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  1.  # 1

    Esclareçam-me com esta questão por favor:

    Qual o desnível máximo que posso ter numa rampa de acesso a garagem de forma a não comprometer este acesso por nenhum tipo de veículo e de forma a respeitar o DL163/2006 creio eu?

    Falando linguagem corrente, se eu planear construir uma habitação e tendo em conta que esta respeita a distância regulamentar de 3 mt do passeio, e que a garagem vai ser em cave a 2 mt da cota soleira, qual deverá ser o comprimento da rampa de forma a respeitar todos os regulamentos?
  2.  # 2

    O DL163/2006 creio que fala de acessibilidades a deficientes

    A inclinação das rampas de acesso a veiculos creio que vem no RGEU, mas não tenho a certeza.
    Lembro-me que a CMLisboa autoriza rampas até 20% de inclinação (estacionamentos públicos em zonas históricas, lotes de pequenas dimensões, etc.).
    Isto é, se a cave de estacionamento tiver 2,20m de altura e a espessura da lage de cobertura for de 0,20m, terá de descer 2,40m numa rampa de 12metros.
    (porque 2,4m/20%=12metros).
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.O DL163/2006 creio que fala de acessibilidades a deficientes

    A inclinação das rampas de acesso a veiculos creio que vem no RGEU, mas não tenho a certeza.
    Lembro-me que a CMLisboa autoriza rampas até 20% de inclinação (estacionamentos públicos em zonas históricas, lotes de pequenas dimensões, etc.).
    Isto é, se a cave de estacionamento tiver 2,20m de altura e a espessura da lage de cobertura for de 0,20m, terá de descer 2,40m numa rampa de 12metros.
    (porque 2,4m/20%=12metros).


    12 METROS???? Desculpe-me exprimir o meu espanto.... mas isso é uma rampa muito comprida... se considerar os 3 mt regulamentares mais os 12 mt que a minha habitação vai ter de profundidade isso quer dizer que a rampa acaba a 3 mt do fundo da habitação... quase que acabava nos anexos...lol

    Isto é regra geral?
  4.  # 4

    A solução desse problema não é bem do meu âmbito (é uma questão de arquitectura).
    Há várias maneiras de minimizar isto: ou começa a rampa ainda fora de casa, ou sobe a cota de soleira (menos desaterro, menos espaço perdido em rampa), ou ambas, ou...
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.A solução desse problema não é bem do meu âmbito (é uma questão de arquitectura).
    Há várias maneiras de minimizar isto: ou começa a rampa ainda fora de casa, ou sobe a cota de soleira (menos desaterro, menos espaço perdido em rampa), ou ambas, ou...


    Pois... a rampa efectivamente deverá começar 3 mt fora de casa... e também vamos tentar subir a cota de soleira em pelo menos 0,4 mt... mas ainda assim são 10 mt de rampa, ou seja 7 mt dentro de casa... vamos ver qual a proposta do projectista
  6.  # 6

    taunus
    chamo-lhe a atenção para o facto de uma rampa com mais de 20% é muito mau para o condutor e não só.
    como o Luis k.w. disse tente aceder a essa rampa numa cota mais baixa ou mesmo subir se possivel a cota de soleira do r/c.
    Não lhe sei dizer agora exactamente a lei que determina estas inclinações mas diversas camaras tem nos seus regulamentos, 20 ou mesmo 15% no máximo, sendo que 10 é mesmo o ideal.
  7.  # 7

    Creio que um carro sobe na calma (desde que o piso, mesmo molhado, não seja escorregadio) uma inclinação com uns 25 ou 30%.

    O problema é a transição de 0% para 30% - e vice versa - a qual tem de ser gradual porque se arrisca a bater com o fundo (ou com a frente) do carro no chão.

    Só mais uma cautela: a altura da porta do estacionamento mede-se perpendicularmente à rampa. A porta até pode ter 2,00metros, mas se a rampa for muito inclinada um jipe pode não passar.
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Creio que um carro sobe na calma (desde que o piso, mesmo molhado, não seja escorregadio) uma inclinação com uns 25 ou 30%.

    O problema é a transição de 0% para 30% - e vice versa - a qual tem de ser gradual porque se arrisca a bater com o fundo (ou com a frente) do carro no chão.

    Só mais uma cautela: a altura da porta do estacionamento mede-se perpendicularmente à rampa. A porta até pode ter 2,00metros, mas se a rampa for muito inclinada um jipe pode não passar.


    Pois... isto vai ter de ser muito bem pensado.... ainda por cima o meu rasteirinho bate em quase tudo que é rampa :(
  9.  # 9

    Não aconselho mais q 15%... O RGEU não especifica rampas (quaisquer q elas sejam).
    O DL das acessiblidade.. para transito pedonal.. são 10, 8 e 6 %... conforme as situações...
    a rampa de acesso à garagem não tem q cumprir as acessibilidades... excepto se não houver outro percurso acessível ao Piso acessível da habitação.
    Podem e existem Regulamentos municipais com as prescrições para as rampas automóveis de acesso a garagens...
  10.  # 10

    Com que então um afastamento de 3mts na frente da casa.
    Isso é que é sorte, aqui em Gaia, exigem (nem a todos, mas quase) os 5mts. E no meu caso, tenho mais 5mts em todas as frentes.

    É por estas e por outras que fico admirado por construírem quase em cima do passeio, mas enfim.
  11.  # 11

    Colocado por: 2970713Com que então um afastamento de 3mts na frente da casa.
    Isso é que é sorte, aqui em Gaia, exigem (nem a todos, mas quase) os 5mts. E no meu caso, tenho mais 5mts em todas as frentes.

    É por estas e por outras que fico admirado por construírem quase em cima do passeio, mas enfim.


    Quem lhe disse que na Maia não exigem? A questão é que este é um loteamento de 1983, pelo que se regeu por regulamentos anteriores
  12.  # 12

    duvidas sobre mais valias ???? algem pode-me ajudar????
  13.  # 13

    muito obrigado
  14.  # 14

    tópicos sobre este assunto não faltam neste forum e se descrever quais as suas dúvidas de certeza que haverá alguem disposto a ajudar.
  15.  # 15

    Colocado por: taunus
    Colocado por: 2970713Com que então um afastamento de 3mts na frente da casa.
    Isso é que é sorte, aqui em Gaia, exigem (nem a todos, mas quase) os 5mts. E no meu caso, tenho mais 5mts em todas as frentes.

    É por estas e por outras que fico admirado por construírem quase em cima do passeio, mas enfim.


    Quem lhe disse que na Maia não exigem? A questão é que este é um loteamento de 1983, pelo que se regeu por regulamentos anteriores


    Amigo, apenas aproveitei o seu tópico para desabafar.

    Pois eu sei que exigem e se não o fazem, deveriam faze-lo.
    Isto porque se formos pelas nossas estradas fora e vemos casas novas (em construção) a menos de 50mts de auto-estradas, casas com mais metros de construção do que têm de terreno, casas em reformas totais (onde até a fachada exterior foi abaixo) que depois de prontas ficam com 80cm de afastamento da estrada (até lhe arranjo fotos)...

    Que quer que diga disto.

    O que sei é que a mim exigiram tudo e mais alguma coisa, até o IPAR entrou ao barulho ( ironia das ironias, na construção ao lado não exigiram nada disso).

    Mas isto sou eu a desabafar, pois o meu processo foi sempre bafejado pelo azar.
 
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