Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

SandraVieira,

Mesmo que a instalação electrica custasse 10.000,00Euros, teríamos (120.000,00+10.000,00) euros / 250m2 = 520eur/m2.
    Lamento, mas creio que só muito dificilmente o consiga.

Também duvido que em Paredes lhe façam preços especialmente mais baratos para betão pronto, cimento, areia, etc... que, por exemplo, em Lisboa ou Sines.

Já quanto à mão de obra, na sua opinião. porque será que no norte é muito mais barata?
    Eu hesito entre 2 hipóteses:
    1. como há mais desemprego, os desempregados acumulam um ordenado «no escuro» ao subsídio;
    2. porque as pessoas fazem questão em não precaver o presente (seguros de acidentes de trabalho, de responsabilidade civil), nem o futuro (descontar para a previdência), nem cumprir o seu papel na sociedade (declarar os rendimentos reais e pagar os devidos impostos).
    Por isso saem «mais baratas» (até acontecer uma chatice).

Um conselho: PEÇA TAMBÉM PREÇOS A DESCONHECIDOS (e não se coíba de o dizer aos seus conhecidos). É um enorme favor que faz a si E aos seus conhecidos.
  2.  # 2

Também concordo que o arquitecto/engenheiro não tenha que saber o preço de tudo, mas pode pagar a um medidor-orçamentista para fazer esse trabalho. Seria mais um filtro antes do projecto chegar às mãos do cliente e imagino que um bom medidor-orçamentista consiga detectar muuuuitos erros e lacunas do projecto, por isso o cliente final só teria a ganhar, mesmo que para isso tivesse que pagar mais um pouco pelo projecto.
  3.  # 3

moradia +/-250m2, estilo moderno, 1 só piso. Zona de Paredes. Ainda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....

Se for um só piso talvez consiga, mas o telhado da sua casa terá que ser sem "lage"... Ou seja, do interior visualiza o forro em madeira, onde depois sobre essa madeira assentam telhas (com os devidos isolamentos). Mas dessa forma nao será moderno, ou pelo menos nao será tao moderno!

claro que se tiver 250m2 e estivermos a falar de 1 cozinha de 15, depois 2 wcs com 6, 2 quartos enormes, mais sala enorme, é diferente de ter 4 quartos, 3 ou 4 wcs, uma cozinha, mais um churrasco, etc etc etc

Como penso nao ser o caso, digo-lhe ja que uma casa de um unico piso é mais cara que uma de rc e 1º andar, isto para a mesma area de construccao, e mesma tipologia!

EVIDENTE que existem excepcçoes. Se numa casa de dois pisos tiver vãos de 6m, e numa casa de 1 piso tiver vãos de apenas de 4m, a casa de 1 piso PODERÁ ficar mais barata!

Mas comparando arquitecturas SEMELHANTES e da mesma natureza, rc e primeiro andar fica mais economico!

Quanto aos 520 Euros m2, mesmo que sejam sem o IVA, é muito dificil. Conte com 800 euros m2, valor final de construccao já com iva, com acabamentos todos incluidos, mas sem ser em ouro nem cravados a diamante! E mesmo assim tera que fazer escolhas acertads caso contrario vai parar nos 900 ou 1000 euros, muito facilmente... Diga o que o arquitecto disser, esteja a crise que estiver, vai querer a casa acabada, portanto depois vai construir com quem tem provas dadas, OU VAI METER-SE COM SAPATEIROS... Os bons vão sempre cobrar, e portanto conte com 800 euros m2, evite surpresas... nao estique para 750 nem para 700. São mesmo 800 porque tenho a certeza que depois vai querer ter a casa bonita!
  4.  # 4

Por favor expliquem-me isto, se conseguirem:
    http://www.belaserra.com/cybimob/index.php?option=com_hotproperty&task=view&id=566&Itemid=36

É mesmo ao lado de onde eu moro. Verdade que as moradias são muito juntas, mas não são geminadas.

As fotografias já têm algumas semanas e a obra já se encontra mais adiantada.
    O preço apresentado é chave na mão, pois já o confirmei com o empreiteiro.

Mesmo comprando sem negociação, pagando os €157.500,00 e ignorando o valor do terreno, temos:
    157.500,00 / 240m2 = €656,25 por m2.

Gato por lebre?...
  5.  # 5

Colocado por: sandravieiraAinda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....
    Se ele diz, então que o escreva. Lembre-se que o dinheiro é seu e quando chegar a altura de pagar, será você e não ele. Ou então faça um contracto com ele. Se o calor de construção ultrapassar em + de 10% os 520€/m2, eçe faz-lhe um desconto de 50% nos honorários dele. Fica logo a saber

Colocado por: sandravieiraconforme já disse noutras conversas deste forum, fiquei assustada com alguns preços de que falam por aqui, mas julgo que no norte os preços, especialmente ~mão obra são mais baixos.

porquê? Nem pense numa coisa dessas, a mão de obra é ilegal ou legal. as variações de preços têm a ver com isso e não com supostos sentimentos de que na provincia as coisas são mais baratas que nas grandes cidades, bem pelo contrário. Esses locais costumam e são, locais onde os empreiteiros locais, lojas e vendedores fazem cabão (concertaão de preços) descaradamente. Inclusivé chegam a combinar entre eles que é que vai vender a este e aquele cliente.

Colocado por: sandravieiraEstou a pensar construir por administração directa... eu e o meu marido temos de certa forma disponibilidade para acompanhar a obra e tenho algumas pessoas conhecidas em quem confio e que gostaria que trabalhassem na obra (serralheiro, carpinteiro...) O preço de que falei acima não contempla parte eléctrica porque quanto a essa tenho uma "oferta"...
    Que acham?

Não irá de servir de nada, porque julgo que já está convencida, mas é um erro enorme, mas como disse antes, o dinheiro e os cabelos brancos são seus
    • Jonh
    • 27 fevereiro 2009

# 6

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: sandravieiraAinda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....
    Se ele diz, então que o escreva. Lembre-se que o dinheiro é seu e quando chegar a altura de pagar, será você e não ele. Ou então faça um contracto com ele. Se o calor de construção ultrapassar em + de 10% os 520€/m2, eçe faz-lhe um desconto de 50% nos honorários dele. Fica logo a saber

Colocado por: sandravieiraconforme já disse noutras conversas deste forum, fiquei assustada com alguns preços de que falam por aqui, mas julgo que no norte os preços, especialmente ~mão obra são mais baixos.

porquê? Nem pense numa coisa dessas, a mão de obra é ilegal ou legal. as variações de preços têm a ver com isso e não com supostos sentimentos de que na provincia as coisas são mais baratas que nas grandes cidades, bem pelo contrário. Esses locais costumam e são, locais onde os empreiteiros locais, lojas e vendedores fazem cabão (concertaão de preços) descaradamente. Inclusivé chegam a combinar entre eles que é que vai vender a este e aquele cliente.

Colocado por: sandravieiraEstou a pensar construir por administração directa... eu e o meu marido temos de certa forma disponibilidade para acompanhar a obra e tenho algumas pessoas conhecidas em quem confio e que gostaria que trabalhassem na obra (serralheiro, carpinteiro...) O preço de que falei acima não contempla parte eléctrica porque quanto a essa tenho uma "oferta"...
    Que acham?

Não irá de servir de nada, porque julgo que já está convencida, mas é um erro enorme, mas como disse antes, o dinheiro e os cabelos brancos são seus

...na província é mais barato sim, salvo excepções como é obvio. E esse preço apresentado é bem provável que esteja certo, basta que tenha tudo controlado e não escolha material de 1a.

Abraço
  6.  # 7

Colocado por: Jonh...na província é mais barato sim, salvo excepções como é obvio. E esse preço apresentado é bem provável que esteja certo, basta que tenha tudo controlado e não escolha material de 1a.

Não, desculpe mas não é, tenho obras espalhadas pelo pais todo e é sempre mais barato enviar materiais do que comprar localmente. E nas subempreitadas é ainda pior, os locais ainda acreditam que vivem no tempo em que se ganhava meio por meio.

E as comparações têm de ser feitas com material do mesmo nível de qualidade, porque obviamente material de 2º na provincia, é mais barato que material de 1ª em Lisboa
  7.  # 8

Colocado por: somdigitalPor favor expliquem-me isto, se conseguirem:Mesmo comprando sem negociação, pagando os €157.500,00 e ignorando o valor do terreno, temos:

O "erro" está nos «240m2».
    Assim a olhómetro são 3 pisos de 80m2, um deles é a CAVE-garagem (que, ainda por cima, tem a sorte de ser semi-enterrada).

Aliás, a descrição destas casas diz-nos:
    CAVE: Garagem (?)
    R/C: (61+8+? m2)
    . Hall de entrada (5)
    . Sala de estar/jantar (35)
    . Escritório (15)
    . Wc completo com banheira (4)
    . Wc de serviço (2)
    1ºPISO: (60+8+? m2)
    . 1 Quarto (15)
    . 2 Suites com wc privado (um deles com polivan e outro com banheira) (20+25)

Coloquei entre parêntesis umas áreas ao calhas, e considei 8m2 para a escada. Os metros que faltam para os 80m2 por piso são as circulações, pelo que as minhas contas não devem estar muito erradas.

Além disso, é muito mais barato (por m2) fazer 4 moradias ao lado umas das outras, do que fazer só uma.
  8.  # 9

Colocado por: Jonh...na província é mais barato sim, salvo excepções como é obvio. E esse preço apresentado é bem provável que esteja certo, basta que tenha tudo controlado e não escolha material de 1a.

Sorry, John.
    Não esteja tão certo disso.
    Um colega meu pediu 13 (TREZE) orçamentos para construir uma moradiazinha do mais simples que se possa imaginar, perto de Sines.
    As 10 propostas mais caras eram de empresas no raio de 10km.
    As 3 propostas mais baratas eram de empresas de Lisboa (que é a mais de 150km)!
    As propostas mais claras e mais completas eram as das 3 empresas de Lisboa.

Outro amigo meu mandou construir uma moradia ao «construtor local» na costa alentejana, ainda mais a sul. Já vai no 3.º ano de «construção», e o preço já aumentou em quase 50% o valor original.
    (Se fosse uma empresa de fora, já estaria pronta há que tempos, porque as empresas de fora têm elevados custos com a deslocação de pessoal).
  9.  # 10

porque é mais barato fazer 4 moradias lado a lado do que uma só?
  10.  # 11

Colocado por: kosttaporque é mais barato fazer 4 moradias lado a lado do que uma só?

Nunca ouviu falar em economias de escala?
    Se lhe pedirem para asssentar UM TIJOLO, você cobra uma deslocação (25eur) + o tempo de assentar UM tijolo (1euro). Sai a 26euros/tijolo
    Se lhe pedirem para assentar DEZ TIJOLOS você cobra uma deslocação (25euros) + o tempo de assentar DEZ tijolos (10euros). Sai a 3,50euros/tijolo.

Neste caso economiza em várias vertentes:
    UM estaleiro, e UMA deslocação da pessoa mais cara da obra (o dono da empresa/o engenheiro da empresa), etc., para QUATRO casas, em vez de para uma.

Desperdício de materiais: Em 10m2 podem desperdiçar-se 1,5m2. Em 40m2 podem desperdiçar-se 2 ou 3m2 (e não 6m2!).

Tempos mortos: enquanto um operário (electricista, canalizador) marca os roços numa casa, o outro abre os roços na outra casa (em vez de estar parado, à espera que o outro acabe).
  11.  # 12

Chama-se economia de escala, para uma moradia ou para 4 há custos que são fixos, assim de repente estou a lembrar-me do estaleiro, um encarregado bom deve dar conta das 4 moradias e com uma boa gestão do pessoal e nas compras de materiais em quantidade conseguem-se poupanças significativas.
  12.  # 13

Colocado por: kosttaporque é mais barato fazer 4 moradias lado a lado do que uma só?

Consegue-se Sinergias.
  13.  # 14

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: somdigitalPor favor expliquem-me isto, se conseguirem:Mesmo comprando sem negociação, pagando os €157.500,00 e ignorando o valor do terreno, temos:

O "erro" está nos «240m2».
    Assim a olhómetro são 3 pisos de 80m2, um deles é a CAVE-garagem (que, ainda por cima, tem a sorte de ser semi-enterrada).

Aliás, a descrição destas casas diz-nos:
    CAVE: Garagem (?)
    R/C: (61+8+? m2)
    . Hall de entrada (5)
    . Sala de estar/jantar (35)
    . Escritório (15)
    . Wc completo com banheira (4)
    . Wc de serviço (2)
    1ºPISO: (60+8+? m2)
    . 1 Quarto (15)
    . 2 Suites com wc privado (um deles com polivan e outro com banheira) (20+25)

Coloquei entre parêntesis umas áreas ao calhas, e considei 8m2 para a escada. Os metros que faltam para os 80m2 por piso são as circulações, pelo que as minhas contas não devem estar muito erradas.

Além disso, é muito mais barato (por m2) fazer 4 moradias ao lado umas das outras, do que fazer só uma.

Conclusão: é possível construir-se uma moradia com todo o conforto e qualidade por menos de 800 euros por metro quadrado...

Façamos as contas de outra maneira:
    2 pisos habitáveis: 160 m2 * 800 euros = 128.000
    1 piso garagem: 80 m2 * 350 euros = 28.000
    Total da moradia = 156000 euros
    Realmente aproxima-se do preço de 157.500 euros...
    Mas... AH!!! Falta o custo do terreno, que é cerca de 140 metros quadrados (para cada casa)!! Então os 800 euros por metro quadrado não se podem aplicar...

Mais um exemplo:
    O irmão da minha noiva acabou de construir há cinco anos a sua moradia isolada de T3 155 m2. Demorou quatro anos a construir pois foi feita em três momentos bastante espaçados. Mostrou-me as contas e...
    R/C 155 m2 + Sótão (em bruto, isolado) + cave 35 m2 + anexo com garagem de 45 m2 (2 automóveis e arrumos). Tem todos os confortos, tais como aquecimento central a lenha, vidros duplos, tijoleira no chão pela casa toda... etc.
    Custo total: 95.000 euros.
    O terreno foi uma herança.

Outro exemplo perto da casa dele:
    Moradia geminada T2+2 com 142 m2 concluída há cerca de 3 anos e meio.
    R/C 142 m2 + Sótão habitável (mesma área, tirando a escada...) + garagem para 1 automóvel. Tem todos os confortos tais como aquecimento central a gasóleo, vidros duplos, chão em madeira, etc.
    Custo total: 70.000 euros.
    Custo do lote: 17.500 euros.

Custo por metro quadrado destas moradias? Façam as contas... ;-)

Ainda agora vinda da casa do meu futuro cunhado, quentinha de Inverno (e fresca de Verão). Ele chegou a casa e nem demos conta do automóvel dele chegar. ... Não há palavras: a casa é de óptima qualidade à excepção do design da casa em si que considero mal projectada (mas isto são gostos).

Caso eu não tenha sido esclarecedor, na minha opinião, o custo de construção de uma casa nunca poderá incluir o preço do terreno... Comprar uma casa sim, mas construir não!

Cumprimentos
    somdigital
  14.  # 15

Colocado por: Luis K. W.
    Já que estou numa de «bater», permitam-me que me vire para os Donos de Obra: Ainda está para vir o dia em que os pedidos de orçamento me apareçam com um belo de um projecto de execução, e com um claríssimo caderno de encargos com excelentes medições! É ra-rí-ssi-mo!

Colocado por: PauloCorreia "Bom, primeiro azar, Ilha da Madeira. Isso é um mercado algo "marado"

Cumprimentos a todos
    Sr. Luis K. W. tem razão é muito raro as pessoas fazerem tudo direitinho(ou pelo menos tentarem... dá muito trabalho!). Tenho um colega que qdo pagou o projecto não sabia que não contemplava o de execução e entretanto ficou à nora... Enfim, com exemplos destes e porque existem fóruns como este é que fiquei alertada para a importância de um bom projecto de execução e respectivo caderno de encargos. Pedi à minha arquitecta que se disponibilizou imediatamente (disso não me posso queixar: é excelente profissional e sensata!).
    Um orçamentista é fundamental na opinião. Tenho um colega que assim fez e teria resultado se não tivesse querido dar asas à imaginação nos acabamentos... Se além do projecto de execução é necessário um orçamentista, penso que depende do quão elaborado é o projecto de execução e do quão exaustivo o caderno de encargos... Mas os mais experientes por favor digam de sua justiça!
    Bem mas ainda aguardo licenciamento e já ando a pedir alguns orçamentos da materiais para ter uma base... Espero me precaver, mas nestas coisas abunda a imprecisão e falta de rigor...

Sr. Paulo Correia, desculpe mas fiquei intrigada com a sua afirmação... ;)
  15.  # 16

Colocado por: leticia abreuSr. Paulo Correia, desculpe mas fiquei intrigada com a sua afirmação... ;)

São mercado pequenos, onde a concorrência funciona mal quando funciona. Geralmente existem duas ou empresas/fornecedores que controlam o mercado e decidem quem vende a quem e a que preço.

Nas ilhas, as coisas são piores, porque ainda por cima, existem os custos e dificuldades de transporte, que impede ou dificulta muito os clientes particulares de conseguirem bons preços. Aqui há dois anos, estive a fazer comprar para uma obra na Madeira e só após ameaçar enviar os materiais do continente eles lá baixaram os preços.
  16.  # 17

Sr. Paulo Correia

Mas a considerar trazer do Continente que materiais ponderaria ou considerou na altura mandar buscar. Suponha que não existe condicionantes de transporte (não é o caso, mas nem que depois tenho de fazer as contas!). E por favor diga-me nesses materiais que listou que acréscimo pediam?

Muito Obrigada pela sua atenção e pragmatismo. Bem haja!
  17.  # 18

Leticia

Não estamos a falar do mesmo tipo de obra. Eram materiais para a cobertura de uma igreja no Funchal, madeira de castanho, telhas cerâmicos e sub-telhas.Apesar de ter sido uma negociação "durinha" fiquei com boa impressão do fornecedor. penso ser o maior fornecedor no Funchal. Mas tive d eo apertar, porque não me deu logo o preço final nem perto disso, foi preciso regateio o que eu detesto fazer. Nunca gostei de feiras.

Mandar ir materiais do continente é muito complicado, não por causa do transportes, mas por causa da preparação e encomenda. Se comprar quantidades muito á conta, arrisca-se a perder dinheiro por atrasos na obra, se pedir á vontade, perde dinheiro nas compras.

Obriga a calcular muito, mas muito bem, os desperdícios e isso muito poucos sabem fazer. Geralmente pedem por cima para estarem á vontade. É preferível, dentro de certos limites, comprar aí.

As excepções óbvias, são os equipamentos, mas numa vivenda não têm expressão e numa ora maior, cria problemas de manutenção.

Mas repare que isto generalidades e temos de analisar caso a caso, se vale a pena ou não e é para isso que existem directores de obra, para avaliarem a viabilidade desta ou daquela decisão
  18.  # 19

Não conheço bem o mercado da construção nas ilhas, mas impressiona-me que alguns dos meus subempreiteiros (dos arredores de Lisboa) consigam lá ir ganhar obras! Trabalhos de serralharia, pintura, electricidade... Tendo em conta que os "contenentais" não têm desconto nas viagens para as ilhas, se conseguem apresentar preços competitivos é porque os locais levam preços exorbitantes.

Há uns anos fui contratado para fiscalizar uma obra na ilha da Madeira, em que o empreiteiro geral também era do Continente. Soube depois que, para este cargo de fiscalização, havia concorrentes de todo o Mundo, até da Nova Zelândia(!), excepto... da ilha da Madeira! Segundo parece, os engenheiros na Madeira só exerciam funções muito acima dos de simples fiscalização de obra, de preferência com direito a motorista.
  19.  # 20

Mais um pouco e estamos a dizer que as empresas de Lisboa constoem mais baratas e que as de provincia mais caro.

Por exemplo, com a concorrencia que temos aqui no Algarve, desde empresas do norte, centro, estrangeiras e locais, nunca poderá existir umas diferenças tão grandes.

Claro que antigamente um contrutor ao fazer uma vivenda ganhava muito, hoje em dia temos de nos contentar com margens muito mais pequenas, mas sempre é melhor que estar parado a ver o tempo passar.

0.0285 seg. NEW