Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola a todos

    concordo plenamente contigo amigo Joaquim, mas neste forum muitas pessoas falao e aconselham sem ter a minima ideia dos encargos que uma empresa tem...


    amiga anabenfica
    os 900,00€ para o serviço em questão não está caro, tendo em conta que tenha uma boa qualidade...
    todos nós ao comprar achamos as coisas caras mas para quem vende de caro nao tem nada... o probelema é que não há dinheiro como havia há 10 anos atráz...
    e achamos sempre as coisas caras

    fiquem bem....
  2.  # 2

    eu não recomendo a por tecto falso se for em madeira se a divisão não tiver bem isolada é para esquecer pois começa a criar bolor por cima e o tecto começa a dobrar o que fica esteticamente feio e por menos de 400 euros o meu pai colocou tecto falso num sotão que ficou em excelentes condições e não só fez o tecto como isolou tudo a volta em madeira mas para nao acontecer o que disse em cima têm que estar com atenção as pessoas que os colocam porque decerto que não o vão fazer de muito boa vontade
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.Vasco,
    «O porquê» é a Lei 55-B/2004, OGE 2005. D.R. I série-2.ºSupl. de 30/12/04; pag 7412/(177), de que jáaquifalámos neste Forum.

    «2.24 — As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.
    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços.»

    Luis, Voltamos sempre ao mesmo e da maneira como você pôe as coisas, está a induzir muita gente em erro, ao pensarem que isto se pode fazer de forma generalizada. Nós podemos emitir as facturas da forma que quisermos, mas de formos fiscalizados, ao contrário do qe você diz, que era o que mais faltava, pedirem-lhe as facturas dos seus fornecedores, eles pedem mesmo e você terá de demonstrar com facturas que não gastou mais de 20% de materiais. E não vale a pena imaginar que vai desviar facturas para outras obras, porque então é como as cerejas. Eles não fiscalizam uma obra, fiscalizam tudo. Para quem não sabe, tudo o que se compra numa empresa de construção civil, tem de ter a identificação da obra a que se destina e mesmo a data em que foi efectuado

    è que para provar que apenas gastámos 20% em materiais temos ainda de demonstrar os 80% em mão de obra, e aqui é que as porcas se torcem todas, porque a maioria do pessoal nas pequenas empresas, recebe apenas uma parte dos vencimentos de forma legal e quando recebe. Sem serem capazes de demonstrar os custos na mão de obra, deita por terra a teoria do 5%.

    Muito cuidadinho com isto, a menos que tenham a certeza que a empresa cumpre tudo, mas mesmo tudo.
  4.  # 4

    Colocado por: PauloCorreia...temos ainda de demonstrar os 80% em mão de obra, e aqui é que as porcas se torcem todas, porque a maioria do pessoal nas pequenas empresas, recebe apenas uma parte dos vencimentos de forma legal e quando recebe.

    Paulo,
    O que eu queria dizer é que era só o que faltava os clientes pedirem-me para ver a minha contabilidade. Com as Finanças estou eu à vontade!

    É claro que tenho consciência que há por aí empreiteiros, até com quase tudo legal, que conseguem fazer obras quase sem custos de mão-de-obra.
    Quantos - e aqui aponto também o dedo a «particulares» que se armam em empresas de construção - não recorrem a vigorosos estrangeiros (antigamente eram todos ilegais, agora - para mim, igualmente escandaloso - são "apenas" desempregados a receber subsídio de desemprego) a quem pagam uma ninharia «por fora»?

    Ora aí é que está! É que o meu pessoal (eu incluído) recebe TUDO e mais alguma coisa COM RECIBOS. Horas em deslocações para fora do conselho, Km em viatura própria, prémios (lembro que o meu pessoa recebeu, em 2008, 16 meses em vez de 14), etc., fica tudo contabilizado. E segundo o Serviço do IVA, junto de quem me fui informar, estas despesas (tal como subsídio de refeição, etc.) são considerados custos com pessoal para efeito da determinação de percentagem de mão de obra.

    Veja o seguinte exemplo (mais ou menos como me deram, há uns anos, no SIVA):
    O subempreiteiro (um electricista) passa uma factura de 500,00Euros ao empreiteiro-geral, em que 50% são de mão obra. Nessa altura cobraria o IVA, hoje é melhor, uma vez que o «IVA é por conta do adquirente».
    O empreiteiro-geral soma-lhe os custos de 2.000,00Euros de trabalho do seu pessoal (ou de outro subempreiteiro) de: abrir e fechar roços, reboco, remoção de entulhos, estuque, pintura e limpeza de obra que tem 90% de mão de obra.
    No total de custos tem 90%x2000+50%x500= 2050,00Euros de mão de obra e 450,00Euros de materiais.
    Na factura para o cliente, mantendo as proporções (mas não há nada escrito que o obrigue), você tem mais de 80% de mão de obra e pode emitir uma factura com o total a 5% de IVA.

    É claro que não é possível fazer todas as obras com a totalidade do IVA a 5%.
    Mas o exemplo que eu costumo dar, a típica «obra de fachada», :-) (montar/desmontar andaime, picar e rebocar fachadas, reparar e pintar), em que os materiais são apenas areia, cimento, algum aditivo, e tinta, só se estiverem a trabalhar "no escuro" é que não se tem mais de 80% dos custos com mão de obra.
    •  
      alv
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 5

    Vivam!
    Já agora deixem-me meter a colherada!
    Quanto ao peso da estrutura de produção, penso que os utentes deste forum mais atentos e menos ligados directamente ao assunto já perceberam que custa muito dinheiro, e que normalmente os "patos bravos" ou empresas de carrinha e livro de facturas não tem porque essas empresas de instaladores não passam de carrinhas de caixa fechada com ferramenta.
    Falta um factor que a mim enquanto instalador homologado de uma marca me afecta imenso que é o facto de, se usar o sistema completo de uma marca em que as placas, perfis, parafusos, pastas, bandas, acessórios todos da marca para que se possa garantir o sistema pelaprópria marca. Se usar a placa de uma marca, perfil de outra parafusos daqueles e pastas dos outros, eu consigo o mesmo material a quase metade do preço, mas depois uem garante o trabalho? É da placa, mas a placa se não usar o sistema completo não garante, e depois vem o perfil dizer que é das pastas, etc.
    Há ainda o factor mais drástico que é aquele instalador que anda de armazém em armazém, qual borboleta populante de flõr em flôr largando um pequeno calote em cada uma, até que por fim se volatiliza e quando damos conta já está em Angola na companhia de muitos outros..... e esses fazem moça duas vezes: Pela concorrencia desleal e pelo calote que deixam!!! assim não há preço nem conta de merceeiro que valha.

    "Fassam" parte
  5.  # 6

    Ola outra vez,

    Colocado por: sandroola a todos

    amiga anabenfica
    os 900,00€ para o serviço em questão não está caro, tendo em conta que tenha uma boa qualidade...
    todos nós ao comprar achamos as coisas caras mas para quem vende de caro nao tem nada... o probelema é que não há dinheiro como havia há 10 anos atráz...
    e achamos sempre as coisas caras

    fiquem bem....

    Para não estar a "roubar" ninguém no seu trabalho é que coloquei este tópico para ficar esclarecida.
    Como disse no inicio não fazia ideia de preços e tipo de trabalho envolvidos, por isso vos pedi ajuda. Para ficar esclarecida relativamente ao preço praticado neste tipo de trabalhos de modo a não ser injusta com ninguem mas também para não ser enganada!

    Colocado por: jpmarPeço desculpa pela intromissão, mas sem querer comentar preços, tipo de tinta ou pladur, obviamente que é legilitimo procurar o melhor preço para a execução de um trabalho.
    No entanto quando voce contrata alguem ao dia para executar um trabalho, a torna desde logo entidade empregadora, com as mesmas responsabilidades de quem lhe apresenta um orçamento.

    Partindo do principio que a empresa cumpre com as suas obrigações (seguros, descontos, etc) e você não, além de estar a correr riscos e em incumprimento, não poderá comparar preços.

    Alerto para o facto de que em caso de acidente a responsabilidade incide sobre o dono da obra, a menos que o mesmo tenha previamente verificado se a empresa ou pessoa que lhe presta serviço tem o respectivo seguro de Ac. Trabalho.

    Correr riscos as vezes pode sair bem caro.

    Cumprimentos

    Relativamente aos "biscates" que se fazem ao dia, estou bem ciente de tudo o que implica, quer a nivel de seguros, acidentes de trabalho e tudo mais ;) porque trabalho nessa área, foi apenas e só uma comparação mas obrigada na mesma.

    Mais uma vez obrigada a todos pelos esclarecimentos.

    P.S. A obra já foi adjudicada
    • kami
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 7

    Boas

    Sr. Alv...

    ... uma vez que trabalha com pladur... pode dizer mais ou menos quanto fica uma execução de um tecto falso numa área total de 210m2, com sancas junto às janelas para colocar estores, e com sancas de luz indirecta na cabeçeira de 4 quartos, e uma sanca em volta de uma "ilha" (WC) com cerca de 3m2?
    Quais os valores máximos e mínimos que posso esperar (preço m2)?

    Cumps
    •  
      alv
    • 13 fevereiro 2009

     # 8

    Vivam!
    Por alto. só para orientação não é para alimentar discussão porque isto não é discutível, só pode ser orçado com conhecimento exacto do que prtende.
    Tectos normais lisos prontos a lixar e pintar - 21€/m2
    Sanca de Luz indirecta lisa - 50 -75€/ml
    Acréscimo para palcas WA, FOC, isolamento térmico (sempre recomendável, mesmo em apartametos) + 3€/m2
    Como dizem os orçamentos" A todos os valores acresce a taxa do IVA"
    "Fassam" parte
    • jpmar
    • 13 fevereiro 2009

     # 9

    Concordo plenamente consigo.

    Cumprir com todas as obrigações nesta "selva" e sobreviver não é possivel como os senhores bem sabem e Santos só conheço os Populares.

    Tenho uma loja de moveis de cozinha, porta blindadas, portas interiores, roupeiros etc..., faço também obras de restauro e pintura de edificios, e neste últimos anos tenho verificado um aumento desta concorrencia desleal, que vai dos biscateiros, que na sua maioria se preocupam mais com o dinheiro que sacam de inicio, tambem do "empreiteiro" que não tem obrigações fiscais ou outras, e que quase sempre paga mal ou nem paga ao pessoal, até ao cliente que apanha os infelizes do estranjas e os "contrata" por tuta e meia para lhes fazerem os trabalhitos sem o minimo de condições. Existe de tudo um pouco como todos sabemos.
    Imaginem o lojista de roupa com o lelo à sua porta a vender tshirts, nesta actividade passa-se o mesmo não é verdade?
    Agora não posso aceitar que os organismos deste Pais que nos exigem os alvarás e tudo o mais não fiscalizem devidamente tudo isto.
  6.  # 10

    cara amiga esse trabalho fica na casa dos 750 euros .... montagem de teto paredes de lareira tudo com pintura , logico com uma tinta na media dos 50 euros marca TITAM que é muito boa tem ai explos de trabalhos feitos por mim ...
      060.jpg
      0023.jpg
      053.jpg
  7.  # 11

    com esses preços ai eu morria a fome ninguem me adjudicava trabalho
  8.  # 12

    50 euros da tintan ? A a 23 profissional ?
    • RR9
    • 12 março 2017

     # 13

    alguem sabe o valor m2 +/- do pladur nesta altura??
  9.  # 14

    Colocado por: RR9alguem sabe o valor m2 +/- do pladur nesta altura??


    Isso não depende se tem isolamento, placa dupla, etc?
  10.  # 15

  11.  # 16

    15,5 euros metro quadrado o normal
    17,5 o hidrofugo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MJFO
    • MJFO
    • 14 março 2017

     # 17

    Aproveito para questionar o orçamento que recebi para um tecto falso com 6 spots led.

    O tecto falso será feito numa zona esconsa do sótão sendo que ficaram 3 sancas separadas cada uma com 2000mm por 450mm (de altura será o menos possível ficando 150mm)

    O valor que recebi para isto foi 750€+IVA a 6% (sendo que a pintura será paga à parte)

    Tendo em conta o valor anterior de 15,5€ m2 parece me muito caro o orçamento que recebi

    Está dentro de valores normais? Será por ser num local esconso?
  12.  # 18

    Colocado por: MJFOAproveito para questionar o orçamento que recebi para um tecto falso com 6 spots led.

    O tecto falso será feito numa zona esconsa do sótão sendo que ficaram 3 sancas separadas cada uma com 2000mm por 450mm (de altura será o menos possível ficando 150mm)

    O valor que recebi para isto foi 750€+IVA a 6% (sendo que a pintura será paga à parte)

    Tendo em conta o valor anterior de 15,5€ m2 parece me muito caro o orçamento que recebi

    Está dentro de valores normais? Será por ser num local esconso?
    ha quem esquece uma coisa na se pode fazer o mesmo preço por 10 -50 m2 de pladur como por ex por 1000-10000 m2 de pladur....quanto menos mais caro fica ....por por ex eu num dia bom posso aplicar e barar uns 100 m2 se tiver espaço aberto ou paredes muitos e sm curvaas e esquians e mais sei la..... mas posso perder uma tarde em um tecto de 5m2..portanto estes senhores que querem preços baixos pensam tambem.....em quem trabalha....
    Concordam com este comentário: valtere
    • MJFO
    • 14 março 2017

     # 19

    Estou de acordo que cada caso é um caso, no entanto fazendo assim umas contas rápidas estarei a pagar 330 por m2 apenas queria saber se este valor seria justificável apenas pelo tecto ser esconso.
 
0.0251 seg. NEW