Iniciar sessão ou registar-se
    • bald
    • 17 janeiro 2014 editado

     # 1

    boa noite,
    estou a precisar de ajuda/sugestões para a construção de um wc social, num apartamento T3.
    tenho uma ideia já definida, que deixo em imagem.
    se possível, gostaria de saber preços/orçamentos (por alto), se a adjacência da cozinha (para águas e esgoto) é uma mais valia ou nem por isso, se é ou não exequível, todas essas questões... e mais algumas que pensem e que me tenham "passado".
    procurei, e não encontrei nada parecido aqui pelo forum.
    já agora, sejam brandos, que é o meu primeiro post nesta "casa"...
    desde já o meu muito obrigado a todas e quaisquer ajudas e sugestões.
    cumprimentos

    EDIT:
    - as medidas do wc social, o que dizem quanto a esta questão?
    - tramites legais? autorizações da câmara ou condomínio? o que é necessário?

    T3
  1.  # 2

    Parece-me muito bem.
    A minha única sugestão vai para o tipo de porta.
    As portas de correr não "vedam" como as portas de abrir. Portanto, OUVE-SE TUDO cá fora. O que, sobretudo nas casas de banho, se torna constrangedor.
    Eu colocaria uma porta de abrir (para fora).

    Em princípio, é daquelas obras que basta «informar» que vai realizá-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
  2.  # 3

    Bom dia,
    A localização da nova I.S. parece-me muito bem, no entanto assim e repente parece-me que poderá existir um problema, que á a ligação do esgoto da Sanita, porque a prumada deve estar um pouco afastada do equipamento. Não tem necessidade de fazer alguma comunicação, enfim......deve-se fazer a respectiva comunicação, mas isso só lhe vai criar problemas, neste caso e pelo tipo de Obra eu aconselho a executar a obra sem a respectiva comunicação.
    www.civilprime.com
    Cumprimentos,
    A.S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
  3.  # 4

    Eu acho que essa casa não precisa de mais nenhuma IS.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MDA, mafgod, goliver, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
  4.  # 5

    A descarga da sanita vai ser no tubo da banca?
    Qual é o diâmetro desse tubo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
    • bald
    • 17 janeiro 2014

     # 6

    boas companheiros,
    antes de mais, o meu muito obrigado pelas sugestões/indicações dadas.

    @Picareta:
    bem sei, que pode parecer parvo mais um wc num t3 já com 3 wc's, mas há várias razões, para estar a pensar nesta alterações; se calhar deveria ter explicado um pouco melhor o porquê da situação, até porque o o seu comentário, parece ter sido o que mais agradou, aqui à malta do forum...
    - dou explicações em casa, pelo que cada vez que um aluno (mais ou menos "desconhecido") precisa de ir ao wc, "invade" a área privada.
    - sempre que tenho alguém em casa (convidados, etc) e precisam de utilizar o wc, "têm de invadir" a área privada.
    - a minha filha, é a que utiliza esse wc, e agora que já é mais "crescidinha", gosta de ter as coisas dela no seu wc, sem "invasões" alheias...
    se calhar, numa palavra, privacidade... bem sei que poderá ser parvo... ou nem por isso... mas foi uma ideia que tive e se for exequível, tanto em termos financeiros como estruturais, porque não?

    @Luis K. W.:
    abrir para fora, não quero, pois se alguém estiver a passar, pode levar com a porta na cara... mas se, de facto as portas de correr não isolam o ruído, terei de considerar essa situação, embora tivesse ideia que já eram bem isoladas ao nível acústico.
    talvez se a porta fosse um pouco mais pequena; tenho feito a contar com 80cm, pois é o que as outras medem, mas acho que até são largas. se calhar com uma de 70cm, daria para um lavatório daqueles tipo slim (vi um da sanindusa com 30cm apenas). qual seria a medida "mínima" para uma porta "razoável"?
    e uma porta de pvc de correr, tipo, janela de correr, mas toda em pvc isolante? será que seria mais isolante? pelo menos nas janelas é bastante isolante...

    @Dr Alter Ego; @CIVILPRIME:
    pois, quanto a isso, percebo muito pouco ou mesmo nada, mas, deixo a planta de águas pluviais e residuais, que pode ser que me consigam ajudar...

    e custos de toda esta "operação" alguém tem ideia de valores? nem que sejam aproximados...

    desde já agradeço a todos.
    cumprimentos.

    t3 residuos
  5.  # 7

    Colocado por: baldabrir para fora, não quero, pois se alguém estiver a passar, pode levar com a porta na cara... mas se, de facto as portas de correr não isolam o ruído, terei de considerar essa situação, embora tivesse ideia que já eram bem isoladas ao nível acústico


    Não tem problema se adquirir uma openspace manda fazer um aro em madeira e na zona de batente da porta faz um rebaixo e tem o assunto resolvido, veja este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZU2qUAUOKgI


    O problema maior e de dificil resolução prende-se com o esgoto da sanita não tem qualquer solução face ao projeto que apresenta, a unica solução é introduzir um triturador com uma sanita de descarga horizontal e através de um tubo de 40 consegue levar o esgoto para qualquer outra casa de banho inclusivé aereo e ocultar através de calha técnica.

    Veja o pormenor:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
      090547-detoure_sanibroy.png
  6.  # 8

    Colocado por: balde custos de toda esta "operação" alguém tem ideia de valores? nem que sejam aproximados...


    Poderá contar com cerca de 4.500/5.500 euros, incluindo a parede de gesso cartonado a envolver o openspace; louças sanitárias trabalhos de canalização, retira puxadas da cozinha(água quente e fria) electricidade porta de correr e puxador embutido para a porta de correr e trabalhos afins incluindo o revestimento e pavimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
  7.  # 9

    Colocado por: baldqual seria a medida "mínima" para uma porta "razoável"?
    65cm.

    ---e uma porta de pvc de correr, tipo, janela de correr, mas toda em pvc isolante? será que seria mais isolante? pelo menos nas janelas é bastante isolante...
    Não, não é. As janelas que realmente isolam são as de abrir.

    ...numa palavra, privacidade... bem sei que poderá ser parvo...
    Nada parvo!
    Foi aliás por isso que falei no deficiente isolamento acústico das "cassetes" (portas de correr). Se fosse a porta de uma arrecadação, ou de uma sala, nem levantaria a questão.

    ... deixo a planta de águas pluviais e residuais, que pode ser que me consigam ajudar...
    GRRRRR!
    Convinha que a sanita ficasse perto de uma prumada. E, aparentemente, estão todas a mais de 5m de distância (na outra ponta da cozinha; no canto mais longe das outras casas de banho.
    5metros com 2% de inclinação, são 10cm de desnível.

    Mesmo que a sanita fosse suspensa com descarga à parede (permitindo um maior desnível) dificilmente conseguirá chegar com um tubo de uns 90mm de diâmetro a uma das prumadas existentes - mesmo que escavaque o chão (o do quarto+uma das c.banho; o da cozinha; ou o do corredor+outra das c.banho).
    O melhor é seguir o conselho do Costa53.

    e custos de toda esta "operação" alguém tem ideia de valores? nem que sejam aproximados...
    Cerca de 5,5mil euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
    • bald
    • 18 janeiro 2014 editado

     # 10

    @Costa53; @Luis K. W.:
    obrigado companheiros pelas dicas... pese embora, as pouco agradáveis noticias dos preços.

    acho que já percebi: as prumadas é o que está assinalado com os D's: D4, D5, D7, etc...???
    o que está a amarelo (suponho que o ralo da banca da cozinha) na imagem seguinte, não é possível ligar aí, nem com o triturador?
    e a situação a vermelho, será bem mais viável, pelo que percebi do funcionamento do tal triturador (já agora, e se percebi bem; teria de ser o da pagina 5 (ou 8/9): http://www.evag.pt/Catalogo_2011_trituradores.pdf - sanita+lavatório [correcto???]), pois a cozinha tem tecto falso (acessível) e seria "quase" directo, apenas necessário passar o tudo para a cozinha, certo? ficaria tudo oculto pelo tecto falso da cozinha e era escusado o tal levantamento de pavimento?
    e já agora, estes equipamentos, funcionam bem? ou nem por isso, e mais vale esquecer o assunto?

    a situação da água penso que será a mais "simples", pois pode puxar-se directamente do quarto, nem que tenha de se abrir um pouco a parede, pois irá também ficar disfarçado/oculto pelo armário...

    wc_cozinha

    nada disto faz com que o preço baixe nada?
    já agora, os halls também têm tecto falso... se for relevante.
    EDIT: e os outros 3 wc's também têm tecto falso, em suma, só NÃO têm tecto falso, os 3 quartos e a sala.

    é que os preços aqui apresentados, ultrapassam bastante aquilo que eu teria imaginado...

    já agora, fica também outro "arranjo" das coisas... que entretanto pensei... mas tem de se ver se é mesmo possível.

    wc2

    mais uma vez, muito obrigado, companheiros.
    cumprimentos.
    • bald
    • 21 janeiro 2014

     # 11

    boas,
    ninguém tem mais umas dicas quanto a isto?
    esses trituradores, são de facto uma boa hipótese, ou esses equipamentos não valem a pena e mais vale esquecer o assunto? é que andei a ver preços e são bastante elevados; assim compreendo melhor o porque desses orçamentos... e já agora, um desses trituradores ou uma sanita com triturador incorporado, do género das sfa sanicompact.

    em termos de qualidade e ruído, o que será melhor; triturador "externo" ou sanita trituradora?
    sanicompact

    com um desses trituradores "externos" e utilizá-lo com, por exemplo, algo deste tipo
    wall
    ficando assim oculto pelos painéis que suponho teriam de ser removíveis, para depois haver acesso para manutenção do triturador; é possível isto?
    é que estive a ver o sfa saniwall pro (que me parece ser o ideal para o meu caso), e é basicamente isto que eu descrevi, mas o triplo do preço.

    é que estive a ver preços em portugal e com os preços cá praticados, entre triturador, autoclismo e louças, provavelmente, são logo 1500€+++ (consigo por menos de metade que isto).
    para acabar e visto que já me alonguei demais com as muitas perguntas, finalizo:

    sem esses "acessórios" ou arranjando-os eu, só em termos de obras, estamos a falar de que valores?

    já agora, deixo o tal catalogo em que me baseei para ver os produtos e preços: http://www.sfa.pt/upload/pdf/100108-manual_tarifario-2014.pdf

    desde já, mais uma vez, o meu muito obrigado.
    cumprimentos.
  8.  # 12

  9.  # 13

    Vai ter mais sanitas que quartos em casa...
    E que tal a filha mudar de quarto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
  10.  # 14

    Essa casa de banho social faz todo o sentido, e percebo que a privacidade acaba por ser importante quando temos em casa pessoas estranhas...aliás nem as pessoas da casa se sentem bem nem as de fora quando não há privacidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
    • bald
    • 21 janeiro 2014

     # 15

    boa tarde,

    Colocado por: Sergio Rodrigueshttp://net.grundfos.com/Appl/WebCAPS/Grundfosliterature-3599974.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bald

    obrigado. já tinha visto essa marca também, mas tenho lido alguns comentários muito desagradáveis sobre estes equipamentos... (não especificamente desta marca, mas no geral)
    por isso é que andava em busca da possibilidade de ligar directamente, como disse no post #10: https://forumdacasa.com/discussion/32785/construcao-wc-social-num-t3/#Comment_618168


    Colocado por: MariaLVai ter mais sanitas que quartos em casa...
    E que tal a filha mudar de quarto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bald

    esse quarto já tem um "habitante" adulto. se isso fosse possível, nem sequer colocaria a questão.

    cumprimentos
  11.  # 16

    Colocado por: bald
    obrigado. já tinha visto essa marca também, mas tenho lido alguns comentários muito desagradáveis sobre estes equipamentos... (não especificamente desta marca, mas no geral)
    por isso é que andava em busca da possibilidade de ligar directamente, como disse no post #10:https://forumdacasa.com/discussion/32785/construcao-wc-social-num-t3/#Comment_618168
    pois a grundfos é material de muita qualidade, agora esses equipamentos tambem avariam logico, muitas das vezes por fraca qualidade outras das vezes por má utilização como ja troquei algumas por o cliente fazer da pia o lixo das borras do cafe por ex!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bald
    • bald
    • 1 fevereiro 2014

     # 17

    boa noite,

    Colocado por: Sergio Rodriguespois a grundfos é material de muita qualidade, agora esses equipamentos tambem avariam logico, muitas das vezes por fraca qualidade outras das vezes por má utilização como ja troquei algumas por o cliente fazer da pia o lixo das borras do cafe por ex!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bald

    pois, mas mesmo assim, tenho continuado a ler comentários muito - mas mesmo muito - negativos... quase todos. raros, são os que falam bem... a maioria das pessoas classifica-os como "criaturas do Diabo" (Devil's spawn) - parece ser o nome por que são conhecidos estes equipamentos - o que não augura nada de bom. mas de qualquer maneira, amigo, agradeço a ajuda.

    continuo na procura de uma outra solução, e entretanto pensei no seguinte "rearranjo":
    wc_2.0_1
    (podem comparar com o original no post#1: https://forumdacasa.com/discussion/32785/construcao-wc-social-num-t3/#Comment_617755)

    o que me dizem? está melhor ou pior?
    e os preços será que está mais "fácil" assim e diminuem um pouco ou nem por isso?
    e o mais importante. será que isto é exequível desta forma/com estas medidas?

    desde já, agradeço toda a atenção dispensada.
    cumprimentos
  12.  # 18

    isso iria ficar muito apertado

    talvez assim
      sem nome.png
  13.  # 19

    e ainda com um pequeno chanfro
      sem nome2.png
  14.  # 20

    Eventualmente:
      sem nome2.png
 
0.0241 seg. NEW