Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Mentalidade desprezível,
  2.  # 2

Espero q o patrão dele não lhe faça o mesmo!
  3.  # 3

Colocado por: ParamonteEspero q o patrão dele não lhe faça o mesmo!

Qual patrão ???

Colocado por: SinbadSim é o que faço, sou consultor independente para além de outras coisas, também sou mediador de seguros, se precisarem de um seguro de vida...
  4.  # 4

Boas,

Começe ja por retirar o contador da agua e o da luz gas, se houver, mas prepare se para lhe começar a estragar a casa....
    Mas olha quem diz que um contrato vale alguma coisa..... eu tinha contrato de mais de 20 anos, e tive um inquilino que ficou 1 ano e meio sem pagar a espera que a justiça se mexesse, ao o advogado ou a justiça nada foi feito. tirei o contador da agua eles fizeram ligacao directa foi mesmo giro pois ainda tive que explicar isso ao pessoal das aguas e foram la de novo... e tirei eu a ligacao directa foi tipo o gato e o rato.

no fim tudo se resolveu quando foram expulsos a força começei a esvaziar a garagens e mudar fechaduras, claro que eles pessoas de bem chamaram a policia..... ate que desistiram e foram se embora da casa...

não é nada facil esse tipo de situação....
  5.  # 5

Eloquente.

Sem mais comentários ( a não ser que a lista negra devia ser feita para...ontem!).

Colocado por: SinbadNão me interpretem mal, até agora e já lá vão 7 anos, tenho pago certinho, direitinho. A pançuda da senhoria tem aumentado as rendas todos os anos. Agora o que estou a dizer, é que, perante dificuldades, perante a falta de dinheiro para tantas despesas, a senhoria é que vai ficar a arder. Acho que consigo ficar na casa sem pagar cerca de 18 meses, talvez um pouco mais se conseguir enrolar o juiz, depois é procurar outra vítima. Não tenho bens, oficialmente só recebo o salario mínimo, não poderão fazer grande penhora sobre o ordenado. Os senhorios também podem colaborar com quem menos tem, afinal se tem 2 e 3 casas não foi com certeza a trabalhar honestamente que ganharam para elas.
  6.  # 6

A lista negra ]e muito boa ideia mas se nem uma lista de medicos, com comentarios dos pacientes é possivel ...
    • eu
    • 14 maio 2014

# 7

Vocês ainda não perceberam que o Sinbad é o Troll ? Não lhe respondam...
  7.  # 8

Colocado por: sizeMentalidade desprezível,

Sem ofensa para quem esteja indignado com tanta frieza, parece-me que se está a replicar com um »clone« ressuscitado! Alguém se lembra do »Diácono Remédios« e do »Estrumpf«, para lembrar só estes dois?... Já nada nos surpreende!...
    • eu
    • 14 maio 2014

# 9

Colocado por: maria rodriguesSem ofensa para quem esteja indignado com tanta frieza, parece-me que se está a replicar com um »clone« ressuscitado! Alguém se lembra do »Diácono Remédios« e do »Estrumpf«, para lembrar só estes dois?... Já nada nos surpreende!...

Aquilo é sempre a mesma criatura desprezível, mesquinha e frustrada...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 10

Seja Sinbad seja Troll, seja o raio k o parta, infelizmente há mta gente com essa mentalidade, mas depois não se queixem se os gorilas sairem do jardim zoológico :):):):)
  9.  # 11

Caro Sinbad,
    Acho que sim, deixe de pagar ao Senhorio que tem 2 ou 3 casas (certamente porque as roubou)... se for eu, pode ter azar que sou muito temperamental, se for outro, pode até correr bem (com esta justiça pode fazer isso imensas vezes, não é fantástico?).

Depois vem no jornal que fulano x matou à queima roupa fulano y e todos acham que o homicida é animal...

E as depois as pessoas admiram-se porque cada vez os senhorios pedem mais garantias, fiadores e coisas assim meio esquisitas como ver recibos de ordenados e referências. Para mim ainda é pouco. Quem quer arrendar tem que meter lá uma caução e aceitar as minhas condições.

Aconselho todos a fazer o mesmo e a pedir a um advogado para tratar do contrato e das garantias e verificações iniciais (acreditem que poupa muitos meses ao processo).

E Troll fui eu por perder 5 segundos a responder a isto...
  10.  # 12

Se calhar referir antes de assinar o contrato, que este irá ser assinado na presença do advogado (para reconhecimento das assinaturas) pode ser meio caminho andado para o arrendament correr bem, pelo menos dá logo ideia ao potencial inquilino de que não haverá problemas em recoorer à Justiça e a advogados.

Colocado por: Princesa_Caro Sinbad,
    Acho que sim, deixe de pagar ao Senhorio que tem 2 ou 3 casas (certamente porque as roubou)... se for eu, pode ter azar que sou muito temperamental, se for outro, pode até correr bem (com esta justiça pode fazer isso imensas vezes, não é fantástico?).

Depois vem no jornal que fulano x matou à queima roupa fulano y e todos acham que o homicida é animal...

E as depois as pessoas admiram-se porque cada vez os senhorios pedem mais garantias, fiadores e coisas assim meio esquisitas como ver recibos de ordenados e referências. Para mim ainda é pouco. Quem quer arrendar tem que meter lá uma caução e aceitar as minhas condições.

Aconselho todos a fazer o mesmo e a pedir a um advogado para tratar do contrato e das garantias e verificações iniciais (acreditem que poupa muitos meses ao processo).

E Troll fui eu por perder 5 segundos a responder a isto...
  11.  # 13

Eu sempre que faço um contrato coloco uma cláusula que diz," que caso a senhoria necessite recorrer á via judicial para cobrar rendas em falta, todas as despesas judiciais e com o Advogado serão da conta do inquilino".
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 14

No meu contrato de arrendamento anterior tinha uma cláusula indemnizatória que podia ser accionada na eventualidade de deixar de pagar a renda.
    Era qualquer coisa como 5.000€ mas, como não tinha intenções que isso acontecesse, não me fez qualquer diferença.
    Mesmo que pouco eficaz, pode ser uma boa forma de "assustar" alguns arrendatários... pelo menos aqueles que tenham algo a perder.
    Aqueles que não têm nada, nem bens nem rendimentos, nem quererão saber mas, para esses há outras "soluções" (declaração IRS, recibo vencimento, extractos bancários, etc.).
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  12.  # 15

Colocado por: FDAqueles que não têm nada, nem bens nem rendimentos, nem quererão saber mas, para esses há outras "soluções" (declaração IRS, recibo vencimento, extractos bancários, etc.).

Tal como isto está até concordo que os senhorios tem que se defender,
    Mas, e então os inquilinos? não tem direito de "exigir" por parte dos senhorios
    provas que são idónios?
    Por ex, como sei que a casa que vou arrendar não tem dividas, problemas com
    hipotecas entre outras, é que pode afectar o arrendamento e o inquilino
    ter graves problemas.
    Os comprovativos de ordenado IRS e até fiadores diviam ser para os dois lados,
    ou estarei enganado?
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 16

Colocado por: king25Por ex, como sei que a casa que vou arrendar não tem dividas, problemas com
    ter graves problemas.

Nesta última casa que arrendei, eu próprio pedi online uma certidão de teor para perceber o que estava a arrendar (sem a ter pedido aos senhorios).

Colocado por: king25Por ex, como sei que a casa que vou arrendar não tem dividas, problemas com
    ter graves problemas.
    Os comprovativos de ordenado IRS e até fiadores diviam ser para os dois lados,
    ou estarei enganado?

Declaração de IRS não digo porque não serve para nada ao arrendatário mas, se quiser pedir uma certidão de não dívida à segurança social ou aos impostos, não vejo porque não.
    É coisa que se tira da internet em dois minutos.
    Porém, num anterior arrendamento, o senhorio tinha uma dívida substancial às finanças e não foi por causa disso que o arrendamento correu mal.

Seja como for, é importante perceber que o risco do arrendatário é muito inferior ao que o senhorio corre, daí a disparidade de seguranças necessárias a ambas as partes.
    Depois, umas cláusulas preventivas no contrato fazem milagres, por exemplo:

"O senhorio permite ao arrendatário realizar despesas com a manutenção extraordinária do imóvel desde que estas se mostrem estritamente necessárias para a habitabilidade do mesmo, até ao valor de X€, deduzindo o custo das despesas efectuadas na renda que se venceria imediatamente a seguir ao mês da liquidação das despesas, conquanto seja enviado para o senhorio o respectivo documento de liquidação (factura/recibo)".

É um exemplo rápido, feito aqui à pressão, que pode ajudar o arrendatário nas situações que mais comummente trazem problemas na relação com o senhorio.

Adicionalmente e repetindo o que escrevi por aqui já inúmeras vezes:

Passos para arrendar uma casa enquanto arrendatário (inquilino é quem mora na casa, não é a mesma coisa):
    -> procura através dos anúncios classificados estabelecer uma média de quanto custa o arrendamento numa determinada zona
    -> além de estabelecer contactos directos, deve mostrar interesse em todas as imobiliárias da zona, de forma a que estas o contactem quando encontrem algo que o pode satisfazer
    -> nas visitas, procura defeitos activamente, nomeadamente, possíveis infiltrações, humidade, mau isolamento acústico, limpeza (por causa das pragas - baratas ou ratos por exemplo)
    -> nunca se deve comprometer na primeira visita, nunca
    -> nunca se deve entregar um sinal para reservar a casa
    -> além do acima indicado, deve sempre continuar à procura e nunca se mostre muito interessado
    -> visite a zona fora de horas para analisar: dificuldade de estacionamento, má vizinhança, ambiente
    -> tente entrar nas escadas do prédio à noite, se for o caso, e veja o nível de ruído existente dentro das casas
    -> uma vez decidido, não aceite imediatamente a renda, faça uma proposta, de acordo com a média que estabeleceu e tentando baixar no mínimo cerca de 10% ao valor pedido
    -> para que este valor seja aceite, ofereça algo em contrapartida que demonstre a sua boa fé, se puder, 3 ou 4 rendas iniciais por exemplo
    -> chegando a acordo sobre o valor da renda, peça uma cópia do contrato de arrendamento (a minuta) uma semana antes de o assinar
    -> pesquise no Google por certidões online e peça uma certidão permanente do imóvel para saber se existem penhoras ou hipotecas (com penhora ou arresto, desista da casa)
    -> leia o contrato com muita atenção e tenha a certeza absoluta que entende tudo o que nele está escrito, não pergunte a quem o fez, tire dúvidas com um terceiro
    -> o que está escrito no contrato é lei, mesmo que lhe digam que é só uma formalidade ou que é só um "proforma", se está escrito é para cumprir, se na palavra do vendedor ou do senhorio está escrito e estes dizem que não é para cumprir, tira-se do contrato
    -> não aceite cláusulas (exija a sua alteração ou retirada) onde:
    ---> o senhorio não é responsável pelas reparações ordinárias e extraordinárias;
    ---> existem formas de o senhorio poder rescindir (resolver ou denunciar são os termos correctos) antes do termo do contrato;
    -> tenha a certeza de que o contrato inclui:
    ---> prazo, morada completa do senhorio com contactos telefónicos, forma de pagamento, descrição completa e pormenorizada do que é arrendado (se inclui electrodomésticos, arrecadação, garagem, terraços, jardins, etc.) e do destino que quer dar à casa;
    ---> uma cláusula que permite ao arrendatário efectuar reparações por sua conta até um determinado valor se o senhorio não o fizer num prazo aceitável, deduzindo os gastos em rendas futuras
    ---> uma cláusula que permite ao arrendatário mudar a fechadura da porta principal, por razões de privacidade e segurança
    ---> uma cláusula que indica que a casa será entregue no mesmo estado em que foi recebida, salvo uso e deteriorações normais
    ---> se quer recibos, uma cláusula que garanta ao arrendatário o direito de recusar o pagamento de rendas enquanto não tiver na sua posse os recibos de rendas já liquidadas
    -> não aceite a casa com defeitos, os defeitos devem ser resolvidos antes do arrendamento e não durante
    -> evite que os contratos de água/luz/etc. fiquem em nome do senhorio, a única coisa que deverá ficar em nome e da responsabilidade do senhorio é o pagamento das quotas do condomínio
    -> elabore juntamente com o senhorio um relatório de defeitos e do estado da casa, com fotos, assinando duas cópias, ficando uma para cada um
    -> nunca mas, nunca se deve facilitar com coisas do estilo "depois vemos", "depois falamos", etc. - o que há decidir e a falar deve ficar sempre no contrato
    -> se existem potenciais vicissitudes ou pormenores, devem sempre ficar escritos no contrato, nada pode ficar "de boca", há pessoas com memória curta
    -> nunca deixe de fazer um contrato, de o assinar e de ficar com uma cópia assinada pelo senhorio - não facilite, há contrato, há negócio, não há contrato, não há negócio para ninguém
    -> pergunte se a casa tem seguro multirriscos e inscreva essa informação no contrato, se não houver, faça um e conte com essa despesa no total das rendas
    -> assina o contrato, paga o que é devido, recebe as chaves e já está

Avalie também o senhorio, analise a postura do mesmo, para mim, senhorios inflexíveis apresentam uma grande probabilidade de haver chatices, se algo "estranho" acontecer durante o arrendamento.
    É que há muitas situações e problemas não abrangidos directamente pelas "leis" que podem ser resolvidos sem grandes percalços durante um arrendamento, se ambas as partes forem razoáveis e sensatas. Para se ser razoável e sensato há que ser flexível.
    Se um senhorio é inflexível no início, imagine durante...
    Nem escolha um senhorio que diz sim a tudo - pode ser só da boca para fora - nem um que diz não a tudo, tente encontrar um meio termo.
    Evite sovinas, vão estar sempre a adiar qualquer obra que seja necessária.

0.0247 seg. NEW