Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Disse há dias, em entrevista, uma nova ministra alemã do governo Merkel que a ideia de uns Estados Unidos na Europa era boa e era para se avançar.
    Compreende-se a atitude, dado que um novo império (um novo Reich) está a ser montado na Europa sob comando alemão, ou não fosse o banco central alemão e a chanceler Merkel a mandar de facto em Bruxelas, portanto vou resumir, como português e membro de um país com 900 anos de história a minha opinião sob este tema, resumindo a minha opinião naquele gesto do boneco do Bordalo Pinheiro.

    Para os políticos portugueses traidores e colaborocionistas relembre-se quer a entrada quer a permanência na CE nunca foi referendada ou votada pelo povo português.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  2.  # 2

    carlosj39
    Para os políticos portugueses traidores e colaboracionistas relembre-se quer a entrada quer a permanência na CE nunca foi referendada ou votada pelo povo português.

    Referendo esse que nos fora prometido pelo(s) Pinóquio(s) políticos de Portugal! Para quando uma nova geração de gente capaz de mobilizar vontades para "varrer" a escória política, que delapida o nosso país, nos arruína e envergonha?!! Já não há grande expectativa... Emigraram, ou vão emigrando. Portugal é um lugar só p'ra velhos e políticos sem escrúpulos!
  3.  # 3

    A Europa já é uma união do estilo União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Está mais que visto que vai progressivamente tornar-se mais unificada e decadente até dar asneira.
    Concordam com este comentário: Marduk
    • eu
    • 29 dezembro 2013

     # 4

    Para mim, é indiferente que sejamos um País totalmente independente, ou apenas uma região de uma vasta união, governada a partir do exterior.

    Entre um mau governo em Lisboa ou um bom governo em Berlim, opto sem qualquer dúvida pela segunda opção.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia, Paramonte, Matilde, Anonimo16062021, raulschone, hangas, 1976
  4.  # 5

    Colocado por: euEntre um mau governo em Lisboa ou um bom governo em Berlim, opto sem qualquer dúvida pela segunda opção.


    Entre um mau governo mais local e um bom governo mais global (dependendo do grau, claro), prefiro optar pelo mau governo local. É mais fácil mudar um governo pequeno mau para bom do que o contrário. Eventualmente o governo bom global torna-se mau (é cíclico) e a distaância entre o centro de poder e as pessoas é de tal ordem que não dá para fazer nada.

    Quanto maior for a área governada, menos a tua opinião conta.
    Concordam com este comentário: nelsontiago, Psilippos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelsontiago
  5.  # 6

    eu
    Entre um mau governo em Lisboa ou um bom governo em Berlim, opto sem qualquer dúvida pela segunda opção.

    A europa está decadente, envelhecida, manipulada pelo "eixo alemão" (deixou de ser "franco-alemão" depois de hollande). Qual bom governo em Berlim, qual quê...?
    A antiga RDA, que foi dividida pelo "Muro da Vergonha", vive dias difíceis e mantém as sequelas desses tempos; nem a fraulein Merkel, nascida nessa "Alemanha Oriental", acabou (ou minimizou), com os dramas de muitos dos seus compatriotas.
    Prefiro a nossa ancestralidade! Os portugueses, fartos da tirania estrangeira, foram capazes de arremessar o corpo de Miguel de Vasconcelos, varanda fora e eliminaram o Conde Andeiro. Tomara que o ciclo se repita, desta vez ao ritmo de eleições antecipadas, com novos protagonistas, independentes, sem feudo e sem "a voz do dono"
    • eu
    • 29 dezembro 2013

     # 7

    Colocado por: danobregaÉ mais fácil mudar um governo pequeno mau para bom do que o contrário

    Na minha opinião isso não corresponde à verdade. Basta ver o que acontece ao nível regional, no governo da Madeira ou nas câmaras municipais.

    Colocado por: danobregaQuanto maior for a área governada, menos a tua opinião conta.

    A nossa opinião individual alguma vez contou alguma coisa?

    Colocado por: maria rodriguesPrefiro a nossa ancestralidade!

    E isto, em termos concretos significa o quê?

    Colocado por: maria rodriguesOs portugueses, fartos da tirania estrangeira, foram capazes de arremessar o corpo de Miguel de Vasconcelos, varanda fora e eliminaram o Conde Andeiro.

    E, tal como Orwell previu, tudo voltou ao mesmo muito rapidamente.

    Confesso que estou-me cada vez mais nas tintas para o dito "patriotismo"... é apenas uma forma de unir as pessoas em torno de um conceito abstrato, cujos únicos beneficiários são as classes dirigentes.
  6.  # 8

    união dos estados europeus para mim é o caminho mais logico a seguir!!! união economica, monetaria, social, e politica! os benfas é que percebem isso "Pluribus unum"
    Concordam com este comentário: leomarti
  7.  # 9

    Colocado por: eu
    Confesso que estou-me cada vez mais nas tintas para o dito "patriotismo"... é apenas uma forma de unir as pessoas em torno de um conceito abstrato,cujos únicos beneficiários são as classes dirigentes.
    e não esquecer que tambem o patriotismo quando deturpado foi responsavel pelas paginas mais negras e vergonhosas da historia recente da europa!
  8.  # 10

    Colocado por: euPara mim, é indiferente que sejamos um País totalmente independente, ou apenas uma região de uma vasta união, governada a partir do exterior.

    Entre um mau governo em Lisboa ou um bom governo em Berlim, opto sem qualquer dúvida pela segunda opção.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    É livre de embarcar para Berlim já, se quiser até lhe pago o bilhete de avião.
    Concordam com este comentário: jpvng
  9.  # 11

    Estados Unidos da Europa implica uma Integração Política, não me parece que os estados estejam dispostos a perder soberania. Por isso, a ideia de Estados Unidos da Europa deve ser um sonho da nova ministra alemã. As outras políticas já estão integradas (política económica: mercado único: liberdade de circulação de pessoas, bens, serviços e capitais; política monetária: moeda única) A integração política é a mais difícil e não acredito que algum dia aconteça.
  10.  # 12

    Colocado por: Sabrinanão me parece que os estados estejam dispostos a perder soberania.
    assim como os estados que constituem os estados unidos da america? por ex?
  11.  # 13

    Colocado por: Sergio Rodriguesassim como os estados que constituem os estados unidos da america?


    Esses foi com uma guerra...
  12.  # 14

    Colocado por: SabrinaA integração política é a mais difícil e não acredito que algum dia aconteça.
    há uns valentes anos a propria ideia da união europeia era o que se podia chamar uma utopia mesmo assim..............
  13.  # 15

    Cada vez mais os estados da europa estão a perder soberania para a comissão europeia e afins, um dia destes vêm com a conversa que uns estados unidos da europa é o melhor para todos e lá vamos cair todos que nem uns patinhos ... novamente sem perguntarem ao comum do cidadão ( que nos tomam como inaptos para escolher o que queremos ) as verdadeiras implicações de tal união.... também o euro era bom e tal e depois foi tudo a subir de preço para o dobro.
    Concordam com este comentário: nelsontiago, maria rodrigues
  14.  # 16

    Colocado por: Gabinete OPEsses foi com uma guerra...
    e portugal? e espanha? e inglaterras e afins?
  15.  # 17

    Colocado por: Gabinete OPCada vez mais os estados da europa estão a perder soberania para a comissão europeia e afins, um dia destes vêm com a conversa que uns estados unidos da europa é o melhor para todos e lá vamos cair todos que nem uns patinhos ... novamente sem perguntarem ao comum do cidadão ( que nos tomam como inaptos para escolher o que queremos ) as verdadeiras implicações de tal união.... também o euro era bom e tal e depois foi tudo a subir de preço para o dobro.
    é dar voz ao povo!
  16.  # 18

    Colocado por: Gabinete OPtambém o euro era bom e tal e depois foi tudo a subir de preço para o dobro.
    isso são pontos de vista, assim como se dizia que a despenalização do aborto seria apenas mais um metodo contraceptivo e na realidade não é bem assim é um exemplo secalhar não o melhor mas fica a ideia!
  17.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodriguesunião dos estados europeus para mim é o caminho mais logico a seguir!


    Há quem concorde.
  18.  # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguese portugal? e espanha? e inglaterras e afins?


    Então está a defender que haja uns estados unidos da europa por essa via ? Se foi com várias guerras que obtivemos o nosso território não me parece que essa continue a ser a via para algo como o que propõe ( a Alemanha já tentou e não conseguiu por essa via, está a usar outra agora ) e que creio, se fosse perguntado em referendo claramente e sem frases dúbias, o cidadão português responderia com um claro NÃO.
 
0.0235 seg. NEW