Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Estou a ponderar construir uma vivenda com cerca de 130m2 da forma mais economica possivel (não rasca). Venho assim pedir a vossa ajuda, para me darem algumas dicas e ideias onde posso poupar sem fazer asneiras. E tambem ficar a saber o preço da construção economica (sem luxos) na zona de Santarém.

    A casa é para ser térrea moderna, para ver se assim fica mais barata, sem telhados, telhadinhos e alpendres, dividida e pladur.

    Obrigado pela atenção que me possam dispensar.
    • zeto
    • 7 dezembro 2013

     # 2

    130m2 area habitação certo?
    Depois tem anexos,Garagem, talvês cave?
    Digamos o minimo 200/220 m2
    Conte o minimo 500 euros m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TRIPROC
  2.  # 3

    Viva Tripoc,

    Aqui vão algumas dicas para conseguir uma construção económica (também válidos para outros casos);

    Tente evitar todos os excessos possíveis. Dê tempo para pensar no projecto e para explorar várias possibilidades.
    Normalmente, existe um enorme conjunto de preconceitos e ideias feitas que resulta em espaços desaproveitados, inúteis, e gastos supérfluos com um impacto muitíssimo maior do que se julga. Como por exemplo:

    - A sala do padre (maior espaço da casa, mantido religiosamente intacto, onde só se entra na Páscoa quando o padre vem...e em muitos casos o padre já nem vem...)

    - Duplicação de espaços - mesa de sala de jantar (raramente usada) e mais uma mesa na cozinha que é a que acaba por ser usada. Se não vai usar uma, risque do mapa. uma mesa mesmo que tenha apenas 1m2 (1X1m) vai precisar de um metro à volta para funcionar, ou seja passa logo a precisar de 3X3m (cerca de 9m2). É certo que pode haver atenuantes (encostada a uma parede, etc) mas são logo uns milhares de euros que vão à vida. Não duplique nada. Faça um exemplar de cada coisa, de boa qualidade. Geralmente fica mais barato que fazer duas baratas.

    - Conferir se necessita mesmo de todos os espaços que vai pedir (por ex. escritório).

    - Invista numa boa organização espacial e funcional. É dramático ver tanto espaço desperdiçado em circulações e cantos que sobram sem qualquer utilidade. O m2 de corredor não custa muito menos que o m2 de sala ou quarto. O que parece simples e eficaz em planta é o que exige mais esforço, trabalho e investimento.

    - A casa deve ser pensada e adequada à vida quotidiana real e não às situações excepcionais (baptizados, casamentos, bailes, etc). Senão corre-se o risco de estar a tentar fazer um hotel e não uma casa. Nos acontecimentos excepcionais fica mais económico ir mesmo para outro espaço (hotel, restaurante, pic-nic no jardim, etc).

    _ Combater a praga dos arrumos. Temos um hábito de acumular coisas de utilidade duvidosa e que na maior parte dos casos nunca mais iremos usar. Há casos extremos em que os arrumos chegam a ter quase a área das zonas habitáveis. Em vez de se tentar ter mais arrumos, é melhor arrumar as coisas efectivamente. Assim que a capacidade do arrumo se esgotar, faça uma selecção e venda tudo o que já não usar (há montes de bons sites para isso), mesmo que não ganhe uma fortuna, está a promover a reutilização das coisas e a poupar na área de arrumos. O custo da área de arrumo não é consideravelmente menor que as áreas de sala ou quarto. Em vez de pensar que é só mais um metrinho ou dois de arrumo pense ao contrário. Se um m2 de construção lhe custar 700€ e se for pedir empréstimo para isso, esse valor irá duplicar/triplicar se levar o empréstimo até à maturidade. Logo é boa ideia pensar se gastava 1500 a 2000 € nos objectos que vai arrumar em cada m2 de arrumo que vai construir.

    - Garagem.... um pequeno telheiro bem feito para não apanhar chuva quando sai do carro e para ter sombra serve perfeitamente.

    - Adapte a casa e a estrutura ao contexto existente e ao terreno. Raramente os terrenos são completamente planos e é sempre curioso ver aquelas poupanças radicais em projectos, aproveitando um que já esteja feito para um terreno plano com muros de sustentação de terras e fundações caríssimas para inserir o projecto num terreno desnivelado. Movimentos de terras excessivos, desmontes de pedra, fundações e estruturas complexas podem não ser baratas.

    - Oriente a casa tendo em conta o movimento do sol e não para a estrada (como é costume). Temos um clima fantástico e se for bem aproveitado, a necessidade de sistemas de controlo de temperatura interior (e o seu consumo) desce bastante. O preço da energia não tem tendência para diminuir no futuro.

    - Considere a hipótese de construir faseadamente. É desnecessário estar a pagar juros da construção de espaços que não são necessários a curto/médio prazo. Se não tem já 2/3 filhos, talvez seja possível planear a construção de mais quartos daqui a 3/5 anos.
    Lembre-se que a necessidade de espaço pode ser bastante volátil. Tanto é possível ter os filhos em casa 20 anos e depois ficar quase vazia como ter aí os filhos com os netos instalados. É boa ideia planear a casa de modo a que possa responder a vários cenários sem grandes gastos e não como um objecto imutável.

    - Não abdique da qualidade de construção, em caso de ter de escolher, construa menos mas bem. Os erros e a má qualidade de construção podem resultar em gastos impossíveis de suportar mais tarde.

    - Esteja disponível para alternativas construtivas e de acabamentos. Poderá poupar bastante aí sem perda de conforto. Se for planeado pode ir melhorando os acabamentos ao longo do tempo (começar com uma alcatifa económica sobre argamassa regularizada e colocar pedra, cerâmico, madeira mais tarde por ex.).

    - Pessoalmente não consideraria menos de 700/800 € /m2 para uma construção com qualidade mínima, com capacidade para envelhecer bem. Poderá ser possível baixar um pouco esses valores dependendo da abertura para acabamentos alternativos e da estruturação/faseamento da construção.

    No entanto acho que a poupança mais significativa vem antes, na consideração dos aspectos acima referidos. Podem parecer coisas básicas, mas parece-me que continuam a ser as questões onde se acumulam os maiores desperdícios na construção.

    Resumidamente, a economia de uma construção não implica a sua baixa qualidade construtiva. Não abdique da qualidade em questões essenciais (localização, orientação, organização funcional, estrutura, impermeabilizações, isolamento térmico, e infra-estruturas). Prefira a qualidade à quantidade de m2.

    De má construção está o País cheio e ao preço da chuva.

    Cpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, TRIPROC
  3.  # 4

    Muito obrigado pelas vossas dicas...
  4.  # 5

    Estava a pensar fazer a casa sem empreiteiro e ganhar mais uns cabelos brancos....
    Estou a ponderar excluir a cave, como a estetica da mesma será moderna sem se ver o telhado, julgo que assim também poderei fazer este em painel sandwich em vez de telhas, tinha tambem pensado em dividir a casa toda em Pladur e meter as portas e janelas em PVC. Estas são algumas das opções que tinha pensado para poupar uns bons trocos (ou não?)
  5.  # 6

    Colocado por: TRIPROCEstava a pensar fazer a casa sem empreiteiro

    Sem empreiteiro não é possível. A Câmara só lhe dá a licença de construção, se você apresentar o alvará de construção e a apólice de seguro de acidentes de trabalho de um empreiteiro.

    Colocado por: TRIPROCtinha tambem pensado em dividir a casa toda em Pladur

    Colocado por: TRIPROCmeter as portas e janelas em PVC

    Quem lhe disse que estas eram as soluções mais económicas?
    Concordam com este comentário: zeto
  6.  # 7

    Colocado por: TRIPROCEstava a pensar fazer a casa sem empreiteiro e ganhar mais uns cabelos brancos....
    Estou a ponderar excluir a cave, como a estetica da mesma será moderna sem se ver o telhado, julgo que assim também poderei fazer este em painel sandwich em vez de telhas, tinha tambem pensado em dividir a casa toda em Pladur e meter as portas e janelas em PVC. Estas são algumas das opções que tinha pensado para poupar uns bons trocos (ou não?)


    mas o painel sandwich também se irá ver, certo? ou então irá ter que ter uma platibanda bastante alta, o que também encarece, e que esteticamente não sei se será muito interessante... talvez hajam sistemas de isolamento suficientemente resistentes a infiltrações que lhe permitam fugir às telhas ou paineis sandwich.

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
  7.  # 8

    É o que a malta diz por ai, mas ja estou a ver que estou enganado... dai estar a colocar as minhas opções que julgo serem mais economicas aqui. Para que vocês que são entendidos no assunto me darem a vossa opinião.

    Obrigado!!!
  8.  # 9

    A habitação será a construir onde ? Qunato tem em mente gastar ?
  9.  # 10

    Já agora quais são as suas medidas ?
  10.  # 11

    A habitação é para construir na zona de Santarém. As medidas são de 130m2 de área habitável e tinha em mente gastar um valor aproximado aos 500€/m2.
  11.  # 12

    Já agora quanto é que se gasta em média em projetos e licenciamentos?
    Sou muito tenrinho nesta área...
  12.  # 13

    Acha que é possível ? gastar menos de 100k para construir ?
    • zeto
    • 8 dezembro 2013

     # 14

    Colocado por: TRIPROCJá agora quanto é que se gasta em média em projetos e licenciamentos?
    Sou muito tenrinho nesta área...

    Conte com 4000€
  13.  # 15

    Não sei se é possível, mas gostaria que fosse... Daí ter pedido a opinião de quem percebe do assunto.
    • zeto
    • 8 dezembro 2013 editado

     # 16

    Colocado por: TRIPROCA habitação é para construir na zona de Santarém. As medidas são de 130m2 de área habitável e tinha em mente gastar um valor aproximado aos 500€/m2.

    Entre 500-600€ m2 já se constroi como voçe pede (economico)
  14.  # 17

    Colocado por: TRIPROC130m2 de área habitável

    O que é isto?

    Colocado por: zetoEntre 500/600m2

    Que m2? como é que contabiliza os m2 de uma casa?
    Concordam com este comentário: TRIPROC
  15.  # 18

    A área habitável da casa é sem varandas.
  16.  # 19

    Colocado por: TRIPROCárea habitável da casa é sem varandas.

    E a garagem ?
  17.  # 20

    Fica para mais tarde... Terei de fazer apenas um alpendre.
 
0.0179 seg. NEW