Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: eu
    Esse Engenheiro, é Engenheiro de quê?
    Concordam com este comentário:DOGMA

É o Engenheiro do representante da marca-Atmos-e foi-me lá explicar como é que a máquina funciona, as condições da garantia, e tirar dúvidas. Queria que ele me explicasse em que condições é que a máquina não produzia condensações ácidas. Pareceu-me que foi sincero.
  2.  # 102

Colocado por: Arcade
    Não quer partilhar detalhes (modelo, preço, componentes... etc ) da sua instalação, aprovada presumo eu por esse Engenheiro?
    Se puder coloque aqui fotos, os utilizadores deste fórum agradecem ( eu, pelo menos agradeço).

OK. Se puder mais tarde colocarei fotos. O modelo é Atmos DC25S. A potência é 25Kw. O preço foi 2200€. A instalação não foi aprovada. O Engenheiro quer a instalação de um depósito de inércia com pelo menos 300L e ainda a instalação de um componente que se chama Luddomat. Segundo ele, é este depósito juntamente com este componente que vão evitar as condensações ácidas. O depósito que ele aconselha é no entanto, de 500L. Para a minha instalação ele disse que não era necessário mais. A lenha a utilizar deve ter dois anos de idade (seca) e aprox. 20% de humidade. Se a lenha não for bem seca, cria alcatrão vegetal que também estraga a máquina. A lenha de pinho pode ser usada sem problema nenhum nesta máquina, se for bem seca e misturada com outro tipo de lenha.

Bom, foi sobretudo isto o que ele me disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, Arcade
  3.  # 103

Obrigado pela partilha de informação.
  4.  # 104

Colocado por: Anastasio

OK. Se puder mais tarde colocarei fotos. O modelo é Atmos DC25S. A potência é 25Kw. O preço foi 2200€. A instalação não foi aprovada. O Engenheiro quer a instalação de um depósito de inércia com pelo menos 300L e ainda a instalação de um componente que se chama Luddomat. Segundo ele, é este depósito juntamente com este componente que vão evitar as condensações ácidas. O depósito que ele aconselha é no entanto, de 500L. Para a minha instalação ele disse que não era necessário mais. A lenha a utilizar deve ter dois anos de idade (seca) e aprox. 20% de humidade. Se a lenha não for bem seca, cria alcatrão vegetal que também estraga a máquina. A lenha de pinho pode ser usada sem problema nenhum nesta máquina, se for bem seca e misturada com outro tipo de lenha.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Vespita
    A questão do Luddomat (válvula de carga térmica) compreendo perfeitamente, porque contribui para evitar as condensações, agora a questão do depósito de inércia... não me parece que seja por aí, pois este elemento serve para compensar oscilações na carga térmica exigida pela instalação.
  5.  # 105

Colocado por: AnastasioÉ o Engenheiro do representante da marca Atmos

não me parece?!
    Representante da Atmos só mesmo no Reino Unido e Grécia.
    http://www.atmos.cz/english/map
  6.  # 106

Colocado por: AnastasioO depósito que ele aconselha é no entanto, de 500L.

mas não devia ser.
      Deposito_Atmos.png
  7.  # 107

Colocado por: AnastasioO preço foi 2200€

o preço pare estar mais ou menos dentro do que cobram nas lojas online.

https://kotly.com.pl/produkt-wood-gasifying-boiler-atmos-dc---25s---with-an-extraction-ventilator-170.html?l=en
  8.  # 108

não me parece?!
    Representante da Atmos só mesmo no Reino Unido e Grécia.
    http://www.atmos.cz/english/map

Em Portugal a Atmos é representada pela Sanitop. Foi o Engenheiro deles que foi a minha casa.
  9.  # 109

mas não devia ser.
      Deposito_Atmos.png

Eu vi que o manual da máquina se referia a acumuladores (depósitos) com essas dimensões mas o Engenheiro disse que isso era desnecessário para o tipo de instalação que tenho em minha casa. O manual refere-se sempre a uma instalação standard, e não à minha em particular. Depois a marca também exagera um pouco para garantir as melhores condições de funcionamento para a máquina.
  10.  # 110

Colocado por: Anastasio

Estas pessoas agradeceram este comentário:Vespita,Arcade

E com instalaçao em quanto ficou ?
    Esta satisfeito com o rendimento ?

Se lhe for possivel pode mostrar fotos da instalaçao .

Obrigado .
  11.  # 111

Com a instalação ficou em 2600€. Estou muito satisfeito com o rendimento. Posso mesmo dizer-lhe que esta caldeira salvou o aquecimento da minha casa, pois caso contrário, não sabia muito bem como iria pagar o aquecimento.

À meia-noite encho a cadeira de lenha e de manhã tenho a casa quente sem nenhuma quebra no aquecimento, nem nas águas quentes sanitárias. Funciona quase sempre no mínimo e o próprio engenheiro disse que não era necessário mais. Sinceramente acho que seria difícil melhor opção do que esta. A única coisa que me deixa pena é não poder ver a chama a arder tal como acontece com os recuperadores de calor. Acho que isto é um menos mas em tudo o resto, é 5 estrelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, 12345, Malagote
  12.  # 112

Não, não tenho. O ambiente onde a caldeira está instalada é escuro e o espaço é pequeno para a quantidade de material instalado. Vou ver se consigo tirar algumas fotos que se possam ver, que tenham um mínimo de qualidade e depois coloco aqui.
  13.  # 113

Colocado por: AnastasioCom a instalação ficou em 2600€. Estou muito satisfeito com o rendimento. Posso mesmo dizer-lhe que esta caldeira salvou o aquecimento da minha casa, pois caso contrário, não sabia muito bem como iria pagar o aquecimento.

À meia-noite encho a cadeira de lenha e de manhã tenho a casa quente sem nenhuma quebra no aquecimento, nem nas águas quentes sanitárias. Funciona quase sempre no mínimo e o próprio engenheiro disse que não era necessário mais. Sinceramente acho que seria difícil melhor opção do que esta. A única coisa que me deixa pena é não poder ver a chama a arder tal como acontece com os recuperadores de calor. Acho que isto é um menos mas em tudo o resto, é 5 estrelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vespita

Obrigado por partilhar-
  14.  # 114

Colocado por: DOGMATira várias.

O importante é partilhar .

Obrigado.
    • J
    • 29 dezembro 2014

# 115

Boa noite!
    Podiam esclarecer está duvida:

O depósito acumulador de águas aconselhado pela marca é sempre superior a 1000 litros, mas o normal é instalar um depósito de 300 litros, em famílias de 4 pessoas. Porquê está diferenca.

A utilização destas caldeiras para o aquecimento de águas sanitarias, faz-se através de uma das serpentinas do acumulador, ou através da introdução de água quente directamente no volume de 300 litros?
    Esta deve ser uma dúvida muito básica, mas como não percebo nada disto.... E alguns esquemas não são muito claros.
    Obrigado!
  15.  # 116

Colocado por: JO depósito acumulador de águas aconselhado pela marca é sempre superior a 1000 litros, mas o normal é instalar um depósito de 300 litros, em famílias de 4 pessoas. Porquê está diferenca.

porque são depósitos diferentes,

a marca somente aconselha um deposito de inercia de 100litros por Kw (que no meu ponto de vista é exagerado), o deposito de 300 litros é para AQS,

pode ter um único deposito para ambos os serviços e neste caso chama-se combinado e pode ser um tipo tank in tank.
    • J
    • 29 dezembro 2014

# 117

Bom dia,

Obrigado Jorge alves pelo esclarecimento.

em termos gerais qual a melhor situação? (Rendimento/preço investimento inicial)

Depósitos idependentes, ou uma solução combinada? Partindo do princípio que seria para combinar uma solução a lenha com painéis solares, tendo tb uma caldeira a gás, para quando não conseguir usar a caldeira a lenha.
  16.  # 118

Colocado por: JPartindo do princípio que seria para combinar uma solução a lenha com painéis solares

A mim parece-me melhor a solução combinada caso tenha lenha de graça ou muito barata,tem aqui um exemplo:
      akva_solar_plus_aurinkokerain_ja_puukattila_2014_360.jpg
    • J
    • 29 dezembro 2014

# 119

Obrigado Arcade!

Melhor que um desenho só mesmo um vídeo, mas em slow mochion.

A verdade é que fiquei na mesma com al fumas duvidas, por exemplo:

Qual o volume do depósito?
    O esquema dos painéis é fácil de perceber, mas já o da caldeira nem por isso.
    A água que a caldeira aquece, è um circuito fechado que inclui, as duas serpentinas do depósito e o sistema de aquecimento?
    E a questão dos fabricantes aconselharem depósitos de volume superior a 1000 litros? Quanto teria este que ter?
  17.  # 120

Colocado por: JQual o volume do depósito?

essa marca acho que tem desde 300 a 4000 l.
    Para caldeiras de Biomassa deve usar a regra de dimensionamento de Capacidade do DEPOSITO :
    55 litros por kw como mínimo.
    Colocado por: JO esquema dos painéis é fácil de perceber, mas já o da caldeira nem por isso.

com este video já deve perceber...
    Colocado por: ArcadePara não ter uma temp. de Retorno na Caldeira inferior a 50/55º,usar uma Válvula termoreguladora, evitando a condensação da mesma.
    - aplicar entre o Acumulador e a caldeira de gasificação

Colocado por: JA água que a caldeira aquece, è um circuito fechado que inclui, as duas serpentinas do depósito e o sistema de aquecimento?

A caldeira aquece a água toda do depósito.
    O Painel solar, conforme a temp.(envia o líquido solar) para a serpentina de baixo ou de cima aquecendo a água do depósito.
    A água quente sanitária (água que vai tomar banho) entra na serpentina de baixo até a superior (onde está + quente)
    Colocado por: JE a questão dos fabricantes aconselharem depósitos de volume superior a 1000 litros? Quanto teria este que ter?

55 litros por kw como mínimo.

0.0366 seg. NEW