Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    já muito se falou na questão das marquises.

    Uns são contra e acham que devia ser proibido introduzi-las posteriormente à data de construção.
    Outros não gostam mas até acham que dá jeito e cada caso é um caso.
    Uma pequena parte, acha que ninguém tem nada a ver com a sua varanda. Se não gosta, que não olhe.

    Vem o Inverno e o tema volta à ordem do dia.
    Pois bem, hoje já foram mais duas adjudicadas aqui na zona.

    Em conversa de café, tentávamos chegar aos motivos reais que estão por detrás deste impulso generalizado.

    Entre os motivos mais consensuais falou-se:
    - proj. arquitectura não previu, ou dimensionou mal, os espaços necessários à vida real e então os proprietários remediam as lacunas neste espaço que está disponível.
    - está na moda. Maria vai com as outras.

    Já menos consensual falou-se:
    - lacunas graves na impermeabilização das janelas/portas.

    Menos consensual ainda:
    - proteção térmica adicional.

    Concordam com estes argumentos?
    Na vossa opinião, qual é o problema de fundo, por detrás deste fenómeno?
  2.  # 2

    Colocado por: princeUns são contra e acham que devia ser proibido

    ...mas já é proibido!
  3.  # 3

    prince

    essa é uma discussão que tem mais buracos que um queijo suíço.

    são tantos os argumentos a favor e tantos contra que acaba por ser um assunto sem grande relevância e que devia era ser deixado ao bom senso de cada prédio ( seus moradores).

    alias para mim se ignorarmos a questão estética que em muitos casos não foi cuidada, só tenho argumentos a favor, ainda por cima em certos casos de edifícios em que os projectos são cópias repetidas vezes sem conta e que por vezes temos casos de varandas que ficaram todas para norte e sul nenhuma, acho que não vem mal ao mundo fechar essa varandinha a norte.
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: marco1essa é uma discussão que tem mais buracos que um queijo suíço.

    Completamente!

    A questão que me assola, é se este fenómeno poderá ou não ser, uma reação natural inconsciente, dos moradores, ao défice de planeamento das suas habitações ou se será apenas uma tendência.

    Outra questão, será já uma dúvida de teor técnico:
    qual o efeito de uma marquise no isolamento térmico da divisão imediatamente anterior?
  6.  # 6

    marquises lembra-me o Tipo Javardola, menos quando fala Francês ;)
  7.  # 7

    Na minha zona, arredores de Lisboa, protecção térmica adicional, sobretudo :) e a questão de ter onde secar a roupa sem ser à chuva, sem gastar electricidade nem ficar com a casa húmida.
  8.  # 8

    Não sou contra a existência das mesmas, apenas contra o facto de cada um fazer à sua maneira no mesmo edifício. Neste assunto considero muito mais necessário a obrigatoriedade de um arquitecto a planear para todo o edifício do que nos casos já obrigatórios de reconstrução de uma casa antiga, como se viu em alguns tópicos aqui no fórum.
  9.  # 9

    eu em relação as marquises tenho uma opinião, quanto mais transparentes melhor. e de preferência que se possam mover na totalidade....sim e mesmo nisso que eu trabalho :)
 
0.0137 seg. NEW