Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: sergioleite57Qual é o seu feedback deste sistema? Teoricamente faz sentido, mas na prática tem casos concretos?

    e a forma mais eficiente de arejar um espaço sem a intervenção dos utilizadores e sem enormes custos energéticos, pois nestes sistemas somente tem 2 ventiladores em acção que consomem até 400W, conseguindo o arejamento forçado das diversas divisões,

    um sistema com cabeça, tronco e membros, tem que garantir um mínimo de 6 renovações dia do ar da habitação e retirar ar das zonas húmidas como seja wc, cozinhas e restantes espaços técnicos, e insuflar ar novo filtrado com energia recuperada do ar rejeitado, nos restantes espaços, é uma solução de baixo custo,

    em media para uma habitação com 150m2 custa perto dos 2000€,

    obviamente que só consegue ser aplicado em construções e numa fase muito inicial da mesma,

    exemplos de instalação de condutas:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores, Rodri12
      2013-10-05 11.55.41.jpg
      2013-10-05 11.57.32.jpg
      2013-10-05 11.57.39.jpg
      2013-10-05 11.56.52.jpg
  2. Obrigado Valtores, mad isso é um sistema que insere ar do exterior em casa?
  3. Sempre a aprender, obrigado Jorge
  4. sao os tubos pretos ou os "gordos"?
  5. Colocado por: valtoressao os tubos pretos ou os "gordos"?

    são os brilhantes,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
    •  
      damned
    • 24 novembro 2014 editado
    Que tipo de manutenção tem um sistema desses se é que tem algum? Filtros deve ter, as condutas presumo que não seja possível/prático limpar?!
  6. Valtores,
    Onde está a pensar colocar a VMC e porque razão optou por esta solução?

    Jorgealves,
    Obrigado por estas explicações. Já agora, onde e quando se deve aplicar este tipo de soluções? Presumo que seja em zonas que não haja janelas por exemplo, estarei errado? Pergunto isto, pois no meu caso tenho tenho definido no projecto térmico admissões de ar nas fachadas. C, poisom estas admissões de ar, será necessário VMC?
    Eu tinha pensado aplicar uma VMC na cave pois tenho uma lavandaria e WC sem janelas. O que acha?
  7. Para mim a grande questão deste sistema (VMC) e que me levou a não optar por ela é a seguinte: como se procede à limpeza dessas tubagens, nomeadamente o pó e ácaros que aí se irão alojar ?!

    Para quem sofre de bronquite asmática e rinite alérgica este poderá ser um grande problema... ou estou a ver mal as coisas ?

    Deixo a palavra (explicações) a quem percebe do assunto :)
    Concordam com este comentário: sancardoso
  8. Colocado por: santosvieiraOnde está a pensar colocar a VMC e porque razão optou por esta solução?


    A ideia seria colocar nas wc's, closet, cozinha, lavandaria, etc... espalhar um pouco por toda a casa para permitir a circulação de ar. Desta forma conseguimos tambem substituir aquelas habituais "ventax" feiosas que existem nas wc's.


    Colocado por: drodriguesPara quem sofre de bronquite asmática e rinite alérgica este poderá ser um grande problema... ou estou a ver mal as coisas ?


    Percebo o seu ponto de vista, mas tenho lido precisamente o contrário: o VMC ajuda a melhorar a qualidade do ar, logo quem tem problemas deverá ainda mais considerar esta opção.
  9. Colocado por: valtoressao os tubos pretos ou os "gordos"?

    Os tubos pretos são da canalização (Esgotos), tubo PEAD da Geberit.
    Os tubos "gordos" são os da VMC, Tubo Spiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  10. Pelo que li...e já foi alguma coisa acerca do assunto.
    Valtores isso é quase obrigatório nos dias que correm e com o tipo de casa praticamente hermética que todos tentamos ter.
    Coisas a considerar: a eficiência da máquina ao nível da recuperação de calor, consumo da máquina e manutenção, nomeadamente o custo e periocidade de substituição dos filtros. Ter em atenção também que a máquina possua um bypass para o verão, ou seja que nessa altura não faça a recuperação de calor e apenas a circulação do mesmo.

    Uma boa marca: certificada para passive house no caso da VMC acoplada a uma bomba de calor (compact p).
    http://www.nilan.dk/en-gb/frontpage
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  11. Colocado por: Joao DiasOs tubos pretos são da canalização (Esgotos), tubo PEAD da Geberit.

    A mim parece-me a manga de isolamento de tubos de água.
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
  12. Colocado por: Joao Dias
    Os tubos pretos são da canalização (Esgotos), tubo PEAD da Geberit.



    Colocado por: Picareta
    A mim parece-me a manga de isolamento de tubos de água.


    Sim, realmente são (fui levado ao engano pelo preto, é o que dá ver fotos pequeninas no TM)... Aqui no PC é que se percebe que é a canalização já isolada com as mangas.
    • smdx
    • 24 novembro 2014
    também tenho a questão/dúvida sobre a manutenção necessária a um sistema desses.. limpeza de filtros, das tubagens, da própria máquina...
  13. Colocado por: valtoresA ideia seria colocar nas wc's, closet, cozinha, lavandaria, etc... espalhar um pouco por toda a casa para permitir a circulação de ar. Desta forma conseguimos tambem substituir aquelas habituais "ventax" feiosas que existem nas wc's.


    Valtores,
    Visto o seu projecto ser recente, não tem contemplado no térmico dispositivos de renovação de ar nas fachadas? Provavelmente são coisas completamente diferentes.
    Eu também tinha pensado colocar VMC no closet, nas 3 IS, na lavandaria e cozinha...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frigas75
  14. Isso é mesmo necessário?! Por aqui costuma-se abrir portadas para as casas arejarem, lol!,
    Concordam com este comentário: drodrigues
  15. Isso é mesmo necessário?! Por aqui costuma-se abrir portadas para as casas arejarem, lol!,


    O problema é nesta altura... chuva, frio, fica muito complicado arejar as casas sem que para isso se perca toda e qualquer comodidade.
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves, valtores
  16. Colocado por: ptuga

    O problema é nesta altura... chuva, frio, fica muito complicado arejar as casas sem que para isso se perca toda e qualquer comodidade.


    Esquesitos pá, aqui usa-se abrir a casa durante a manhã à tarde fecha-se à noite se não tiver confortável liga-se a lareira, pega-se nuns chanatos de pêlo e numa manta e pronto!! LOL daqui a poico com tanta eficiência energética o Pai Natal vai ter que tirar a roupa toda quando entrar na casa das pessoas e se um puto o apanhar pode ser traumatizante ;))))


    P.S.: tudo isto só para justificar a ausência desse sistema na minha casa :)))
    Concordam com este comentário: sergyio, drodrigues
  17. Colocado por: Rodri12

    Esquesitos pá, aqui usa-se abrir a casa durante a manhã à tarde fecha-se à noite se não tiver confortável liga-se a lareira, pega-se nuns chanatos de pêlo e numa manta e pronto!! LOL daqui a poico com tanta eficiência energética o Pai Natal vai ter que tirar a roupa toda quando entrar na casa das pessoas e se um puto o apanhar pode ser traumatizante ;))))


    P.S.: tudo isto só para justificar a ausência desse sistema na minha casa :)))
    Concordam com este comentário:sergyio


    Rodri não é obrigatorio claro. Mas é uma forma prática de renovar o ar dentro das casas, sobretudo em zonas mais complicadas e onde raramente ha renovação de ar. Wc's, roupeiros, etc... Desta forma melhora-se a qualidade do ar sem abrir as janelas (que com chuva e frio não é agradável).
    A melhor forma de renovar o ar continua a ser abrir todas as janelas e fazer correntes de ar. Mas todos sabemos que não se faz isso todos os dias, e que em determinados locais nunca vai haver essa corrente de ar se não houverem janelas.
    Há quem defenda que é mais importante a renovação do ar do que climatização (em termos de saude sobretudo).
    Concordam com este comentário: Rodri12
  18. Valtores percebo perfeitamente, mas é mais uma daquelas coisas que às vezes me apetece chamar de paneleir*%*'

    ;) O pá para quem quer ficar com algum de lado e não consegue se apostar nessas coosas todas (como eu) isso torna-se um gasto sem lógica ;)
    Concordam com este comentário: drodrigues
 
0.6782 seg. NEW