Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Bricoleiromesmo dentro duma linha de determina marca há produtos muito idênticos com nomes comerciais diferentes, serão mesmo diferentes? Secalhar não.

Esta parte vou exemplificar na Dyrup que é a marca que o Rafael representa, ora veja:

Todos linha premium da Dyrup:

Dyruway
    Dyrutex
    Dyrutex IN
    Dyruplad
    003

Será que há assim tanta diferença entre elas a nível de tinta para interior de estuque projectado liso?

Qual a melhor para resistir e evitar bolores e fungos?
    Existe muita diferença entre elas ...

primeiro separas as de interior das do exterior /interior
    e ficas assim
    Dyrutex
    Dyruway , as duas dão para interiores e exteriores ... no caso do Dyrutex é uma tinta de alta qualidade em relação ao Dyruway aonde aguenta mais ciclos de lavagens , e tem mais retenção de cor ... tem menos opacidade mas mais resina o que lhe confere maior durabilidade no exterior ... na aplicação o cheiro do Dyrutex é mais agradavel e tens a sensação que é mais grossa a tinta ... de dizer que no interior qualquer uma delas satisfaz bem .

depois tens o Dyrutex in
    o Dyruplad
    o 003 - estas tintas só de interior tem a ver com o facto de se conseguir controlar os biocidas e quimicos limitando-os só aos fungos interiores tornando as tintas mais economicas com a garantia de que estão reunidos todos os requesitos para uma pintura interior ...

depois entre elas
    o Dyrutex In é uma tinta com muita opacidade lá está menos resina + cargas porque não vá pá chuva , mais economica e é um excelente produto de acabamento ...

o Dyruplad é um produto nova geração ...é uma tinta e um Primario selante ...feito para pladur ou qualquer tipo de reboco, a vantagem está no equilibrio da qualidade VS Preço vs versatilidade ... se optar por um produto que reúne todas estas condições e tem sempre uma mais valia numa obra ... se precisar de selar uma mancha de massa Dyruplad , que quiser fazer um restyling numa parede Dyruplad em uma demão resolve , já para não ter que sair sempre da obra para ir buscar uma tinta á loja pouco a pouco lol

O 003 é uma tinta normal aonde lhe foi acrescentado uma sobrecarga de aditivos para interiores e aonde foi carregado o corante de modo a dar mais cobertura ... é uma tinta que não vou falar muito sobre ela porque poderia estar a cometer erros grosseiros ... é uma tinta Restyling e sob as formas que vem na ficha tecnica ( que não recomendo) trabalha para obter o resultado anunciado .

agora entre elas nenhuma destas tintas é igual e se abrir uma lata de cada todas são bem diferentes a olho nú , de salientar que na linha premium todos os produtos são aditivados para o fim que é concebido ... mas pode haver necessidade de sobrecarregar conforme as zonas a pintar , por isso a Dyrup tem nada mais nem nada menos dos melhores aditivos Anti-bolores e Anti-algas ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  2.  # 82

Qual a melhor para resistir e evitar bolores e fungos?

eu não tenho resposta para si , porque é uma pergunta muito relativa ...basicamente eu iria para uma tinta de acabamento de alta qualidade e aplicava o reforço anti-bolores é mais que suficiente para um bom resultado ...só em casas de banho e cozinhas iria para os top da marca Kitcen e WC.
  3.  # 83

Colocado por: rafaelisidoro

eu não tenho resposta para si , porque é uma pergunta muito relativa ...basicamente eu iria para uma tinta de acabamento de alta qualidade e aplicava o reforço anti-bolores é mais que suficiente para um bom resultado ...só em casas de banho e cozinhas iria para os top da marca Kitcen e WC.

Pois lá está, pelo que eu percebi das tintas, ao ir buscar maior qualidade geral na tinta diminuo a permeabilidade ao vapor, e não sei até que ponto é que seria vantajoso ou se não será antes mais prejudicial estar a gastar mais dinheiro para ter tinta de qualidade que depois ao meu caso se tornaria uma clara desvantagem. É um bocado ingrato escolher entre carregar com acrílicos e aditivos e opacidade e depois perder em permeabilidade, ou seja, para evitar os fungos causados por condensações ao mesmo tempo estou a fazer com que haja mais condensação no ar interior o que é uma questão um bocado contraditória e difícil de escolher.
    Por outro lado justamente na cozinha e Wc é onde não tenho fungos. O resto da casa tem.
  4.  # 84

o 003 é uma tinta bem porosa , e faz o seu papel contra fungos ...

Por outro lado justamente na cozinha e Wc é onde não tenho fungos. O resto da casa tem.

Mas tem a mesma tinta que tem nas restantes zonas ...? ou se anteriormente não teria levado algum primario ou mesmo alguma tinta diferente ?
  5.  # 85

Colocado por: rafaelisidoroo 003 é uma tinta bem porosa , e faz o seu papel contra fungos ...

Mas tem a mesma tinta que tem nas restantes zonas ...? ou se anteriormente não teria levado algum primario ou mesmo alguma tinta diferente ?

Não sei, é tudo mate e aparentemente são exactamente da mesma tonalidade de branco.
  6.  # 86

Colocado por: Bricoleiro

Não sei, é tudo mate e aparentemente são exactamente da mesma tonalidade de branco.
    então deve ser a mesma tinta ma reforçada nas zonas em que estão limpas ...

esta coisa de manchinhas amarelas aparece mais em casas aonde a paredes são estanhadas e mais nas zonas de cantos e junto dos tectos e vai alastrando por trás dos moveis etc etc ... pode confirmar isso ?
  7.  # 87

Quando diz estanhadas é afagadas com cimento e cal? Eu por hábito chamo estuque a todas as paredes lisas, as minhas paredes cruas são de pasta branca meio acinzentada. Não sei se serão estucadas ou estanhadas, mas posso comprovar na ficha técnica de habitação logo à noite.
    Nas partes onde mais aparecem os pontos amarelados tem razão, em maior intensidade em tectos e parte superior das paredes e cantos.
    Também já pensei em fazer 2 buracos nas paredes, um no r/chão, outro no 1º andar e instalar extractores eléctricos para forçar a ventilação. Por norma, excepto com muito frio ou chuva, tenho sempre as janelas abertas no trinco (é caixilharia de batente em PVP e têm um trinco que fica +/- 1 cm abertas).
  8.  # 88

olha você vai -me chamar maluco lol mas por cá usamos o termo de paredes frias ( friagens) ... por algum motivo estas paredes da sua casa são frias e nestas zonas ainda são mais frias , frias de tal modo a que mantem as tintas meio amoadas sem nunca secar por completo ... mais uma vez vai parecer maluco mas já vi tintas de 10anos depois ainda estavam mal curadas ...
    eu explico melhor

imagine você vai pintar uma superficie fria mesmo fria com um reboco afagado ou estanhado com cimento e cal a onde uma mistura mais rica em cimento do que na cal corta muito o poder de permeabilidade da parede e até nas zonas mais escuras e duras devido aos apertos e misturas você consegue detectar de longe as zonas mais frias que existe naquela parede ( zonas mais escuras do afagamento ) em que começa a pintura e vai você aplica um primario ou não e começa a guerra das compatibilidades dos produtos ... o mais comum é usar um primario pliolite ...graças ás vantagens de dreno impecaveis que tem logo será quase o mesmo que não colocar primario numa parede fria , então a tinta que usar em cima deste primario vai receber o mesmo comportamento da friagem como se não tivesse primario , o que acontece ...

1º - as tintas levem muito mais tempo a secar e a curar ...numa aplicação normal você daria uma demão e deveria esperar 4 horas mas já se sabe que dá-se uma demão e quando estiver seco nova demão e toca a andar ... infelizmente é assim que acontece . Neste caso em paredes frias uma demão seca ao tacto mesmo com 4 horas pode não ser suficiente para ser repintada , mas como aparentemente está seca leva nova demão ... esta nova demão reactiva a 1ª que não estando seca por completo ( curada ) nunca mais seca ficando Amoada dada a friagem da parede mas sempre com o exterior da pintura seca ao tacto e se levar mais uma demão só piora a coisa , tá a ver ? o problema é como se resolve a coisa ? primeiro tem que testar realmente as paredes da sua casa , pode pedir junto da sua marca um maquina para medir a humidade das paredes e verificar se bate ou não certo com o que escrevo , outra experiencia que tem que fazer para ver e confirmar é aplicar uma demão de tinta farta numa zona mais afectada e uma igual numa zona menos afectada e ver e controlar o tempo de secagem em um lado e outro ( convem ser na mesma parede) ... e se o fenomeno friagem se confirmar e há aparelhos para ver isso tambem um termometro a lazer aonde pode fazer a leitura da parede eu ajudo a resolver um pedaço do seu problema com produtos Dyrup que vai ter que adquirir ... em embalagens minimas mas que depois pode ou não comprar na sua marca preferida .
  9.  # 89

Não chamo nada maluco, só lhe chamava maluco se me perguntasse se os pintores que lá andaram pela primeira vez eram alemães!! lol
    Mas eram tugas e bem tugas!
    Toda a informação que me possa ajudar eu agradeço sempre.
    Eu compreendi o fenómeno que me explicou, mas em todas as marcas informam para o seguinte em caso de manchas de fungos:

1º Lavar com líxivia
    2º Enxaguar
    3º Passar com desinfectante de paredes ou tratamento anti fungos (cada marca dá um nome ao seu produto)
    4º Deixar o produto absorver na parede e secar
    5º Aplicar primário novamente como se fosse uma pintura de raiz
    6º Pintar com uma tinta de qualidade e adicionar o aditivo anti fungos

A minha questão é: será mesmo necessário o primário em cima das cores?
  10.  # 90

primeiro tem que me dizer se as paredes tem friagens se sim deve usar um primario mas não um qualquer ... faça os testes que lhe disse ...

as suas cores por acaso tem quantidades grandes de corante , sabe ? só por curiosidade os pigmentos de cor são os piores componentes das tintas para secar e se for numa parede fria só piora ... mas não deve ser o seu caso , para reparar nas manchas amarelinhas .
  11.  # 91

Colocado por: rafaelisidoroprimeiro tem que me dizer se as paredes tem friagens se sim deve usar um primario mas não um qualquer ... faça os testes que lhe disse ...

as suas cores por acaso tem quantidades grandes de corante , sabe ? só por curiosidade os pigmentos de cor são os piores componentes das tintas para secar e se for numa parede fria só piora ... mas não deve ser o seu caso , para reparar nas manchas amarelinhas .

Tenho um fundo de cada divisão de cores diferentes mais carregadas, o resto é tectos e meia cana todos brancos, e paredes todas beje ou creme.
    Tenho por ex castanho chocolate e vermelho em 2 divisões diferentes em que só passados alguns anos é que repassou as manchas enquanto o branco e beje foi logo desde o primeiro ano da casa.
  12.  # 92

A minha questão é: será mesmo necessário o primário em cima das cores?
    eu não tinha reparado nesta questão , está a pensar que o primario é só em cima das cores ???? não, se for friagem tem que aplicar um primario geral para evitar o que se passou na pintura anterior ... que foi o uso de primario inadequado á situação das suas paredes ( se é que levou primario tipo pliolite) caso não tenha levado nenhum primario e a existir a friagem o comportamento é o mesmo ...
  13.  # 93

Portanto o melhor será um primário selante? Mas depois não vou ter mais condensação por respirar menos para fora? Actualmente não tenho condensações visíveis mas penso que as manchas aparecem devido à condensação existente no ar.
  14.  # 94

Colocado por: BricoleiroPortanto o melhor será um primário selante? Mas depois não vou ter mais condensação por respirar menos para fora? Actualmente não tenho condensações visíveis mas penso que as manchas aparecem devido à condensação existente no ar.
    faça o que lhe disse no fim de semana e falamos depois ... A Dyrup tem um Primario que é terapia de choque resolve tudo em qualquer situação ... mas primeiro tem que ver o que lhe disse . não se ponha a saber se é selante ou petrificante ... não o leva a lado nenhum .
  15.  # 95

Ok, obrigado pela informação, depois partilho a resposta.
  16.  # 96

Já arranjei pintor, ele diz que as manchas são fungos provenientes da aplicação do estuque em tempo húmido aquando da construção.
    Aconselhou-me a passar um produto da Sotinco chamado Artibiose Plus depois das paredes lavadas e secas.
    Resta esperar e ver o que acontece, se não voltar a aparecer os fungos, vou seguir com primário anti alcalino e tinta Sotinco Aquatinco com aditivo anti fungos misturado.
    Ele diz que dar Robbiotel em todas as paredes é um exagero e vai-me tirar permeabilidade nas paredes além de me sair bastante mais caro.
    Como já vi que ele é virado para a Sotinco embora também diga bem da Robbialac, também sei que são excelentes tintas família da CIN, resolvi não contrariar, ainda para mais quando o técnico da Robbialac se acomodou e não me dá o orçamento vai para 1 mês.
  17.  # 97

ele diz que as manchas são fungos provenientes da aplicação do estuque em tempo húmido aquando da construção.

em minha opinião modesta dai a ver para crer basta um aparelho de medir a temperatura ou humidade para ter a certeza ...

Mas pronto se não quer ter a certeza gratuitamente está no seu direito .
  18.  # 98

Colocado por: rafaelisidoro
    em minha opinião modesta dai a ver para crer basta um aparelho de medir a temperatura ou humidade para ter a certeza ...

Mas pronto se não quer ter a certeza gratuitamente está no seu direito .

Querer claro que quero, mas já viu pintores andarem com máquinas dessas? Eu não conheço... nem sei quem as possa ter.
  19.  # 99

Colocado por: Bricoleiro

Querer claro que quero, mas já viu pintores andarem com máquinas dessas? Eu não conheço... nem sei quem as possa ter.
    qualquer suporte tecnico de qualquer marca ... o seu pintor se ligar á sotinco tem de certeza um equipe do suporte tecnico que o poderá ajudar ... e por acaso na ilha de São Miguel mais de 10 locais entre Pintores que preferem Dyrup tem este tipo de material consigo ...
  20.  # 100

O da Robbialac foi lá e não trazia nada disso, e eles fazem isso sem a certeza que o cliente gasta mesmo o seu produto? Ou é pago antes?
    E adianta saber?
    A resolução não é a mesma? Primário e tinta para cima?

0.0305 seg. NEW