Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estamos a pensar seriamente em colocar um tecto falso na nossa sala por duas razoes: "endireitar" a lareira e eliminar o trabalhado que tem na junção tecto/parede (peço desculpa mas não sei o termo técnico) e passar de 1 para 2 pontos de luz (uma para a zona de estar e outro para a zona de jantar).

A sala é rectangular, sem quebras a não ser a lareira que é saliente. Já pedimos um orçamento mas achei bastante caro para uma sala com cerca de 23 m2 (6,5x3,5) e uma lareira que deve tem cerca de 4 m2 de superficie para endireitar. Disseram-nos que o "pladur" da lareira tinha de ser diferente pois tem de ser resistente ao calor.
    O orçamento global para a zona de Aveiro foi de 900 € já com pintura da sala incluída.
    É um preço em conta?? A sala não é nada grande e parece-me muito exagerado, mas a verdade é que também não tenho noção nenhuma de preços nem do trabalho envolvido.
    Pelo que vi aqui no forum, nesta zona o preço deste tipo de trabalho é de 21 a 25 €/m2 + IVA. Fazendo as contas anda à volta dos 775 €, o que leva a um serviço de pintura de 125€ (este sim...tenho a certeza que é caro).

Precisava mesmo de uma "luz" neste assunto...

Desde já obrigada a quem puder ajudar.

AA
  2.  # 2

Se for pintar apenas os 23m2 de TECTO, os 125Euros são perfeitamente adequados (5 euros/m2).

Nota: normalmente são os pintores que terminam a reparação do barramento iniciado pelos aplicadores do pladur, e aquilo é uma poeirada do pior.

O pladur é que, provavelmemte podia ficar um pouco mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabenfica
  3.  # 3

Olá Luis,

Obrigada pela resposta. O serviço de pintura é para a sala toda (tecto e paredes). Já pintamos outras zonas da casa e o preço do trabalho foi "ao dia" e não "ao m2" o que se torna substancialmente mais barato.
    Não tenho o preço por m2 do pladur, apenas o orçamento final. Estou a supor com base em valores que encontrei aqui no forum.
    Vou tentar arranjar outros orçamentos para conseguir comparar.
    Mais uma vez obrigada pela resposta

AA
  4.  # 4

O preço do pladura pode variar entre os 19€ e os 21€ por metro quadrado, incluindo tudo menos a pintura.
    Concordam com este comentário: valtere
  5.  # 5

Mais uma questão.

A colocação de pladur em paredes ou tectos implica sempre uma pintura correcto? Suponho entao que esta pintura nunca esteja incluida nos orçamentos,
  6.  # 6

a pintura é sempre à parte, agora a pessoa que coloca o pladur pode tambem executar pintura.

A pintura dependendo da aplicação do pladur e qualidade da tinta, pode variar entre 5€ e 6€
  7.  # 7

Obrigada Vasco,

Assim as coisas começam a fazer sentido :)
    Ou seja, posso contar com 21€/m2 para a colocação do pladur + 6€/m2 para a pintura. A isto tudo acrescenta o IVA (20%???)

Só mais uma coisinha e peço desde já desculpa por estar a abusar. Suponho que o Pladur resistente ao calor seja mais caro, é uma diferença significativa?

Obrigada a todos os que ajudaram. A verdade é que não tinha noção nenhuma de preços mas o que eu estava a achar caro, pode simplesmente ser o vencimento justo de quem faz este tipo de trabalho. Também não queria estar a ser "injusta" com ninguem.
  8.  # 8

Não. Como se trata de uma habitação, será:
    20% de Iva sobre os materiais
    5% de Iva sobre a mão de obra.
    Pode contar com cerca de metade do valor da factura em materiais, e outra metade em mão de obra.

Nos casos em que a factura tem mais de 80% de mão-de-obra e menos de 20% de materiais (por exemplo, o caso de facturas que incluem apenas pintura), nesse caso a totalidade da factura tem o IVA a 5%.
  9.  # 9

Colocado por: anabenfica
    Só mais uma coisinha e peço desde já desculpa por estar a abusar. Suponho que o Pladur resistente ao calor seja mais caro, é uma diferença significativa?

A placa habitualmente utilizada é a Placa tipo N de 13mm. A placa corta fogo é a Placa FOC (placa cor vermelha). Para ter características corta fogo, é necessário utilizar 2 placas de 15mm.
    Photobucket
  10.  # 10

Carissimos.. se a lareira é existente e já tem o pano de alvenaria construido, se apenas é para aplicar uma frente/s vertical/ais, a placa de gesso alminado, pode ser normal... sem quaisquer caracteristicas corta fogo ou ser incombustível.
  11.  # 11

Sim, a lareira já existe.
    O objectivo é apenas colocar frentes para a tornar rectangular (ela afunila).
    Colocou-se a questão de um pladur resistente ao calor porque as paredes da lareira aquecem (não ficam a escaldar mas gera-se ali algum calor) e como temos recuperador de calor, a marmore onde vai assentar as placas de pladur aquece muito (a saída do recuperador de calor fica muito próxima das paredes do cone da lareira).
  12.  # 12

Colocado por: Luis K. W.Não. Como se trata de uma habitação, será:
    20% de Iva sobre os materiais
    5% de Iva sobre a mão de obra.
    Pode contar com cerca de metade do valor da factura em materiais, e outra metade em mão de obra.

Boas,

Luís já várias vezes li "na diagonal" alguns posts seus sobre o IVA a 5% e a 20%...
    Mesmo numa obra nova para habitação é assim? O empreiteira deve apresentar as facturas do material, e sobre estas cobrar 20% de IVA e apresentar as facturas da mao de obra e sobre estas pagarmos apenas os 5% de IVA?

Cump.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Azevedo78Mesmo numa obra nova para habitação é assim? O empreiteira deve apresentar as facturas do material, e sobre estas cobrar 20% de IVA e apresentar as facturas da mao de obra e sobre estas pagarmos apenas os 5% de IVA?

Em obra nova, não.
    Nos outros casos... a mim nunca me pediram para apresentar as facturas dos meus fornecedores (era só o que faltava)! :-)
    Primeiro faço as contas ao custo da obra, confiro o que foi materiais e o que foi mão de obra, e aplico as respectivas percentagens na factura.
    Repare que não ganho nada com o IVA. Se eu receber a mais tenho de o entregar ao Estado no mês seguinte. Por isso, geralmente, ponho a "MINHA mão de obra" no prato mais leve da balança (do IVA).
  14.  # 14

Amigo Luis explique isso melhor, não estou a perceber o porquê de aplicar 5% na mão de obra e 20% nos materiais.

Eu estando a fazer uma obra de remodelação como devo proceder?

E fazendo uma obra nova, ex: predio por conta de outrem?

Obrigfado
  15.  # 15

Vasco,
    «O porquê» é a Lei 55-B/2004, OGE 2005. D.R. I série-2.ºSupl. de 30/12/04; pag 7412/(177), de que já aqui falámos neste Forum.

«2.24 — As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.
    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços.»
    •  
      alv
    • 11 fevereiro 2009

# 16

Vivam!
    Bem, falamos de Pladur e preços.
    Discutimos o sexo dos anjos, porque em tectos normais poderíamos começar nos 15€ em grandes obras e para construtores e em coisas pequenas e para particulares até 25€ é um preço corrente.
    Normalmente o preço de referencia que uso para particulares é de 21€. Quando se tem de usar placas FOC ou WA, o preço acresce de 2.5 a 3€.
    O isolamento também é à parte. A pintura também pode ser entre 5 e 7.50€/m2, dependendo de novo da quantidade e se é para construtores ou público.
    Claro que em construção se fala normalmente em preços sem IVA e este pode ser facturado á taxa de 5% em mão de obra ou se esta não exceder os 20% como disse o Luis.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  16.  # 17

Quer dizer se a mão de obra for igual ou maior que 80% total dos custo eu posso aplicar 5% de IVA e outra factura com o material aplicado?

tem algum exemplo de uma factura?

Obrigado
  17.  # 18

Não Vasco,
    Há trabalhos, como «reparação de fachada» (de predio de HABITAÇÃO), em que a maior parte da factura, mais de 80%, é mão de obra (montar e desmontar andaime, picar e rebocar, reparar e pintar). Nestes casos não tem nada que saber: TODA a factura tem o IVA a 5%.

Quando é menos de 80% mão de obra, eu faço assim (por exemplo):
    TOTAL DESTA FACTURA: 900,00
    . Mão de Obra: 500,00
    . Materiais: 400,00
    IVA de 5% sobre 500,00 = 25,00
    IVA de 20% sobre 400,00= 80,00
    TOTAL COM IVA: 1.005,00

Você não ganha nem perde nada, e o dono da casa poupa 75,00 euros.
    • jpmar
    • 11 fevereiro 2009

# 19

Peço desculpa pela intromissão, mas sem querer comentar preços, tipo de tinta ou pladur, obviamente que é legilitimo procurar o melhor preço para a execução de um trabalho.
    No entanto quando voce contrata alguem ao dia para executar um trabalho, a torna desde logo entidade empregadora, com as mesmas responsabilidades de quem lhe apresenta um orçamento.

Partindo do principio que a empresa cumpre com as suas obrigações (seguros, descontos, etc) e você não, além de estar a correr riscos e em incumprimento, não poderá comparar preços.

Alerto para o facto de que em caso de acidente a responsabilidade incide sobre o dono da obra, a menos que o mesmo tenha previamente verificado se a empresa ou pessoa que lhe presta serviço tem o respectivo seguro de Ac. Trabalho.

Correr riscos as vezes pode sair bem caro.

Cumprimentos
  18.  # 20

Colocado por: jpmarPeço desculpa pela intromissão, mas sem querer comentar preços, tipo de tinta ou pladur, obviamente que é legilitimo procurar o melhor preço para a execução de um trabalho.
    No entanto quando voce contrata alguem ao dia para executar um trabalho, a torna desde logo entidade empregadora, com as mesmas responsabilidades de quem lhe apresenta um orçamento.

Partindo do principio que a empresa cumpre com as suas obrigações (seguros, descontos, etc) e você não, além de estar a correr riscos e em incumprimento, não poderá comparar preços.

Alerto para o facto de que em caso de acidente a responsabilidade incide sobre o dono da obra, a menos que o mesmo tenha previamente verificado se a empresa ou pessoa que lhe presta serviço tem o respectivo seguro de Ac. Trabalho.

Correr riscos as vezes pode sair bem caro.

Cumprimentos

Ora aqui está algo que muitas pessoas não fazem ideia do que é ter uma empresa a funcionar na legalidade e quando digo na legalidade basta dizer uma empresa com alvará.

é que hoje em dia para ter alvará é "só" preciso ter:
    Quadro minimo de pessoal operário
    Quadro técnico (arquitecto ou engenheiro ou CAP)
    Seguros de Trabalho
    Deeclaração Anual
    Anexo A da IES - Declaração Anual do IRC, em que não pode ter balanço negativo
    e mais uma série de "pequenos" pormenores.

Ora se para ter uma empresa devidamente legal no activo e ter que cumprir com objectivos que passam não pelo lucro, mas para evitar um DEFICIT, de certeza que continuarão a existir diferenças nos preços apresentados em diversos orçamentos.

Claro que existe muita concorrência desleal, mas ao cliente interessa sempre mais o mais barato, sem por vezes pensar que o barato pode sair caro, tal como o post citado, refere.

isto para não falar noutras situações de orçamentos competitivos em que é pedido uma entrada tipo 40% na adjudicação, em que vão lá dois dias fazem qualquer coisa e nunca mais lá aparecem....

enfim dava pano para mangas..

mas em resposta ás duvidas aqui colocadas eu diria que nada como fazer uma pequena prospeção pelo mercado para ter ideia dos valores do material quer seja ele placas de gesso laminado e perfilaria, quer seja a tinta e depois é ver o que sobra para a mão de obra.

na minha opinião 900 € para o trabalho em causa está razoável isto se considerar-mos que o material e mão de obra são de boa qualidade.

Boa sorte

0.0247 seg. NEW