Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo colocar para aluguer uma casa de 1890 e obviamente nao tenho certificado energetico.
    Uma casa com esta idade necessita de certificado, mesmo nao tendo tido obras importantes a nao ser pintura e pequenas reparações?
  2.  # 2

    Sim, precisa
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • LVM
    • 9 dezembro 2013

     # 3

    A existência do certificado energético é obrigatória para o arrendamento.
  3.  # 4

    Sim é obrigatório, mas o resultado é irrelevante. Ser classificado A, B, C, ou D não interessa para nada no caso do aluguer.
    • LVM
    • 9 dezembro 2013

     # 5

    Colocado por: CarvaiSim é obrigatório, mas o resultado é irrelevante. Ser classificado A, B, C, ou D não interessa para nada no caso do aluguer.

    É irrelevante a classe energética e as finanças também não querem saber do certificado para nada quando se regista o contrato.
    Mas é obrigatório por lei...
  4.  # 6

    Obrigado!
    Já percebi que é obrigatório, vou ter de fazer então!
    Agora uma pergunta "parva" ou "dificil":

    Para que serve o certificado energetico?
  5.  # 7

    Colocado por: LuisPereiraPara que serve o certificado energetico?
    Para alimentar os parasitas.
    • mog
    • 16 dezembro 2013

     # 8

    Luís, faz todo o sentido que o inquilino seja informado acerca da eficiência energética da sua futura casa: uma casa classificada com "A" vai implicar menos custos de climatização do que uma casa classificada com "C". Isto, claro, se o trabalho de classificação for sério, bem feito.
    Em suma, um certificado (e consequentemente a classificação/eficiência energética da casa) pode ser um elemento de ajuda à tomada de decisão por parte do inquilino, a par de todos os outros (dimensão da casa, vizinhança, localização, valor da renda, etc).

    cumps.
  6.  # 9

    Colocado por: mogLuís, faz todo o sentido que o inquilino seja informado acerca da eficiência energética da sua futura casa: uma casa classificada com "A" vai implicar menos custos de climatização do que uma casa classificada com "C". Isto, claro, se o trabalho de classificação for sério, bem feito.
    Em suma, um certificado (e consequentemente a classificação/eficiência energética da casa) pode ser um elemento de ajuda à tomada de decisão por parte do inquilino, a par de todos os outros (dimensão da casa, vizinhança, localização, valor da renda, etc).

    cumps.


    Muito bem uma razão válida!

    Mas já agora... noutros paises há relatorios, por exemplo de vizinhança, onde é relatado se as escolas sao boas ou más, indices de criminalidade, se há trasportes publicos, etc...
    Porque nao estes também serem obrigatorios?
    E já agora um levantamento topografico e um levantamento das dimensoes da habitação?
    E um relatorio de acustica?
    E um relatório de estabilidade?
    Obviamente tudo por entidades competentes e devidamente registadas para isso... e pagas claro porque aqui ninguém trabalha de graça!
    • mog
    • 16 dezembro 2013

     # 10

    Quanto à questão das áreas, se o inquilino quiser saber a dimensão exacta basta pedir para ver a caderneta predial. No entanto, acho que é um preciosismo: qualquer um de nós quando quer arrendar uma casa consegue facilmente ver se as suas dimensões são adequadas para nós.
    Quanto à outra questão, acho interessante mas polémica porque seria necessariamente subjectiva (como se determina uma "boa vizinhança", por exemplo?) - já a classificação energética (se for um trabalho sério), não me parece nada subjectiva. Os outros itens que coloca (p.e., transportes públicos, escolas,...) parece-me que deveria ser mais uma questão de boas práticas, algo que os proprietários deveriam fazer por livre iniciativa para "venderem o seu peixe", não tanto por imposição legal. Até porque há sempre elementos subjectivos (falei da vizinhança, mas poderia falar em "zona sossegada", "boas vistas", etc).
    • mog
    • 16 dezembro 2013

     # 11

    Não reparei na sugestão do relatório de acústica: parece-me interessante, tal como o energético. Bem visto!
  7.  # 12

    Tipos de criminalidade, etc etc...
    Na minha opinião o certificado energetico é uma informacao que tanto como outras se pode obter quando se quer alugar ou comprar.
    NA minha opinião nao é uma mais valia, pelo menos em Portugal já que a maioria das casas em aluguer em Portugal tem uma classificação muito má!
    Nao sei de números oficiais, duvido que existam, mas todos nós sabemos das casas que temos em Portugal e como no mercado de aluguer as casas na sua maioria nao sao recentes, a classificacao é pessima, isto se forem efectuados com competencia.
  8.  # 13

    nas casas novas sim senhor, o certificado pode ser até muito útil, agora nos imóveis antigos é uma treta, eu tenho uma casa antiga com paredes em terra e pedra de 90cm com forro em madeira de 3cm com cobertura de corticite de 10cm, aquilo nunca aquece muito no verão e mantem-se ameno o inverno inteiro, no entanto o certificado energético é C.
  9.  # 14

    O que fazer quando um certificado energetico está claramente errado?
    • LVM
    • 16 dezembro 2013

     # 15

    Colocado por: LuisPereiraO que fazer quando um certificado energetico está claramente errado?

    Confronta o perito e esclarece o trabalho dele.
    Se não ficar esclarecido, contacta a ADENE.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 16

    E a ADENE vai fazer alguma coisa? Vai verificar se o certificado esta correcto ou nao? Ou seja vai se deslocar á habitação e efectuar uma avaliacao da mesma e confrontar com o certificado em causa?
  11.  # 17

    Se o certificado estiver errado... azar! Contracte outro técnico e volta a pagar o serviço. É assim que as coisas funcionam cá pelo rectangulo.
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves
  12.  # 18

    Não. Se o CE estiver errado, a Adene obriga o PQ a emitir outro. Sem encargos para o proprietário.
  13.  # 19

    Colocado por: AugstHillNão. Se o CE estiver errado, a Adene obriga o PQ a emitir outro. Sem encargos para o proprietário.


    E como é que se mostra que está errado?
  14.  # 20

    Depende.
    Tipicamente, está a referir-se a situações que podem ser verificadas visualmente. Nesse caso, pode enviar email com as fotos.
 
0.0177 seg. NEW