Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Em termos de estruturas, o que se pretende que seja superleve, é a dos aviões. As coisas que são para ficar em terra convém que tenham peso suficiente.
    Como já deve ter percebido eu não pesco nada deste assunto, mas aqui ao pé está a ser construída uma casa de 2 pisos em estrutura metálica e aquilo tem para ali ferro que nunca mais acaba. Os elementos verticais não distam mais do que meio metro uns dos outros e os travamentos horizontais e vigas são mais que muitos. Um dia destes tiro umas fotos e ponho aqui para todos verem.
  2.  # 42

Uma gaiola dessas fica mais em conta que uma casa em alvenaria ? Que raio de ideia é essa de construir a barraca em aço ?
  3.  # 43

Acabei de passar no local da tal moradia que referi no post #41, mas já não tem a estrutura à vista.
    Já está toda revestida por fora e já tem janelas e tudo.
  4.  # 44

Colocado por: asdrubalUma gaiola dessas fica mais em conta que uma casa em alvenaria ? Que raio de ideia é essa de construir a barraca em aço ?

O que acontece ,além do que já foi explicado na 1ª abordagem deste item, (a : a construção do 1º piso fica encostada a duas construções que confrontam,logo
    o problema de oscilação lateral fica eleminado. (b: uma das dificuldades, ,mesmo impossibilidade,deveu-se ao fato de quando o projeto foi apresentado na camera
    este foi aprovado com muita dificuldade por causa das acessibilidades.Ora como se deixou caducar todos os prazos paar apresentar especialidades , obrigava a executar um novo projeto,para azar as leis poram alteradas ,nesse meio tempo, o que dicultaria a sua aprovação.(c : em base nisto optar por uma construção convencional seria tremendamente
    dificultado por se ter que levar todos os materiais em mão,cerca de 50 mts,com este tipo de construção tornou-se muito vantajoso pois os materiais são largamente mais leves. (d : em relação a custos no meu caso vou reduzir para metade a previsão orçamental,pelo fato de grande parte dos trabalhos serão feitos por mim , (neste momento tenho a cobertura terminada e as fachadas quase prontas e apenas gastei 4.000 euros. Se optasse por alvenaria este custo aumentaria para 3 vezes mais nesta fase de trabalhos.
  5.  # 45

Colocado por: pedromdfAcabei de passar no local da tal moradia que referi no post #41, mas já não tem a estrutura à vista.
    Já está toda revestida por fora e já tem janelas e tudo.

Não será uma casa em LSF?

Concordam com este comentário: rui coutinho
  6.  # 46

Sim tinha um aspecto idêntico a esta.
    Depois de ver uma coisa destas a estrutura do Rui Coutinho, deixa algumas dúvidas.
  7.  # 47

Colocado por: rui coutinho (a : a construção do 1º piso fica encostada a duas construções que confrontam,logo
    o problema de oscilação lateral fica eleminado.

sabe o que está a dizer?
  8.  # 48

A construção acima é sim LSF,conheço o sistema.A minha construção, por motivo de não me terem sido entregues os tubos de suporte e travamento das fachadas, foi começada inicialmente só com a estrutura de suporte da cobertura.de momento já comecei a aplicar a estrutura das fachadas,não terá este aspeto e quantidade,pois esta são 2 pisos e eu só 1,no entanto quando finalizar terá uma teia estrutural conforme e necessária á volumetria e altura especifica a esta construção.Quando referi que ficava encostada a outras construções é uma realidade,embora tenha levado os respetivos isolamentos, do lado esquerdo está totalmente encostada a uma outra casa,do lado direito encosta em cerca de metade,(literalmente encostada sem espaço de folga)ou seja,apliquei a estrutura a 50 mm da parede dos vizinhos e preenchi esse espaço com XPS.Logo qualquer possivél oscilação lateral por ação dos ventos será anulada com este tipo de amortecedor em que se converte o XPS, embora a estrutura esteja preparada com travamentos aplicados estrategicamente.
    Obs:Vou postar outras fotos no fim de semana,como está mau tempo tenho estado ocupado a fazer uma grande obra em Eiras-Coimbra, estou na fase de acabamentos,toda metálica, daí não me ser possivel acompanhar mais esta minha obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  9.  # 49

Colocado por: rui coutinhoÉ mesmo, construo tantas coisas para outros, porque não para mim?
    Projeto; sou desenhador e está tudo calculado ao m/m, quanto á estabilidade como falo de um piso,não tenho cargas excessivas, apenas tive que calcular os efeitos das cargas transversais e, como é óbvio, calcular a estrutura de suporte,o que é extramente fácil. O sistema de construção após a conclusão é altamente compacto, claro que terei que respeitar ou prever dilatações e uns mais pequenos pormenores.
    Quanto á licença; essa será uma aventura é numa aldeiazinha e quando se der por ela tenho a minha casita pronta a habitar.
    Há, vou construir tudo eu mesmo , apenas vou contratar o canalizador e eletricista.

Colocado por: rui coutinhoBom dia Rufino,agradeço comentário, acontece que a obra em questão não é passivél de licenciar perante os requisitos do REN e outras panóplias de regras camarárias,o projeto em si já esteve aprovado para ser executado com "Ytong",na altura apenas me exigiram alguns pormenores de especialidade redefinidos.
    Mas,o Ex.arquiteto deu-se ao luxo de no ultimo dia se deslocar a minha casa para receber o valor do seu trabalho,que paguei cerca de 300 contos(em escudos),e como era ultimo dia de apresentação do projeto de alterações não mais foi possível de conseguir,me exigiram um projeto novo.Desde aí tem sido uma guerra de papeis e indeferimentos,visto as leis (?) terem mudado,como tenho lá luz e àgua,e sou profissional de estruturas metálicas,(poderei a titulo de curiosidade
    mostrar meu portefólio de trabalhos nessa área),vou arriscar a fazer minha própria casa sendo autodidata.
    Acredito que será uma aventura e tanto,mas vou-me testar a mim mesmo,quem sabe não resulta e aparece por aí um arquiteto passível de conseguir passar no papel o que tenho em mente?e conseguir um licenciamento futuro.Quiçá,no momento não tenho nada a perder...vou arriscar.

Vai se meter aí numa bela salganhada !

Mas o que me mete mais medo é:

Há projeto sim...só que feito por mim,melhor copiado,é que por ter cerca de 20 anos na montagem metálica e ter feito um curso de desenho há uns anitos,
    já me passaram por mãos umas dezenas de trabalhos equivalentes.Retirei deste e daquele os pormenores e cálculos de torção e cargas, logo arrisquei esta aventura
  10.  # 50

se calhar fica "mais bem feita" que muita casa que anda por aí e com projectos XPTO......
  11.  # 51

Colocado por: loverscoutse calhar fica "mais bem feita" que muita casa que anda por aí e com projectos XPTO......

Se calhar. E se não calhar ?
    E o que são projectos XPTO ? São os que calculam a estabilidade da estrutura para não cair ?
    Concordam com este comentário: gfrmartins, drodrigues, RRufino, jd_, Ricardo Ferraz
  12.  # 52

Colocado por: rui coutinhopois esta são 2 pisos e eu só 1

Sim mas olhe então só para o piso 1. Veja que pelo facto de não ter mais nenhum piso por cima, o aspecto é práticamente o mesmo do piso inferior. Veja lá se está fiado na sua experiência e não estará a simplificar demasiado.
  13.  # 53

Colocado por: brunomrosa
    Se calhar. E se não calhar ?
    E o que são projectos XPTO ? São os que calculam a estabilidade da estrutura para não cair ?
    Concordam com este comentário:RRufino,jd_

olhe assim de repente lembro-me de um caso bem recente com moradias de luxo, cheias de projectos com calculos ao milimetro........no entao o jardim dessas moradias veio parar á auto-estrada!

de que serviu o projecto?

PS: nao estou a dizer que sou contra ou a favor de um projecto, mas faz-me imensa confusao afirmarem a pés juntos que sem projecto está mal feito! tantas tantas mas tantas casas foram feitas com projectos e nao cairam ainda, só deus sabe
    • eu
    • 6 novembro 2013

# 54

Colocado por: loverscoutolhe assim de repente lembro-me de um caso bem recente com moradias de luxo, cheias de projectos com calculos ao milimetro........no entao o jardim dessas moradias veio parar á auto-estrada!

Conclusão: os projetos não servem para nada.

Se aplicar a mesma lógica ao negócio bancário, dá para tirar umas conclusões giras... ;)
  14.  # 55

Colocado por: eu
    Conclusão: os projetos não servem para nada.

Se aplicar a mesma lógica ao negócio bancário, dá para tirar umas conclusões giras... ;)

um bom projecto aliado a uma má execução.....

uma boa regra aliada a um mau funcionario....

sim....pode-se aplicar a mesma logica e concordo!
  15.  # 56

Um gajo lê meia dúzia de comentários e só pode concluir que os assentadores de tijolo ficam lixados com f* quando vêm que os serralheiros conseguem fazer igual em metade do tempo e com metade do material... e no fim ainda pagam menos IMI pelo mesmo espaço habitável... ah ah ah

Eu gosto deste sistema... não teria qualquer problema em fazer uma casa minha nele... parece completamente fiável. O aço fica devidamente protegido da oxidação, dizer que daqui a uns anos está ferrugento, fonix... até os postes dos sinais de transito em galvanizado duram e duram ali ao sol, chuva, cacetada, ... fará algo que fica protegido de tal...
  16.  # 57

no fim ainda pagam menos IMI pelo mesmo espaço habitável...

Porquê?
  17.  # 58

Pq é calculado pelo perímetro exterior e neste sistema as paredes conseguem ser facilmente de metade da espessura...
  18.  # 59

Então e os meus amigos não acham nada mal ser uma construção ilegal ?
  19.  # 60

Colocado por: brunomrosaEntão e os meus amigos não acham nada mal ser uma construção ilegal ?

num país Ilegal.... nao me espanta! alias estranhava sim o contrario!

0.0275 seg. NEW