Iniciar sessão ou registar-se
  1. Gostei da solução

Fazer uma coisa desse género para uma porta só não deve ser caro
  2. Não conhecia esse sistema..... Mas fica muito bem!
    As coisas que se aprendem neste Forum!!!!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  3. nao expliquei mas acho que é obvio, que neste tipo de sistema o painel é maior em altura e largura que a propria abertura na parede!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  4. Colocado por: valtoresDecisão tomada: duas portas de correr (duas folhas), por dentro da parede.
    obrigado pelas dicas.

Valtores,
    Não sei se ainda venho a tempo, mas existem portas de correr basicamente que cobrem o pé direito da casa. Não sei dizer quais as alturas standard do mercado, mas fica muito fixe estéticamente. E pode ser aplicado tanto a portas de correr de folha única, como de folha dupla.
    Deixo uma foto que tirei aqui do forum, não seu bem de que post, mas fica porreiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  5. A foto
      Sem Título2.png
  6. Já agora, já se decidiu em relação à VMC?
  7. Tem bom aspecto sim senhor... No entanto procuro algo menos visível e com um efeito diferente.
    Em relação ao VMC ainda não decidi... Estou a aguardar orçamentos e a tentar perceber exactamente as melhores opções em termos de condutas, limpeza, etc.
  8. Colocado por: valtoresNo entanto procuro algo menos visível e com um efeito diferente

O que considera com algo mais visivel e com efeito diferente?

Eu estou inclinado em aplicar VMC, mas ainda estou a aguardar orçamento. A única questão prende-se com o facto de eu ter cave e nela ter uma IS e uma lavandaria que deveriam levar renovação de ar. Mas a questão prende-se onde passar as tubagens e onde ficará a máquina... Idealmente será com recuperação de calor, a ver vamos...
  9. Uma porta dessas quando comparada a uma de correr de cassate dentro da parede fica mais barata ou mais cara?
  10. Colocado por: tiago_cbrUma porta dessas quando comparada a uma de correr de cassate dentro da parede fica mais barata ou mais cara?

Sinceramente não lhe sei dizer, ainda estou a aguardar orçamentos. Mas mais barata não deve ficar...
    Concordam com este comentário: valtores
  11. Colocado por: santosvieira

O que considera com algo mais visivel e com efeito diferente?

Eu estou inclinado em aplicar VMC, mas ainda estou a aguardar orçamento. A única questão prende-se com o facto de eu ter cave e nela ter uma IS e uma lavandaria que deveriam levar renovação de ar. Mas a questão prende-se onde passar as tubagens e onde ficará a máquina... Idealmente será com recuperação de calor, a ver vamos...

Refiro me a porta dentro da parede e como tal ficar invisível quando aberta.
    Com cave faz ainda mais sentido o VMC. No meu caso facilmente consigo arejar a casa toda. Só tenho dois quartos e a casa não é grande. Por isso creio que não é absolutamente necessário. Vou tentar usar tintas e revestimentos minerais, se possível, que permite uma maior permeabilidade ao vapor de água.
    Ainda assim o VMC não deixa de ser uma boa mais valia. Preocupa me apenas a limpeza das condutas...
  12. Colocado por: valtoresRefiro me a porta dentro da parede e como tal ficar invisível quando aberta.

Não sei se existe mas não deve ser muito difícil se se introduzir um sistema com mola de pressão na lateral escondida da porta, que fica dentro da parede. Algo do género das portas de armário, onde se pressiona para abrir. Desta fora, encosta a porta na sua totalidade e quando precisar de a puxar, pressiona e apos o "click" ela vem ligeiramente para fora, permitindo então agarrar a mesma e puxar para fechar. Bastara encontrar um destes sistemas robusto o suficiente e introduzir no conjunto.
  13. Colocado por: rnja4Real
    Uma dúvida para a instalação deste sistema,
    quais as vantagens/desvantagens de colocar as grelhas na parede a 50cm do piso em vez de colocar no tecto?
  14. Colocado por: rnja4Realquais as vantagens/desvantagens de colocar as grelhas na parede a 50cm do piso em vez de colocar no tecto?

vantagem: maior eficiência na ventilação ao permitir um fluxo cruzado dentro da habiatção, introdução de ar novo inferior e extracção de ar viciado superior,
    desvantagens: estética (grelha a "meio" da parede), com execução complicada ou impossível devido á dimensão da conduta que teria que ficar dentro da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  15. Colocado por: jorgealvesdesvantagens: estética (grelha a "meio" da parede), com execução complicada ou impossível devido á dimensão da conduta que teria que ficar dentro da parede.

continuo a achar que a maior desvantagem eventualmente será a dificuldade na limpeza das condutas... se o ar que entra em casa passa pelas condutas, elas têm que ser limpas de alguma forma. As grelhas não me chateiam muito, e com algum jeito consegue-se que fiquem em zonas menos visiveis.
    •  
      damned
    • 1 dezembro 2014 editado
    Se a troca de filtros for feita "religiosamente", as condutas não vão acumular grande coisa, só acontecia se os filtros não fossem os adequados. De qualquer forma como o Jorge já mencionou com um projeto cuidado/trajetos que garanta os acessos de manutenção... esta faz-se sem problemas.

Talvez por isso seja importante não pedir o projeto VMC à toa sem consultar o instalador, tendo em conta quem vai fazer as limpezas depois.. alias aqui e no meu caso provavelmente deixo tudo a cargo do instalador/empresa a quem comprar o sistema, instalação e projeto. Assim ninguém aponta dedos para "fora".
  16. Jorge, tem algumas fotos de condutas de ventilação com zonas de acesso para manutenção e limpeza?
    Só para ter uma ideia do aspecto.
    • alexp
    • 1 dezembro 2014 editado
    Colocado por: valtores

continuo a achar que a maior desvantagem eventualmente será a dificuldade na limpeza das condutas... se o ar que entra em casa passa pelas condutas, elas têm que ser limpas de alguma forma. As grelhas não me chateiam muito, e com algum jeito consegue-se que fiquem em zonas menos visiveis.

Para resolver esse problema, começa a usar-se muito a tubagem semi-rígida anti-estática (lisa por dentro). Ao ser anti-estática não acumula o pó. Por outro lado, ao ser um tubo continuo permite introduzir uma guia com uma esponja pra limpeza.

Mais detalhes aqui:

https://www.airflow.com/zeroleakageducting

https://www.airflow.com/Airflex-Pro-SAP-Approved

http://www.airflow.com/air1/air1-test/pdf/heat_recovery/airflex_pro_data.pdf

q1

q2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, two-rok, damned, valtores
  17. eu continuo a preferir o velhinho forte e feio tubo liso de chapa galvanizada (tubo spiro),

para limpar existem umas escovas redondas acopladas a guias extensíveis que permitem fazer limpezas em condutas com distancias até 20 metros,

nesta foto por exemplo é possível limpar os tubos em toda a sua extensão pela simples remoção da manga flexivél e introdução da escova, como o tubo é de chapa pode-se fazer força á vontade que dificilmente vai sofrer algum dano,
    Concordam com este comentário: Fonseca_87
      2014-06-09 16.36.22.jpg
  18. Fotos muito elucidativas! Mas agora coloco outra questão que tem a ver com as perdas ou ganhos de calor que acontecem quando o ar passa na tubagem.
    Jorge, o tubo de chapa por ser em chapa, deve ter muitas perdas durante o seu trajecto. Na ultima imagem vemos a tubagem sem protecção contra as perdas de calor, e no resto?
    Há alternativas para compensar?

0.8296 seg. NEW