Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá! Infelizmente deparo-me numa situação na qual gostava imenso que alguém me ajudasse, com base em alguma experiência ou pelo menos entendida neste âmbito, uma vez que nem sei por onde começar para a resolução deste problema .
    Então basicamente e de forma muito sucinta é o seguinte! Comprei um apartamento em meados de Agosto pelo Banco BES, trata-se de uma retoma de bancos, no qual estamos perante uma casa inacabada, e quando digo inacabada refiro-me a envernizamento das madeiras bem como radiadores, caldeira etc...que estavam em falta ! Mesmo assim aproveitei o negócio! Após a escritura e as idas contantes a casa , apercebi-me com a luz natural e ao destapar o chão (pois até então estava coberto com placas de caixas) que tinha rachadelas enormes em toda a casa, o chão estavam com fendas bem feias,tinha em buraco no teto falso e as casas de banho tinham fendas nos azuleijos.
    Visto isto falei com o banco e tencionei acionar a garantia de 5 anos que supostamente tenho direito, o agente afirmou que teria essa garantia com certeza e tratou de mandar la a casa 3 empreiteiros para dar orçamento, e até então, esperava uma resposta. já lá vão 3 meses de ansiedade, 3 meses que pago um aluguer de um apartamento em simultâneo com a renda de uma casa, condomínio etc, que não posso usufruir, estou a ficar numa situação desesperadora, pois não suporto 2 despesas. A questão pertinente é que o banco ligou-me a reportar que não davam a garantia do apartamento, pois este caso devia ser o vendedor a dar-me essa garantia, mas uma vez que falio nada a fazer . E eu pergunto, mas se comprei o apartamento ao Banco BES , ele não tem de se responsabilizar por tal ?????! Conclusão, alguém me explique por favor se deverei avançar com um processo jurídico , ou se de fato essa lei de dar garantia de contrução de 5 anos é válido apenas para casos diferentes! e se sim , então que casos tem direito a garantia e que casos não tem ?? Ajudem -me :(
  2.  # 2

comprou directamente ao banco ou comprou ao construtor? Com isto a questão é o antigo "dono" já era o BES ou ainda era o construtor, se for ao BES, julgo que não terá grande hipotese, mas quem lhe poderá responder a esta questão serão os juristas, se for ao construtor, trate de enviar carta registada com as situações identificadas a pedir a reparação das mesmas, isto de forma a salvaguardar a sua posição
  3.  # 3

Colocado por: amartinsse for ao BES, julgo que não terá grande hipotese

e se for o construtor pior ainda, pois deve ter entrado em insolvência.

Diana, quem era o proprietário do imóvel? ou seja, quem vendeu?
  4.  # 4

como o Picareta refere e bem, o construtor poderá ter entrado em insolvência, mas o construtor poderá "apenas" ter entregue um conjunto de imóveis ao banco, s a carta registada serve para garantir uma eventual compensão e activar as garantiar que o construtor seria obrigado a cumprir.

mas como já foi referido o que é "critico" saber é em que nome estava registado o imóvel quando o comprou, se já estava em nome do banco ou ainda estava em nome do construtor
  5.  # 5

não me parece que vá ter direito a garantia... seja de uma forma ou de outro... se foi o banco a vender... e como se fosse um particular.. pois o banco não e construtor... se foi o construtor... esta falido, logo nada de garantia...

resumindo, mais uma vez de vê que uma grande parte dos negócios de bancos e finanças, não são assim um bom negocio como parece...
    Concordam com este comentário: amartins
  6.  # 6

Olá a todos. Antes de mais um obrigada aos que perderam um minutozinho e leram o meu dilema ;) Então , tirando a dúvida que alguns questionam e que julgo não ter sido muito clara, eu comprei o imóvel ao BES. Na escritura nada menciona que o apartamento esta inacabado, eu que referi ,uma vez que o valor do apartamento foi mais acessível precisamente por este inconveniente, mas nunca por defeitos de construção que é o caso.
    Após conseguir obter luz no apartamento é que me deparei com essas fendas na parede, chão e azulejos, etc, o que não me permite viver no mesmo uma vez que tem de ser reparado. Após me deparar com esta situação, e me ter informado , logo apos a escritura tratei de enviar uma carta ao banco com o pedido, bem como uma reclamação pelo tempo de demora para qualquer resposta. E para meu espanto , tanto tempo para me ligarem ontem a dizer que não tinha direito a garantia e que não arranjavam nada :O
    Li alguns comentários que se referiam que sendo o BES o vendedor, que foi o caso, não terei direito visto este não ter sido o construtor. ! O construtor em questão de fato falio, mas o BES como vendedor , e numa "compra e venda" de um imóvel, independentemente de quem vende não tem de dar uma garantia de 5 anos como está na lei ?? Continuo sem perceber :S
    Vou para a frente com caso para uma intervenção jurídica, ou acham que nem vale a pena!? ....O pior é que tenho de resolver este caso o mais rápido possível pois as despesas estão insuportáveis, e não sei que será melhor , nem a quem tenho que recorrer.
  7.  # 7

Colocado por: Diana MachadoVou para a frente com caso para uma intervenção jurídica, ou acham que nem vale a pena!?

Se tem disponibilidade (dinheiro e tempo) não perde muito pois até pode chegar a uma negociação do seu advogado com o do banco. Embora o braço de ferro seja deveras desiquilibrado.
    Agora se é como deixa entrever "...O pior é que tenho de resolver este caso o mais rápido possível pois as despesas estão insuportáveis", então não se meta em mais apertos.
    Repare que o facto de estar tudo tapado já indicia comportamento de má fé, e sendo assim, estão preparados para tudo.

Com os casos problemáticos a serem demasiados já poucas pessoas estão a alinhar nos grandes negócios imobiliários dos bancos e estado.
  8.  # 8

A Diana comprou um apartamento sem o ver por dentro? Sem verificar a situação da construção? Não viu os defeitos de construção antes de comprar o apartamento?
  9.  # 9

Sim vi claro, sabendo eu que há garantia para qualquer bem de compra e venda, sendo 5 anos para um imóvel, mas após ter acesso á luz vi a gravidade das fendas principalmente no chão, que estava coberto. Mas anteriormente teria falado com o banco que se houvesse algo no apartamento mais grave e que de momento não estivesse perceptível que acionaria a garantia, pois uma coisa é inacabamento, coisas simples, outra são defeitos de construção. O banco não se opos e disse até que era um direito nosso. O que é certo é que agora diz que não dá a garantia. A questão é se é assim tão linear essa resposta ou não
  10.  # 10

Colocado por: costa3333não me parece que vá ter direito a garantia... seja de uma forma ou de outro... se foi o banco a vender... e como se fosse um particular.. pois o banco não e construtor... se foi o construtor... esta falido, logo nada de garantia...

resumindo, mais uma vez de vê que uma grande parte dos negócios de bancos e finanças, não são assim um bom negocio como parece...
    Concordam com este comentário:amartins

que afirmação mais parva.....ate parece que comprar a um construtor é garantia de alguma coisa! como referiu e bem...se o construtor falir...ardeu a garantia.

Em suma.....quem compra nunca está protegido e a garantia é uma ilusão!
    Concordam com este comentário: eu, Sabrina
  11.  # 11

A existir garantia será apenas para defeitos que não sejam visíveis na data da compra, o que não é o caso. Os defeitos não foram verificados antes da escritura apenas porque a Diana não quis perder algum tempo a retirar as placas e caixas que estavam no chão, e a verificar tudo ao pormenor.

Se quiser avançar para os tribunais vai ser uma guerra perdida.

O seu caso é apenas mais um, de muitos, que pensam que estão a comprar uma pechinca e depois ficam com um problema nas mãos.
  12.  # 12

Na escritura nada menciona que o apartamento esta inacabado, eu que referi ,uma vez que o valor do apartamento foi mais acessível precisamente por este inconveniente, mas nunca por defeitos de construção que é o caso.

Aposto que na escritura tem algo como "se compromete a aceitar o imóvel no estado em que se encontra".
    Sendo defeitos aparentes e não escondidos, não me parece que tenha grande sucesso na reclamação.
  13.  # 13

Colocado por: loverscoutque afirmação mais parva.....ate parece que comprar a um construtor é garantia de alguma coisa! como referiu e bem...se o construtor falir...ardeu a garantia.

Quando se refere a afirmação Parva, deve-se estar a referir à sua intervenção.. Presumo que sim.
  14.  # 14

Colocado por: costa3333

Quando se refere a afirmação Parva, deve-se estar a referir à sua intervenção.. Presumo que sim.

referia-me mesmo á sua intervenção.... se um construtor falir como se activa a garantia? é que ao menos quando compra ao banco, sabe que garantia nao existe.... quando compra ao construtor vive na ilusão que a garantia existe!

realmente é mesmo muito mau comprar aos bancos e ás finanças, e muito melhor comprar aos construtores....e tudo por causa da garantia! uuuaaaaaauuuuuuuuu.....
  15.  # 15

Colocado por: costa3333
    Concordam com este comentário:amartins

e para que nao fique com mais duvidas refiro-me concretamente a esta afirmação!
  16.  # 16

Colocado por: PicaretaSe quiser avançar para os tribunais vai ser uma guerra perdida.

Colocado por: luisvvSendo defeitos aparentes e não escondidos, não me parece que tenha grande sucesso na reclamação.

Não concordo... e conheço dezenas de sentenças de açcões bem sucedidas..

Guerra perdida nunca é... acredite

Cumps
  17.  # 17

Colocado por: Erga OmnesGuerra perdida nunca é...

Principalmente para o advogado ;))
  18.  # 18

Colocado por: Erga Omnesconheço dezenas de sentenças de açcões bem sucedidas..

Os bancos estão a perder acções em tribunal, e ainda não alteraram os contratos de venda? eles não costumar ficar a dormir!!
  19.  # 19

Colocado por: Picareta
    Principalmente para o advogado ;))

Não se esqueça que uma boa parte dos portugueses tem direito a apoio judiciário... muitos é que não recorrem a ele por mero preconceito...

Colocado por: PicaretaOs bancos estão a perder acções em tribunal, e ainda não alteraram os contratos de venda? eles não costumar ficar a dormir!!

Pois não... e algumas coisas vão mudando... no leasing automóvel então... O banco são (sem dúvida) a parte mais forte da relação contratual mas, muito por culpa disso, os juízes costumam proteger o "cidadão" e na dúvida o banco perde... É mais ou menos o mesmo que se passa nos litígios laborais em que as acções (quase sempre) são favoráveis ao trabalhador..

Neste caso (e sem conhecer o processo) eu apostava na anulação da venda com base em erro... e já muitos bancos perderem ações destas.

Cumps
  20.  # 20

Em primeiro lugar, nunca acredite nos bancos quando o objectivo é... que eles assumam responsabilidades. Na minha opinião, não são pessoas "de bem", até os condomínios em atraso dos imóveis que são sua propriedade, têm, na maior parte das vezes, que ser exigidos em Tribunal, enfim.
    Contrate um advogado, apesar o seu caso não ser de fácil resolução, poderá existir a possibilidade de provar má fé por parte do banco.
    Boa sorte.

0.0227 seg. NEW