Colocado por: asdrubalUma gaiola dessas fica mais em conta que uma casa em alvenaria ? Que raio de ideia é essa de construir a barraca em aço ?
Colocado por: pedromdfAcabei de passar no local da tal moradia que referi no post #41, mas já não tem a estrutura à vista.
Já está toda revestida por fora e já tem janelas e tudo.

Colocado por: rui coutinho (a : a construção do 1º piso fica encostada a duas construções que confrontam,logo
o problema de oscilação lateral fica eleminado.
Colocado por: rui coutinhoÉ mesmo, construo tantas coisas para outros, porque não para mim?
Projeto; sou desenhador e está tudo calculado ao m/m, quanto á estabilidade como falo de um piso,não tenho cargas excessivas, apenas tive que calcular os efeitos das cargas transversais e, como é óbvio, calcular a estrutura de suporte,o que é extramente fácil. O sistema de construção após a conclusão é altamente compacto, claro que terei que respeitar ou prever dilatações e uns mais pequenos pormenores.
Quanto á licença; essa será uma aventura é numa aldeiazinha e quando se der por ela tenho a minha casita pronta a habitar.
Há, vou construir tudo eu mesmo , apenas vou contratar o canalizador e eletricista.
Colocado por: rui coutinhoBom dia Rufino,agradeço comentário, acontece que a obra em questão não é passivél de licenciar perante os requisitos do REN e outras panóplias de regras camarárias,o projeto em si já esteve aprovado para ser executado com "Ytong",na altura apenas me exigiram alguns pormenores de especialidade redefinidos.
Mas,o Ex.arquiteto deu-se ao luxo de no ultimo dia se deslocar a minha casa para receber o valor do seu trabalho,que paguei cerca de 300 contos(em escudos),e como era ultimo dia de apresentação do projeto de alterações não mais foi possível de conseguir,me exigiram um projeto novo.Desde aí tem sido uma guerra de papeis e indeferimentos,visto as leis (?) terem mudado,como tenho lá luz e àgua,e sou profissional de estruturas metálicas,(poderei a titulo de curiosidade
mostrar meu portefólio de trabalhos nessa área),vou arriscar a fazer minha própria casa sendo autodidata.
Acredito que será uma aventura e tanto,mas vou-me testar a mim mesmo,quem sabe não resulta e aparece por aí um arquiteto passível de conseguir passar no papel o que tenho em mente?e conseguir um licenciamento futuro.Quiçá,no momento não tenho nada a perder...vou arriscar.
Há projeto sim...só que feito por mim,melhor copiado,é que por ter cerca de 20 anos na montagem metálica e ter feito um curso de desenho há uns anitos,
já me passaram por mãos umas dezenas de trabalhos equivalentes.Retirei deste e daquele os pormenores e cálculos de torção e cargas, logo arrisquei esta aventura
Colocado por: loverscoutse calhar fica "mais bem feita" que muita casa que anda por aí e com projectos XPTO......
Colocado por: rui coutinhopois esta são 2 pisos e eu só 1
Colocado por: brunomrosa
Se calhar. E se não calhar ?
E o que são projectos XPTO ? São os que calculam a estabilidade da estrutura para não cair ?
Colocado por: loverscoutolhe assim de repente lembro-me de um caso bem recente com moradias de luxo, cheias de projectos com calculos ao milimetro........no entao o jardim dessas moradias veio parar á auto-estrada!
Colocado por: eu
Conclusão: os projetos não servem para nada.
Se aplicar a mesma lógica ao negócio bancário, dá para tirar umas conclusões giras... ;)
no fim ainda pagam menos IMI pelo mesmo espaço habitável...
Colocado por: brunomrosaEntão e os meus amigos não acham nada mal ser uma construção ilegal ?