Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    e mais um aparte, a valvula de 3 vias por norma não pode ser instalada assim para baixo...(por norma) o acumulador foi voce que comprou??? não é acumulador de solar+recuperador
  2.  # 22

    ..
      valvula 3 vias.jpg
  3.  # 23

    Colocado por: ins.Bruno..
      valvula 3 vias.jpg


    Vou chamar à atenção o picheleiro quanto à posição da válvula. Quando a água quente produzida pelos painéis não estiver à temperatura pré-definida, aí sim entra o gás (passa sempre pelo esquentador, que faz esta análise da temperatura). Comprei o kit que incluía os 2 painéis, o acumulador de 2 serpentinas, bomba circuladora, etc... O recuperador comprei à parte, modelo Elegance, da Albicalor.
  4.  # 24

    Quem lhe está a arrefecer a água é o recuperador...

    Deixe a bomba do recuperador desligada e vai ver como a água se aguenta quente..
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 25

    Caro jmbforte

    O controlador diferencial que nos apresenta é referente ao sistema solar?

    No deposito (acumulador) tem um controlador electronico incorporado que gere o sistema solar e as outras fontes de apoio?

    Diga se o seu acumulador é o smart vitrificado de 2 permutadores entrelaçados ou permutadores simples?

    Quais os valores indicados neste controlador electronico?

    O que é que pretende concretamente saber ou ser esclarecido com uma simples partilha de ajuda, valores sobre o sistema solar em si referente ás suas anomalias ou do recuperador de calor como fonte auxiliar?

    Não se esqueça que tem o grupo flowbox simples de 1 ramal e não o duplo!

    É que vejo aqui tanta confusão que já me sinto eu proprio confuso!

    Aguardo informação complementar, gostava se possivel, poder partilhar consigo alguma informação que pode ser relevante mas não promíscua.
  6.  # 26

    O problema é tão simples quanto isto.

    O termostato do deposito que controla a válvula de 3 vias está programado para enquanto o deposito não estiver a 50º a válvula está a fazer passar água por dentro da serpentina superior do deposito das aqs.

    A bomba circuladora do recuperador deve estar a ser controlada por um termostato no recuperador.
    Problema?

    O termostato do recuperador está a menor temperatura que o do deposito das aqs... enquanto tem lenha aquece o deposito, quando a lenha acaba arrefece o deposito...
  7.  # 27

    Colocado por: Costa53Caro jmbforte

    O controlador diferencial que nos apresenta é referente ao sistema solar? -Sim

    No deposito (acumulador) tem um controlador electronico incorporado que gere o sistema solar e as outras fontes de apoio? - Não

    Diga se o seu acumulador é o smart vitrificado de 2 permutadores entrelaçados ou permutadores simples? - Não tenho essa informação - Qual a relevância?

    Quais os valores indicados neste controlador electronico? - Temperatura?

    O que é que pretende concretamente saber ou ser esclarecido com uma simples partilha de ajuda, valores sobre o sistema solar em si referente ás suas anomalias ou do recuperador de calor como fonte auxiliar? - Pretendo apenas tentar chegar a uma solução, com a vossa ajuda/opiniões.

    Não se esqueça que tem o grupo flowbox simples de 1 ramal e não o duplo! - Qual a diferença?

    É que vejo aqui tanta confusão que já me sinto eu proprio confuso!

    Aguardo informação complementar, gostava se possivel, poder partilhar consigo alguma informação que pode ser relevante mas não promíscua.
  8.  # 28

    Colocado por: ultrahipermegaO problema é tão simples quanto isto.

    O termostato do deposito que controla a válvula de 3 vias está programado para enquanto o deposito não estiver a 50º a válvula está a fazer passar água por dentro da serpentina superior do deposito das aqs.

    A bomba circuladora do recuperador deve estar a ser controlada por um termostato no recuperador. - Sim - está no piso de cima, próximo do recuperador. Tem uma sonda que liga ao recuperador e uma caixa onde tem um mostrador de temperatura e um reóstato para regular a temperatura

    Problema?

    O termostato do recuperador está a menor temperatura que o do deposito das aqs... enquanto tem lenha aquece o deposito, quando a lenha acaba arrefece o deposito... -
    - Resolução? - Desligar a bomba circuladora do recuperador no Verão / meses quentes?
  9.  # 29

    Colocado por: jmbforte
    1. Resolução? - Desligar a bomba circuladora do recuperador no Verão / meses quentes?


    Por estranho que pareça no Verão nem precisa de ligar o recuperador ´´acho eu´´!

    Ao contrário de muitas opiniões as bombas de calor só funcionam com o Delta T e não quando nos apetece!...

    No Verão deve-se limitar ao uso do equipamento solar desde que esteja a funcionar em pleno.
  10.  # 30

    Colocado por: Costa53s bombas de calor


    Peço desculpa queria dizer bombas circuladoras!
  11.  # 31

    Com o recuperador está tudo bem, não tem problema nenhum.

    A válvula de 3 vias que está a ser controlada pelo termostato que está no deposito não podia ser controlada por um só termostato. Teria de ser controlada por 2 termostatos, um no recuperador e outro no deposito das aqs.

    A válvula de 3 vias só abre para as aqs se a temperatura do deposito das aqs for inferior à temperatura do recuperador.

    Sei perfeitamente de como o sistema está montado porque o meu sistema é idêntico a esse, embora eu tenho mais uma fonte de calor ao barulho e mais um deposito de inercia.

    Solução?

    A solução passa por instalar um modulo inteligente (tipo o controlador dos painéis) que lhe faça uma gestão de temperaturas com DeltaT, ou seja, diferenciais de temperatura, por outras palavras, um controlador que compare as temperaturas.

    Falei no controlador dos painéis porque esse controlador é igual ao meu e tem essa função. No meu caso ainda não optei por nada, pois quero instalar uma solução melhor e com mais variáveis que o controlador solar permite, vou optar por um relé (autómato) inteligente (tipo zélio) que me faça a gestão de todos os controladores, vou retirar tido o que é termostatos analógicos e passara um sistema completamente digital.

    para que a coisa fique a trabalhar em pleno, tenho de ser eu a programar o autómato e definir as variáveis, mas como o autómato ainda fica uns trocos longe da minha carteira tenho de aguardar.

    Para perceber melhor o que se está a passar, rode o termostato que está no deposito das aqs para o máximo e vai ver que a água se mantém á mesma temperatura. com isto a válvula de 3 vias não vai abrir para as aqs e assim não lhe vai arrefecer a água.
  12.  # 32

    Colocado por: Costa53Ao contrário de muitas opiniões as bombas de calor só funcionam com o Delta T e não quando nos apetece!...


    a bomba circuladora funciona para a temperatura definida no termostato, isto no caso do recuperador de calor e da permuta para aqs que o jmbforte tem instalado.

    Já nos painéis solares essa sim funciona por delta T, estamos a falar de um controlador digital.
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
  13.  # 33

    o sisteme pode estar bem instalado, ninguem no diz que só existe um termostato..

    Colocado por: ultrahipermegaA válvula de 3 vias só abre para as aqs se a temperatura do deposito das aqs for inferior à temperatura do recuperador


    em regra geral a bomba circuladora só funciona acima de 55graus, e o segundo termostato, o do acumulador, só devia para o aquecimento acima dos 55/60 graus....tambem existe que faça com reles, mais puxa mais pela tola...

    o sr que vem com o Delta T, metade das coisas nem devia dizer, mas pronto....eu vejo muitos erros nas fotos que ainda ninguem reparou, e um deles bem grave
  14.  # 34

    Colocado por: ins.Brunoninguem no diz que só existe um termostato..


    para lhe arrefecer o acomulador é porque só tem um.

    caso o sistema estivesse bem montado e tudo a trabalhar o jmbforte não vinha aqui queixar-se de um problema.

    Eu levantei uma hipótese, mais ninguém fez sequer parecido quanto mais igual. mas que aqui no forum existem grandes mestres de engenharia disso não duvido, agora responder a um utilizador é de grilo.
  15.  # 35

    Colocado por: ultrahipermegaEu levantei uma hipótese, mais ninguém fez sequer parecido quanto mais igual


    camarada, esteja com atenção, veja o bem, já fui dito que é a valvula da gravidade do circuito solar deve estar fechada, e o exel prova isso, veja bem antes de se achar o Guru do canos, porque ninguem aqui é o melhor de que ninguem...
  16.  # 36

    depois se percebe-se tanto quanto diz, reparava que o termostato no acumulador está mal instalado, e nem o acumulador é para recuperador/solar
  17.  # 37

    Colocado por: ins.Bruno
    uem aqui é o melhor de que ninguem...


    Com aquele ficheiro de excel não consegue provar nada, se reparar os dados são completamente aliatorios, não existe uma sequência logica, tanto perde com o controlador ligado como desligado, tanto perde com a válvula fechada como aberta, etc...

    Colocado por: ins.Brunodepois se percebe-se tanto quanto diz, reparava que o termostato no acumulador está mal instalado, e nem o acumulador é para recuperador/solar


    O termostato está bem instalado, pois nesse acumulador o local dele é exactamente esse, a função desse termostato é controlar a serpentina do topo do acomulador, por isso é que está nessa localização.

    Mas se acha que está mal instalado, em vês de dizer só que está mal instalado explica o porque e dá a resolução.
    Raiz parta que são todos iguais, só conseguem criticar, soluções é que nada.
  18.  # 38

    Colocado por: ultrahipermegatanto perde com a válvula fechada como aberta, etc...



    olhe veja bem, se calhar não sabe o que é uma valvula gravitacional solar, e que esta deve estar fechada, senão o calor sabe pela tubagem por gravidade.......veja outra vez o exel camarada

    Colocado por: ultrahipermegaa função desse termostato é controlar a serpentina do topo do acomulador, por isso é que está nessa localização.



    pois, voce le, termostato e pensa que é ali, se calhar é no tapo de cima, e vou-lhe dizer porque:
    porque o calor sobe, e como tal a temperatura não vai ser a correta, vai ter uma deferença enorme, posso lhe dizer, por experiencia sem calculo que é uma media de 7/10 graus, isto é, quando a valvula de 3 vias desviar para o aquecimento, o acumulador está a 70 graus na saida e não 55/60 como voce pede no termostato.

    segunda coisa, a serpentina de cima, é serpentina de caldeira e não de recuperador, quer que lhe explique e mostre uma foto de acumulador de recuperador e solar ou voce sabe o que digo???

    depois se reparã-se bem via que a valvula de 3 vias está ao contrario, o solar não tem pressão, etc etc
  19.  # 39

    olhe, marquei azul onde fica a valvula, parece estar confuso, veja bem quando ele está fechada, se calhar assim o calor já não sobe
      Sem título.jpg
  20.  # 40

    Colocado por: ins.Brunopois, voce le, termostato e pensa que é ali, se calhar é no tapo de cima, e vou-lhe dizer porque:
    porque o calor sobe, e como tal a temperatura não vai ser a correta, vai ter uma deferença enorme, posso lhe dizer, por experiencia sem calculo que é uma media de 7/10 graus


    Isso vai depender da gestão que estivermos a fazer, se queremos guiar pela temperatura máxima ou pela mínima.
    Pelo que tenho visto, todas as sondas dos depósitos solares estão instaladas no fundo dos mesmos...
 
0.0233 seg. NEW