Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

já sigo este fórum há algum tempo e tenho lido muitos tópicos quando a minha casa estava em obras para escolher o sistema de aquecimento central. Agora que ficou escolhido e as obras acabadas surgiu um problema grave que passo a explicar:

As moradias vinham por defeito todas equipadas com recuperador de calor a ar e radiadores electricos Climastar. Depois de falar com amigos que percebiam do assunto (RCCTE) percebi logo que isso não seria uma boa hipótese. Depois de muito tempo a pensar no sistema de aquecimento decidi avançar para um recuperador de calor a água (Solzaima Acqua) e aquecimento central a gás natural. Considerei o AC multi-split mas a minha esposa não gosta e por isso ficou de fora. Também cheguei a pensar na bomba de calor mas achei que o investimento não se justificava já que as casas têm bom isolamento (têm capoto). A minha ideia seria usar bastante o recuperador e assim aproveitar para aquecer a casa toda e A.Q.S (tem paineis solares e depósito de 300l) mas quando não me apetecesse ligar o recuperador ligava a caldeira.
    Acontece que depois de ter tudo instalado vêm-me agora dizer que não tem gás natural!!! Palhaçada impressionante do empreiteiro que sabia perfeitamente o que estava a montar em casa e nunca me disse que o gás natural não chegava lá. Agora dizem que não sabiam, e que vão pôr um depósito de propano. Como é óbvio não vou aceitar isso porque o propano é caríssimo.. Mas adiante, que isso são problemas que tenho que resolver directamente com ele.
    Sendo assim, neste momento estou à procura de alternativas para a caldeira para servir de apoio ao recuperador. Penso que tenho 3 hipóteses:

1 - caldeira/salamandra a pellets. Tem a vantagem que o sistema está todo montado é só trocar as caldeiras. Desvantagens: não tenho muito espaço por isso só posso instalar um caldeira pequena (tipo Solzaima Douro). O problema é que requerem muita manutenção. Já vou ter bastante trabalho com o recuperador, não me apetece ter muito mais com a caldeira.

2 - Bomba de calor. Não tenho a certeza se é compatível porque pelo que percebi tem que funcionar com radiadores de baixa temperatura. Os meus são radiadores a água da Climastar (http://www.climastar.es/agua.php) por isso penso que não deve ser compatível com bomba de calor. Se trocar para radiadores de baixa temperatura isso é compatível com o recuperador?

3 - AC Multi-split. Já tenho a pré-instalação por isso posso colocar uns aparelhos na sala e quartos para ligar quando não me apetecer usar o recuperador. A minha esposa não está a muita a favor mas parece-me a hipótese mais fácil e talvez mais económica.

Como sei que aqui muita gente que percebe bastante do assunto, gostaria de ouvir a vosso opinião.

Muito obrigado!

Abraços
  2.  # 2

Colocado por: Hobbes21032 - Bomba de calor. Não tenho a certeza se é compatível porque pelo que percebi tem que funcionar com radiadores de baixa temperatura.

tem bombas de calor de alta temperatura que servem exactamente para esta situação,

e agora até estão em campanha pelo que pode ser uma opção a considerar,

Colocado por: Hobbes21033 - AC Multi-split. Já tenho a pré-instalação por isso posso colocar uns aparelhos na sala e quartos para ligar quando não me apetecer usar o recuperador. A minha esposa não está a muita a favor mas parece-me a hipótese mais fácil e talvez mais económica.

é a outra opção, e como refere é bastante mais económica.
  3.  # 3

Colocado por: Hobbes21032 - Bomba de calor. Não tenho a certeza se é compatível porque pelo que percebi tem que funcionar com radiadores de baixa temperatura.

há bombas de calor de Alta temperatura, mas são mais caras e julgo que o rendimento será mais baixo.
  4.  # 4

Colocado por: fernandoFerreiraque o rendimento será mais baixo.

mesmo assim ainda apresentam COP´s entre os 3 e 3,5.

Colocado por: Hobbes2103caldeira/salamandra a pellets. Tem a vantagem que o sistema está todo montado é só trocar as caldeiras.

a bomba de calor de alta temperatura liga nos mesmos tubos da instalação prevista para a caldeira a gaz ou gasoleo.
  5.  # 5

Olá Jorge Alves e Fernando Ferreira,

obrigado pelos vossos comentários. Falei agora com o instalador do sistema e ele disse-me que afinal os radiadores que tenho são compatíveis com a bomba de calor.
    Sendo assim, apesar de ser a opção mais cara, a longo prazo parece-me a melhor opção em termos energéticos e de conforto.
    Estou agora à espera de orçamentos para a bomba de calor e o multi-split mas penso que vou avançar para essa opção.
  6.  # 6

Colocado por: Hobbes2103os radiadores que tenho são compatíveis com a bomba de calor

todas as soluções de radiadores são compatíveis com bombas de calor de alta temperatura,

e se sobre-dimensionados até podem ser ligados a bombas de calor de baixa temperatura.
  7.  # 7

Olá jorgealves,

não percebi muito bem o seu comentário. O instalador disse-me que os radiadores funcionam perfeitamente a 55ºC. O facto de poderem ser ligados à bomba de calor de baixa temperatura e serem (talvez) sobre-dimensionados significa que a bomba de calor irá ter um rendimento, COP, mais baixo?
  8.  # 8

Colocado por: Hobbes2103O instalador disse-me que os radiadores funcionam perfeitamente a 55ºC

sim, mas o normal é dimensionar o numero de elementos do radiador para temperaturas de impulsão de 65º, e essa temperatura só é possível com bomba de calor de alta temperatura em que pode ir até 80º com COP (relação entre potencia absorvida e potencia debitada pela bomba de calor) de 3 a 3,5,

se puder usar bomba de calor de baixa temperatura e mesmo com agua a 50º (sendo que o limite é efectivamente 55º) o COP anda na casa dos 4 a 4,5.
  9.  # 9

Para estas funções não vejo outra alternativa que não seja a Daikin Altherma(bomba de calor) com um Cop elevado.

Porque não opta por uma caldeira de gaseificação de chama invertida incorporada com o sistema solar(metade do investimento) veja aqui:

https://forumdacasa.com/discussion/29127/18/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/#Item_1
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 10

Olá outra vez,

mais uma vez obrigado mas continuo um pouco confuso.
    Jorgealves, então no meu caso, se usar a bomba de calor de baixa temperatura com os radiadores a 55ºC (n sei se dá para usar a 50ºC) irei ter um COP elevado, por isso parece-me ótimo. Claro que vai depender da bomba que eu puser. Ainda não recebi o orçamento por isso ainda não sei a marca da bomba. Mas quando souber posto aqui.

Costa53, obrigado pela sugestão, mas para carregar lenha já tenho o recuperador na sala. A ideia é ter mesmo uma alternativa que não dê trabalho nenhum :)
  11.  # 11

Colocado por: jorgealvessim, mas o normal é dimensionar o numero de elementos do radiador para temperaturas de impulsão de 65º, e essa temperatura só é possível com bomba de calor de alta temperatura em que pode ir até 80º com COP (relação entre potencia absorvida e potencia debitada pela bomba de calor) de 3 a 3,5,

se puder usar bomba de calor de baixa temperatura e mesmo com agua a 50º (sendo que o limite é efectivamente 55º) o COP anda na casa dos 4 a 4,5.
    sim mas o quem tem la no link que o homem postou ( http://www.climastar.es/downloads/dkH2o.pdf ) não é de elementos e la so vejo os deltas T's de 50 para dimensionamento com agua ai nos 70º não vejo valoes para deltas mais pequenos!
  12.  # 12

Colocado por: Sergio Rodriguesla so vejo os deltas T's de 50 para dimensionamento com agua ai nos 70º não vejo valoes para deltas mais pequenos

mas esses dados existem, é perguntar ao fabricante.
  13.  # 13

Olá Sérgio Rodrigues,

esses dados mais específicos já não sei mas também não me parece que o instalador me fosse mentir. Se não funcionassem com a bomba de calor ele simplesmente diria-me que tinha que trocar os radiadores ou usar uma bomba de alta temperatura.
    Ainda não recebi o orçamento mas ontem liguei-lhe e ele disse-me que ia orçamentar uma mitsubishi, provavelmente uma Ecodan, que trabalha a 60ºC (http://www.mitsubishielectric.eu/pt/site/tecnologia.php)
    Conhecem essas bombas?
  14.  # 14

Colocado por: Hobbes2103Conhecem essas bombas?
    optima bomba!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hobbes2103
  15.  # 15

Colocado por: Hobbes2103esses dados mais específicos já não sei mas também não me parece que o instalador me fosse mentir. Se não funcionassem com a bomba de calor ele simplesmente diria-me que tinha que trocar os radiadores ou usar uma bomba de alta temperatura.
    sim mas n estou a falar em mentir nem nada do genero, mas sim se o radiadores estão dimensionado para funcionar a temperaturas mais baixas so isso!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 16

E nao esquecer que as tubagens tambem teem que ter uma dimensao maior para poderem conduzir mais agua,
  17.  # 17

O instalador informou-me que os radiadores funcionariam a 55ºC mas já que a bomba funciona a 60ºC penso que o rendimento será um pouco superior dessa forma não?

Relativamente às tubagens terem uma dimensão maior para conduzirem mais água, infelizmente isso já não se consegue fazer.. A casa está pronta e seria preciso partir tudo..
  18.  # 18

Colocado por: Hobbes2103O instalador informou-me que os radiadores funcionariam a 55ºC mas já que a bomba funciona a 60ºC penso que o rendimento será um pouco superior dessa forma não?

depende dos calculos de potencia,

vejamos se por exemplo precisa de 5kw para um determinado espaço e os aquecedores sejam eles quais forem só fornecerem esses 5 kw com a agua a 70º, ora tudo o que seja abaixo disto vai ficar aquém das necessidades,

por outro lado para fornecer a mesma energia com menor temperatura precisa de mais caudal de agua o que obrigatoriamente tem implicações no calculo da rede executada,

se a instalação original era para um sistema de alta temperatura, não pode ser instalado um sistema de baixa temperatura directamente sem comprometer algum rendimento,

será que foram feitos alguns cálculos para ver dessa possibilidade e quais as reais perdas de eficiencia por causa da instalação desajustada?

ou foi somente olhometro?
  19.  # 19

Olá jorgealves,

confesso que não sei mas acho que não foram feitos cálculos nenhuns. Vou perguntar isso directamente ao instalador.
  20.  # 20

Nao se admire se lhe disserem que nas linhas principais foi usado tubo de 25mm e nas derivacoes tubo de 18mm, e que sempre fizeram assim e nunca tiveram problemas.

Ate pode ser o indicado para uma qualquer instalacao, mas definitivamente nao serve para todos os casos.

0.0224 seg. NEW