Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Eu concordo com isso mas numa escala de valores mais estratosféricos para o comum dos tugas, mais depressa dava 30€ por este aqui:
    https://www.garrafeiranacional.com/2016-cartuxa-tinto.html
    Do melhor que bebi de terras de além Tejo.

    Isso é bom, mas há há uns anos que não bebo.
    Havia tempos em que se juntavam uns amigos e cada 1 levava 1 garrafa... Faziam-se umas provas porreiras
  2.  # 42

    Hoje ofereceram-me esta magnum. Vai ficar à espera de um bom jantar com um casal amigo, a esposa não bebe álcool e 1,5L para mim sozinho a coisa não sei se ia correr bem. Nunca provei este
      Screenshot_2023-03-06-21-35-49-582_com.miui.gallery.jpg
  3.  # 43

    Colocado por: Peper871,5L para mim sozinho a coisa não sei se ia correr bem.


    Ia pois! Devagar se vai ao longe :-)))

    Eu consegui recentemente o Valdeus premium (hoje em dia é tudo premium...) por 2.99€ no continente e achei um belo vinho. Andava esgotado desde que saiu uma notícia em como ganhou prémios internacionais, mas lá apanhei uma garrafa perdida; gostei e comprei uma caixa.
  4.  # 44

  5.  # 45

    Por acaso independentemente do valor dos vinhos ou das estrategas cometidas há uma coisa que sempre me impressionou que é a valorização do vinho e isso pouca gente consegue traduzir até ao copo porque simplesmente não há discrição , Uvas são Uvas mais castra menos castra ou monocastra são UVAS ... então existe o trabalho e o encargo e tempo de paragem , mas até isso é super relativo porque não impede um produtor ter um melhor vinho a um menor custo ... o bom é que haja sempre vinho e que se lembrem os produtores que "tambem de uvas se faz vinho meu filho "

    dito isto em 2013 eu falei que tinha provado um vinho aqui , que se chamava 100 Marias , hoje a mesma garrafa que conheço custa 10€ +- e eu penso que em 2013 era 3€ +- num consigo perceber isso .
  6.  # 46

    É a "inflação" 😐
  7.  # 47

    Colocado por: rafaelisidorodito isto em 2013 eu falei que tinha provado um vinho aqui , que se chamava 100 Marias , hoje a mesma garrafa que conheço custa 10€ +- e eu penso que em 2013 era 3€ +- num consigo perceber isso .


    Colocado por: Vítor MagalhãesÉ a "inflação" 😐


    ou um reposicionamento no mercado.

    sendo a produção de uvas limitada, ganham mais se venderem o vinho a 10€ a garrafa do que a 3€. Claro que isso obriga tb a um maior investimento para terem uvas de melhor qualidade.
  8.  # 48

    Pois, o que é certo é que cada vez há mais vinho à venda no mercado.
  9.  # 49

    Colocado por: pauloagsantossendo a produção de uvas limitada, ganham mais se venderem o vinho a 10€ a garrafa do que a 3€. Claro que isso obriga tb a um maior investimento para terem uvas de melhor qualidade.
    isso não faz sentido nenhum !
  10.  # 50

    Colocado por: rafaelisidorohá uma coisa que sempre me impressionou que é a valorização do vinho e isso pouca gente consegue traduzir até ao copo porque simplesmente não há discrição , Uvas são Uvas mais castra menos castra ou monocastra são UVAS


    O Rafael já provou um Alvarinho produzido no Alentejo? Ou até uma casta Riesling produzida no sol tórrido do alentejano?

    E depois comparar par-a-par com as castas típicas do Alentejo, produzidas a somente escassos metros destas anteriores mencionadas, com o mesmo tipo de solo e sol?

    Pois... mudava logo de ideias ao dizer que é tudo igual.

    O bom vinho custa dinheiro. Não é em garrafas a 3€ cuja proveniência de uvas é do tipo cooperativa dos diversos produtores da região.

    Não tem mal nenhum comprar vinho a 3€, e ainda bem que ele serve para maior parte da população. Eu compro vinho verde a 3-5€. Mas dizer que um vinho a 10-20€ não se justifica ou é todo igual, é um bocado ingrato para quem se dedica realmente em oferecer ao público um produto digno e que se destaque no meio de todos os outros.
  11.  # 51

    Colocado por: Nostradamus

    O Rafael já provou um Alvarinho produzido no Alentejo? Ou até uma casta Riesling produzida no sol tórrido do alentejano?

    E depois comparar par-a-par com as castas típicas do Alentejo, produzidas a somente escassos metros destas anteriores mencionadas, com o mesmo tipo de solo e sol?

    Pois... mudava logo de ideias ao dizer que é tudo igual.

    O bom vinho custa dinheiro. Não é em garrafas a 3€ cuja proveniência de uvas é do tipo cooperativa dos diversos produtores da região.

    Não tem mal nenhum comprar vinho a 3€, e ainda bem que ele serve para maior parte da população. Eu compro vinho verde a 3-5€. Mas dizer que um vinho a 10-20€ não se justifica ou é todo igual, é um bocado ingrato para quem se dedica realmente em oferecer ao público um produto digno e que se destaque no meio de todos os outros.
    um bom vinho só existe se quem o consome gostar , para si um Alvarinho pode ser um luxo para mim pode ser intragável e como é que ficamos ? Eu não disse que os vinhos são todos iguais nem perto disso , apenas disse que a variação de preço não tem nada a ver com uvas ... Temos tido alguns vinhos bem premiados e que custam muito pouco dinheiro é a prova do que eu digo , o resto são cantigas eu gostava de saber porque raio há garrafas de vinho que custam milhões ... O negócio dos vinhos é muito especulado e não são só as grandes superfícies que o fazem .
    • RCF
    • 8 março 2023

     # 52

    Colocado por: rafaelisidoroO negócio dos vinhos é muito especulado e não são só as grandes superfícies que o fazem .

    os melhores vinhos não estão à venda nas grandes superfícies...
  12.  # 53

    Colocado por: RCF
    os melhores vinhos não estão à venda nas grandes superfícies...
    por acaso consegues-me dizer o que é um melhor vinho ?
  13.  # 54

    Hoje em dia o vinho não é só sumo de uva fermentado. É um produto que frequentemente é muito composto, corrigido, afinado (tive uma amiga em Bordéus que era enóloga). O processo tem muito influência no produto final e acredito que possa também ter bastante no preço. Depois há a questão do prestígio das casas produtoras e da qualidade "percebida" pelo consumidor, que fazem com que se peça mais por um vinho que outro, mas cuja qualidade é difícil de julgar objectivamente. Mas no fim da linha o que interessa é o gosto pessoal; já provei vinhos caros de que não gostei, já provei baratos que beberia todos os dias, e não seria um preço elevado que me levaria dizer que um vinho é bom (para mim), mas também não somos todos assim.
  14.  # 55

    Sobre os vinhos premiados, vale o que vale, trabalhei num sitio que produzia, e ainda produz, vinhos tipo "Bodas de Canã" e não faltavam autocolantes redondos com prémios e mais não sei o quê. Na DECO recordo-me de ver um vinho marca Pingo Doce premiado com um galardão qualquer (vinho de 3 ou 4 €)
    Sobre a qualidade dos vinhos, independente do gosto de cada um, julgo que existe um consenso geral entre os bons enólogos em vez de subjetividade.
    No que diz respeito às grandes superfícies venderem vinhos bons, isso é um fato e mais digo que não é difícil ver garrafas de vinho a custarem 3 dígitos em superfícies como o E- Leclerc por exemplo (Barca Velha).
  15.  # 56

    Colocado por: pcspinheiroHoje em dia o vinho não é só sumo de uva fermentado. É um produto que frequentemente é muito composto, corrigido, afinado (tive uma amiga em Bordéus que era enóloga). O processo tem muito influência no produto final e acredito que possa também ter bastante no preço. Depois há a questão do prestígio das casas produtoras e da qualidade "percebida" pelo consumidor, que fazem com que se peça mais por um vinho que outro, mas cuja qualidade é difícil de julgarobjectivamente. Mas no fim da linha o que interessa é o gosto pessoal; já provei vinhos caros de que não gostei, já provei baratos que beberia todos os dias, e não seria um preço elevado que me levaria dizer que um vinho é bom (para mim), mas também não somos todos assim.
    ou seja quando eu compro um bom vinho não estou a comprar um vinho mas um produto adulterado ... espetáculo ! eu percebo que se tente e percebo bem e estou de acordo contigo vem de encontro ao que eu digo , o preço do vinho não está imputado ao vinho mas sim a um trabalho que adultera o vinho ... para eu beber um bom vinho devo conhecer uma boa adega visitar a mesma depois das vindimas e beber lá antes de ir estagiar e dar gosto a frutos secos nem a baunilia quando eu quiser gelados vou a gelataria .
    • RCF
    • 8 março 2023

     # 57

    Colocado por: rafaelisidoropor acaso consegues-me dizer o que é um melhor vinho ?

    Para responder a isto, vou também buscar isto que escreveu anteriormente:
    Colocado por: rafaelisidoropara si um Alvarinho pode ser um luxo para mim pode ser intragável e como é que ficamos ?

    O que eu ou o Rafael acharmos melhor, de acordo com o nosso gosto pessoal, de pouco ou nada interessa.
    Independentemente do que eu gostar ou até mesmo se eventualmente não gostasse de vinho, os melhores vinhos são assim categorizados pelos prémios que ganham em concurso da especialidade e pelo preço que custam. É, precisamente, por estes dois motivos que o "pêra manca" é considerado um dos melhores vinhos portugueses e se eu ou o Rafael gostamos desse vinho ou não, não será isso que fará dele melhor ou pior
  16.  # 58

    Colocado por: rafaelisidoroisso não faz sentido nenhum !

    Rafael o vinho não é todo igual.

    A qualidade, a escassez, a origem, as castas, e dps a procura/oferta. Por isso é normal a diferença de preços.

    Para mim, como referi o desafio é encontrar bons vinhos entre 3 a 5€, porque os há.

    Agora é diferente o vinho produzido a partir de uma vinha em altitude, de uma vinha em solo de xisto ou de areia, da casta x ou da casta y, até pq cada casta além do seu sabor característico, não têm nem a mesma produtividade nem as mesmas necessidades de tratamento, pelo que é normal que logo aqui existam diferenças de custo de produção.

    Depois temos a questão dos vinhos DOC, que n podem andar a comprar uvas ao zedaesquina para a aumentar a produção.

    Temos a questão do tratamento da vinha, por norma, nos grandes vinhos, a poda e a colheita é manual, enquanto nos normais é mecanizada.

    Depois temos o estágio, uns ficam uns meses em cubas de inox, outros uns anos em pipas de madeira...

    enfim, é um produto muito diferenciado, para ser todo ao mesmo preço. A prova disso é que há mercado para todos.


    Concluindo, há vinhos a 3€ melhores que vinhos de 20€. O que não quer dizer que para determinados consumidores o de 20€ n seja melhor, até pq nunca comprariam um vinho de 3€.
    https://www.publico.pt/2022/08/19/terroir/entrevista/claudio-martins-ha-clientes-estrangeiros-nao-compram-vinhos-portugueses-sao-superbaratos-2017435


    Por outro lado, acha possível produzir quantidades "ilimitadas" destes vinhos, por forma a reduzir o preço?


    Quando falamos de Porto, Madeira, Moscatel ou Carcavelos, falamos de produtos icónicos, com história, criados e conservados por várias gerações. Em consequência, temos de encontrar o valor de mercado certo para esses vinhos, à semelhança do que fazem outros produtores icónicos de outras regiões do mundo. Porque é que uma garrafa de Romanée-Conti custa quase 30 mil euros? Porque é vinho icónico, com qualidade reconhecida universalmente e com história. Agora, não podemos é meter preços de mil, 10 mil ou 50 mil euros em vinhos que não têm qualidade.

    Nem é possível, nem teria interesse, pois tinham de trabalhar muito mais e ter muito menos margem
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Vítor Magalhães
  17.  # 59

    Colocado por: RCFPara responder a isto, vou também buscar isto que escreveu anteriormente:
    definir o melhor vinho não tem nada a ver com a questão de gosto , em primeiro lugar há que saber o que é um vinho , vinho é uma bebida alcoolica que vem da extração de sumo de uva que passa por um processo de fermentação e apuramento ... isso é o vinho , um bom vinho é tudo isso sem a alteração química ou adulteração química .

    para mim é importante beber um vinho nestas condições , sem sulfitos , corantes , agua , adição de açucares , aromas etc etc , um vinho bom tem que ser um vinho natural monocastra ou com adição de varias castras aí sim entra a questão de gosto , na minha terra um bom vinho diz-se um vinho SÃ , se é SÃ podemos beber á vontade que faz bem a saúde .
  18.  # 60

    Colocado por: NTORIONRafael o vinho não é todo igual.
    eu não disse que o vinho é todo igual , vou -me repetir novamente , o que encarece o vinho é tudo menos o vinho ...
 
0.0285 seg. NEW