Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia

estou a viver numa casa que antigamente era uma garagem bem ampla, dividimos a meio e fizemos casa... agora temos em ideia aumentar para o lado a nossa casa. basicamente é ir a garagem e tirar-lhe mais um bocado :D

só que temos um problema... uma das paredes tem alguma humidade... pelo pouco que entendo acho que esta virada a sul.... em dias de chuva leva com agua, nao esta protegida. a nossa ideia era fazer uma parede dupla em tijolo... tipo deixar imaginemos uns 5 cm de distancia entre paredes e fazer a outra a frente.

o que acham ?

abraço
  2.  # 2

Boa tarde,

Ao proceder ao licenciamento, o seu técnico concerteza lhe indicará a melhor solução.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

licenciamento ???? :D

isto é uma garagem... é apenas para dividir... se fosse tirar uma licença gastava mais do que na obra toda. basicamente é levantar 2 paredes ao alto... encher e pintar. Sinceramente no total da obra espero nao gastar mais de 1000 euros... e acho que ate estou a abrir demais a boca, mas prefiro pensar em mais e gastar menos.

para tirar licença nao sei, mas gastava umas massas.

Já para não dizer que temos umas leis ridiculas. Pelo pouco que ouço pois sou leigo na materia...

compramos o terreno... é nosso, mas temos de pagar tudo e mais alguma coisa para puder fazer o que quer que seja nele.... depois construimos uma casita... é nossa pagamos o terreno e as licenças antes.... como se nao basta-se temos de pagar para viver no que é nosso.

até em nossa casa, no nosso terreno... no que supostamente é nosso... somos roubados ano apos ano.

abraço
  4.  # 4

Colocado por: TYYMENem dias de chuva leva com agua, nao esta protegida. a nossa ideia era fazer uma parede dupla em tijolo... tipo deixar imaginemos uns 5 cm de distancia entre paredes e fazer a outra a frente.

E que tal assim?
    http://www.youtube.com/watch?v=OlDj2nCPgmM
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 5

boas

so de ver o video fiquei com a ideia que fica mais caro do que fazer uma parede falsa. nao ?
  6.  # 6

Colocado por: TYYMENfica mais caro do que fazer uma parede falsa. nao ?

Não lhe sei responder sobre isso..
  7.  # 7

E isolamento? O que pensa colocar?
  8.  # 8

do pouco que sei acho que pode fazer uma parede dupla como diz e no meio metia um isolante XPS por exemplo (placa de esferovite azuis)
  9.  # 9

Colocado por: branco.valterE isolamento? O que pensa colocar?

pois é mesmo nisso que preciso de ajuda... embora quem vou chamar para levantar essas 2 paredes, é um pouco conhecedor, mas está tambem sujeito a chegar lá e da-lhe uma paragem cerebral e vai parede e mais nada.

Colocado por: fsilva106do pouco que sei acho que pode fazer uma parede dupla como diz e no meio metia um isolante XPS por exemplo (placa de esferovite azuis)

essas placas azuis são daquelas que o pessoal mete nas paredes e telhados na parte de fora da casa, certo ?

é uma ideia. porque se calhar se nao meter nada a humidade vai acabar por começar a passar para a parede falsa.
  10.  # 10

Meta aí umas fotografias, senão o pessoal nem sequer vai perceber a situação em concreto. Pode ser que não seja assim tão mau e possa fazer isso com gesso cartonado e Manta de lã de vidro ou rocha.
  11.  # 11

Colocado por: TYYMENé uma ideia. porque se calhar se nao meter nada a humidade vai acabar por começar a passar para a parede falsa.

Mesmo que meta o isolamento na caixa de ar,não sei ate que ponto lhe resolve o problema das humidades na parede falsa..
  12.  # 12

Por isso é que eu disse ao Tyymen que coloca-se fotografias para quem percebe da poda perceber exactamente a situação em concreto.
  13.  # 13

Ó caro Anonimo16062021, nem eu percebo da poda nem eu disse para ele fazer isso, apenas pedi que ele tira-se umas fotografias e que TALVEZ não fosse assim tão grave e permiti-se fazer a tal parede em gesso cartonado.

Já agora, tem andado a baldar-se, onde estão as actualizações no seu tópico? Hoje passa, amanhã não sei. ;o)
  14.  # 14

Que ideia tão limitada e retrógrada acerca do assunto. Se é leigo na matéria não deveria opinar sobre o que não conhece, não fica bem.

Colocado por: TYYMENlicenciamento ???? :D

isto é uma garagem... é apenas para dividir... se fosse tirar uma licença gastava mais do que na obra toda. basicamente é levantar 2 paredes ao alto... encher e pintar. Sinceramente no total da obra espero nao gastar mais de 1000 euros... e acho que ate estou a abrir demais a boca, mas prefiro pensar em mais e gastar menos.

para tirar licença nao sei, mas gastava umas massas.

Já para não dizer que temos umas leis ridiculas. Pelo pouco que ouço pois sou leigo na materia...

compramos o terreno... é nosso, mas temos de pagar tudo e mais alguma coisa para puder fazer o que quer que seja nele.... depois construimos uma casita... é nossa pagamos o terreno e as licenças antes.... como se nao basta-se temos de pagar para viver no que é nosso.

até em nossa casa, no nosso terreno... no que supostamente é nosso... somos roubados ano apos ano.

abraço
  15.  # 15

doisarquitectos
    Ao proceder ao licenciamento, o seu técnico concerteza lhe indicará a melhor solução.

Não vou ser politicamente correcta, perante a resposta (»licenciamento«) que, repetida até à exaustão, aparece, como condição sine qua non, para viabilizar toda (?...) e qualquer construção/remodelação que queiramos levar a cabo. Não estou a fazer o elogio da ilegalidade, nada disso, entenda-se! Mas, os senhores arquitectos, engenheiros e demais técnicos especializados, saberão quantas moradias novas, remodelações, muros e barracões começam, e/ou se fazem sem recurso a licenciamento?? No concelho de onde provim, mesmo nas »barbas« dos presidentes de Junta, de qualquer freguesia, é muito comum; pelo menos até à primeira denúncia e, mesmo assim, as obras quase nunca são embargadas!
    Depois (a extinta »classe média«), somos colectados (tributados) até à medula quando, quem nos desgoverna só quer é sacar e, sem pudor, vai levar a leilão oitenta e cinco quadros do pintor e escultor catalão, Joan Miró (o que restou do espólio do amaldiçoado BPN), alheando-se da importância que aquelas obras de Arte têm para Portugal.
    E nós a vê-los passar...
    Concordam com este comentário: fsilva106
  16.  # 16

Meu caro,

Não tinha percebido que o aumento era interior, nesse caso dispensa o licenciamento caso não altere estrutura nem alçados do edifício, mas parece-me que esse não seria o problema uma vez que acredito que já exista construção que não coincida com o licenciado.

Cara Maria Rodrigues,

A figura de legalização é cada vez mais real, no entanto seria bom haver consciencialização do correto licenciamento por fim a evitar difíceis processos de legalização. Temos de nos mentalizar também que o espaço interior é privado, daí nao necessitar de licenciamento, no entanto o espaço exterior pertence a todos e é o espelho do país que queremos.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  17.  # 17

doisarquitectos
    (...) no entanto o espaço exterior pertence a todos e é o espelho do país que queremos.

Boa noite, caro nuno costa,
    Como bem percebeu, não ponho em questão o pedido de licenciamento para obras novas, remodelações e ou restauros; considero absolutamente necessário!

Não deixa de ser irónico achar-se que o espaço exterior pertence a todos, quando vemos por este Portugal adentro verdadeiros atentados urbanísticos, sem respeito
    pelo meio em que se inserem. Claro que não se teve em consideração (nunca se terá...), que o espaço exterior pertence a todos.

Vem a propósito falar dos recentes temporais que atravessaram (atravessam) o nosso país, tidos como "fenómenos meteorológicos ". Dizem os cientistas
    que é devido a alterações na orla costeira: apontam o dedo à construção desenfreada de habitações na faixa marítima, entre outros. E aqui, temos quase a certeza que
    foram licenciadas pelos municípios que as servem. A troco de quê? De prejuízos altíssimos que se reflectem na costa portuguesa, como se tem observado nas televisões.
    É caso para dizer: Preso por ter cão e... preso por não o ter! (falando de licenciamentos, claro!)
    Concordam com este comentário: treker666
  18.  # 18

Colocado por: doisarquitectosMeu caro,

Não tinha percebido que o aumento era interior, nesse caso dispensa o licenciamento caso não altere estrutura nem alçados do edifício, mas parece-me que esse não seria o problema uma vez que acredito que já exista construção que não coincida com o licenciado.

Cara Maria Rodrigues,

A figura de legalização é cada vez mais real, no entanto seria bom haver consciencialização do correto licenciamento por fim a evitar difíceis processos de legalização. Temos de nos mentalizar também que o espaço interior é privado, daí nao necessitar de licenciamento, no entanto o espaço exterior pertence a todos e é o espelho do país que queremos.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues

bom dia

sim é para ser um aumento interior. e sim ja ha uma construçao que nao estava no projeto, mas agora esta.

só nao entendo a afirmação... '' no entanto o espaço exterior pertence a todos e é o espelho do país que queremos.''

mas afinal.... ????

a casa é dos meus pais... esta construida há 27 anos salvo erro... na altura o terreno era do meu avó... só no ano de 2013 foi tudo alterado... uma coisa complicada... o terreno estava em nome do meu avo mas a casa em nome dos meus pais... algo assim e tiveram e dar voltas e mais voltas e mais voltas para por tudo em nome dos meus pais.... tudo legal... e foi ai que vieram ver a casa e projeto e viram que ja tinha sido dividida por baixo logo tiveram de incluir, etc, etc... sei que todas estas voltas demoraram um tempão, salvo erro mais de 1 ano... e muito dinheiro envolvido.

e ao fim eu pergunto.... o espaço exterior pertence a todos ???? se por exterior se refere a rua, etc... tudo bem... agora se nem dentro do meu terreno mando, pergunto para que ter casa ?

vais vale fazer como a ciganada (sem querer ofender ninguem) faz-se um barraco e está andar.

por isso é que o nosso pais é a porcaria que é.
  19.  # 19

Colocado por: TYYMENesta construida há 27 anos salvo erro

Colocado por: TYYMENsó no ano de 2013 foi tudo alterado

Colocado por: TYYMENpor isso é que o nosso pais é a porcaria que é.

Nem mais...
  20.  # 20

É fácil de perceber,

A propriedade é sua, mas a paisagem urbana pertence-nos a todos, por exemplo imagine que o seu vizinho decide pintar a casa dele com cores extravagantes, às ricas e bolinhas, enfim um circo. concerteza não ia gostar de ter essa paisagem na sua janela, agora imagine toda a gente o fazer dessa forma....teriamos aqui uma bela paisagem urbana.

Diga-me, já lhe aconteceu viajar para outro país, sobretudo se for nórdico e pensar "que pais bonito, que paisagem agradável etc, porque é que no nosso Portugal não é assim?" a verdade é que para ter essa harmonia que o conjunto de espaços muitas vezes privados criam tem de haver controlo, e esse controlo só se consegue com o licenciamento e regulamentos.

É verdade que as coisas nem sempre funcionam e o TYYMEN pode até ser uma pessoa conscenciosa e com bom gosto e assim sendo o que vier a edificar com ou sem licença até ficar "bem feito", mas nem toda a gente possui essas qualidades.

Poderiamos entrar agora no campo da importância do Arquiteto, e tenha em ocnsciencia que até poucos anos uma percentagem muito pequena das obras era projetada e coordenada por um Arquiteto, recorrendo-se sempre a outros profissionais não Arquitetos e o mesmo não acontece em paises mais desenvolvidos "chamemos-lhes mais bonitos pronto.", fruto disso é a paisagem urbana que temos desastrosa, vamos tentar emendar isso pelo menos daqui para a frente. A revogação definitiva do Dec-Lei 73/73 é fundamental nesse campo.

É apenas uma opinião, embora baseada em factos, respeito qualquer outra concordando ou não.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0174 seg. NEW