Colocado por: marco1a laje maciça permite libertar também o interior de vigas e ainda ser um elemento homogéneo na cobertura com todas as vantagens disso.
Colocado por: valtoresbem me quis parecer que era uma coisa mais para o fraco para poupar custos
Colocado por: marco1realmente é bem melhor deixar isso para os técnicos!
Colocado por: marco1Jorge
realmente é bem melhor deixar isso para os técnicos!Concordam com este comentário:J Filipe
Colocado por: dedaopenso que os engenheiros nem se dão ao trabalho de olhar para p sismo
Colocado por: dedaopara uma casa térrea em pt penso que os engenheiros nem se dão ao trabalho de olhar para p sismo.
Colocado por: dedaoQuanto à laje ... Deixo isso para os técnicos .
Colocado por: dedaosendo una laje com vigotas mais frágil
Colocado por: Pedro BarradasPois está enganado... è OBRIGATÒRIO
Colocado por: dedaoHum... num sismo, que são forças horizontais maioritariamente, as lajes quase que não trabalham. e numa casa térrea a ação sísmica não me parece ter efeitos. mas isto sou eu :-)Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro
Colocado por: Jorge Santos - Faro
Sim se for fungiforme , mas se for um peso bruto em betão mais vale estar quieto ...
Esta construção sim está numa zona sísmica ... Ayamonte !
(...)
Isto sim é uma laje ... Não é só esferovite... Tem os reforços por causa do "puncionamento"
Colocado por: dedaopara uma casa térrea em pt penso que os engenheiros nem se dão ao trabalho de olhar para p sismo.
outra coisa, sendo una laje com vigotas mais frágil , como dizem, so ia beneficiar o comportamento sísmico.
quanto menos rrígida e pesada meLhor.
agora se as lajes com vigotas sao mal executadas... pois se calhar.
Colocado por: KeepperLajes fungiformes aligeiradas (vulgo lajes de côcos, ou similares), lajes aligeiradas (vulgo lajes de vigotas) e lajes pré moldadas, são lajes que em termos sísmicos não têm bom comportamento e como tal devem ser evitadas...
Colocado por: RRufinoAi não que não dão ao trabalho...nem eu depois de tantos anos a fazer projectos de estabilidade conseguiria fazer dessa forma a afirmação "quanto menos rrígida e pesada melhor"
Colocado por: dedaopois mas as forças sao proporcionais ao peso e rigidez, logo se aumentam aumentam as forças certo?
Colocado por: j cardosoEu acho que o Jorge Santos devia evitar falar deste tema, é asneira a mais.
Colocado por: RRufino- é punçoamento, não puncionamento
Colocado por: j cardosoEu acho que o Jorge Santos devia evitar falar deste tema, é asneira a mais.
Colocado por: dedaoSempre a aprender então :) pensava que como funcionam simplesmente como diafragma a sua solicitação era pouca. Pensava que os pilares eram sempre o mais crítico.
Colocado por: RRufinoClaro que trabalham, efeito diafragma, por ex., o comportamento de uma mesa a uma solicitação horizontal não é igual tendo ou não tendo tampo.
Colocado por: RRufinoClaro que trabalham, efeito diafragma, por ex., o comportamento de uma mesa a uma solicitação horizontal não é igual tendo ou não tendo tampo.
Colocado por: dedaoSempre a aprender então :) pensava que como funcionam simplesmente como diafragma a sua solicitação era pouca. Pensava que os pilares eram sempre o mais crítico.
Colocado por: RRufinoVocê é um tipo interessado e por isso tem mérito, tem é tendência a perdê-lo quando quer fazer uma sobremesa, vai buscar a receita ao capítulo das carnes e sem saber como acaba por fazer uma açorda de peixe.
Colocado por: RRufinoAcredite que tenho a honestidade e arrogância de lhe dizer que neste capítulo não me dá lições...
Colocado por: RRufinoO problema de opinarmos sobre tudo é que podemos fazer crer os outros de que a opinião é sabedoria, isso claramente aqui não acontece.
Colocado por: Pedro BarradasIsto está muito bom!!, mas não descambemos, está bem?! ;)