Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos,

    Moro num apartamento duplex (4º e 5º andar) cujo piso superior fica por baixo da cobertura do edifício. Trata-se de uma cobertura plana impermeabilizada por tela, com isolamento térmico e godo por cima.

    O último patamar do edifício é no 4º andar, sendo que o 2º piso do meu apartamento apenas tem acesso pelo interior da habitação e é composto por 2 suites e um terraço.

    Neste momento estou com um problema de resolução complexa, pois tenho o 2º piso inabitável devido a uma enorme infiltração no tecto de uma das suites (posso dizer que neste momento estão a cair cerca de 20 pingos de água por minuto). Este é já o 3º inverno assim, para além dessa infiltração, uma das paredes (parede interior) está cheia de humidade, assim como o tecto da outra suite.

    Fomos ao banco e o empreiteiro que o banco contratou para terminar o edifício mandou um encarregado ver o que se passava. Ele colocou a cobertura em carga, deixou assim por 3 dias e nada aconteceu.

    Resultado: Disse que não há problema nenhum com a cobertura, que se trata de condensação proveniente do interior da habitação, disse para arejar mais a casa e colocar tecto falso que ficava resolvido. Não acreditei nisso, e muito menos em colocar tecto falso num tecto de onde cai água! Mas para matar as dúvidas deixei um desumidificador ligado na suite durante 1 semana, 24h por dia. Tirou 5l de água por dia, não notei diferença nenhuma na infiltração.

    O que acham vocês? Não pode ser condensação, pois não? Até porque não habitamos aquele piso e sempre que o tempo o permite, tenho as janelas abertas.

    Agora acontece que na semana passada começou a pingar pelo tecto do hall de entrada do meu vizinho (o hall fica no 4º andar e por cima é um quarto onde não passam tubangens). E reparei que no quadro do patamar onde se encontram tubagens com cabos de antena, também está a pingar e as tubagens estão cheias de água. Essas tubagens passam por uma chaminé, que também passa junto ao hall do vizinho.

    Na minha sala numa parede interior, junto à soleira tenho um pouco de humidade (no sítio por onde passa uma chaminé) e a meio da parede exterior da suite está uma chaminé.
    É possível que seja a chaminé que está a provocar a infiltração? Com o relatório do empreiteiro o banco não vai fazer mais nada. O condomínio como não chove na casa deles não quer saber, e se eu for para tribunal vou gastar muito tempo e dinheiro, podendo até perder. Por isso vou ter de ser eu a resolver.

    Agradeço a quem teve paciência para ler isto, e todas as respostas são bem vindas.

    PS: Tinha fotos para colocar mas não consigo. Escolho o ficheiro mas depois não carrega para o forum (são fotos com 50kb cada). Coloco fotos noutros fóruns mas neste não estou a conseguir.
      1.Infiltração suite1.JPG
  2.  # 2

    Afinal apareceu uma foto, vou tentar colocar as restantes.
      10.Água a sair dos tudos.JPG
  3.  # 3

    Só consigo colocar uma foto de cada vez. Se alguém me explicar como se colocam várias fotos ao mesmo tempo fico muito agradecida.
    Esqueci-me de referir que só começa a pingar na suite 2 ou 3 dias depois de começar a chover (depende da intensidade da chuva). E mesmo parando de chover, continua a pingar durante cerca de mais 1 dia.
  4.  # 4

    Na minha opinião pode ser condensação...da água que entra pela infiltração!
    Colocou à carga três dias, OK.
    Testou os tubos de descarga?
    Viu os remates às chaminés, e outros elementos?

    Mande-lhe uma carta registada, pois mesmo que fosse condensação, o único culpado era ele!
  5.  # 5

    Na minha opinião ele colocou pouca água quando colocou à carga, pois o meu marido foi à cobertura num dia em que chovia muito e a água estava a cima do nível que ele colocou.
    Os remates às chaminés foram verificados por nós em Outubro passado e por um amigo nosso que coloca tela, inclusive numa das chaminés o remate entre telas estava ao contrário do caimento da água, resolvemos essa situação.

    Enviamos várias cartas registadas à administração do condomínio e ao banco, pois nunca chegamos a conhecer o empreiteiro. Pensava que como foi o banco que vendeu, a responsabilidade seria dele. Este empreiteiro só fez os acabamentos do prédio, daí querer despachar. O que teve antes dele faliu e entregou o prédio ao banco por acabar, e o banco entregou a obra ao tal empreiteiro que mandou cá o encarregado que era um senhor intratável, disse que era condensação por causa do wc da suite, por tomar lá banho. Apesar de lhe ter dito que nunca tomei banho lá, ele continuou a insistir no mesmo. E mesmo que fosse, era defeito de construção, certo?
  6.  # 6

    Poderá ser por causa dos tubos de descarga? Não existe nenhum muito próximo....

    As chaminés estavam todas revestidas com tela, menos uma, que fica a meio da parede da suite, colocamos lá um pouco de tela.
      6.Cano chaminé tudos de exaustão.JPG
  7.  # 7

    Deixo aqui mais fotos da infiltração do tecto e da humidade da parede
      2.Infiltração suite1.JPG
  8.  # 8

    Humidade na parede
      4.Humidade suite1.JPG
  9.  # 9

    Resto da parede
      3.Humidade suite1.JPG
  10.  # 10

    E agora pode-se ver uma gota de água a cair no quadro que se situa no patamar do andar (4º piso), por baixo do quarto do vizinho. Mais atrás já coloquei uma foto onde se vê água a sair dos tubos que estão dentro do quadro.
      9.Infiltração na caixa do patamar.JPG
  11.  # 11

    Colocado por: J0@nao encarregado que era um senhor intratável, disse que era condensação por causa do wc da suite, por tomar lá banho.

    Até parece que estamos no tópico das piadas/anedotas.
    Eu não percebo nada de construção civil, mas acho que se não meter um advogado razoável/bom ao barulho poderá ficar definitivamente com um ENOOOOORME problema.
    Tente obrigar o Banco a ficar novamente com a casa e devolver-lhe o dinheiro que já pagou. Das fotos que mostrou, só se aproveitam os vidros ...
  12.  # 12

    LOOOL

    Isso é no andar de cima, o andar de baixo está impecável. Se conseguisse resolver o problema da infiltração e da humidade ficava bom. O edifício ficou concluído em 2009.

    Não me queria desfazer dele, porque é um t3, com 2 suites, tem uma sala com 50m2 que tem uma varanda com 20m2. A cozinha tem 25m2 e a lavandaria 5m2 e o terraço do 2º piso tem quase 50m2. Garagem para 2 carros e fca praticamente no centro da cidade.nem 100 000€ custou. Por isso desfazer-me dele só em ultimo caso
  13.  # 13

    Arranjar um advogado é uma hipótese, mas queria tentar resolver o problema rapidamente. Se for para tribunal vou gastar muito tempo e dinheiro. Mas cada vez mais me convenço que terá de ser.
  14.  # 14

    isso terá de ser visto no local.

    se tiver algum Eng.º Civil conhecido peça-lhe que dê uma vista de olhos... ou um construtor de confiança.

    senão peça uma peritagem.

    onde fica?
  15.  # 15

    Desde já obrigada a todos pelas respostas.

    Fica em Oliveira de Azeméis.

    Eu própria sou eng civil, mas não tenho experiência, trabalhei em fiscalização e pouco tempo. O ano passado fiz um almoço cá em casa com vários amigos meus, engenheiros civis e eles andaram a ver, disseram que colocando uma camada de tela resolveria o problema (inicialmente também pensei que fosse daí). Há pouco tempo pedi ao meu ex chefe para cá vir e ele disse o mesmo, colocar outra camada de tela. Mas os acontecimentos da ultima semana deixaram-me com dúvidas, para além de não ter metido água quando esteve em carga. Viram as fotos dos tubos com água? O vizinho tem água no tecto do hall que fica no 4º andar. è um mistério muito grande. Acham que poderá ser pela chaminé?
  16.  # 16

    Colocado por: J0@naAcham que poderá ser pela chaminé?

    sim é uma possibilidade.
  17.  # 17

    O tecto tem umas manchas alaranjadas que não dá para ver nas fotos. A laje é em blocos de cimento. A chaminé é em blocos cerâmicos.

    Será água da chuva que entra pela chaminé? Acho estranho porque mesmo não havendo vento a água entra. Poderá ser condensação dentro da chaminé? Mas só acontece quando chove....

    Alguma ideia do que poderei fazer à chaminé para verificar se realmente o problema é dela?
    • J0@na
    • 17 fevereiro 2014

     # 18

    Bom dia, para quem não sabe da história, tenho desde 2011 graves problema de infiltração de água no 2 piso do meu apartamento duplex, provenientes da cobertura plana invertida. É o ultimo andar do prédio. A administração do condomínio nunca quis fazer nada, mas agora como o problema se estendeu à caixa do elevador o caso mudou de figura.

    Estão neste momento na cobertura do edifício para tentar solucionar o problema (é uma cobertura plana invertida). Retiraram as pedras e o roofmate, colocaram àgua e chegaram à conclusão que não existe caimento para os tubos de queda, o que faz com que a água não saia da cobertura e algumas telas estão levantadas. A solução deles é "concertar" as telas que estão levantadas, depois colocar massas em cima da tela que lá está para dar caimento para os tubo de queda, e depois colocar um impermeabilizante líquido por cima, o roofmate a as pedras.

    Parece-me uma solução estranha e pouco convencional. O que acham vocês?
  18.  # 19

    Colocado por: J0@naBom dia, para quem não sabe da história, tenho desde 2011 graves problema de infiltração de água no 2 piso do meu apartamento duplex, provenientes da cobertura plana invertida. É o ultimo andar do prédio. A administração do condomínio nunca quis fazer nada, mas agora como o problema se estendeu à caixa do elevador o caso mudou de figura.

    Estão neste momento na cobertura do edifício para tentar solucionar o problema (é uma cobertura plana invertida). Retiraram as pedras e o roofmate, colocaram àgua e chegaram à conclusão que não existe caimento para os tubos de queda, o que faz com que a água não saia da cobertura e algumas telas estão levantadas. A solução deles é "concertar" as telas que estão levantadas, depois colocar massas em cima da tela que lá está para dar caimento para os tubo de queda, e depois colocar um impermeabilizante líquido por cima, o roofmate a as pedras.

    Parece-me uma solução estranha e pouco convencional. O que acham vocês?


    Pendente é sempre por baixo da impermeabilização.
    Impermeabilizante líquido? Só se for de base de poliuretano.
    Concordam com este comentário: J0@na
    • J0@na
    • 17 fevereiro 2014

     # 20

    Obrigada pc Ferreira pela sua resposta.

    Eles vão "remendar" as telas que parecem estar levantadas, vão colocar silicone líquido nas emendas das telas de transição entre a base e as "paredes". Para já vão deixar assim e na reunião vão dizer aos condóminos que é preciso fazer a pendente, e se eles concordarem, vão fazê-la por cima da tela que lá está.

    Quem está a tratar disto são os funcionários da empresa que gere o condomínio, cuja função deles é realizar pequenas obras nos edifícios. Não devem perceber muito de coberturas.

    Se eles avançarem com isto, depois coloca-se o roofmate e as pedras por cima da pendente? E o ideal neste caso não seria colocar tela por cima da pendente?
 
0.0222 seg. NEW