem por materiais ditos minerais,assim,a longo prazo,a carteira agradece e poupam muitas dores de cabeça..

o que sao esses ditos materiais minerais?

0.1459 seg. NEW