Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: sergioleite57mas por cá temos alguem que possa relatar a sua experiência com este sistema?

pois isto é que parece que está dificil. pelos vistos ninguem investe em VMC.
  2. Colocado por: sergioleite57mas por cá temos alguem que possa relatar a sua experiência com este sistema?

Eu posso. E já o fiz mais que uma vez aqui neste fórum.
    Não há muito a dizer.
    Funciona, perco muito menos energia ao ventilar a casa e ventilo muito melhor do que ao abrir as jenelas.
    Porque? Porque naqueles dias "ranhosos" de inverno, a chover e frios, quem é que abre as janelas por algum tempo? Eu é quando ligo mais tempo a ventilação.
    Ela funciona automaticamente em função da concentração de CO2 e/ou humidade relativa. Único contra ( para mim!) da minha máquina: não dá para fazer uma programação horária...
    Remove o ar dos WCs, lavandaria e cozinha. Introduz nos quartos e sala.
    O que mudava: não colocava as entradas de ar nos quartos. Faz algum barulho. Fui avisado pelo instalador. Fui teimoso. Mas com a utilização que faço não me coloca grandes problemas. Só no verão com o sistema de bypass poderia ter vantagens em ter ligado aquilo durante a noite. Mas é m€lhor abrir as oscilobatentes... ;)
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, two-rok
  3. Pedro e já agora, consegue usar por secções? Ou seja por exemplo ligar apenas na wc ou na cozinha?
  4. Colocado por: valtoresPedro e já agora, consegue usar por secções? Ou seja por exemplo ligar apenas na wc ou na cozinha?

Com a minha não.
    Provavelmente com outras máquinas talvez dê... Não faço ideia.
    Essa fica para o Jorge responder!
  5. Colocado por: Pedro Azevedo78O que mudava: não colocava as entradas de ar nos quartos. Faz algum barulho. Fui avisado pelo instalador.

Pedro, isso era o maior erro. O maior "luxo" da VMC, é nestes dias de Inverno não acordar num quarto carregado de humidade e transpiração, o chamado ar pesado, e as janelas condensadas.

Quanto ao barulho, o sistema foi devidamente comissionado? Foi medido e balanceado com o anemometro? Está programado para quantas renovações de ar por dia?

vmc
  6. Colocado por: Pedro Azevedo78Remove o ar dos WCs, lavandaria e cozinha. Introduz nos quartos e sala.

e não introduz cheiros e humidade na sala e quartos?
  7. Colocado por: valtores

e não introduz cheiros e humidade na sala e quartos?

Não, porque é ar fresco obtido directamente do exterior.
  8. As saídas de ar são como a da imagem #1772?! Se forem a Maria não aprovava de certeza. :))))
  9. Colocado por: Pedro Azevedo78Faz algum barulho.

"#11 MVHR isn't a noisy ventilation system - it's poor design, installation and the wrong unit that introduces noise!
    Fact.
    Things that are likely to introduce noise into the dwelling post installation of Heat Recovery are;
    1. Under-sized Heat Recovery Unit - if it has to work harder than it should to provide airflows in a larger property it will be noisy (recommended not to run at above 60% capacity on trickle speed)

2. Wrongly located Heat Recovery Unit - placing the unit in a bedroom cupboard is not recommended!

3. Incorrect size and type of ducting - Pushing large volumes of air around the wrong diameter duct will cause noise! Work with the building and the focus on achieving optimal performance and running speeds to minimise noise."

"The most common complaints are excessive noise levels which can be a consequence of an undersized MVHR unit, inadequately sized external air intake/extract terminals, high ductwork system resistance or inappropriate room air supply and extract valves/grilles or a combination of all four. Post-installation inspections often reveal external air intake and extract ducts from an MVHR unit connected to small roof tile vents without sufficient free area and creating excessive air resistance. Many an MVHR unit has “breathed a sigh of relief” (and a resulting drop in noise level) when disconnected from such vents. A properly sized MVHR unit with a suitably designed and installed system of ductwork using rigid ducting wherever possible and adequately sized air valves/grilles to minimise whistling seldom results in any disapproving comments being received from occupants."
  10. Colocado por: alexpPedro, isso era o maior erro. O maior "luxo" da VMC, é nestes dias de Inverno não acordar num quarto carregado de humidade e transpiração, o chamado ar pesado, e as janelas condensadas.

Completamente de acordo. Por isso insisti nisso.
    Colocado por: alexpQuanto ao barulho, o sistema foi devidamente comissionado? Foi medido e balanceado com o anemometro? Está programado para quantas renovações de ar por dia?

Quanto ás duas primeiras a resposta é: Duvido... A minha experiência com este instalador leva-me a responder assim.
    A segunda não lhe sei responder. Tem 3 velocidades que são totalmente programaveis. Faz barulho nas mais altas...
  11. Colocado por: Pedro Azevedo78Quanto ás duas primeiras a resposta é: Duvido... A minha experiência com este instalador leva-me a responder assim.
    A segunda não lhe sei responder. Tem 3 velocidades que são totalmente programaveis. Faz barulho nas mais altas...

Presumo que as portas também não terão 1cm de folga entre a porta e o piso?

O Pedro tem duas soluções: ou mete mãos-à-obra ou contrata uma empresa para colocar o sistema em condições (não é que haja muitas, a VMC/MVHR em Portugal ainda está pouco desenvolvida).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  12. Pedro, não sabia que tinha em sua casa o sistema, obrigado por partilhar! Qual a marca que optou, consumos?, manutenção?.
    Enfim queremos saber tudo :)
  13. Colocado por: sergioleite57consumos?
  14. Tem aqui documentação mais completa, até dos consumos.
  15. Sim, electricidade.
  16. Colocado por: Pedro Azevedo78Tem 3 velocidades que são totalmente programaveis. Faz barulho nas mais altas...

Não está em auto no comando?

Carregue no SET do comando até aparecer no display a referência SL e diga-me qual é o valor configurado.
  17. isso do barulho o que se pode fazer é colocar um atenuador sonoro!! alias no link que postou tem la um!
  18. Colocado por: alexpCarregue no SET do comando até aparecer no display a referência SL e diga-me qual é o valor configurado.

Quando estiver em casa vejo isso.
    Eu ja alterei as configurações. Na velocidade 1 nao ha problema... Cooquei um valor bem baixo...
  19. O valor maximo de consumo é 195w, mas isso o que significa?
    É o valor de consumo por hora máximo? E isso em euros é muito, é pouco?

0.0756 seg. NEW