Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: Mk Ptnão sei o que é radiação e convecção,

convém saber daquilo que se fala antes de entrar em qualquer discussão, um sistema quase exclusivamente por convecção é o caso dos convectores de parede, um sistema quase exclusivamente radiante são todas as soluções radiantes (seja pavimento seja parede ou tecto) daí ambos os nomes técnicos dosa mesmos, ou pensava que tinham aqueles nomes só porque dava um ar intelectual ao cavalheiro que os atribui e pareciam uma coisa muito pomposa,

e o facto de ser comercial de alguma coisa não me retira credibilidade alguma pois ainda consigo distinguir a teoria da parte comercial, e com mais conhecimento de causa do que aquele que esta a tentar demonstrar,

esta é a minha opinião, se a sua é contraria, por mim tudo bem.
  2.  # 462

ps: esta minha opinião é alicerçada em inúmeros estudos e também na pratica pessoal.
    •  
      Mk Pt
    • 17 abril 2014 editado

# 463

Colocado por: marco1Mk

disse independentemente do sistema, ora... mas alguém mais habilitado em piso radiante pode elucidar melhor.

Sim, disse independentemente do sistema.
    A minha opinião é que, independentemente do sistema, maior pé-direito implica maior volume de ar e, por isso maior necessidade de aquecimento.
    A radiação tem percas pela convenção, ou não?

Se realmente estou enganado, gostaria que me mostrassem algo que comprove que estou. Mas que seja alguém realmente habilitado/técnico - de formação, não de aplicação - e isento, não os comerciais, porque de conversa de comerciais julgo que já deveria ser tão desconfiado dos mesmos quanto eu, em relação ao que 'prometem'.
    Não é querer questionar as pessoas em si que exercem a actividade, mas um bom comercial tem que vender o seu produto, tal como se diz dos advogados que têm que saber defender as suas causas.. e das promessas de terem o melhor sistema, ou o melhor produto [mesmo que sem certificação por LNEC e/ou outros], ou até mesmo que as casas de madeira ou semelhantes realmente não necessitam de licenciamento, estou farto - que há produtos melhores e/ou mais eficientes que outros, há, etc e tal, mas é necessário saber filtrar o que nos vendem.

Dito isto, eu não referi que o piso radiante é igual ou pior a outros sistemas. Apenas e só que maior volume de ar/espaço com maior pé-direito vai requer sempre mais custos energéticos para manter o conforto que um espaço com menor pé-direito [e por consequência menos volume de ar].
    Aguardo que me corrijam com opiniões e estudos validos.

Esta é a minha opinião, que é alicerçada na experiência profissional, em matérias que estudei e outros conhecimentos adquiridos de várias formas, e no senso comum a partir da observação do que nos rodeia.
  3.  # 464

Mk

o piso radiante não é para aquecer todo o espaço de alto a baixo. e mais não sei que lhe diga.
  4.  # 465

E não há percas pelo maior volume de ar, apesar de não ser para aquecer o espaço de alto a baixo?
  5.  # 466

Colocado por: Mk Ptgostaria que me mostrassem algo que comprove que estou

Colocado por: Mk Ptnão os comerciais, porque de conversa de comerciais julgo que já deveria ser tão desconfiado dos mesmos quanto eu, em relação ao que 'prometem'.

se quer mesmo saber então vai ter que procurar, boa busca, pode até começar por aqui, e continuar por aí fora,

eu como sou comercial de "promessa" só lhe digo que esta errado, e muito mesmo.
  6.  # 467

Colocado por: Mk PtE não há percas pelo maior volume de ar

não.
  7.  # 468

ou desprezíveis.
  8.  # 469

-.-
  9.  # 470

Colocado por: Mk Pt-.-

No próximo inverno, num dia frio sem vento e descoberto, vai ao meio dia lá para fora e vira-te para o sol. Está quentinho? Está. O ar está quente? Não, o dia estava frio. :-)

A radiação é um fenómeno de transferência de energia que funciona através do vácuo. O chão aquecido transfere a energia por radiação para a evolvente, directamente. Não se trata de aquecer o ar, e depois o ar aquecer as pessoas. O ar também vai aquecendo, mas não é esse o fenómeno que interessa no funcionamento do sistema.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, two-rok
  10.  # 471

DOGMA
    (...) existem locais públicos que pode visitar.

Sugestões, por exemplo!
  11.  # 472

O arquitecto sugeriu vigotas pré-esforçadas para a construção da casa, por ser mais económico.
    Será que a qualidade da estrutura fica posta em causa desta forma? Desconheço completamente as vantagens e desvantagens deste sistema, e o google fala muito do que é e como se faz, mas fico na mesma sobre se é ou não uma boa solução, ou se vou ter a casa cheia de rachas nas paredes com uma estrutura mais fraca ao fim de uns anos.

se alguem souber mais sobre este tema ia ajudar mto a perceber. obrigado.
  12.  # 473

Não faças isso. mete logo isso com lajes maciças em betão armado. ainda por cima com coberturas em terraço, vários desniveis e platibandas. e numa zona sismica
    Concordam com este comentário: marco1, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  13.  # 474

Colocado por: Pedro Barradas

zona sismica? ui, essa é nova pra mim. Meti-me num buraco com tremores?
    bom, mas a diferença de preço é significativa? Os eng. não devem ter isso tambem em conta?

Já agora, Pedro, concordas que encarece muito ter desniveis nas placas, e que vale mais o jogo com platibandas e tectos falsos, para simular diferentes alturas?

obg
  14.  # 475

Colocado por: Pedro Barradasmete logo isso com lajes maciças em betão armado.

e porque nao as aligeiradas de betão?

Por acaso nao conheço nada contra as vigotas tambem.
  15.  # 476

Digam o que disserem tem melhor comportamento a utilização de lajes maciças... Perguntem lá a um Eng.º de estruturas...
    Independente da zona sismica que é considerada para o calculo da Estrutura, fica aqui uma explicação simples sobre a sismicidade em Portugal:
    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA5_Sismos/57_Portugal/572_SismicidPort.html

Uma laje aligeirada para ficar cm um comportamento similar a uma laje maciça, necessita de uma série de pormenores de construção, que habitualmente não são executados...
    Concordam com este comentário: Keepper
  16.  # 477

ainda por cima numa casa terrea.

diz-se vulgarmente que em Portugal basta ter uma boa cobertura e jogar bem com o sol para se ter uma casa em condições.

a laje maciça permite libertar também o interior de vigas e ainda ser um elemento homogéneo na cobertura com todas as vantagens disso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias
  17.  # 478

muito obrigado pelas opiniões. bem me quis parecer que era uma coisa mais para o fraco para poupar custos. Não sei quais são as diferenças nos custos para se ponderar uma estrutura mais frágil, mas secalhar ainda é uma diferença considerável.
  18.  # 479

Possivelmente + 5% na estrutura...
    EM 100.000€ de obra, estamos a falar de +2000€, se tanto!!!
  19.  # 480

Hum... num sismo, que são forças horizontais maioritariamente, as lajes quase que não trabalham. e numa casa térrea a ação sísmica não me parece ter efeitos. mas isto sou eu :-)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro

0.1464 seg. NEW