Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tenho um apartamento, no primeiro andar de um prédio que, por me ter mudado, se encontra desocupado. Na passada semana desloquei-me ao apartamento, tendo observado o que anexo e passo a descrever: aparentemente o reboco de uma das paredes parecia ter-se soltado do tijolo e estar em risco de queda. Contactei a companhia de seguros e o perito, após analisar a situação (ainda com todo o reboco na parede), concluiu que não seria humidade mas sim um desprendimento de massas de pobre qualidade (não coberto pelo seguro a menos que provocadas por humidade, inexistente no caso), tendo sugerido uma raspagem do reboco solto de forma a que, se este caísse, não estragasse o chão (pavimento flutuante). Uns dias depois dirigi-me ao local para arrancar tudo o que pudesse de modo a não ter mais problemas do que aqueles que tinha, e com o que me deparo? Com o que as imagens documentam, os tijolos sob o reboco estavam partidos como se uma grande pressão tivesse sido feita sobre eles. O pior é que já são várias as paredes a apresentar estes sintomas, se bem que em menor dimensão. Alguém me pode elucidar sobre o fenómeno e fazer prognósticos.

    Img1

    Img2

    Cumprimentos e obrigado,
    nteixeira
  2.  # 2

    Os seus vizinhos tambem sofrem deste tipo de problema?

    Haverá alguma sobrecarga nas traseiras dessa parede pelo exterior'

    Haverá alguma carga constante de terras no exterior?
  3.  # 3

    Boas perguntas, mas não consigo responder à primeira. Pelo exterior da parede não há nada, a inclusive tem revestimento cerâmico que está todo no sitio sem apresentar problemas. A última não percebi.
  4.  # 4

    Isso não é nada... O trolha quando fez a parede pegou um tijolo já partido e toca a assentar, não se quiz dar ao trabalho de descer do andaime para pegar outro tijolo. essa parede est´firme como uma barra de fero.
  5.  # 5

    Não me parece. Nesse caso porque só agora o reboco daria de si, e ao longo de toda a parede e não só neste local? E os outros locais do apartamento que, junto ao tecto, apresentam os mesmos sinais mas mais ténues?
  6.  # 6

    nteixeira,não ligue o que o asdrubal diz,ele não percebe patavina de obras..
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  7.  # 7

    Não havendo cargas a pressionar essa parede, este tipo de patologia não é comum em cedência de estrutura parece-me que o estuque desagregou da parede.

    Temos aqui um caso para o Anonimo16062021 comentar!

    É o velho problema do estuque projetado diretamente no tijolo como alguns defendem!

    Tem ai um grande bico de obra!...
  8.  # 8

    Colocado por: Costa53É o velho problema do estuque projetado diretamente no tijolo como alguns defendem!

    O problema pode ser devido a muitas causas, do estuque projectado directamente no tijolo não é de certeza.

    Parece-me que existe um esmagamento da parede, mas se fosse isso seria visível também no exterior.
    Concordam com este comentário: J Filipe
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaParece-me que existe um esmagamento da parede, mas se fosse isso seria visível também no exterior.


    Mas pelos vistos não existe nenhum esmagamento visivel pelo exterior segundo afirma o nteixeira nem tão pouco rachas!

    O que será Picareta!
  10.  # 10

    De fora não se vê porque a pressão está a ser exercida sobre a parede interior. Isso deve ser uma parede dupla, e esta parede deve estar a suportar o peso do tecto. Certinho direitinho. Arranje isso, disfarce muito bem disfarçado arranje um trouxa e venda-lhe a barraca antes que o tecto desabe sobre a sua cabeça.
    Concordam com este comentário: treker666, J Filipe
  11.  # 11

    Colocado por: asdrubalDe fora não se vê porque a pressão está a ser exercida sobre a parede interior. Isso deve ser uma parede dupla, e esta parede deve estar a suportar o peso do tecto.

    Ora ai está a resposta certa,afinal de contas o asdrubal percebe da coisa..
  12.  # 12

    Colocado por: Costa53O que será Picareta!

    Convinha saber que a rachadela no tijolo é actual.
  13.  # 13

    Colocado por: asdrubale esta parede deve estar a suportar o peso do tecto.


    Se fosse o caso, não havendo lintel, acho que o tecto já tinha desabado e parece-me pelo comentário do nteixeira que não existe rachas no teto!
  14.  # 14

    Como fui o primeiro a vir habitar o prédio, vi como construíram o do lado (o mesmo construtor e método). O tecto/pavimento são placas de cimento armado que foram assentes sobre outras na vertical, no fundo um lego em que primeiro ficou montada toa a estrutura em betão armado e depois fizeram as pedes interiores.

    Ou seja: o meu tecto e o meu chão são laje de betão armado que se estendem para lá da parede dupla da habitação, formando as varandas. Não percebendo muito do assunto diria que seriam ambas as paredes (da dupla) terão de suportar o peso pois não há descontinuidade de uma para a outra. Teremos algo tipo, de dentro para fora: chão, parede interior (a das fotos), parede exterior (a que não apresenta problemas), e chão da varanda.

    Tipo Isto: http://www.torcao-e.pt/imagens/eventos/__evento_31_1.jpg

    O tecto não tem mais rachadelas do que as que tinha, apenas no pequeno rebordo junto ao tecto apareceram subitamente umas rachadelas.

    Espero que ajude e espero ajuda.
  15.  # 15

    e a rachadela no tijolo é actual?
  16.  # 16

    Não o consigo dizer.
  17.  # 17

    Colocado por: Picaretae a rachadela no tijolo é actual?


    Se não é, parece. Não percebendo de construção, parece que a zona estalada está sem sujidade da projeção do estuque. À posteriori da aplicação do estuque é de certeza.
  18.  # 18

    Colocado por: Picaretae a rachadela no tijolo é actual?

    pelo menos é posterior à aplicação do estuque,
    a fenda no tijolo não tem qualquer marca de estuque.
  19.  # 19

    Provavelmente houve um assentamento da Laje (flecha) e descarregou na parede, que não está preparada para receber essa carga.
  20.  # 20

    E terá assentado de vez? Ou posso esperar ficar com menos uns mm (esperemos que apenas mm e não cm) de pé direito?

    E só agora é que assentou? A construção tem 10 anos.
 
0.0194 seg. NEW