moradia +/-250m2, estilo moderno, 1 só piso. Zona de Paredes. Ainda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....
Colocado por: sandravieiraAinda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....Se ele diz, então que o escreva. Lembre-se que o dinheiro é seu e quando chegar a altura de pagar, será você e não ele. Ou então faça um contracto com ele. Se o calor de construção ultrapassar em + de 10% os 520€/m2, eçe faz-lhe um desconto de 50% nos honorários dele. Fica logo a saber
Colocado por: sandravieiraconforme já disse noutras conversas deste forum, fiquei assustada com alguns preços de que falam por aqui, mas julgo que no norte os preços, especialmente ~mão obra são mais baixos.
Colocado por: sandravieiraEstou a pensar construir por administração directa... eu e o meu marido temos de certa forma disponibilidade para acompanhar a obra e tenho algumas pessoas conhecidas em quem confio e que gostaria que trabalhassem na obra (serralheiro, carpinteiro...) O preço de que falei acima não contempla parte eléctrica porque quanto a essa tenho uma "oferta"...
Que acham?
Colocado por: PauloCorreiaColocado por: sandravieiraAinda estamos numa fase de estudo, mas o arquitecto diz q consigo construir com +/-120.000€, com uma qualidade razoável....Se ele diz, então que o escreva. Lembre-se que o dinheiro é seu e quando chegar a altura de pagar, será você e não ele. Ou então faça um contracto com ele. Se o calor de construção ultrapassar em + de 10% os 520€/m2, eçe faz-lhe um desconto de 50% nos honorários dele. Fica logo a saberColocado por: sandravieiraconforme já disse noutras conversas deste forum, fiquei assustada com alguns preços de que falam por aqui, mas julgo que no norte os preços, especialmente ~mão obra são mais baixos.
porquê? Nem pense numa coisa dessas, a mão de obra é ilegal ou legal. as variações de preços têm a ver com isso e não com supostos sentimentos de que na provincia as coisas são mais baratas que nas grandes cidades, bem pelo contrário. Esses locais costumam e são, locais onde os empreiteiros locais, lojas e vendedores fazem cabão (concertaão de preços) descaradamente. Inclusivé chegam a combinar entre eles que é que vai vender a este e aquele cliente.Colocado por: sandravieiraEstou a pensar construir por administração directa... eu e o meu marido temos de certa forma disponibilidade para acompanhar a obra e tenho algumas pessoas conhecidas em quem confio e que gostaria que trabalhassem na obra (serralheiro, carpinteiro...) O preço de que falei acima não contempla parte eléctrica porque quanto a essa tenho uma "oferta"...
Que acham?
Não irá de servir de nada, porque julgo que já está convencida, mas é um erro enorme, mas como disse antes, o dinheiro e os cabelos brancos são seus
Colocado por: Jonh...na província é mais barato sim, salvo excepções como é obvio. E esse preço apresentado é bem provável que esteja certo, basta que tenha tudo controlado e não escolha material de 1a.
Colocado por: somdigitalPor favor expliquem-me isto, se conseguirem:Mesmo comprando sem negociação, pagando os €157.500,00 e ignorando o valor do terreno, temos:
157.500,00 / 240m2 = €656,25 por m2.
Colocado por: Jonh...na província é mais barato sim, salvo excepções como é obvio. E esse preço apresentado é bem provável que esteja certo, basta que tenha tudo controlado e não escolha material de 1a.
Colocado por: kosttaporque é mais barato fazer 4 moradias lado a lado do que uma só?
Colocado por: kosttaporque é mais barato fazer 4 moradias lado a lado do que uma só?
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: somdigitalPor favor expliquem-me isto, se conseguirem:Mesmo comprando sem negociação, pagando os €157.500,00 e ignorando o valor do terreno, temos:
157.500,00 / 240m2 = €656,25 por m2.
O "erro" está nos «240m2».
Assim a olhómetro são 3 pisos de 80m2, um deles é a CAVE-garagem (que, ainda por cima, tem a sorte de ser semi-enterrada).
Aliás, a descrição destas casas diz-nos:
CAVE: Garagem (?)
R/C: (61+8+? m2)
. Hall de entrada (5)
. Sala de estar/jantar (35)
. Escritório (15)
. Wc completo com banheira (4)
. Wc de serviço (2)
1ºPISO: (60+8+? m2)
. 1 Quarto (15)
. 2 Suites com wc privado (um deles com polivan e outro com banheira) (20+25)
Coloquei entre parêntesis umas áreas ao calhas, e considei 8m2 para a escada. Os metros que faltam para os 80m2 por piso são as circulações, pelo que as minhas contas não devem estar muito erradas.
Além disso, é muito mais barato (por m2) fazer 4 moradias ao lado umas das outras, do que fazer só uma.
Colocado por: Luis K. W.
Já que estou numa de «bater», permitam-me que me vire para os Donos de Obra: Ainda está para vir o dia em que os pedidos de orçamento me apareçam com um belo de um projecto de execução, e com um claríssimo caderno de encargos com excelentes medições! É ra-rí-ssi-mo!
Colocado por: leticia abreuSr. Paulo Correia, desculpe mas fiquei intrigada com a sua afirmação... ;)