Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Finalmente, depois de muito apreender neste fórum com tópicos muito interessantes, registei-me para poder fazer eu a minha primeira intervenção.
    Excelente fórum, parabéns.

Ora, fui hoje à casa em construção de um amigo e deparei-me com a seguinte situação.

Vão agora colocar XPS sobre a placa de teto. Vai colocar 6cm direto sobre a placa e é assim que está no projecto.

Sugeri ao meu amigo que colocasse uma BPV debaixo do XPS para evitar a condensação, que de outra forma, irá ocorrer no interior no XPS.

Palavra que eu disse, o empreiteiro encheu-me de burro, que não percebia nada de construção civil e enfim, que não precisa de nada, que o XPS nunca perde a sua qualidade porque, segundo ele:
    - "o XPS nunca apodrece, mesmo que fosse emergido em água para sempre"
    - "a condensação dá-se junto à telha"

a segunda afirmação sei que é falsa, porque vai depender do diferencial de temperatura, dentro e fora de casa para se determinar o local onde vai ocorrer a condensação.
    já a primeira questão fiquei sem resposta para lhe dar. É verdade?

por último, o empreiteiro, perguntou-me ainda:
    "pela sua lógica, colocaria então BPV também nas paredes duplas?" "É que digo-lhe já que nunca meti essa treta e se fosse preciso já alguém havia de mo ter pedido"

Para responder ao empreiteiro, a esta última parte, pedia-vos ajuda para responder a pergunta genérica:
    Barreira Pára-Vapor deve acompanhar todo e qualquer isolamento térmico? Dá para assumir isto como regra sem exceção?

Obrigado desde já pela vossa ajuda
  2.  # 2

Colocado por: princeBarreira Pára-Vapor deve acompanhar todo e qualquer isolamento térmico? Dá para assumir isto como regra sem exceção?

Para que serve a barreira pára vapor ? Para nada na verdade !

A não ser que seja para proteger um isolamento permeável à agua e essa barreira sirva para o protejer..

Colocado por: prince"o XPS nunca apodrece, mesmo que fosse emergido em água para sempre"

E é verdade, nunca apodrece ! o que apodrece é o poliuretano (Ninguem se atreva a dizer o contrario para eu não ter que meter aqui um filme para ilucidar)

Colocado por: prince- "a condensação dá-se junto à telha"

A condensações dão-se na parte mais fria ou seja na telha ... Cuidado com o que dizem nos fóruns pois muita coisa não é verdadeira ! Anda por aí muito amador e muito vendedor da banha da cobra !

Tal como andam muitas pessoas a ajudar sem querer nada em troca !

Esse construtor parece perceber de construção ... coisa rara !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
    • PatSil
    • 10 dezembro 2013 editado

# 3

3.  # 4

Ora parece que este fórum serve para alguns aprenderem outros não...

A barreira para vapor nada tem a ver com a absorção de água do material do isolamento e tem tudo a ver.

O xps, o eps, o pir, etc todos absorvem água, e não precisei de ver filmes para ver uma placa de xps completamente entranhada de água. Agora a questão tem a ver com o sistema.

Se aplicarmos uma placa de xps num terraço, cuja impermeabilização fique por cima (salvo raras excepções ) faz com que com o variável de temperatura exista uma condensação entre a base (cimentosa ou outra), logo é necessária barreira para vapor.

Se por sua vez, estivermos numa laje e for aplicada uma betonilha directamente ao xps, se a betonilha for bem feita não é necessário. Agora como é essa betonilha bem feita? Simples! Criando juntas de fraccionamento e perimetrais.

No caso de uma caixa de ar, em que se aplica la mineral o ideal é sempre aplicar, contudo a la tem a capacidade difusora da pressão do vapor.

Quanto à telha só acontece quando não há ventilação e a telha é hidrofogada em ambos os sentidos.
    Concordam com este comentário: alv, Anonimo16062021, alexp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp, prince
  4.  # 5

.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
      image28.jpg
  5.  # 6

Antes de mais obrigado pelas vossas respostas!

Ainda não fiquei esclarecido.. ou talvez tenha ficado ainda com mais dúvidas.

Vamos por partes.

Colocado por: Jorge Santos - FaroPara que serve a barreira pára vapor ? Para nada na verdade !

Sr. Jorge Santos, quando diz "para nada", quer dizer "para nada, em situação alguma!"?
    Por exemplo, nos tetos falsos, debaixo da camada de lã mineral, ambos concordamos que deve levar, impreterivelmente, a BPV, certo?

Colocado por: Jorge Santos - FaroA não ser que seja para proteger um isolamento permeável à agua e essa barreira sirva para o protejer..

Não compreendi muito bem. Pode dar, sff, um exemplo desta situação?

Colocado por: Jorge Santos - Faro

E é verdade, nunca apodrece ! o que apodrece é o poliuretano

Ok, tinha ideia que era bem resistente mas desconhecia, de todo, que a duração fosse tão longínqua.

Posso então concluir o seguinte? (Validem-me, sff, a validade das próximas 5 frases)
    1 - EPS (Expanded polystyrene) é o que se denomina por esferovite.
    2 - XPS (Extruded polystyrene) é o que também é referenciado por "esferovite azul".
    3- A espuma vendida em latas é poliuretano.
    4 - O EPS e o XPS nunca apodrece.
    5 - A espuma vendida em latas pode apodrecer.

Colocado por: Jorge Santos - FaroA condensações dão-se na parte mais fria ou seja na telha

Mas então, não pode também ocorrer no interior do XPS?
    Imaginemos um caso extremo, de teste:
    1 - Cobertura consistia unicamente numa camada de XPS de 10 cm.
    2 - Camada de baixo, quente.
    3 - Camada de cima, à temperatura exterior.
    4 - Casa habitada, geração de muito vapor de água.
    5 - O XPS é permeável ao vapor de água.
    O ponto de passagem do vapor de água, do estado gasoso ao estado líquido há de ocorrer algures dentro do XPS (nem que seja num ponto muito próximo da parte exterior, mas ainda dentro), certo?
    Nota: Já aqui li o nome técnico, que representa esse tal ponto de transição de estados da água, mas agora está-me a falhar o nome.

Colocado por: Jorge Santos - FaroTal como andam muitas pessoas a ajudar sem querer nada em troca !

O meu, dentre muitos, sentido agradecimento por isso.

Colocado por: Jorge Santos - FaroEsse construtor parece perceber de construção ... coisa rara !

Ainda bem, porque se não percebesse, este senhor já não aprendia mais nada, tal é a prepotência.

Colocado por: pc ferreiraCriando juntas de fraccionamento e perimetrais.
    Não conheço o que são. Pode, sff, colocar aqui uma referência?

Colocado por: pc ferreiraQuanto à telha só acontece quando não há ventilação e a telha é hidrofogada em ambos os sentidos.

Quanto à telha, pelo que compreendi, nunca se deve hidró fugar.

Voltando ao cenário base:
    1 - Placa de teto aligeirada (vigotas de cimento, com "tijoleiras" de esferovite e placa ligeira de 5cm)
    2 - XPS 6 cm direto sobre a placa
    3 - Ripas de PVC na horizontal
    3 - Aplicação de telha

Neste cenário, na minha ideia, precisaria da BPV entre o ponto 1 e 2.
    O Sr. Jorge compreendi que não concorda, mas pelas dúvidas que expus neste post, ainda não estou convencido que assim seja, porque parece-me que a condensação poderá ocorrer antes da telha e nesse caso, não sei onde essa água, resultante da condensação, vai parar.
  6.  # 7

Colocado por: princeAntes de mais obrigado pelas vossas respostas!

A
    Não compreendi muito bem. Pode dar, sff, um exemplo desta situação?

Não conheço o que são. Pode, sff, colocar aqui uma referência?

.

Simples. No momento da sua constução deve ser separada dos muros e elementos arquitectonicos como chaminés, e deve ser subdividida em secções ou fracções.
  7.  # 8

Colocado por: pc ferreira
    Quanto à telha só acontece quando não há ventilação e a telha é hidrofogada em ambos os sentidos.

Quanto à telha, pelo que compreendi, nunca se deve hidró fugar

Nada disso!

Apenas deve ser hidrofugada na zona de cima
  8.  # 9

Voltando ao cenário base:
    1 - Placa de teto aligeirada (vigotas de cimento, com "tijoleiras" de esferovite e placa ligeira de 5cm)
    2 - XPS 6 cm direto sobre a placa
    3 - Ripas de PVC na horizontal
    3 - Aplicação de telha

Neste cenário, na minha ideia, precisaria da BPV entre o ponto 1 e 2.
    O.

O que tem de fazer é substituir as ripas convencionais por umas com aberturas para promover a ventilação.
    Nota 1. Todas as fábricas de telha têm uns acessórios que são uns respiros.
    Nota2. Quanto ao vapor de água não deve apenas contemplar a do usufruto da habitabilidade da casa, mas a quantidade de água que é usada na sua construção e que apenas sai pela e(vapor)ação.
  9.  # 10

Colocado por: pc ferreiraO xps, o eps, o pir, etc todos absorvem água, e não precisei de ver filmes para ver uma placa de xps completamente entranhada de água

Viu XPS ou EPS ensopado em agua ? Desculpe mas não acredito!

Tenho um autoclismo numa WC com uma boia em EPS já com uns 20 anos e não tem agua alguma...

Um amigo meu que é pescador usa bóias de esferovite no mar e nunca as vi encharcadas de agua

Desculpe mas volto a dizer que não acredito que tenha visto !

Quanto ao resto, estou sem mais tempo hoje mas adieto já que não tenho dogmas a defender !

Apenas falo do que vejo e já viu muita coisa...

Anda muita confusão com o vapor e pára vapor e essas tretas todas ...

Impermeabilizar as telhas por cima ou por baixo só por cima e não por baixo ....

Tintas permeáveis ao vapor que depois são são boas se forem aplicadas por cima de isolantes que não deixam passar o vapor etc...

São tudo assuntos que eu adoraria discutir ... Mas anda aqui muito utilizador com os seu dogmas e eu ando sem tempo para discutir com que sabe porque leu no manual do fabricante !
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 11

Tem de haver de tudo senão isto era..

Patrícia Silva
  11.  # 12

Viu XPS ou EPS ensopado em agua ? Desculpe mas não acredito!

Apenas lhe digo que enquanto director de qualidade de uma fábrica cuja matéria prima principal era o xps isso aconteceu. Digo-lhe mais quando tenho certeza não ateimo, mas aposto e aposto alto! Se quiser ir comigo falar com o CEO para Portugal dessa fábrica na altura disponha!

E não me limito a ler manuais...
  12.  # 13

Colocado por: pc ferreiraApenas lhe digo que enquanto director de qualidade de uma fábrica cuja matéria prima principal era o xps isso aconteceu. Digo-lhe mais quando tenho certeza não ateimo, mas aposto e aposto alto! Se quiser ir comigo falar com o CEO para Portugal dessa fábrica na altura disponha!

E não me limito a ler manuais...

A dos manuais não era para si ... Nem para alguém em especial !

Mas como é possível ensopar dom agua um produto que em quase todos os autoclismos seja na boia ou na insonorização !

Há 35 anos já as boias eram e esferovite.

O que pode ter acontecido é ter tido um caso com algum material falsificado não acha ?
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 14

Mas como é possível ensopar dom agua um produto que em quase todos os autoclismos seja na boia ou na insonorização !

Há 35 anos já as boias eram e esferovite.

O que pode ter acontecido é ter tido um caso com algum material falsificado não acha ?

não! nada disso o vapor não tem nada a ver com água!!! o xps tem aquela película, excepto no caso em que se aplica com o etics...
    um dia quando tiver tempo eu explico-lhe.
  14.  # 15

Essa dos manuais lembrou-me esta:

http://www.youtube.com/watch?v=3yusAPpjSYU
  15.  # 16

Boa musica da minha terra !
    Letra muito usada no dia a dia na Zona, se bem que hoje já se vai perdendo ...

Já agora ... Os manuais devem ser lidos se tiverem bem feitos...

Pessoalmente conheço muitos manuais que só têm em vista vendem produtos e pouco mais ...

Outros têm informações totalmente erradas, Temos que andar com os olhos sempre bem abertos, pois há mais de 50 a querer enganar um "com novidades" !

Temos que perceber o que realmente é bom, pois fazendo uma salada russa com a mistura das informações que se vão "pescando" por aqui e por ali pode dar "barraca"

Já agora ... os projectos devem indicar o que se vai aplicar ! O construtor tem apenas que fazer o que está no projecto ... Mas eu vejo cada projecto que até a pena ... E cada construtor que só quer fugir ao materiais ..

Há de tudo !

Ps.

O mix de ideias nem sempre é útil !
  16.  # 17

Bom, alguns pontos já consegui consolidar opinião própria, como é exemplo a questão da ventilação das telhas.

Sobre este ponto, tomei este guia como referência de execução correta e passo a transcrever de forma resumida (omitindo referência aos espaçamentos):
    1. Laje
    2. Contra-ripa
    3. Ripa
    4. Telha, prevendo-se a colocação de telhas de ventilação e orifícios de ventilação na zona do beirado.

Quanto à questão da BPV, continuo com imensas dúvidas... e neste ponto, o "manual" que anteriormente referenciei para a colação das telhas, recomenda o uso de BPV para o caso de isolamento na cobertura.

Ponto de situação sobre o assunto em discussão:
    Assunto: "Barreira Pára-Vapor deve acompanhar todo e qualquer isolamento térmico?"
    Conclusão que tirei até ao momento: "Falso! Há que avaliar a sua necessidade em cada caso em concreto."

E neste ponto, como dizia antes, as dúvidas persistem.
    Nota: Eu não pretendo defender o uso ou omissão de BPV. Pretendo sim, compreender porque sim ou porque não, ou então, quando sim e quando não.
    •  
      alv
    • 11 dezembro 2013

# 18

Vivam!

A minha colherada de fim de dia, cansado.

Que grande confusão para aqui vai. A capacidade de um material ser impermeável, nada tem a ver com o poder de permeabilidade ao vapor de água ou à tensão de vapor. Todos os materiais têm um e outro mais ou menos, e assim, por exemplo, um EPS, vulgar esferovite tem uma alta permeabilidade ao vapor de água, até pela sua constituição, quanto menor for a sua densidade e isto não quer dizer que não flutue com uma tábua ou que não resista por anos e anos como recipiente à prova de água como um pipo. No caso em apreço, o EPS, apenas por exemplo e por ser o mais evidente trata-se de um aglomerado de pequenas "bolas" de poliestireno que são obtidas por expansão em ambiente de vácuo e que depois são consolidadas entre si com ligantes, vapores de água e com maior ou menor densidade, nas mais diversas formas, desde "simples" embalagens a mais simples blocos paralelipipédicos que depois são fatiados e dão origem às placas que conhecenmos, isto por exemplo. Já quando o EPS ou o XPS são obtidos por reacção quimica, tratam-se de isolantes de célula fechada, mas que também têm permeabilidade, maior ou menor, também em função da sua densidade, ogo de haver mais ou menos células que tenham ficado "mal" fechadas ou defeituosas e que permitem a passagem de vapor entre elas (tudo isto é a nivel microscópico, mas é).
    Assim, em isolamentos térmicos, em envolventes, e é essa a dúvida do prince, a barreira pára vapor não tem de necessáriamente acompanhar todo e qualquer isolante térmico, mas tem de existir sempre seja em que tipo de isolamento para garantir que a permeabilidade ao vapôr de água esteja sob controlo e não encontre, sempre em determinadas condições de humidade e temperatura, superficies frias ao longo de uma espessura de parede que possam originar condensados. É para controlar esse fenémeno de condensados no interior da parede ou numa cobertura que se utiliza uma BPV junto à superfície aquecida. Ora se eu utilizar como primeiro isolamento do interior para o exterior um isolamento, por ex. XPS com baixa permeabilidade, não necessitamos de mais nenhuma BPV; Se pelo contrário, a primeira fonte de isoalemnto for uma lã mineral, qualquer que seja, já estamos a falar de isolantes de célula aberta, portanto sem qualquer tipo de resistencia em termos de permeabilidade e portanto, teremos de usar um qualquer material, este sim, impermeável, o mais próximo da superfície aquecida que evite que o vapôr possa , digamos, "entrar" e vá condensar na primeira superfície fria que lhe proporcione condições de condensação.

Portanto, em resumo, á pergunta, eu responderia, sim falso, dependendo do tipo e caracteristica de permeabilidade ao vapor de água dos diferentes isolamentos.

Será que fui explícito sem ser fundamentalista? Espero que sim, que tenha feito a minha parte.

"Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fralves, CG., prince
  17.  # 19

Colocado por: Anonimo16062021Para impedir que o teor de humidade (quantidade de água) não entre em contacto com o isolamento para assim não afectar a sua condutividade.

EHEH Estou a aprender uma coisas ....

O isolamento é afectado pela humidade , Muito bem mas está a falar dos isolamentos com lã de rocha não é isso ?

Colocado por: alve que depois são consolidadas entre si com ligantes,

Será mesmo assim ? Olhe que eu pensava que não se usavam ligantes ... Pode explicar melhor ou enviar um link para eu perceber que ligantes é que usam ?

É que eu pensava que colocavam apenas as "bolinhas" tipo açúcar e que depois expandiam e colavam sem mais nem menos ...

Se calhar essa nova técnica que eu não conheço leva produtos que absorvem agua :-)

Quanto ao desenhos das telhas e as entradas de humidade .... A malta faz desenhos lindos hoje em dia...

Mas eu que não percebo nada disto pensava que o barro tinha algumas vantagens ... (pelo menos a infuss da minha avó) era boa porque deixava evaporar !

Agora parece que o barro não presta e tempos que colocar impermeabilidade porque a malta quem vender **** que duram pouco ...

Tenho que pintar as telhas da minha casa porque ao fim de quase 30 anos devem estar doentes :-)

Ou quem sabe colocar uma barreira pára valor !

Vou limpar o musgo e arrancar as ervas das telhas. dar uma pintura para ficarem bonitas e cheias de brilho ! Ou não vale a pena ?

Colocado por: alvum EPS, vulgar esferovite tem uma alta permeabilidade ao vapor de água

Tenho que fazer um teste ... Mas esse vapor que penetra é coisa que se note ? ou apenas se topa em laboratórios ?

Colocado por: alvPortanto, em resumo, á pergunta, eu responderia, sim falso, dependendo do tipo e caracteristica de permeabilidade ao vapor de água dos diferentes isolamentos.

Sim, sem duvida, e alem disso temos que saber se o vapor de agua ou seja a agua no faz falta ou não !(não percebo como o vapor aparece nos dias frios )

Já agora .. O vapor não aparece só com o calor ? Ou chamam vapor por exemplo ao nevoeiro ?

Agora sou eu que estou a ficar confuso ...
    •  
      alv
    • 12 dezembro 2013

# 20

Vivam!

Jorge eu também reconheço que não tenho grande sentido de humor, mas esse seu humor não ajuda muito.
    Estamos todos aqui, os que percebem ou julgam perceber, como será o meu caso, a tentar ajudar a esclarecer algumas dúvidas daqueles que não percebem mesmo nada e que as têm.
    Nós, os pretensos conhecedores temos certamente, diferentes abordagens, diferentes fontes de conhecimento e diferentes meios para termos chegado a eles e assim, diferentes opiniões sobre os assuntos, como resolver determinados problemas ou enfrentar determinadas soluções. Entendo todo o seu sarcasmo e até aceito que está correcto, porque para o comum dos mortais não é fácil saber que uma telha é impermeável à chuva mas não o é em relação ao vapor, ou que sendo o EPS, um esferovite, portanto menos denso que aágua, possa flutuar, servir de recipinetes, mas também possa ser permeável na maioria das palicações de construção, ou mais ainda que os ligantes para as "bolinhas" possa ser apenas alguma pressão, conjugada com simples calor e algum vapor, pelo que vamos limitar-nos a tentar ajudar em vez de andar para aqui a atirar com poeira para o ar que em nada contribui para esclarecer ou fazer com que quem nos lê faça as coisas da melhor maneira possível.
    Por mim paro por aqui.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário: CG.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem

0.0230 seg. NEW