Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Tenho uma chaminé na sala que não faço uso. Gostaria de saber como isolar o som vindo da chaminé (vento, elevadores do prédio a subir, e vizinha adolescente a jogar na playstation - vibração do surround). Não pretendo fechar totalmente a chaminé, uma vez que a casa vai ser posta à venda, mas até lá, e por que me incomoda o barulho dos vizinhos, alguém sabe de uma solução barata e eficaz? Quem faz normalmente este tipo de trabalho?
    Fico a aguardar quem possa ter dicas.
    Obrigada.
  2.  # 2

Colocado por: amreisBoa noite,
    Tenho uma chaminé na sala que não faço uso. Gostaria de saber como isolar o som vindo da chaminé (vento, elevadores do prédio a subir, e vizinha adolescente a jogar na playstation - vibração do surround). Não pretendo fechar totalmente a chaminé, uma vez que a casa vai ser posta à venda, mas até lá, e por que me incomoda o barulho dos vizinhos, alguém sabe de uma solução barata e eficaz? Quem faz normalmente este tipo de trabalho?
    Fico a aguardar quem possa ter dicas.
    Obrigada.

Barato e eficaz só conheço o isolamento da Armstrong do tipo Tubolit de cor azulada tem diametros até 200, rasga-o ao meio e envolve na tubagem utilizando uma fita de aperto que pode ser plástica uma vez que não tem uso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amreis
  3.  # 3

Tem sempre a hipotese de arranjar uma "almofada" e enfiar na chaminé. Já ajuda!!
    Concordam com este comentário: amreis, dedao
  4.  # 4

Fechar a chaminé???

faça isso e depois verá os problemas que vai ter com humidades etc etc
  5.  # 5

Colocado por: Tochafaça isso e depois verá os problemas que vai ter com humidades etc etc

consegue dizer isso sem saber mais nada? as casas que tem recuperador a tapar a chaminé como é? :)
  6.  # 6

os recuperadores não são estanques
  7.  # 7

Colocado por: Tochaos recuperadores não são estanques

E as que não tem chaminé?
  8.  # 8

Colocado por: Tochaos recuperadores não são estanques

nem as almofadas...
  9.  # 9

Na casa da minha mãe ainda está lá uma, envolvida em plastico, e nunca teve qualquer problema!! e é uma chaminé para salamandra: estreita, alta e estucada por dentro!!

Tambem é chaminé exclusivamente para essa lareira, não é comunitaria com muitas!!

Colocado por: TochaFechar a chaminé???

faça isso e depois verá os problemas que vai ter com humidades etc etc
  10.  # 10

Boas,
    A chaminé é num prédio, e ainda tem um vizinho por cima (penúltimo andar portanto. Não é aconselhável tapar é isso?
    Costuma fazer corrente de ar por ali...
  11.  # 11

Convém que a sua chaminé seja apenas sua. Se for partilhada já pode ter problemas.

Colocado por: amreisBoas,
    A chaminé é num prédio, e ainda tem um vizinho por cima (penúltimo andar portanto. Não é aconselhável tapar é isso?
    Costuma fazer corrente de ar por ali...
  12.  # 12

Isolamento sonoro consegue-se apenas e só quando se aplicam materiais de diferentes densidades entre o emissor e o receptor. uma esponja, uma almofada ou caixas de ovos nada resolverão se não forem usadas em conjunto.
    Trabalho com edição de som há já alguns anos e em casa, e nunca tive queixas e em casa dos meus vizinhos não se ouve nada mesmo. nem a 90Db.
    Agora quanto ao caso deste tópico, depende de quanto quer gastar:
    a) Forma barata:
    Medir a área do buraco da chaminé e construa no exterior uma "sandwish" com 1/2cm a mais que o buraco para poder pressionar contra a parede no final. Use os seguintes materiais pela seguinte ordem e numa camada só cada: Cartão ( de caixas de eletrodomésticos ou tv's), espuma isolante (daquela para o chão flutuante), cartão, espuma isolante, cartão, esponja daquelas para os assentos de cadeiras (amarela e fofinha), cartão, esponja de alta densidade (fácil de obter num estofador), cartão espuma isolante, cartão. [CICICeCECIC]
    segure cada um dos lados com 4 tiras de fita de pintor e ao aplicar no buraco da chaminé isole a toda a volta com fita gaffe preta/metalizada.
    Fica nuns 20-30€ dependendo da área do buraco.
    b) Forma cara:
    "Auralex Acoustics Lenrd Bass Traps" ou Outros "Bass Traps" que encontrar online. São espumas acusticas desenhadas para absorver ruídos de baixa frequência que são os que ouve do surround e do elevador.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: amreis
    • amreis
    • 21 novembro 2013 editado

# 13

Queria uma solução mesmo desse género! Há perigo de incêndio por ser uma lareira partilhada? também vem muita ventania por ali...

Colocado por: mdjpintoIsolamento sonoro consegue-se apenas e só quando se aplicam materiais de diferentes densidades entre o emissor e o receptor. uma esponja, uma almofada ou caixas de ovos nada resolverão se não forem usadas em conjunto.
    Trabalho com edição de som há já alguns anos e em casa, e nunca tive queixas e em casa dos meus vizinhos não se ouve nada mesmo. nem a 90Db.
    Agora quanto ao caso deste tópico, depende de quanto quer gastar:
    a) Forma barata:
    Medir a área do buraco da chaminé e construa no exterior uma "sandwish" com 1/2cm a mais que o buraco para poder pressionar contra a parede no final. Use os seguintes materiais pela seguinte ordem e numa camada só cada: Cartão ( de caixas de eletrodomésticos ou tv's), espuma isolante (daquela para o chão flutuante), cartão, espuma isolante, cartão, esponja daquelas para os assentos de cadeiras (amarela e fofinha), cartão, esponja de alta densidade (fácil de obter num estofador), cartão espuma isolante, cartão. [CICICeCECIC]
    segure cada um dos lados com 4 tiras de fita de pintor e ao aplicar no buraco da chaminé isole a toda a volta com fita gaffe preta/metalizada.
    Fica nuns 20-30€ dependendo da área do buraco.
    b) Forma cara:
    "Auralex Acoustics Lenrd Bass Traps" ou Outros "Bass Traps" que encontrar online. São espumas acusticas desenhadas para absorver ruídos de baixa frequência que são os que ouve do surround e do elevador.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário:amreis
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amreis
  13.  # 14

Eu ando no processo de selar a passagem de ar (e som) das chaminés aqui de casa. Recorri a uma placa de XPS e falta-me preencher com espuma expansível de poliuretano.

a
  14.  # 15

Coloquei uma placa dessas mas continuo a ouvir o som incomodativo, tanto de boom boom de aparelhagem como dos elevadores e até de conversas de pessoas noutras casas. Essa placa penso que só tem caracteristicas termicas. A vantagem de o ter posto é que não passam as ventanias que passavam antigamente.
    Neste momento estou a pensar colocar um bloco de cortiça aglomerada com essa área da sua imagem e 10 cms de altura(quando encontrar onde comprar a vulso) e vedar com uma pistola de silicone (efeito tampão pelo "pescoço" da chaminé". A vantagem de ser cortiça é não ser inflamável, se vier algo a arder de outras chaminés comuns ao prédio, chega ao tampão e morre aí. A minha lareira é identica a essa :)

Colocado por: FilipeOliveiraEu ando no processo de selar a passagem de ar (e som) das chaminés aqui de casa. Recorri a uma placa de XPS e falta-me preencher com espuma expansível de poliuretano.

a
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amreis
    • amreis
    • 29 novembro 2013 editado

# 16

A minha solução tampão/sandwich para o "pescoço" da lareira. Contém uma placa XPS, placas de cortiça (4) coladas umas às outras e coladas à placa XPS e soundflex wave em cima e em baixo.
      IMG_20131128_205142.jpg

0.0199 seg. NEW