Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

pelo que leio aqui no forum e em pesquisas na internet, um tijolo de barro de 24 cm + eps 6cm é bem melhor do que o bloco de cimento com mesma dimensão + o eps. então porque é que se insiste em usar bloco térmico de cimento?
  2.  # 682

Retirado numa busca no google com a simples palavra WDVS ( Etics em Alemão )
    Blocos de cimento ? não os vejo !

Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  3.  # 683

Colocado por: Anonimo16062021
    Mau,entao?
    Nao foi voce que disse isto num outro topico?única coisa que o bloco tem a mais é inercia que para mim é mau em casas que não vão ter o aquecimento ligado dia a noite, mas que é bom por exemplo na Alemanha !
    decida-se porra..

Dias B., você que é o homem do etics, qual é a na sua opinião o melhor para EPS? barro ou cimento?

obg
  4.  # 684

Melhor em que?

pelo que li, melhor para colocação do etics (melhor aderencia, mais barato, mais leve para a estrutura, etc).
  5.  # 685

Colocado por: Anonimo16062021decida-se porra..

Eu não tenho que me decidir... O que é bom na Alemanha é ter o aquecimento sempre ligado... Não é que seja bom, mas têm que ter e aí tanto faz ter inercia ou não ou seja a inercia não é um mal !
    Por cá quem não pretende manter o aquecimento sempre ligado, porque não tem tanta necessidade como na Alemanha ou para reduzir custos ter muita inercia pode ser um mal ... Por isso eu prefiro por cá isolamentos pelo interior ou seja com o mínimo de inercia !
    Entendeu-me ? Ou então como voçê fez na sua casa... Laje em blocos de eps... Tecto falso isolado ... etc.
    Gosto da maneira como fez a sua casa... como pouca inercia pois pelo menos " cortou " a laje que é o que mais energia rouba !
    Mas foi dificel saber como fez para si :-)
    E nas paredes colocou o quê ? E porquê ?
  6.  # 686

Colocado por: Anonimo18072022A
    Escolha o tipo de material a usar em função das caraterísticas térmicas

Mas o que isola a casa é o EPS não é ? Tanto em casas de madeira, como barro ou cimento... Por isso quando chamam blocos térmicos a blocos de cimento que nada têm de térmicos dá vontade de rir !

Colocado por: Anonimo18072022Ae em função da sua carteira.

Isto se tiver a carteira recheada :-) Mas mesmo assim que tem muita massa também quer poupar !
    Porque se for pedir algum ao banco, já sabe que a vida custa e os juros são caros para estar a jogar dinheiro à rua . E o melhor mesmo é guardar algum para pagar a energia do aquecimento pois conheço muita malta que gastou de mais e anda a passar frio.
  7.  # 687

Colocado por: Anonimo18072022Afabricantes publicitam estão errados e os respetivos fabricantes estão a enganar o cliente.

Mostre lá os testes para vermos ! Repare que eles quase sempre mostram os dados do conjunto e não apenas do bloco . E sim é publicidade enganosa ! E sim estão a enganar os projectistas que por sua vez enganam os clientes .
    Se o bloco fosse térmico não precisava de EPS !
    Se queremos melhor isolamento colocamos 6 cm em vez de 5 e não bloco de cimento que é o que se usa onde não há barro !

Por falar em enganar os clientes ....
    Não se recorda que quando apareceu no mercado a DOW lançaram o boato e andaram a dar conferencias nas universidades (como fazem agora com o Etics) dizendo que o EPS desaprecia das paredes ?
    Ainda me recordo de um Feira onde a EPS montar um grande stand a desmascara tudo e a mostrar estudos com eps exposto ao sol a uns 35 anos ( e isto foi à mais de 20 )
    Aldrabices e desinformação é o que eu estou farto de ver !

A mesmo coisa se passa com os vidros ... Enganam os arquitectos com vidro "super" e depois desenham autênticos fornos ! Por alguma razão saíram as novas normas... Para proteger os clientes dos disparates que têm sido projectados e premiados
  8.  # 688

.
    Colocado por: Anonimo18072022ATijolo térmico 30x19x14: RT=0,79;

De onde tirou esses dados ?
  9.  # 689

Colocado por: Anonimo16062021Tanto faz,um como o outro servem perfeitamente.

O que é que colocou na sua casa ? só por curiosidade ?
  10.  # 690

Colocado por: Jorge Santos - Faro

O que é que colocou na sua casa ? só por curiosidade ?
    vinho pelo menos meteu! hehe
  11.  # 691

Colocado por: Anonimo18072022A
    Dos exemplos que deixei

Referia-me ao bloco térmico de cimento com leca onde está ele ?
    Não era essa comparação que era para fazer ?
    Voçê em sua casa que colocava, barro ou cimento ?

Colocado por: Sergio Rodriguesvinho pelo menos meteu! hehe

Pelo menos essa produto ele deve gostar do nacional :-)
  12.  # 692

Eu perferia meter em minha casa o bloco térmico cerâmico da tabicesa ( termoargila) de 24... mas é mais caro que o BT25 da artebel. depois compensar o desempenho térmico com mais espessura de isolamento no ETICS... ainda tem uma desvantagem de não ter a espessura da cofragem que é de 25cm ou 20cm.
    Utilizando o termoargila de 29cm, depois vamos diminuir bastante a área útil do edifício, pois decorrerá uma maior espessura total de parede.

Outra vantagem do termoargila, a possibilidade de ser utilizado em sistema de alvenaria resistente...
  13.  # 693

Este.

Tijolo de argila do bom ! Muito bem :-)
    Eu também usaria esse se não fosse muito mais caro que o normal !

Colocado por: Pedro BarradasOutra vantagem do termoargila, a possibilidade de ser utilizado em sistema de alvenaria resistente...

Esse tipo de blocos não sei se são todos em termo-argila são mesmo muito resistentes, um dia para fazer um buraco 40x30 levei 5 vezes mais tempo do que num tijolo tradicional, pela Europa fora onde não apostaram apenas no betão e mais betão como cá .
    Usam muito esse tipo de bloco em construções bem mais económicas .
    •  
      damned
    • 10 julho 2014 editado

# 694

O BT25 custa 0,90+IVA(preço tabela) . Gasta 10 Un. m², ou seja 9€+IVA m².

O Termoarcilla 24 compra se a uns 0,60+IVA. Gasta 16,6 Un. m², ou seja 9,96+IVA m².

A diferença não é muito significativa e se calhar é absorvida pela diferença entre o IVA em PT vs o ES caso seja comprado a um fornecedor nuestro hermano..

P. S nao sei o preço de tabela do termoarcilla fui por preços que encontrei em lojas espanholas, mas são preços à unidade, sem descontos de quantidades.

Bom bom era ytong, mas por cá isso é tabu e o povo na construção (empreiteiros) maioria nem sabe do que se trata e nunca o aplicou.

Mas tendo em conta o preço de um bom sistema etics, com tudo na lei, não sei se uma estrutura simples de ytong (sem etics adicional) mesmo ao preço que ele custa.. se calhar não ficava nenhum absurdo de diferença vs tijolo+etics, tendo em conta a flexibilidade do material, a montagem simples e rápida (menos mão de obra) e as dimensões do bloco 6,6unid m² julgo + poupança nas argamassas etc.. Não sei não, como dizia o ministro, é só fazer as contas..
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  14.  # 695

Colocado por: damnedBom bom era ytong, mas por cá isso é tabu e o povo na construção (empreiteiros) maioria nem sabe do que se trata e nunca o aplicou.

pelo que sei em portugal não se fabrica ytong, e importar + custo do material + mao de obra... ui, deve ficar ao preço do ouro.
    Falei com um construtor a quem vou pedir orçamento que já usou ytong e fala maravilhas daquilo. Não me importava nada de ter t€mpo para pôr disso na minha casa.

mas ate pensei que ytong não necessitava de etics por fora... ou secalhar um etics de 4cm era suficiente, não?

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    • PatSil
    • 10 julho 2014 editado

# 696

A mão de obra é muito menos do que nos tijolos ou blocos convencionais!!

Já usamos muito young.

E para interiores o selicone na colagem dos mesmos é muito melhor do que a massa deles!!
    • PatSil
    • 10 julho 2014 editado

# 697

O dito espanhol..
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
      image70.jpg
  15.  # 698

Colocado por: Dynamic444A mão de obra é muito menos do que nos tijolos ou blocos convencionais!!

Já usamos muito young.

E para interiores o selicone na colagem dos mesmos é muito melhor do que a massa deles!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

e qual o preço por m2 que se consegue actualmente no ytong, sabe? e nas vossas obras, puseram etics por cima do ytong?
  16.  # 699

Não sei os preços actuais,e usávamos o ytong em casas de banho(decoração) ,balcões e estruturas para banheiras de hidromassagem e normais
  17.  # 700

.
      image71.jpg

0.2602 seg. NEW