Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos. Sou apenas mais um apaixonado por casas de pedra que veio parar aqui a este forum e lhe reconhece valor para partilhar esta paixão!
    Sou transmontano (Valpaços) e fruto da referida paixão e da necessidade de ter algo que me ligue àquela terra (moro em Tomar), adquiri recentemente uma casa típica transmontana para reconstruir.
    Vou lá em janeiro para tirar medidas e começar com o projeto. Como é óbvio já tenho algumas ideias sobre o que pretendo, mas gostaria de as partilhar aqui e ouvir algumas opiniões, sendo que já "devorei" tudo o que aqui existe sobre a matéria.
    A casa tem aprox. 47 mt2 de implantação e tem dois pisos. Não tem nenhum terreno, o que é mau por um lado, mas por outro reduz custos de manutenção.
    Queria respeitar ao máximo a casa e fazer uma reconstrução que evite materiais que lhe sejam "estranhos" e em simultâneo não gastar nenhuma fortuna.
    Fica a foto e algumas ideias que já tenho.
    Antecipadamente grato pelas Vossas opiniões, saudações a todos.
    Rui Pascoal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  2.  # 2

    Olha aqui um quase vizinho, Santa valha é boa terra.

    Dê comprimentos ao carlos "condensador" do "barraca".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  3.  # 3

    É sim senhor, boas gentes, bom vinho e bom azeite! Agora só lá vou lá para o fim de janeiro. Abraço e obrigado pelo comentário.
  4.  # 4

    Excelente aspecto pela fotografia.
    Boa sorte.
    Espero conseguir acompanhar este vosso projecto. A casa parece ter um potencial enorme (mesmo apesar das pequenas dimensões.

    Está em muito mau estado no interior?

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  5.  # 5

    De facto esta foto favorece-a. Há uma parte do telhado que já está a cair e o estrado tem de ser substituído. Também a parte de tabique da frente será para tirar e em princípio será para fazer a varanda toda corrida. No fundo, dá apenas para aproveitar as paredes que estão em bom estado.
    Obrigado pelo incentivo.
  6.  # 6

    Boa noite,

    Tem aí uma bela base para trabalhar, essa casa tem uma belíssima frente. Qual é a sua ideia para o interior?

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  7.  # 7

    Obrigado Doisarquitetos. A ideia para o interior é mais ou menos a do pdf anexo: (i) rés do chão com WC e cozinha e sala de estar juntas + escada para o primeiro piso e (ii) no 1º piso o acesso + dois quartos.
  8.  # 8

    Mais um transmontano. Bem vindo!! Valpaços é pertinho da cidade que tem um repuxo no meio do rio, a minha linda cidade.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  9.  # 9

    só não concordo com a "linda".... lololo

    Eu amanha estou a uns 5km de lá, se o Pascoal lá estivesse cravava-lhe um copo lá no tasco. conhece Sá?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  10.  # 10

    Pelo menos a máquina de lavar roupa não avaria... :) boa sorte com isso é um belo projecto para uns fins de semana na paz
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  11.  # 11

    No piso superior pode aproveitar mais espaço par os quartos retirando do hall.

    Contrate um profissional, e boa sorte com esse projeto.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  12.  # 12

    Colocado por: doisarquitectosNo piso superior pode aproveitar mais espaço par os quartos retirando do hall.

    Contrate um profissional, e boa sorte com esse projeto.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pascoal


    Obrigado Nuno Costa.
    Concordo, até porque se o hall for grande tira o efeito do telhado em madeira! isto é apenas um draft inicial, quem vai fazer o projeto é uma amiga minha que é projetista. Quando estiver pronto disponibilizo-o aqui.Tem alguma ideia sobre o que fazer à parte em tabique da varanda? Tinha pensado em retira-la e deixar a varanda corrida, fico com menos área mas reduz os custos (menos uma porta/janela).

    Bom trabalho.
  13.  # 13

    Colocado por: GT_racingPelo menos a máquina de lavar roupa não avaria... :) boa sorte com isso é um belo projecto para uns fins de semana na paz
    Concordam com este comentário:ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pascoal


    Obrigado GT, a ideia é mesmo essa, um retiro nas origens.
    Abraço!
  14.  # 14

    Colocado por: ultrahipermegasó não concordo com a "linda".... lololo

    Eu amanha estou a uns 5km de lá, se o Pascoal lá estivesse cravava-lhe um copo lá no tasco. conhece Sá?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pascoal


    Infelizmente não estou por lá senão teria todo o gosto em pagar um copo. Teremos outras oportunidades.

    Abraço!
  15.  # 15

    Colocado por: SabrinaMais um transmontano. Bem vindo!! Valpaços é pertinho da cidade que tem um repuxo no meio do rio, a minha linda cidade.
    Concordam com este comentário:ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pascoal


    Olá Sabrina, de facto a Sua cidade é muito bonita, como de resto todas as transmontanas. Eu reparti a minha infância/juventude entre Valpaços e Chaves, mas infelizmente, como muitos transmontanos, tive que "dar o salto". É para preencher este vazio que me meti nesta aventura da casa.

    Um abraço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  16.  # 16

    Parabéns, Pascoal, pelo projeto de reconstrução.

    Eu sou um transmontano convertido (por parte da mulher): sempre vivi em Lisboa mas a partir de Junho próximo irei viver para o conselho de Valpaços, mais propriamente, Sonim.

    Também vou fazer/reconstruir uma casa tradicional em granito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  17.  # 17

    Ainda bem que há gente a ir para o interior!

    Boa sorte a todos.
    Concordam com este comentário: PatSil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  18.  # 18

    No interior e que se esta bem. Só o descanso e convívio com a vizinhança.

    Boa sorte Pascoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  19.  # 19

    Caro Pascoal,

    Não me interprete mal, e acho que devia aproveitar a ajuda que a sua amiga lhe dá, no entanto deveria recorrer a um arquiteto.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.con
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  20.  # 20

    Pascoal, boa sorte para a sua nova aventura!

    Não se esqueça:
    -Deixar um bom espaço na cozinha para ter um ´´escano´´
    -Um lugar para ter um forno cozer o seu pão e ter um espaço para pendurar o ´´fumeiro´´
    -Deixar um espaço! nos ´´baixos´´ para fazer uma ´´loja´´ para cuidar dos seus animais!...

    Estou de pedra e cal em Lisboa e amo a minha cidade mas estou a ver que também tenho que embarcar para terras transmontanas por afinidade mais concretamente para Vinhais (Soutelo) e reconstruir por lá uma casita e viver a minha velhice!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
 
0.0277 seg. NEW