Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas sendo os materiais por conta do empreiteiro nada me impede de os escolher.
    Se tiver um "tecto orçamental" para cada material posso mto bem escolher o que me der na real gana dentro daquele tecto.
    Aliás até posso exigir que sejam comprados na casa x ou y pois sei qual é o preço que essa casa faz.
    Depois é facil medir as áreas e somar apenas 10% para desperdiçios e cortes, se ele gastar mais que isso azar o dele.
    Se o material vier com defeito volta para traz.
  2.  # 22

Colocado por: zedasilva
    Aliás até posso exigir que sejam comprados na casa x ou y pois sei qual é o preço que essa casa faz.

Mas se calhar se o empreiteiro não tiver acordos com essas casas vai fazer má cara e vai comprar ao mesmo preço que você compraria e ainda lhe põe a margem dele em cima.
  3.  # 23

Hoje toda a gente tem acordos com toda a gente. A menos que não esteja a pensar pagar.
    Caso ele faça má cara podemos sempre dizer:
    Ok eu pago do meu bolso e desconto na proxima factura.
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaHoje toda a gente tem acordos com toda a gente.

Não é bem assim. Eu construo há mais de 25 anos e há casas de materiais de construção que eu nem conheço!
    E estou só a falar em Lisboa e arredores, quanto mais as outras.

Quanto ao custo dos materiais:
    Se os particulares tivessem de contabilizar os custos de todo o processo de lidar com um fornecedor (escolha do material, medição, pedido de orçamento, confirmação da encomenda, reclamações por ter ultrapassado o prazo de entrega, transporte, recepção/conferência do material em obra, gestão de factura, pagamento e conferência de cheques) nem se atreviam a encomendar um prego, quanto mais a totalidade dos materiais.
    Se o particular não faz essas contas é porque tem a sorte de ter tempos mortos, isto é, improdutivos. Não é o caso de uma empresa, em que cada minuto de trabalho é pago.

Colocado por: marjoaoPelas contas que fiz inicialmente, ao ser eu a comprar os materiais vou poupar em relação a orçamentos que tive de "chave na mão", 50 a 60 mil euros.

Que materiais é que está a considerar? Cimento, areia, brita, ferro, solho, tijolo, azulejo, mosaico, portas, roupeiros, louças, torneiras, armários de cozinha?
    E... POUPA 50 a 60mil euros? Tem a certeza? Numa moradia não se costuma gastar nem isso nesses materiais!
  5.  # 25

Pelas contas que fiz inicialmente, ao ser eu a comprar os materiais vou poupar em relação a orçamentos que tive de "chave na mão", 50 a 60 mil euros

Espectacular seria termos essas contas aqui partilhadas connosco. Não que duvide de si, mas estou altamente surpreendido com esse valores e não percebo como é que se chega lá... gostaria de aprender :)

Coisas da Casa
  6.  # 26

Boas

Num dos Orçamentos "chave na mão" que recebi, o item "Estrutura em Betão", que implicava: Muralhas e muro de contenção; lage da cave; lage térrea; lage tecto piso 0; lage esteira - Mão de Obra e materiais custava-me 72994,40€ + Iva .
    Neste item, da maneira como estou a fazer, gastei cerca de 40000,00€.

Também tive um outro construtor, que para movimento de terras me pedia 7946,63€ + Iva ( as terras não eram para sair do terreno). - A máquina andou lá 1 dia e meio.

Continuo a dizer, cada cabeça sua sentença. Se calhar tive azar com os Orçamentos "chave na mão" que recebi, poderiam estar todos inflacionados!!

Cuptos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
    • eu
    • 10 fevereiro 2009

# 27

Isso não são poupanças reais, são poupanças virtuais em virtude desses orçamentos estarem mal feitos ;)
  7.  # 28

Isso não são poupanças reais, são poupanças virtuais em virtude desses orçamentos estarem mal feitos

:)´

marjoao

De todos os orçamentos que recebeu, quais foram os valores para estrutura? E para movimentação de terras?

Coisas da Casa
  8.  # 29

Penso que a Marjoao poderá ter dado assim um valor por alto, pois de facto o valor poupado é algo de grandioso que apenas poderá ser explicado pelo inflacionamento dos orçamentos que receber de malta que queria na Obra da Marjoão ganhar dinheiro para comprar um iate :)

No processo de consulta de preços para a minha empreitada, posso dizer que 2 deles, os valores apresentados eram cerca de 40% mais alto do valor pelo qual adjudiquei a minha casa.... preços há para todos os gostos... pedir não custa... em 100 algum pato há-de cair!

um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  9.  # 30

Filipe,
    O problema é acertar em quem é o pato (se o empreiteiro mais barato, se o cliente que confia no mais barato). :-)

Dois casos:
    Numa obra para a qual me pediram preço, com um volumoso caderno de encargos, com todos os materiais e quantidades especificadas, houve 2 empresas com um preço um pouco superior ao meu (8 a 10%), e uma empresa com um preço quase 40% ABAIXO do meu!
    Por deferência, os donos de obra explicaram-me que não me podiam adjudicar a obra porque as diferenças eram muito grandes, «por exemplo, na caixilharia de alumínio tem metade do seu preço».
    Como a minha empresa teve, durante muitos anos, uma serralharia de alumínio, eu sabia muito bem que é impossível ter metade do meu preço. Não pagava nem sequer o alumínio, quanto mais o resto. Puxei pelo novelo e descobri que era uma empresa «nova», ainda sem alvará, mas que «estavam a tratar disso».
    Palavra puxa palavra, no dia seguinte telefonaram-me a dizer que me adjudicavam a obra porque a proposta mais barata não tinha credibilidade (parece que até hoje a tal empresa nova ainda não fez qualquer trabalho).

Na qualidade de construtora e promotora imobiliário, a minha empresa construiu vários grandes edifícios. Curiosamente, quando temos de adjudicar algumas parcelas, eliminamos sempre as que têm o preço mais barato: Elevadores, Grupos Hidropneumáticos e Impermeabilizações.
    Não sei se me faço entender...

Luís
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  10.  # 31

Colocado por: Luis K. W.Filipe,
    O problema é acertar em quem é o pato (se o empreiteiro mais barato, se o cliente que confia no mais barato). :-)

Luís

... o meu post ficou incompleto, sorry.... a empresa que eu adjudiquei não foi a que apresentou a proposta mais barata, porque também concordo contiso... o barato sai sempre caro.... menos uma bateria que eu comprei para a minha sony, que me custou a módica quantia de 10 euros, dos quais 5 euros foram portes :) quanto eu esperava que me tivessem feito a folha eis que ao fim de um mês a dita cuja aparece lol...

Luis ainda não me esqueci daquilo que nós combinamos em sussurro :)

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  11.  # 32

No meu caso pessoal, tive descontos de 25% nos cerâmicos. Por curiosidade, perguntei qual o desconto que faziam aos empreiteiros. Mostraram-me, para um caso concreto (o do meu empreiteiro, que tem/já teve obras-chave na mão), facturas com descontos de 20 ou 25%. Por isso, nesta parte ficou ela por ela.
    Ainda não fiz contas finais, mas nunca pensei que construir uma casa ficasse tão caro! Duvido que com chave na mão pagasse muito mais. Tinha sim muito menos trabalho. No final da obra ponho aqui os preços... (hoje foram mais 480Euros para renovar a licença das Estradas de Portugal-já tinham ido 850 + cheque caução de 7500Euros)
    Para mim a grande vantagem é sabermos exactamente o tipo de material que temos na obra e como falamos com fornecedores sobre regras de aplicação de materiais, estamos mais dentro do assunto e podemos sempre ir alertando os trolhas e não os deixamos facilitar muito.
    Também acho que os empreiteiros se esticam nas partes em que podem ir buscar algum. No meu caso: mão de obra, cimento, cimento-cola, areias, brita, pó de pedra, betumes...extras que surgem...e em alguma sub-empreitada mais que lhes adjudicarmos.
  12.  # 33

Não sou do ramo da construção mas tempo acompanhado o fórum desde á algum tempo e deixo a minha opinião de leigo.
    Acredito que com bastante tempo disponível e muita paciência seja possível poupar algum $$$ fazendo uma casa por administração directa, desde que não se compare com empreiteiros milagrosos que provávelmente fizeram mal as contas, ou vão enganar nos materiais de alto a baixo, ou não vão meter parte dos materiais ou metem mão de obra que só percebe de cerveja.
    Dos poucos contactos com empreiteiros que tive, nunca nenhum assumiu o quanto ganha numa obra, concerteza que esse valor estará escondido algures no orçamento, não seria mais transparente assumir isso?
    Penso que ninguém está á espera que o empreiteiro trabalhe para aquecer, ou será que o cliente iria ficar escandalizado?
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2009

# 34

Colocado por: miguelgnunca nenhum assumiu o quanto ganha numa obra

Não lhe dizem porque poucos devem saber...
    • eu
    • 10 fevereiro 2009 editado

# 35

Não lhe dizem porque poucos devem saber...
    Eu acredito mesmo nisso. Nos orçamentos que recebi ( e recebi mais de uma dezena) fiquei com uma impressão sincera que os orçamentos são feitos praticamente a olho, lendo o caderno de encargos na diagonal e baseando-se no aspecto (e o carro) do dono da obra. Só um dos empreiteiros é que me telefonou a perguntar sobre aspectos relevantes da construção, todos os outros nem tiveram dúvidas...

Só isso explica as disparidades brutais nos valores. O orçamento mais caro que recebi foi cerca de 120% superior (Sim, mais do dobro) ao orçamento mais barato que recebi. E o orçamento mais barato é de um construtor com muito boas referências, que já construiu para amigos meus sem quaisquer problemas a relatar... em princípio será esse o escolhido, não por ser o mais barato, mas pelas referências...
  13.  # 36

Colocado por: miguelgDos poucos contactos com empreiteiros que tive, nunca nenhum assumiu o quanto ganha numa obra, concerteza que esse valor estará escondido algures no orçamento, não seria mais transparente assumir isso?

Eu não me importo nada de dizer.
    Depois de ter feito as contas ao que penso gastar (directamente) na obra, verifico se o total e o custo/m2 são razoáveis e multiplico por um valor (mark-up) que pode ir dos 15 aos 25% (taxa maior em trabalhos mais pequenos).
    De notar que estes 15 a 25% que tenciono «ganhar» na obra, não são "lucro". É a verba com que a empresa paga todas as despesas administrativas (rendas, telefone, telemóveis, internet, seguros, alvará, pessoal de escritório, limpeza, contabilista, carros, etc.), e - se as contas da obra estiverem certas - pode ser que ainda sobre algum, e esse é que é o lucro.
    (Em resumo: uma empresa é uma fábrica de custos).
  14.  # 37

eu até dizia para o senhor recorrer a um tribunal mas se a empresa faliu dificilmente nunca mais vai ver o seu dinheiro
  15.  # 38

Boa tarde,

Portanto vendo todos os comentários aqui colocados, e concordando com muitos deles, a unica solução que vejo é apenas pagar o serviço após este estar feito, com factura descriminatória daquilo que se pagou, Serviço e Materiais.

Se assim o fizermos muito dificilmente os fornecedores mesmo que nos venham bater á porta, em caso de falência do empreiteiro, podem-nos cobrar seja o que for. Apartir desse momento o fornecedor será apenas credor de um empreiteiro falido.

Agora tenho outra duvida, normalmente quando entregamos uma empreitada "chave na mão" temos uma garantia de 5 anos na casa, ou seja qualquer problema o empreiteiro é que repara e arranja a casa, sem custos para o dono da obra.
    Se o empreiteiro entra a casa ao dono da obra e um ano depois fali, o dono da obra tem de rezar para que não haja problemas durantes os restantes 4 anos de garantia, senão fica a perder dinheiro. Haverá solução para esse problema?

A unica solução que me ocorre é guardar pelo menos 25.000€ do orçamento da construção da casa, e ir pagando ao empreiteiro, esse dinheiro durante os 5 anos da garantia. Será que os empreiteiros aceitariam esse tipo de salvaguarda do dono da obra?

Têm mais alguma solução???

Cumprimentos
  16.  # 39

Colocado por: CarlsbergSe o empreiteiro entra a casa ao dono da obra e um ano depois fali, o dono da obra tem de rezar para que não haja problemas durantes os restantes 4 anos de garantia, senão fica a perder dinheiro. Haverá solução para esse problema?

Claro que sim, é pagar você

Colocado por: CarlsbergA unica solução que me ocorre é guardar pelo menos 25.000€ do orçamento da construção da casa, e ir pagando ao empreiteiro, esse dinheiro durante os 5 anos da garantia. Será que os empreiteiros aceitariam esse tipo de salvaguarda do dono da obra?

è a chamada retenção de garantia, mas geralmente é válida por 1 ano, não 5. Se eles aceitam? duvido muito
  17.  # 40

Colocado por: Carlsberg
    A unica solução que me ocorre é guardar pelo menos 25.000€ do orçamento da construção da casa, e ir pagando ao empreiteiro, esse dinheiro durante os 5 anos da garantia. Será que os empreiteiros aceitariam esse tipo de salvaguarda do dono da obra?

Têm mais alguma solução???

Cumprimentos

Isso é o que está definido no DL59/99 substituido pelo DL18/2008 de 29 de janeiro que regulamenta os Contratos Públicos. É pena que esse tipo de garantia não possa ser aplicada ás obras civis e somente às Empreitadas de Obras Públicas pois sempre era um meio de defesa do dono da obra. Claro que os empreiteiros também deveriam estar protegidos contra donos de obra caloteiros que no término do prazo da garantia pudessem reter essas quantias indevidamente.

O que me ocorre dizer é nada obsta que possa colocar essa claúsula no seu contrato com empreiteiro, desde que ele aceite claro. O problema é que tudo depende do poder negocial que se tenha, e neste aspecto os particulares são "fraquinhos".

0.0234 seg. NEW