Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    foi instalado no meu jardim um deck, supostamente em ipê, à volta da piscina e junto à casa. Essa instalação foi feita há cerca de mês e meio e o deck já levantou em vários sítios. Já foram lá algumas vezes arranjar mas estou a ver que isto vai ser uma constante. Dizem que é normal a madeira dar-se com a chuva, que é uma zona muita húmida, mas começo mesmo a achar que para dar-se assim aquilo não é ipê nenhum, mas sim uma imitação foleira.
    Há alguma maneira de saber se é mesmo ipê? Os senhores da piscina ontem também achavam que não era ipê nenhum..

    De qualquer forma, a casa é em auto-construção e ainda não está totalmente paga por isso vou mandar tirar aquilo tudo..

    Obrigado.

    Abraços
  2.  # 2

    Colocado por: Hobbes2103ainda não está totalmente paga por isso vou mandar tirar aquilo tudo..

    Já decidiu mandar tirar sem saber qual é a madeira aplicada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hobbes2103
  3.  # 3

    Colocado por: Hobbes2103Há alguma maneira de saber se é mesmo ipê? Os senhores da piscina ontem também achavam que não era ipê nenhum..


    Neste meu topico poderá verificar o pavimento em ipê e veja se coincide!

    Poderão ter colocado masarabunda em vez de ipê uma madeira extremamente rija e deificil de trabalhar que normalmente dá nestes problemas por outro lado tenho uma tecnica que na maioria dos instaladores não acontece que é de na ligação das duas faces da tabua serem colocados dois sarrafos de forma a não levantar nas pontas possivelmente para alem de ser enganado existe também uma má instalação, se verificar aqui no forum existe outras discussões sobre ipê e masarabunda(madeira mais barata)

    https://forumdacasa.com/discussion/29975/2/deck-composito/
  4.  # 4

    Olá Picareta,

    ainda não está completamente decidido porque o encarregado e empreiteiro ainda vão ver com o fornecedor o que se passa (cheira-me a desculpa).
    Mas quase de certeza que vou tirar:

    1) se não for ipê, daqui a 6 meses tenho o deck todo estragado. A casa estará paga e depois pode haver chatices para arranjá-lo
    2) se for mesmo ipê, então é porque não se aguenta ali com a humidade. Sendo assim, mais vale trocar por pedra ou cerãmico. Vai é ficar mais feio mas não vai dar problemas
  5.  # 5

    Colocado por: Hobbes21032) se for mesmo ipê, então é porque não se aguenta ali com a humidade. Sendo assim, mais vale trocar por pedra ou cerãmico. Vai é ficar mais feio mas não vai dar problemas


    Em relação à humidade é uma falsa questão diria até surrealista, senão ninguem aplicava deck, madeira preparada para estes tipos de adversidades.
  6.  # 6

    Olá Costa53,

    pelas fotos que tem não consigo ter a certeza se é mesmo ipê ou masarabunda. Que é madeira 100% tenho a certeza. Qual o tipo de madeira e se foi bem colocado ou não já é mais dificil de saber.
  7.  # 7

    Colocado por: Costa53

    Em relação à humidade é uma falsa questão diria até surrealista, senão ninguem aplicava deck, madeira preparada para estes tipos de adversidades.


    Sim, essa desculpa da humidade também me parece muito fraca.. Por isso é que questiono muito a qualidade do deck
  8.  # 8

    Colocado por: Hobbes2103Olá Costa53,

    pelas fotos que tem não consigo ter a certeza se é mesmo ipê ou masarabunda. Que é madeira 100% tenho a certeza. Qual o tipo de madeira e se foi bem colocado ou não já é mais dificil de saber.


    Deve-se inteirar primeiro da forma como foi aplicado retirando algumas tábuas e depois partir para uma situação com fundamento.
  9.  # 9

    Caro Hobbes

    Tem aqui um foto mais pormenorizada de uma instalação em ipê que lhe permite ter uma maior avaliação em relação ao que lhe colocaram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hobbes2103
      tarima-exterior-grande.jpg
  10.  # 10

    Olá Costa53,

    é parecido com o que tenho em casa, mudando apenas o facto de ser antiderrapante.
    Mas pelo aspecto vê-se logo que é ipê?
    Tenho aqui duas fotos de quando foi colocado, mas não sei se consegue ver assim.
      20130922_182838.jpg
  11.  # 11

    Outra foto:
      20130922_175809.jpg
  12.  # 12

    Em principio o que tem é Ipê essa relva que me parece artificial tem alguma drenagem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hobbes2103
  13.  # 13

    Se for mesmo ipê então não percebo qual é o problema. Ou foi muito mal posto ou então não sei.

    A relva é verdadeira. Parece sintética nas fotos porque tinham mesmo acabado de colocar o tapete.
  14.  # 14

    Colocado por: Hobbes2103Se for mesmo ipê então não percebo qual é o problema. Ou foi muito mal posto ou então não sei.

    A relva é verdadeira. Parece sintética nas fotos porque tinham mesmo acabado de colocar o tapete.


    Para mim é má colocação e deve ter um problema grave de drenagem o que acontece é que a agua concentra-se demasiado debaixo do deck o ripado que colocaram não deve estar devidamente protegido absorve a água transmitindo ao deck, o deck Ipê que lhe instalaram, por sua vez, não me parece de melhor qualidade e não deve estar devidamente protegido por baixo.

    Neste caso tem que levantar o deck e proteger por baixo com um tratamento especifico que existe e depois voltar a colocar e verificar ao pormenor a qualidade do ripado e base que está assente e dê-nos o seu feedback!

    Quando lhe colocaram a terra para a relva não lhe colocaram uns tubos proprios para drenagem?

    Se existe esta situação (falta de drenagem)é grave, inclusivê para a propria piscina porque as águas pluviais vâo-se concentrar junto as paredes da piscina que com o tempo irá criar fissuras na piscina, veja esta situação agora!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hobbes2103
  15.  # 15

    Olá Costa53,

    não lhe sei responder as perguntas todas que faz mas está-me a deixar um pouco preocupado...
    Quando comprei a casa já estava com o esqueleto feito e "buraco" para a piscina. Na foto abaixo parece haver uns tubos a sair do chão mas não sei se era drenagem ou outra coisa. Vou falar com o encarregado sobre isso.
      fotografia 1.JPG
  16.  # 16

    Relativamente ao deck, foi colocado por cima da estrutura em cimento (?). Foi colocado um material preto, tipo impermeabilizante (não tenho a certeza) e depois o deck foi colocado por cima. Será esse tipo de tratamento que se refere?
    O que tem acontecido é que os suportes debaixo das tábuas de ipê têm levantado e os parafusos têm-se partido..

    Caso exista este tal problema de drenagem que refere, se mudar para um cerâmico também irei ter problemas?
      20130828_181922.jpg
  17.  # 17

    Colocado por: Hobbes2103Quando comprei a casa já estava com o esqueleto feito e "buraco" para a piscina. Na foto abaixo parece haver uns tubos a sair do chão mas não sei se era drenagem ou outra coisa.


    Parece-me tubos electricos para cablagem.
  18.  # 18

    Colocado por: Hobbes2103Relativamente ao deck, foi colocado por cima da estrutura em cimento (?). Foi colocado um material preto, tipo impermeabilizante (não tenho a certeza) e depois o deck foi colocado por cima. Será esse tipo de tratamento que se refere?


    Isso preto será flinkote! Isto aplica-se quando se pretende colocar telas asfalticas.

    O deck colocado por cima sem ter uma estrutura de apoio! Não acredito!...

    Colocado por: Hobbes2103Caso exista este tal problema de drenagem que refere, se mudar para um cerâmico também irei ter problemas?


    Tudo depende como esteja a base feita do tipo de enrocamento do betão que levou etc. se houver cedencia de terreno obviamente que parte tudo e mesmo assim tem que criar juntas de dilatação e tem que ser uma cerâmica muito boa para resistir aos comportamentos termicos.
  19.  # 19

    Colocado por: Hobbes2103Será esse tipo de tratamento que se refere?


    Não refiro-me a um tratamento para madeira hidrofugo no verso da tabua(por baixo)
  20.  # 20

    Pois, provavelmente deve ser isso. Vou perguntar directamente ao encarregado.

    Mas se tivesse problemas de drenagem no jardim tinha dado conta não? A moradia é em Braga e tem chuvido muito ultimamente e não há poças de água em nenhum lado.
    Tem que haver drenagem à superficie ou há drenagem natural pela terra e depois é preciso um tubo no fundo?

    Pequeno update: o encarregado esteve agora em minha casa e falou com a minha esposa. Indicou que o deck é masarabunda... E que têm outra casa em que o mesmo deck está todo levantado. Sendo assim vão trocar...
    Agora vale mesmo a pena pôr ipê ou então uma pedra tipo granito ou cerâmico a imitar madeira?

    Obrigados pela paciência.
 
0.0219 seg. NEW