Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Tenho uma dúvida comprei recentemente um apartamento de tipologia t1 num r/c. Comuniquei à empresa do condomínio que desde o dia x sou o novo proprietário. Primeira carta com as despesas de condominio e fiquei algo perplexo com o valor do mesmo. De dia 25/10 a 30/11, 61.22€+6.12€ fundo de reserva, dá um total de 67,34€ A permilagem é de 21,000 Área bruta privativa: 77,0000 m2 Área bruta dependente: 83,0000 m2
    Gostaria de obter a vossa opinião

condominio
      DespesasCond.jpeg
  2.  # 2

Colocado por: MenezesGostaria de obter a vossa opinião

Valor mensal do condomínio = (28995.65 x 0.021)/12 = 50.74€
    Valor mensal do fundo de reserva = (2899.56 x 0.021)/12 = 5.07€

Valor diário do condomínio = (28995.65 x 0.021)/366 = 1.66€/dia -------------> 37 dias dá 61.42€
    Valor diário do fundo de reserva = (2899.56 x 0.021)/366 = 0.166€/dia-------> 37 dias dá 6.14€

É muita nota para um T1 !!!!

Quantas fracções tem esse condomínio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Menezes
  3.  # 3

Olá! Pelo que percebi são três prédios todos mesmo construtor, garagem comum aos três e entradas da rua independentes. Não tenho a certeza de quantas fracções mas assim por alto dos três blocos aponto para 40 fracções. Acho um roubo…um prédio de 1999 e a construção é vulgar, não cá piscinas nem cortes de ténis, nem porteiros ou segurança nocturno. Estou lá há meia duzia de dias e já me apercebi que o prédio já foi assaltado várias vezes.
    Se eu pago isto nem quero imaginar um T2 ou T3.. Porque é que não se gere cada prédio independente e as despesas das garagens comuns a todos? Eu não percebo de condomínios mas não vejo lógica. Porque é que eu vou estar a pagar o que o prédio ao lado estraga quando nem sequer tenho acesso ou usufruo do mesmo! Vivo num r\c e tenho acesso às escadas para ir à garagem porque é que estou eu a pagar arranjos dos elevadores todos quando praticamente não preciso usar elevador.
    Se alguém me poder ajudar…assim parto para o barulho :)
    Obrigado
  4.  # 4

Acho um roubo…um prédio de 1999 e a construção é vulgar, não cá piscinas nem cortes de ténis, nem porteiros ou segurança nocturno.

Numa primeira análise, não vejo nada de muito estranho no seu orçamento.
    Tem 4 contadores de electricidade, custo médio de 200/mês, semelhante para todos os blocos. Com portão de garagem, bombas hidropressoras, elevadores e ventilação, pagam uma fortuna só de potência contratada, fora o consumo.
    Pelo valor do contrato, diria que tem 2 elevadores por bloco, a custar 94€+IVA por mês. Não é barato, mas é preciso ter força negocial para o reduzir - e podem estar amarrados a um contrato longo, por exemplo.
    Tem limpeza, a custar aproximadamente 78€/mês por bloco. Dependendo do tamanho do bloco e da frequência de limpeza, pode ser até barato..

Estou lá há meia duzia de dias e já me apercebi que o prédio já foi assaltado várias vezes.

Se eu pago isto nem quero imaginar um T2 ou T3..

Cada um pagará em função da permilagem.

Porque é que não se gere cada prédio independente e as despesas das garagens comuns a todos? Eu não percebo de condomínios mas não vejo lógica.

Porque formalmente os 3 blocos são um único prédio.

Porque é que eu vou estar a pagar o que o prédio ao lado estraga quando nem sequer tenho acesso ou usufruo do mesmo!

Porque o "prédio ao lado" é o mesmo prédio que o seu.

Vivo num r\c e tenho acesso às escadas para ir à garagem porque é que estou eu a pagar arranjos dos elevadores todos quando praticamente não preciso usar elevador.

Paga porque pode utilizar.

Se alguém me poder ajudar…assim parto para o barulho :)

Pode sempre juntar-se aos seus vizinhos e encontrar formas de reduzir custos. Acredito que todos estarão dispostos a aceitar sugestões.
  5.  # 5

Dou-lhe um exemplo....
    - tenho um apartamento com 24 inquilinos, tenho 40 como permilagem
    - só um elevador com manutenção com consumíveis apenas
    - limpeza mensal
    - seguro do prédio total incluindo as fracções
    - 1 contador para água e outro para electricidade e empresa de condomínio

Pago mensalmente: 40€

O seu condomínio, é de ~50€ (pelas contas do picareta).... ou seja + 25% do que o meu mas....:
    - tem 3 elevadores - 3x mais
    - 4 contadores de eletricidade - 4x mais
    - tem arranjos exteriores - eu não
    - são uns 47 (1/0,021) ~= dobro dos meus

Portanto, acho que até paga pouco (em relação ao que pago)... :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Menezes
  6.  # 6

Boa tarde a todos!
    Correcto e afirmativo…acho que hj em dia é mais importante o valor do condomínio que o valor da casa :D
    Não deixei de mostrar a perplexidade ao condominio com os valores cobrados..pois n considero que a manutenção do prédio esteja a altura destes valores..e como já de si é carissimo acredito que ngm queira mais despesas e limitam se ao básico e imprescindível para o funcionamento do prédio.
  7.  # 7

Prepare-se é quando tiverem que fazer reparações nas paredes exteriores/telhado... aí é que vai doer :-(
  8.  # 8

Eu gosto é dos 4500€ ano para gestão de condominio.

Os meus cobravam 90€ mês foram de viola agora fazemos nós a gestão, que consiste em fazer transferências de agua, luz, elevadores e limpeza, trocar lampadas, e lá muito de vez em quando pedir uns orçamentos para arranjar o portão da garagem ou coisa que o valha. Reduzimos o nosso condominio em 10€ a casa um mês. Agora estes cobram 375€.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, anatrindade
  9.  # 9

Concordo..mas pelos vistos ngm se queixa por pagar estes valor, e falam da crise... eu queixo e estou há meia duzia de dias lá. Não faltam empresas de condominio e cada uma a fazer mais barato que a outra para poderem trabalhar.
    Posso enviar uma carta a cada fracção para se arranjar nova empresa de gestao do condomínio ?
  10.  # 10

Colocado por: MenezesPosso enviar uma carta a cada fracção para se arranjar nova empresa de gestao do condomínio ?

Peça você os orçamentos e entregue-os ao outros condóminos, e na próxima reunião decidam.
    Concordam com este comentário: hfviegas
    • mog
    • 3 dezembro 2013

# 11

Colocado por: hfviegasEu gosto é dos 4500€ ano para gestão de condominio.

Os meus cobravam 90€ mês foram de viola agora fazemos nós a gestão, que consiste em fazer transferências de agua, luz, elevadores e limpeza, trocar lampadas, e lá muito de vez em quando pedir uns orçamentos para arranjar o portão da garagem ou coisa que o valha. Reduzimos o nosso condominio em 10€ a casa um mês. Agora estes cobram 375€.
    Concordam com este comentário:de jesus mendes

Eu, pessoalmente, preferiria pagar 10 euros/mês e não ter quem me chateasse a qualquer hora por tudo e por nada. Eu fui administrador de condomínio uma vez e jurei que nunca mais. Mas lá está, também depende o tipo de pessoas que habitam o prédio.
  11.  # 12

Colocado por: mog

Eu, pessoalmente, preferiria pagar 10 euros/mês e não ter quem me chateasse a qualquer hora por tudo e por nada. Eu fui administrador de condomínio uma vez e jurei que nunca mais. Mas lá está, também depende o tipo de pessoas que habitam o prédio.

Felizmente só tenho bons vizinhos. E somos sempre 2 os administradores esq e dir respectivamente de 5 em 5 anos lá me calha ter de mudar umas lampadas e fazer umas transferências bancárias. Eu não me importava era de receber 120€ por mês para tratar do meu condominio todos os anos.
  12.  # 13

É por estas e por outras que antes de se comprar uma casa, devemos inteirar-nos das questões do condomínio.
    O Sr. "herdou" o pagamento de pouco mais de 50€/mês; há quem herde centenas ou milhares de euros de dívidas do condómino anterior, porque é uma dívida que passa de proprietário para proprietário e a maioria das pessoas não sabe disso...
  13.  # 14

há quem herde centenas ou milhares de euros de dívidas do condómino anterior, porque é uma dívida que passa de proprietário para proprietário e a maioria das pessoas não sabe disso...

Não sabem porque não é assim.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf, thekillerpt
  14.  # 15

explique isso luisvv para todos saberem sff
  15.  # 16

Colocado por: anatrindadeexplique isso luisvv para todos saberem sff

http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/b281693fa0380d81802573160035fa51?OpenDocument&Highlight=0,partes,comuns,uso,exclusivo

Processo:
    0753550
    Nº Convencional: JTRP00040482
    Relator: SOUSA LAMEIRA
    Descritores: CONDOMÍNIO
    DESPESAS
    COMPRA E VENDA

Nº do Documento: RP200707090753550
    Data do Acordão: 09-07-2007
    Votação: UNANIMIDADE
    Texto Integral: S
    Privacidade: 1

Meio Processual: APELAÇÃO.
    Decisão: CONFIRMADA A SENTENÇA.
    Indicações Eventuais: LIVRO 307 - FLS 188.
    Área Temática: .

Sumário: Não deve ser imputada ao actual proprietário de determinada fracção autónoma a responsabilidade pelas despesas de condomínio relativas a um período de tempo anterior à sua aquisição, as quais continuam a ser da responsabilidade do anterior proprietário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  16.  # 17

com recurso a tribunal, é natural.
    e quantas pessoas não estão para meter o processo para não ter que pagar custas, pagar advogado, fora o tempo despendido (meses ou anos)...
    por vezes, não compensa a despesa do processo para o valor da dívida...
    se a justiça estivesse mais acessível, talvez.
  17.  # 18

com recurso a tribunal, é natural. e quantas pessoas não estão para meter o processo para não ter que pagar custas, pagar advogado, fora o tempo despendido (meses ou anos)... por vezes, não compensa a despesa do processo para o valor da dívida...

O que a Ana escreveu foi:

há quem herde centenas ou milhares de euros de dívidas do condómino anterior, porque é uma dívida que passa de proprietário para proprietário e a maioria das pessoas não sabe disso...
  18.  # 19

O que eu disse, por outras palavras, e que quando não se é advogado (ou não se tem um "amigo" que o é) neste país está lixado!
    •  
      imbs
    • 4 dezembro 2013

# 20

Colocado por: anatrindadeO que eu disse, por outras palavras, e que quando não se é advogado (ou não se tem um "amigo" que o é) neste país está lixado!

Ou quando não se informam e para não se 'chatearem' pagam.

Eu comprei um imóvel com dívida ao condomínio e não herdei coisa nenhuma porque em reunião defendi que tal coisa não fazia grande sentido. Ah e não sou advogada :) Mas segundo tenho visto aqui pelo fórum, mesmo em tribunal nem sempre se decide assim.

0.0232 seg. NEW