Colocado por: Hobbes21032 - Bomba de calor. Não tenho a certeza se é compatível porque pelo que percebi tem que funcionar com radiadores de baixa temperatura.
Colocado por: Hobbes21033 - AC Multi-split. Já tenho a pré-instalação por isso posso colocar uns aparelhos na sala e quartos para ligar quando não me apetecer usar o recuperador. A minha esposa não está a muita a favor mas parece-me a hipótese mais fácil e talvez mais económica.
Colocado por: Hobbes21032 - Bomba de calor. Não tenho a certeza se é compatível porque pelo que percebi tem que funcionar com radiadores de baixa temperatura.
Colocado por: fernandoFerreiraque o rendimento será mais baixo.
Colocado por: Hobbes2103caldeira/salamandra a pellets. Tem a vantagem que o sistema está todo montado é só trocar as caldeiras.
Colocado por: Hobbes2103os radiadores que tenho são compatíveis com a bomba de calor
Colocado por: Hobbes2103O instalador disse-me que os radiadores funcionam perfeitamente a 55ºC
Colocado por: jorgealvessim, mas o normal é dimensionar o numero de elementos do radiador para temperaturas de impulsão de 65º, e essa temperatura só é possível com bomba de calor de alta temperatura em que pode ir até 80º com COP (relação entre potencia absorvida e potencia debitada pela bomba de calor) de 3 a 3,5,sim mas o quem tem la no link que o homem postou ( http://www.climastar.es/downloads/dkH2o.pdf ) não é de elementos e la so vejo os deltas T's de 50 para dimensionamento com agua ai nos 70º não vejo valoes para deltas mais pequenos!
se puder usar bomba de calor de baixa temperatura e mesmo com agua a 50º (sendo que o limite é efectivamente 55º) o COP anda na casa dos 4 a 4,5.
Colocado por: Sergio Rodriguesla so vejo os deltas T's de 50 para dimensionamento com agua ai nos 70º não vejo valoes para deltas mais pequenos
Colocado por: Hobbes2103Conhecem essas bombas?optima bomba!!
Colocado por: Hobbes2103esses dados mais específicos já não sei mas também não me parece que o instalador me fosse mentir. Se não funcionassem com a bomba de calor ele simplesmente diria-me que tinha que trocar os radiadores ou usar uma bomba de alta temperatura.sim mas n estou a falar em mentir nem nada do genero, mas sim se o radiadores estão dimensionado para funcionar a temperaturas mais baixas so isso!!
Colocado por: Hobbes2103O instalador informou-me que os radiadores funcionariam a 55ºC mas já que a bomba funciona a 60ºC penso que o rendimento será um pouco superior dessa forma não?