Iniciar sessão ou registar-se
    • gotcha
    • 9 novembro 2013 editado

# 1

Boas noites gostaria de trocar algumas opiniões para fazer a escolha certa vantagens e desvantagens e custos... o principal objetivo sera apenas aquecimentos... cumprimentos
    Concordam com este comentário: peter_pan__
  1.  # 2

mas exactamente o quê a pellets?
  2.  # 3

Colocado por: jorgealvesmas exactamente o quê apellets?

Seria uma salamandra de pellets...
  3.  # 4

Alguém que me de mais umas ajudas?
    • dcd
    • 10 novembro 2013

# 5

Ac faz quente e frio ao toque do comando, única desvantagem poderá ser o ruído e corrente de ar

Salamandra faz quente depois de a carregar e limpar periodicamente..
  4.  # 6

Segundo vi a salamandra pode ser tb programada o objetivo sera aquecimento... a salamandra terei de limpar a cinza o ac nao.... em termos de custos o ac nao ficara mais dispendioso em termos monetarios? e a salamandra é capaz de produzir mais calor ou nao? cumprimentos
  5.  # 7

A salamandra que vi é esta http://www.cadelsrl.com/it/prodotti/pellet/cloe#bloc2 agradava-me essa devido a medida de profundidade pois no sitio que é para por nao convem ser muito larga... axam que é uma boa marca? segundo vi nas especificaçoes aquece ate uma max de 170m2 é isso? cumprimentos
  6.  # 8

Aquece um volume de 170 m3, não uma área. Mas isso é variável dependendo de muitos factores, principalmente o isolamento, temperaturas exteriores e interiores, etc.

Comparando os dois sistemas a funcionar para produzir 6,5 kWh de calor:

Essa salamandra tem uma potência de 6,5 kW e um rendimento de 89,5%. A funcionar no máximo vai consumir 1,5 kg/h de pellets. Sem comprar a 223 €/t as pellets (200€+IVA) dá um custo de 0,33€/hora.

Um ar condicionado com potência de aquecimento equivalente anuncia um COP de 3,86 (fui ver à Mitsubishi). Como isto só se verifica em condições ideais, vamos assumir um COP de 2,5 (acima da média real, mas para fazer as contas dá). Vai consumir 2,56 kWh de electricidade, ao custo da BTN tarifa simples (0,1405 €/kWh) dá 0,36€/hora.
  7.  # 9

Então será 3 cêntimos mais barato... pensei que ficasse mais barato...(sim os AC que ando a sondar é Mitsubishi e daikin) hoje vi uma a trabalhar da marca ecoama estava em exposiçao no mache (bricomache) e gostei do calor que mandava chamei o funcionario para confirmar se tava no maximo na qual disse que sim mas reduziu akilo para meio termo e tb me satisfazia.... em termos de instalação tb é simples o ter que carregar akilo com pellets nao me faz confusao e o limpar tb nao... o que voce escolheria Fiat_uno? cumprimentos
  8.  # 10

O cop dos ar condicionados não são em condições Idiais, mas em condições específicas. As condições reais até podem ser mais vantajosas.

O SCOP, medida atual de rendimento é normalmente indicado para a estação média na europa, com temperaturas médias de 2 graus, em Portugal teoricamente o rendimento deverá ser superior, pelo menos no litoral, pelo que o COP de um bom ar condicionado é claramente superior a 2,5 na maior parte do país.

De todo o modo, ambos os sistemas são bastante económicos e de custos semelhantes, pelo que o factor de praticidade e gosto pessoal acabam por ser mais importantes.
  9.  # 11

Eu escolhi pellets. Não me agrada AC em casa, mas isso é por uma questão de preferência pessoal.
  10.  # 12

Pois estava mesmo inclinado e kuase a investir no ac mas no sabado passei numa loja que vende recuperadores etc e olhei para akilo com outros olhos e pedi informaçoes... desconhecia que dava para programar e que nao era preciso muito lavarinto para instalar e sinceramente gosto mais do calor produzido pelo pellets outra coisa que me agradou foi esse modelo que pus ai devido a ser fino assim sendo ja tenho onde colocar so resta saber se realmente sera bom?! da marca solzaima nao tem assim tao finos... conhecem essa marca que axam das especificações? cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bukowski
  11.  # 13

Colocado por: dfserra... pelo que o COP de um bom ar condicionado é claramente superior a 2,5 na maior parte do país.

Será mesmo?

https://forumdacasa.com/discussion/31885/cop-real-das-bombas-de-calor-estudo-de-campo-20082013/

Gostava de ver resultados ao longo de uma estação inteira (aquecimento/arrefecimento) em Portugal.
    • eu
    • 11 novembro 2013

# 14

Colocado por: fiat_unoao custo da BTN tarifa simples (0,1405 €/kWh) dá 0,36€/hora

+ IVA

Eu estou cada vez mais convencido que nos próximos anos, os sistemas de aquecimento mais económicos serão a lenha ou pellets. Com a ENORME vantagem económica de estes serem produzidos em Portugal. Usar lenha ou pellets é contribuir para a economia nacional.
    Concordam com este comentário: ramos1999
  12.  # 15

Colocado por: eu
    + IVA

Eu estou cada vez mais convencido que nos próximos anos, os sistemas de aquecimento mais económicos serão a lenha ou pellets. Com a ENORME vantagem económica de estes serem produzidos em Portugal. Usar lenha ou pellets é contribuir para a economia nacional.
    Concordam com este comentário:ramos1999

e ainda se vai ver muita gente a aproveitar paletes como lenha para aquecer1
  13.  # 16

Colocado por: euos sistemas de aquecimento mais económicos serão a lenha ou pellets.
    de lembrar que tambem não contribuem pro efeito de estufa
    • nasf
    • 11 novembro 2013

# 17

Colocado por: fiat_unoAquece um volume de 170 m3, não uma área. Mas isso é variável dependendo de muitos factores, principalmente o isolamento, temperaturas exteriores e interiores, etc.

Comparando os dois sistemas a funcionar para produzir 6,5 kWh de calor:

Essa salamandra tem uma potência de 6,5 kW e um rendimento de 89,5%. A funcionar no máximo vai consumir 1,5 kg/h de pellets. Sem comprar a 223 €/t as pellets (200€+IVA) dá um custo de 0,33€/hora.

Um ar condicionado com potência de aquecimento equivalente anuncia um COP de 3,86 (fui ver à Mitsubishi). Como isto só se verifica em condições ideais, vamos assumir um COP de 2,5 (acima da média real, mas para fazer as contas dá). Vai consumir 2,56 kWh de electricidade, ao custo da BTN tarifa simples (0,1405 €/kWh) dá 0,36€/hora.

O ar condicionado consume no maximo +-1500W(para 12000btu) por isso julque esse calculo de 0.36€ hora não me parece muito correcto.
    Sendo que dificilmente o ar condicionado está uma hora no maximo, diria que gaste ai 1kw por hora. ou seja os 0.1405 nunca mais do que isso.
  14.  # 18

Caro Fiat_uno

Esse estudo das bombas de calor é feito com bombas de calor ar água e na Inglaterra.
    O ar condicionado, bomba de calor ar ar costuma ter rendimentos superiores, além disso, a temperatura média na Inglaterra é inferior à registada em Portugal, o que influencia o rendimento.

Mesmo em Portugal o rendimento é muito diferente no litoral, no Algarve e no interior.

Até ao ano passado o indicador de rendimento de um ar condicionado era o COP., relação entre consumo e calor libertado para uma temperatura interior de 20 graus e exterior de 7 graus. Não levava em conta outras temperaturas nem standby’s, descongelação, etc.

Agora foi criado o SCOP, cop sazonal, que pretende avaliar o consumo real médio em toda uma estação de aquecimento.
    Como a Europa não é toda igual, pretende-se que haja 3 SCOP, um para clima mediano, com uma média de 2 graus, um para clima frio com uma média de -2 e um para climas quentes, com uma média de 7 graus.

Claro que estes são testes em laboratório, não são reais, mas tentam aproximar-se da realidade, pelo menos é um método mais fiável do que o COP, em particular porque leva em conta diferentes temperaturas.

Portugal encontra-se enquadrado nos climas quentes. O problema é que até ao momento do que conheço, os fabricantes apenas tem divulgado os dados do SCOP para o clima médio e não para o quente. Pelo que é de supor que para climas quentes o SCOP seja superior e para climas frios seja inferior. De todo o modo temos SCOP de ar condicionado que ultrapassam claramente os 4 para o clima moderado, em Portugal como serão superior poderão passar os 5, Claro que depende do modelo em concreto e da localização, e obviamente com uma boa instalação.

Quando o meu ar condicionado está a consumir 500w liberta claramente mais calor do que um termoventilador que tenho de 2 000 w.

O inverso acontece no verão com o SEER. Como o SEER é apenas um para toda a Europa, em Portugal o SEER real é inferior ao anunciado. De todo o modo o SEER anunciado é claramente superior ao EER, passa facilmente os 5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fiat_uno
  15.  # 19

Colocado por: Sergio Rodriguesde lembrar que tambem não contribuem pro efeito de estufa

nao e assim, toda e qualquer combustao liberta CO e CO2, e ambos contribuem para o efeito de estufa.
  16.  # 20

Colocado por: jorgealvesnao e assim, toda e qualquer combustao liberta CO e CO2, e ambos contribuem para o efeito de estufa.
    jorge nem parece teu, a queima de biomassa não acrescenta CO2 á atmosfera para alem daquela que ja existe, ao contrario da queima der combustiveis fosseis, tens que te lembrar daquele circulo que um gajo aprende na escola, as arvores absorvem co2 e libertam oxigenio
    Concordam com este comentário: ramos1999, dedao

0.0245 seg. NEW