Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa há cerca de 14 anos por cerca de 100.000 euros , há 2 anos as finanças reavaliaram-na para 147.000 euros e fizeram-me pagar os IMIS correspondentes à nova avaliação e novo imposto de transmissão de imóvel. Eu gostaria de saber, se neste momento eu vender a minha casa pelo valor de 147.000 euros, tenho ou não de pagar a mais valia?
  2.  # 2

    Pagar a mais valia?

    A mais-valia é o valor entre a compra e a venda. No caso 47.000 euros que ficam sujeitos a IRS.

    A mais valia NÃO é a diferença entre o valor de venda e o da avaliação...
    Concordam com este comentário: cinderela
  3.  # 3

    Então, para que serviram as atualizações dos IMIS, já pagos anteriormente, e o novo Imposto de Transmissão de Imóvel correspondente ao valor atual da casa, visto que eu já o tinha pago na escritura, quando comprei a casa por 100.000 euros?!? Desculpe, mas estou confusa com esta situação...
  4.  # 4

    Uma coisa que não percebi:
    fizeram-me pagar os IMIS correspondentes à nova avaliação e novo imposto de transmissão de imóvel


    O que é este novo imposto que diz ter pago? Pagar a rectificação do IMI percebo, mas o resto...
  5.  # 5

    O IMI é o Imposto Municipal sobre Imoveis. É pago anualmente. Pagar sobre um determinado valor que ao ser reavaliado o imovel, paga a diferença.

    Volto a dizer que não percebo quando diz ter pago um "Imposto de Transmissão". Isso que eu saiba, não existe. Existe o IMT que terá sido pago na escritura, ou pode ter ficado isento dele. Pode ter-se verificado isenção de IMT e depois anulada e ter de a pagar, mas com 14 anos está mais que prescrito!

    Veja lá melhor na documentação e esclareça bem o que pagou, já que estamos sempre a aprender...
  6.  # 6

    Como me fizeram atualizar todos os anos de IMIS com o novo valor patrimonial da casa, e voltei a pagar um novo imposto de transmissão de imóvel pelo valor atual, pensei que não teria que pagar mais nada no caso de a vender pelo preço da atualização... caso contrário, não compreendo o que paguei e porque paguei!??
  7.  # 7

    Paguei um IMT no ato da escritura e voltei a pagar novo IMT quando fizeram a reavaliação da casa...além da atualização os IMIS que já tinha pago
  8.  # 8

    agora, será que também tenho de pagar a mais valia, se quiser vender a casa pelo valor patrimonial, que são os tais 147.000 euros?!
  9.  # 9

    quando digo novo IMT quero dizer outro... ou seja, pagar novamente o IMT
  10.  # 10

    eu só queria saber, se depois de ter atualizado IMIS e o IMT, tenho de pagar a mais valia, se vender a casa pelo preço que está avaliada nas finanças, ou sejam, os tais 147.000 euros?
  11.  # 11

    Ou será que na realidade é como se eu tivesse comprado a casa pelos 147.000 euros, visto que paguei os impostos sobre esse valor quando os atualizei, e não terei de pagar mais nada no ato da venda ? Estou confusa sobre esta situação, agradecia que alguém me elucidasse sobre este assunto, obrigada.
  12.  # 12

    ah, tinha me esquecido, que voltei também a pagar o imposto de selo. Afinal, porque preço é que eu comprei esta casa!? Estou confusa...
  13.  # 13

    Mas que grande confusão !!!!

    Ponha datas e números nessas informações que colocou. Quanto pagou de cada imposto; quando pagou; data em que fez a escritura; data em que as Finanças a terão notificado para pagar mais; justificação das Finanças; etc.
  14.  # 14

    Colocado por: biazinhaEstou confusa...

    Está confusa e está a querer baralhar-nos todos....o que é isso de pagar um novo IMT?
  15.  # 15

    Tenho os papéis todos, tudo arquivado, os comprovativos dos pagamentos todos agrafados nos lugares certos... até fiz os pagamentos diretamente do Montepio. O que as finanças fizeram foi atualizarem-me uma escritura que eu já tinha feito há alguns anos, para o valor da avaliação patrimonial atual da casa. Por isso, penso que se paguei os impostos todos sobre o valor de 147.000 euros, é como se a tivesse comprado por esse preço. Evidentemente, que não vou expor esses documentos publicamente, iria expor o meu nome e morada. Isso irei certamente faze-lo em lugar apropriado. Tudo o que disse aqui é verdade, e agradeço a atenção dispensada, mas penso que devo procurar ajuda especializada, visto o meu ser um caso grave.
  16.  # 16

    paguei um IMT quando fiz a escritura e voltei a pagar novo IMT quando me atualizaram o valor patrimonial da casa, além de me serem atualizados todos IMIS e voltei a pagar novo imposto de selo, peço o favor de não me chamar mentirosa , estou ao dispor de quem de direito para confirmar a veracidade de tudo o que afirmei aqui.
  17.  # 17

    Colocado por: biazinhapaguei um IMT quando fiz a escritura e voltei a pagar novo IMT quando me atualizaram o valor patrimonial da casa,

    Isso é perfeitamente normal, comprou uma casa por um valor inferior ao VPT actualizado, após a venda actualizam o VPT, actualizaram o IMT e o IS....perfeitamente normal.
  18.  # 18

    biazinha, ninguém a está a chamar de mentirosa, tenha lá calma.

    A sua situação, tal como a relata, pelos conhecimentos que tenho, não é possível. Há aí algum equívico.

    Em relação aos IMI's, tudo bem. Pagou as diferenças e pronto.

    Agora, em resultado de uma reavaliação pagar novamente um novo IMT e Selo ???

    As finanças só podem actualizar uma escritura feita à 14 anos se, e repare bem "se"...

    1) exister contencioso entre os valores declarados pelo vendedor e a escritura...
    2) esse processo esteja a correr e activo e, sem prescrições...
    3) tenham sido fixados os valores reais do negócio...
    4) haver base legal para sustentar o que disse antes...

    Você declarou de alguma maneira às finanças que adquiriu o apartamento por um valor superior ai que declarou?

    Só por si, enquanto contribuinte, e passados 14 anos, não é possível isso acontecer. Reafirmo que é a primeira vez que vejo/ouço tal coisa...

    Não consegue degitalizar esse documento do novo IMT apagando os seus dados pessoais?
  19.  # 19

    Eu não comprei a casa por um valor abaixo do valor patrimonial ! A casa foi reavaliada para um valor superior, anos depois de eu a ter comprado...e nas finanças informaram-me, com avisos de pagamento, que eu teria de regularizar a situação, atualizando o IMT em cerca de 3000 e tal euros, mais 500 e tal euros por cada atualização de IMI e outros tantos 500 e tal euros pelo imposto de selo. ~

    Tenho tudo pago, não devo nada! Só quero saber, se pago ou não mais valia quando quiser vender a casa, pelo preço da atual avaliação patrimonial?

    E como não pretendo baralhar ninguém, termino aqui. Muito Obrigada!
  20.  # 20

    eu fiz melhoramentos na casa... mas, como paguei os impostos todos da reavaliação, a única coisa que queria saber é se pago ou não a mais valia, no ato da venda???


    Muito Obrigada!
 
0.0216 seg. NEW