Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Membros

    Estou a pensar instalar cá em casa um recuperador de calor a água.. mas o que me faz abrir este novo tópico é o facto de já ter visto em alguns comentários falarem da colocação de uma serpentina na chaminé para melhorar o rendimento dos recuperador baixando assim o consumo de lenha..

    Assim procuro a experiência de pessoas que tenham um sistema destes já a funcionar e gostaria que me dessem a vossa opinião...

    Quantos metros de serpentina têm na chaminé??
    Aumentariam/reduziam o tamanho da mesma??? Porquê??
    Têm instalado algum sistema de segurança nessa mesma serpentina?? (pergunto isto porque penso eu que atingirá temperaturas altas mais rápido que o depósito do recuperador, visto que a superficie de contacto é maior, e como normalmente o sensor de temperatura que aciona a bomba esta no recuperador não atingirá a serpentina temperaturas altas de mais???))

    Desde já grato a todos pela ajuda

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  2.  # 2

    Então???
    Ainda ninguém tem a serpentina instalada na chaminé???

    obrigado
  3.  # 3

    Talvez um bom registo no recuperador substitua a tal serpentina (nunca ouvi falat dela)
  4.  # 4

    Tendo andado nas minhas investigações :-) penso que é isto que estamos a falar e que até é vendida ou pelo menos aparece no google ligada a uma marca conhecida..
    Fazendo uma pesquisa no google com "caldeira de chaminé" aparecem varias imagens....
    Alguém tem isto instalado???
    Obrigado
      serpentina.jpg
  5.  # 5

    Isso parece inyteressante, mas a chaminé tem q ficar à vista para lançar calor para o compartimento, certo ?
  6.  # 6

    Colocado por: ParamonteIsso parece inyteressante, mas a chaminé tem q ficar à vista para lançar calor para o compartimento, certo ?

    não...
    esse depósito é adaptado na chaminé do recuperador, e no interior do mesmo circula água que é aquecida com o calor que existe na chaminé.

    quanto à questão do Post, quer instalar isto em complemento a um recuperador a água? ou tem um recuperador de ar quente e quer aproveitar o calor para AQS ?

    na melhor das hipoteses este aparelhometro artesanal poderá fazer Aguas Quentes Sanitárias. tenho muitas duvidas se será suficiente para aquecimento central.
    • eu
    • 7 janeiro 2014

     # 7

    E atenção às condensações...
  7.  # 8

    Esta "chaminé" põe se a saída do recuperador....

    A colocação disto vem no sentido de aumentar o rendimento de um recuperador a água....

    Isto é, a água que vem do circuito de aquecimento central passa primeiro neste componente e segue para o recuperador fazendo assim aproveitamento do calor da chaminé...

    Ou seja a água ao chegar ao recuperador já vai com algum "pré aquecimento" fazendo com que não chegue ao recuperador tão fria e logo não seja preciso tanta lenha para aquecer.... A ideia não é substituir nada mas sim aumentar a superfície de contacto do calor e aproveitar o calor que se perde pela chaminé...

    Li algures que isto pode aumentar o rendimento até 5%... Ora se este que esta na imagem leva 16 litros, se fizer um com 30 litros (serpentina mais alta) aumentará o rendimento em 7%, 10% 15% ??? Qual a vossa opinião???

    Colocado por: euE atenção às condensações...

    Pode se explicar melhor??? Eu não estou a perceber como é que o ar quente e seco que sobe na chaminé cria condensação... E se cria, essa condensação não cai dentro do recuperador??? Porque se for fora também todos os outros tubos que envolve a montagem de um recuperador a agua não cria condensação???
    Essa condensação não seria se estivesse em contacto com o ar exterior??? É que isto fica dentro da hotte...

    Grato a todos
    • eu
    • 7 janeiro 2014

     # 9

    Colocado por: setau88Pode se explicar melhor??? Eu não estou a perceber como é que o ar quente e seco que sobe na chaminé cria condensação... E se cria, essa condensação não cai dentro do recuperador???

    O ar quente e húmido ( embora não pareça, a lenha tem bastante água) ao entrar em contacto com superfícies frias, vai condensar. Por isso, a água dentro da serpentina não pode estar fria: tudo o que for abaixo de 60 graus, vai quase de certeza criar condensações...
    Concordam com este comentário: JoseBlino
  8.  # 10

    Colocado por: euO ar quente e húmido ( embora não pareça, a lenha tem bastante água) ao entrar em contacto com superfícies frias, vai condensar. Por isso, a água dentro da serpentina não pode estar fria: tudo o que for abaixo de 60 graus, vai quase de certeza criar condensações...


    Desde grato pela resposta....

    Mas penso eu que a água estará mais ou menos á mesma temperatura que a água do recuperador... a possibilidade de condensação não será a mesma???
    Pergunto-lhe novamente :-), essa condensação, pensa que cairá dentro do recuperador???

    cumps
    • eu
    • 7 janeiro 2014

     # 11

    Colocado por: setau88Mas penso eu que a água estará mais ou menos á mesma temperatura que a água do recuperador... a possibilidade de condensação não será a mesma???

    Depende... como vai usar a serpentina? Com a água de saída ou de retorno? Será mais eficaz usá-la com a água de retorno, e aí a temperatura pode ser inferior a 60 graus...

    Colocado por: setau88Pergunto-lhe novamente :-), essa condensação, pensa que cairá dentro do recuperador???

    Sim, já vi isso acontecer numa instalação deste tipo...
  9.  # 12

    Muito obrigado......

    Já estou a perder a vontade de por uma situação destas :-(
  10.  # 13

    Colocado por: setau88já ter visto em alguns comentários falarem da colocação de uma serpentina na chaminé

    também eu encontrei alguns comentários neste sentido, como p.e. este.
    E agora encontrei o seu tópico.

    Também eu estou a pensar num esquema destes (colocação de serpentina em volta do tubo de exaustão).


    Colocado por: setau88
    1. Já estou a perder a vontade de por uma situação destas :-(

    Começou bem, não desanime agora.
    Pelo que vimos até agora, o único problema não resolvido é o da condensação. E não é um problema assim pequeno. Mas terá solução...

    Estou a tentar desenhar uma forma que as condensações escorram para uma caixa esgoto, em vez de escorrerem para o recuperador.

    Há uma outra dúvida que tenho: qual será a temperatura mínima a que os gases tem de estar à saída da chaminé?
    Pergunto isto, porque não podem estar à mesma temperatura exterior, tem de haver um diferencial positivo. De outra forma a exaustão do fumo não funciona. Alguma ideia de qual deverá ser o diferencial mínimo?
  11.  # 14

    Colocado por: euPor isso, a água dentro da serpentina não pode estar fria: tudo o que for abaixo de 60 graus, vai quase de certeza criar condensações...

    Na caldeira do próprio recuperador podem ocorrer condensações se a água do retorno voltar muito fria.

    Para resolver essa questão é que há quem instale a dita "valvula de circulação anti condensação"

    Assunto também discutido aqui no fórum
    • eu
    • 3 novembro 2014

     # 15

    Colocado por: JoseBlinoHá uma outra dúvida que tenho: qual será a temperatura mínima a que os gases tem de estar à saída da chaminé?
    Pergunto isto, porque não podem estar à mesma temperatura exterior, tem de haver um diferencial positivo. De outra forma a exaustão do fumo não funciona.Alguma ideia de qual deverá ser o diferencial mínimo?

    Isso é um "não problema", porque a serpentina não tem capacidade de arrefecer os gases abaixo do valor mínimo de exaustão.

    Uma forma de reduzir a condensação é só circular água na serpentina após esta aquecer bem, eu diria que a uns 70 graus... desta forma consegue reduzir muito as condensações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  12.  # 16

    Colocado por: euIsso é um "não problema", porque a serpentina não tem capacidade de arrefecer os gases abaixo do valor mínimo de exaustão.

    Boa!



    Colocado por: eueu diria que a uns 70 graus...

    A 70º não deve dar...
    Estamos a falar de temperatura de água de retorno...

    A questão das condensações na caldeira, a meu ver, resolvem-se com a "valvula de circulação anti condensação"

    Já a condensação no tubo de exaustão (com serpentina envolta), talvez se resolva com a "tal caixa":

    Colocado por: JoseBlinodesenhar uma forma que as condensações escorram para uma caixa esgoto, em vez de escorrerem para o recuperador.
  13.  # 17

    Mais vale colocar um recuperador ja com a caldeira de que andar a fazer malabarismos!!
    • eu
    • 3 novembro 2014

     # 18

    Colocado por: JoseBlinoA 70º não deve dar...
    Estamos a falar de temperatura de água de retorno...

    Ah... vai circular diretamente a água no circuito de aquecimento? É melhor ter um acumulador de inércia entre os dois circuitos, e aí já pode ter a água na serpentina a 70 graus...
  14.  # 19

    Colocado por: euAh... vai circular diretamente a água no circuito de aquecimento?

    sim


    Colocado por: Sergio RodriguesMais vale colocar um recuperador ja com a caldeira de que andar a fazer malabarismos!!

    A ideia é trabalhar com um recuperador a água.

    Como o rendimento andará nos 70/75% há ainda calor passível de ser aproveitado que segue no tubo de exaustão.
    Então, no retorno da caldeira, antes da água entrar, passaria ainda por esta serpentina.

    Não faço ideia de quanto rendimento se poderá tirar deste malabarismo e esta é uma ideia nesse espírito, no experimentalismo.
    Depois se der resultados residuais fica a experiência; se der bons resultados tanto melhor.
  15.  # 20

    Colocado por: JoseBlinoEstou a tentar desenhar uma forma que as condensações escorram para uma caixa esgoto, em vez de escorrerem para o recuperador.

    Algo deste gênero...
    Terá de haver bastante espaço na hotte para poder acomodar este desvio lateral do tubo de exaustão

    No esquema temos, de cima para baixo:
    - Serpentina envolta no tubo de exaustão;
    - T 90º;
    - tampão purgador de condensados;
    - duas curvas 45º articuladas - na prática perfazem uma curva de 90º com arco longo;
    - recuperador de calor.
      Serpentina em tubo de exaustão com incorporação de purgador de condensados.jpg
 
0.0301 seg. NEW