Colocado por: jorgealvesmas exactamente o quê apellets?
Colocado por: dfserra... pelo que o COP de um bom ar condicionado é claramente superior a 2,5 na maior parte do país.
Colocado por: fiat_unoao custo da BTN tarifa simples (0,1405 €/kWh) dá 0,36€/hora
Colocado por: eu
+ IVA
Eu estou cada vez mais convencido que nos próximos anos, os sistemas de aquecimento mais económicos serão a lenha ou pellets. Com a ENORME vantagem económica de estes serem produzidos em Portugal. Usar lenha ou pellets é contribuir para a economia nacional.Concordam com este comentário:ramos1999
Colocado por: euos sistemas de aquecimento mais económicos serão a lenha ou pellets.de lembrar que tambem não contribuem pro efeito de estufa
Colocado por: fiat_unoAquece um volume de 170 m3, não uma área. Mas isso é variável dependendo de muitos factores, principalmente o isolamento, temperaturas exteriores e interiores, etc.
Comparando os dois sistemas a funcionar para produzir 6,5 kWh de calor:
Essa salamandra tem uma potência de 6,5 kW e um rendimento de 89,5%. A funcionar no máximo vai consumir 1,5 kg/h de pellets. Sem comprar a 223 €/t as pellets (200€+IVA) dá um custo de 0,33€/hora.
Um ar condicionado com potência de aquecimento equivalente anuncia um COP de 3,86 (fui ver à Mitsubishi). Como isto só se verifica em condições ideais, vamos assumir um COP de 2,5 (acima da média real, mas para fazer as contas dá). Vai consumir 2,56 kWh de electricidade, ao custo da BTN tarifa simples (0,1405 €/kWh) dá 0,36€/hora.
Colocado por: Sergio Rodriguesde lembrar que tambem não contribuem pro efeito de estufa
Colocado por: jorgealvesnao e assim, toda e qualquer combustao liberta CO e CO2, e ambos contribuem para o efeito de estufa.jorge nem parece teu, a queima de biomassa não acrescenta CO2 á atmosfera para alem daquela que ja existe, ao contrario da queima der combustiveis fosseis, tens que te lembrar daquele circulo que um gajo aprende na escola, as arvores absorvem co2 e libertam oxigenio