Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Perdoem-me a insistência neste tópico já amplamente debatido mas, se possível, gostaria de tentar encontrar respostas para algumas dúvidas antes de encetar este trabalho.

    Pretendo fazer o isolamento térmico e acústico do tecto do sotão encontrando a solução que apresente melhor qualidade pelo mais baixo valor de investimento.

    A casa fica no Trás-os-Montes mais frio e remoto.
    O telhado é em telha assente sobre ripas de eucalipto com traves de suporte em madeira de eucalipto também.

    Registei as várias soluções apresentadas no fórum e continuo com algumas dúvidas.


    O forista Cimento na descrição da sua obra utilizou esferovite de 3 cm entre as vigotas de cimento com aplicação posterior de uma camada de wallmate com 4 cm. A tapar usou lambri em PVC.

    O forista rsgirao lã de vidro entre as vigotas cobertas com xps em placa.

    De outras páginas vi a solução de cobrir o wallmate com placa de gesso hidrófuga.

    Das soluções apresentadas e posteriores comentários do alv, do marco1 e do Etics fiquei com algumas ideias mas permaneceram as dúvidas.

    Primeiro a "certeza":
    - cobrir o tecto com wallmate de 40mm, aparafusado às traves.

    Depois as dúvidas absolutas:

    1) No meio das traves (logo junto às telhas e ao travejamento que material utilizar?
    Esferovite como o Cimento ou lã de vidro como o rsgirao?

    Lã de vidro:
    Esta solução parece validada pelo user alv que me parece alguém avalizado e com fortes conhecimentos técnicos da área. Sugere ele:

    "Normalmente sugiro a colocação de uma manta, desta vez com o papel kraft virado contra as telhas e entre as vigotas. Sob estas uma camada contínua, bem calafetada de XPS apertada com buchas para materiais isolantes nas vigotas e resolveria."

    No entanto, de todas as leituras que fiz pelo fórum fiquei com a ideia de que só se deveria utilizar lã de vidro em espaços isolados, sem correntes de ar e sem humidade dada a sua putrescibilidade.
    Também na exposição do user rsgirao encontrei a afirmação do user marco1 referindo que esta solução descurava possiveis acumulações de aguas por infiltração ou condensação entre o xps e a telha.

    Já vi referida no fórum a possibilidade fazer a aplicação de uma barreira pára vapor. Também em resultado das leituras deste fórum e de sites de materiais de construção (onduline) li que se deve aplicar essa barreira na face inferior do isolamento térmico (lado quente da cobertura).
    Seria também necessária a aplicação de uma barreira para prevenir as infiltrações pelo lado de dentro do telhado, aplicada junto à telha?


    Esferovite:
    O relato do user cimento sobre o uso da esferovite refere que não alcançou o isolamento acústico que desejava. E, no meu caso, queria tentar alcançar o melhor isolamento possível para o mesmo nível de custos.


    Qual seria então a melhor solução?


    Outra dúvida, esta mais do âmbito decorativo/orçamental seria a aplicação de pvc ou placas de gesso no tecto.
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2014

     # 2

    Vivam!

    Como fui citado, a minha opinião:
    Não sei onde foi tirar isso meu, sobre a qual confirmo, em absoluto a primeira parate da afirmação e talvez com alguma confusão à mistura, agora que releio.
    Não sei qual o contexto onde estava isso escrito, mas escalreçamos. Assim, se apenas utilizar, ou puder utilizar a lã de vidro ou de rocha, aqui para o caso não interessa, então esta deve ser aplivcada em contínuo, bem calafetada ou se se tratar de barrotes rectangulares e o espaço não abundar, então aplicá-la entre barrotes, também bem calafetada. Duas coisas de fundamental importância sobre a aplicação deste sistema: Um que tem obrigatóriamente de utilizar manta com papel; Dois que a manta, painel, ou seja lá o que fôr tem de ser aplicado sem nunca entrar em contacto directo com a telha, isto écom o necessário cuidado de haver alguma caixa de ar entre o topo da lã e a telha. Esta, embora impermeável é porosa e por osmose transmite humidade para o interior, e isto responde ao Dias, a haver alguma humidade , esta será dissipada por correntes de conveção que existem sob as telas e ainda que humedeçam de algiuma forma, em dias como os de hoje com dias e dias de chuva, como a lã é, normalmente para estas situações, não hidrofila acaba por evaporar a humidade com as correntes de ar e mesmo que esta seja excessiva nunca passará para o interior pois existe a barreira pára vapor.
    Bom isto no caso de só se optar por isolar com manats ou não se dispuser de tempo (€). No caso de haver possibilidade o que digo é que o reforço do isolamento em telha vâ é a execução, à semelhança de um bom revestimento interior de uma parede exterior (ITICS), de uma camada contínua, se possivel ou entre os barrotes de isolamento com um material do tipo XPS. Neste último caso, emboira naõ seja nunca recomendável que o XPS ou qualquer outro material fique em contacto com a telha, já pode haver algum espaço a menos ficando a caiax de ar entre o isolamento e a telha quase limitado ao canudo.
    Claro que hão-de vir os puristas com esquemas, desenhos, teorias e eu sei lá mais o quê, que embora tenham todos a sua razão ou são coisas desnecessárias ou não são adequadas para o nosso clima e garantidamente que em quase 30 anos a fazer e desfazer coisas semelhantes, não reportei ainda nenhum caso com patologias associados à forma como temos feito senão as más aplicações da técnica descrita. Quando bem executados e com os necessários cuidados, as respostas têm, felizmente, sido sempre positivas.
    Espero ter ajudado, fazendo parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunosr
  2.  # 3

    Olá Anonimo16062021 e obrigado pela sua contribuição.
    Então será importante essa barreira junto à telha quer pela condensação de inverno quer no verão em sentido contrário.
    Peço desculpa se a pergunta for disparatada mas será possível aplicar essa tela pelo interior, junto à telha e por fora das traves? É que também serão aparafusadas às traves os suportes do gesso cartonado (ou pvc). Não ficará comprometida essa barreira?
  3.  # 4

    Boa noite alv e muito obrigado pela sua participação.
    Para o contextualizar, a minha citação das suas palavras está no segundo link do meu post original, sendo a sua resposta a sétima participação na discussão.
    Julgo ter entendido o que me disse.
    Assim, a minha ideia original de colocar isolamento em duas camadas seria demais e bastaria uma camada contínua de lã de vidro (ou xps segundo outros). Sempre falando da minha solução ser mais precária e longe do ideal por falta de tempo (€). :D E neste caso o papel da lã de vidro ficaria voltado no sentido da telha, correcto?
    •  
      alv
    • 8 janeiro 2014

     # 5

    Vivam!


    Colocado por: brunosrSempre falando da minha solução ser mais precária e longe do ideal por falta de tempo (€). :D E neste caso o papel da lã de vidro ficaria voltado no sentido da telha, correcto?


    Se a sua solução passa pelas mantas deve ter papel e virada para o interior da habitação, portanto voltada contra o revestimento ou interior e nunca no sentido da telha. Exactamente ao contrário de que sugere.

    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    Anonimo16062021...isso são muitos maços de tabaco!


    Patricia Silva
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
 
0.0090 seg. NEW