Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Finalmente, como muitos neste forum, consegui comprar a minha casita para recuperar, espero começar as obras lá para Janeiro/Fevereiro. Como já sigo este forum há algum tempo, venho aqui colocar umas duvidas, e, posteriormente, mais algumas que venham a surgir, sobre a reconstrução da minha casa.

    Fica localizada em trás-os-montes e tem mais de 100 anos, está matriculada como casa de habitação, apesar de nunca ter sido habitada :). Não tem água, luz eléctrica nem saneamento. A ideia é, como quase sempre, gastar o mínimo possível e aproveitar os cerca de 37/38 m2 para a tornar agradável para a minha família (somos 3 cá em casa). Uma das primeiras questões que queria colocar é se alguém sabe quanto irei pagar para meter lá um quadro eléctrico, tenho um poste a cerca de 50m. Quanto à ligação a água canalizada, não há problema porque passa na rua junto à casa, já para ligar ao saneamento é um problema porque a casa fica mais baixa do que a estrada e para a parte de baixo teria que passar por 2 terrenos e ainda fica longe do saneamento mais próximo, por isso julgo que terei que fazer uma fossa séptica... mas não sei se isso será legal... :(

    Por agora, acho que é tudo... deixo aqui 2 fotos da mansão! :)
    Abraço e até breve!
  2.  # 2

    cá está!
      IMG_1396.JPG
  3.  # 3

    outra:
    Já agora, conhecem alguma revista/site especialista em reconstruções deste tipo de casas? Estou a precisar de ideias... :)
      IMG_1390.JPG
  4.  # 4

    Colocado por: RGouveiaconsegui comprar a minha casita para recuperar

    Eu não o queria desanimar, mas isso não é nenhuma casita, é um monte de pedras.

    Colocado por: RGouveiaalguém sabe quanto irei pagar para meter lá um quadro eléctrico

    A questão não é quanto custa, é se pode lá meter um quadro eléctrico, e a resposta é não. Tem que mandar fazer um projecto, e depois de ter a licença de construção pode pedir uma baixada para obras.
    Concordam com este comentário: asdrubal
  5.  # 5

    Sim, não posso apenas meter um projecto para reconstruir o telhado e depois fazer o resto? É que não vou fazer alterações (visíveis) à estrutura...e já agora, qualquer casa começa por um "monte de pedras" :)
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  6.  # 6

    Colocado por: RGouveiaSim, não posso apenas meter um projecto para reconstruir o telhado e depois fazer o resto?

    Não. Tem que fazer projecto de arquitectura, estabilidade, águas e esgotos, térmica, acústica,.....

    Você, antes de comprar essa "casita" deveria ter-se informado melhor.

    Colocado por: RGouveiaÉ que não vou fazer alterações (visíveis) à estrutura..

    Como é que consegue meter as telhas sem uma estrutura para as segurar?
  7.  # 7

    Bem, partindo do princípio que a casa tinha telhado, se o voltar a colocar não vou alterar a estrutura!
  8.  # 8

    Colocado por: RGouveiaBem, partindo do princípio que a casa tinha telhado, se o voltar a colocar não vou alterar a estrutura!

    Mudar o telhado de uma casa por outro exactamente igual, não altera a arquitectura, mas altera a estrutura.
    Se substituir apenas as telhas não altera a estrutura.
  9.  # 9

    Ah! Percebi... pois, não sei qual o telhado original por isso deve ser preciso um projecto! :(
  10.  # 10

    Oh Picareta, os seus poderes (uma picareta também serve para picar pedras:)) vão conseguir transformar o "monte de pedras" em algo espectacular!!

    Parabéns pela casinha, RGouveia! Google "tiny houses", uma vez que a casinha é pequena. Vai encontrar montes de ideias para rentabilização de espaços. Força!!:)
  11.  # 11

    :) obrigado!
  12.  # 12

    Bom dia,

    38 m2 parece-me curto para a vivência de 3 pessoas, acredito que tenha de fazer uma ampliação. Ainda que não a queira fazer, a sua câmara municipal, não vai permitir que reconstrua essa casa sem os devidos projetos. è verdade que obras de manutenção não carecem de licenciamento, mas essa casa não está em estado de manutenção, mas sim de reconstrução.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RGouveia
  13.  # 13

    Jasus! Voçê pagou para ficar com isso!!!! Ó home voçê foi bem quilhado. Faça uma rifa de um porco e inclua o monte de pedras no pacote. Reze para que alguem lhe compre a rifas, à cautela escolha um porco de raça.
  14.  # 14

    "Cangalheiro" o seu nick explica o seu comentário...
    "doisarquitectos", pois quanto às licenças, talvez seja mesmo necessário um projecto, mas não é para viverem lá 3 pessoas, será uma casa de fds. No entanto também penso que neste país temos um pouco a mania das grandezas, noutros países há locais onde se vive bem nesses espaços, basta ter imaginação. Tenho visto projectos muito interessantes... :)
  15.  # 15

    Cá por Portugal dos pobrezinhos, menos de 200ms não é casa, é barraca. Depois falta aquecer, limpar, utilizar, etc... Ter uma casa adequada às necessidades não é desejável. Mas isso não interessa. O que interessa é alimentar os egos e as carteiras de muitos...

    Em países do 3º mundo como EUA, Canadá e UK, as Tiny Houses são uma tendência em crescimento. A consciencialização que não é preciso um palácio para estar confortável nem uma "trela bancária" para se sentir livre, faz parte do processo.

    Estamos como estamos...

    Esse monte de pedras como lhe chamaram, tem na sua história provavelmente recordações de uma família feliz. Pode (e deve, se assim o entender), reacordá-la - dar-lhe uma nova vida ajustada às suas necessidades.

    BTW, parabém pela casa, para os meus gostos é bem bonita e melhor ficará certamente quando você e a sua família lhe derem nova alma
    Concordam com este comentário: DEEPblue, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RGouveia
  16.  # 16

    quanto pensa gastar na recuperação??
    vá postando fotos do processo!!!
  17.  # 17

    Obrigado Psilippos! :) É isso mesmo, vivo numa casa com 260m2, mas se fosse hoje, de certeza que não cairia no mesmo erro ... Sr. Cangalheiro, não comento (nem vou comentar de futuro) os seus comentários.
    fsilva, a coisa andará pelos 15.000/17.000€..
  18.  # 18

    podiam parar um bocadinho com ilusões,

    no fundo isto é uma ruina, mais nada, agora pode é ser aproveitada para gerar algo interessante seja para ferias seja para morar permanentemente precisa de projectos e de licenciamento, se não está convencido disso é simples: exponha o caso na sua camara.

    de resto tanto o picareta como o doisarquitectos disseram praticamente tudo.

    o cangalheiro é um brincalhão e não ofende ninguém e ...lá fundo vai dizendo umas verdades.
  19.  # 19

    Bem...estou a ver que este forum é frequentado maioritariamente por construtores civis, engenheiros e arquitectos desejosos de sacar umas massas ao zé povinho!

    1º Eu não disse que ia reconstruir sem licença, apenas perguntei se o poderia fazer com uma licença para meter o telhado; (obviamente que farei tudo dentro da legalidade)
    2º Eu não percebo nada da área da construção, por isso, quando vim ao forum pedir ajuda era para aprender com quem sabe ou tenha passado por uma experiência semelhante;~
    3º Obviamente, antes de comprar, fui pedindo orçamentos para a recuperação, e fui vendo o preço justo da aquisição do terreno e da casa... não há aqui nenhuma "ilusão" (já não tenho idade para essas coisas)
    4º Nunca, até hoje, tinha participado num forum em que a maioria das pessoas em vez de ajudarem, apenas criticam e apontam defeitos;
    5º Peço aos administradores do "Forum da Casa" o favor de apagarem o post que criei porque já vi que aqui, em vez de ser ajudado, só vou receber comentários ridículos e desajustados!

    Obrigado aos que participaram com coisas positivas!
  20.  # 20

    olhe

    não venha cá com essas lamurias porque ninguem o ofendeu, e se se der ao trabalho de pesquisar vai ver que muito se tem ajudado as pessoas por aqui.

    eu por exemplo sou arquitecto e estou riquíssimo com o trabalho que arranjei aqui no fórum ( zero ).

    quando falei em ilusões não me estava a referir propriamente a si, no entanto volto a repetir, o que ai tem é uma ruina e mais nada, quanto muito pode aproveitar essas "paredes" para integrar numa coisa de raiz, agora não chame a isso que ai tem uma casa que vai recuperar com o mínimo de dispêndio.
 
0.0218 seg. NEW