Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Chegou a minha vez de fazer a apresentação do equipamento que instalei. Já está a funcionar à cerca de uma semana, mas só hoje consegui um tempito para fazer o topico. O recuperador foi instalado no local onde estava uma caldeira hidrocoper a pellets. Para começar foi necessário remover a caldeira a pellets e coloca-la num espaço que estava destinado inicialmente ao espaço para as máquinas, que é muito reduzido, no entanto com calma e jeito tudo se arranjou! Digamos que ficou uma instalação compacta :) Este espaço onde ficou a caldeira e o depósito é mesmo nas costas do recuperador.
    Comecemos pelo recuperador, o que se mais se destaca é o seu tamanho muito compacto, como era para montar de canto, a traseira em formato de meia lua, encaixou que nem uma luva! Possui serpentina de arrefecimento e o isolamento é em leca miudinha, confesso que nuncaa tinha visto....

Termogar 70

null

Tem uma fornalha extramente pequena quando comparado com outros equipamentos com potencia semelhante, mas acho que sei o motivo, é que se trata de um equipamento com im rendimento fora de serie, sendo poupadinho na lenha :)

Aqui a fornalha:

Aqui a aguentar a agua a 65º em cerca de 100 elementos só com 2 achitas quase em brasas

Tem regulador de ar primario e secundario, mesmo assim o meu instalador ao estilo de professor pardal, montou-lhe um regulador de combustão automatico. Pessoalmente acho tem mais rendimento sem o regulador de combustão, só dá mesmo jeito para aumentar a automia, já que permite meter mais lenha por exemplo antes de ir para a cama, mas é um promenor que que tenho que explorar com calma...

Porta cinzas que tanto pode ser montado de duas formas de forma a ser extraido por cima ou por baixo

Possui umas peças moveis para melhorar o encaminhamento de fumos e facilitar a limpeza, assim como o deflector de fumos que abre automaticamente quando se abre a porta

Saida de gases em tubo simples dentro de casa com cerca de 2mt. A ideia era aproveitar ao maximo o calor emando pelo tubo, apesar do mesmo aquecer muito pouco, porque a temperatura dos gases é muito baixa devido ao alto rendimento do recuperador. Alias, este equipamento liberta mesmo muito pouco calor para o local, tanto que estou a testar se me consigo safar com 10 elementos ali junto ao recuperador, mas o mais provavel é instalar um ventiloconter de 3-4 kw (Esta zona da casa - jardimde inverno é a que tem pior isolamento, situação a melhorar)
    Por causa das duas curvas a 45º no exterior foi necessario sair com o tubo para cima da chamine cerca de 1,5m! No exterior foi usado tubo duplo para melhor a saida de gases. Se tivesse feito tudo em tubo duplo, necessitava de menos altura de chaminé, mas como é uma casa de arquitectura moderna, até que nem fica mal de todo, até acho piada. Foi necessário fixa-la enquanto o silicone não secava para ficar direita, pois a mesma faz ali um jogo nas curvas qua a inclina para o lado no exterior..

A tubagem do lado do recuperador foi feita em aluminio (ida/retorno) foi feito em aluminio flexivel, o restante e aqui vai cair o carmo e a trinidade (tenho as costas largas para aguentar as criticas), foi feito em multicamada. O circuito dos recuperadores já existente é em cobre. Porque multicamada, porque é mais barato, mais rapido e facil de trabalhar e aguenta bem com a temperatura que vai ser produzida (os sistemas de segurança foram instalados para isso mesmo) e por fim funciona como fusivel se todos os sistemas de segurança falharem... por falar nisso tenho que colocar uma ups no sistema.

Aqui esteve instalada um valvula anti-condensação no retorno, mas estava a fazer muita circulação interna no recuperador e demorava muito tempo para aquecer os radiadores. Mesmo mudando dos iniciais 55 para 45, significa que a valvula, só deixava de efectuar circulação, quando o retorno atingisse os 55º o que é muito.... acho um elemento bom para caldeiras que tenham temperaturas de trabalho entre os 80-90º não para este caso onde não necessito de mais de 65º nos radiadores....

Valvula de segurança 3Bar/90º.

Se repararem existe ali um tubo debaixo da valvula que vem do retorno. A função é deixar passar um pouco de agua para arrefecer a valvula de segurança de forma que a valvula da serpentina termica funcione antes. O sistema que ser calibrado, ou seja através das leituras de temperatura em ambas as valvulas (via multimentro com sonda termica de contacto por exemplo), vamos regular o caudal para que a temperatura da de segurança seja cerca de 5º inferior à da serpentina. O que se pretende é evitar a descarga do circuito se possivel fazendo funcionar a serpentina de arrefecimento em primeiro lugar.

Drenos das valvulas de segurança

Para alem do aquecimento central, o recuperador está tambem a fazer AQS para um deposito com 470L que deu uteis cerca de 385 lidos pelo contador da agua aquando do enchimento (os permutadores ocupam muito espaço). O conceito é do "rotex", ou seja a AQS é feita por permutador de extração e o deposito não está sobre pressão. Foi pena não ter tirado foto as permutadores. São feitos de aluminio corrugado flexivel em espiral. O de AQS tinha cerca de 20mt de tubo e trabalha mais junto à lateral do deposito. O de apoio do recuperador, trabalha mais ao centro, sei que ambos tem uma potencia extraordinaria, pois a fazer AQS, com um delta superior a 10º o deposito come tudo o que o recuperador lhe dá.... impressionante!

O deposito é autoria do instalador professor pardal, manda fazer o molde e tudo o resto incluindo o projecção do isolamento, é da responsabilidade! Os permutadores tambem são feitos por ele... tem promenores engraçados, não deve ficar muito atrás dos melhores mas por metade do preço. As perdas são minimas (7cm de isolamento por todo os lados). As ligações são todas feitas sobre a tampa com execepção claro do grupo de impuslsão solar. Neste momento tenho um termossifão de 200L (norquente) que já levou dois paineis novos (Solargus ESP1) bons paineis por acaso, ainda por cima pagos pelo seguro de recheio da casa! A ideia é no futuro proximo, desfazer-me do termossifão, aproveitar os dois paineis, aquirir um terceiro igual e montar um grupo de impulsão o deposito e assim acabo com o resto da trampa norquente. O deposito do TS ainda vale uns trocos valente pelo cobre que contem eheheh. Neste momento posso utilizar o TS, o acumulador principal, ou o TS em serie com o big boss, ou seja a quente do TS é a fria do principal, é assim que está neste momento, mas é tudo uma questão de abrir e fechar passadores para escolher o modo pretendido....

Bainha para a resistencia electrica se decidir instalar mais tarde.

Nivel de enchimento do deposito, solução à professor pardal... mas funciona

Ligações para o grupo de impulsão

O vidro da caldeira a pellets foi tapado com vermiculite, com receio que o calor podesse afectar o acumulador.

Agora vem a melhor parte, a parte "playstation"

O circuito de aqueciemento, biforca, pouco depois do seu inicio, um ramal vai para a zona privada (3 quartos e 2 WC's), o outro ramal vai fazer a parte social... comecei a puxar pela mona, fui ver umas fotos que tinha tirado aquando da construção da casa, e reparei que a biforcação era feita mesmo por baixo do recuperador, vi a linha que seguiam os tubos, levantou-se4 ripas de deck, partiu-se um pouco de cimento e lá estava o circuito. Então colocou-se uma valvula de corte. Desta forma posso por exemplo colocar a caldeira a fazer a zona social (cozinha/jardim de inverno e escritorio), chego a casa acendo o recuperador e mando aquecer tudo. Ou naqueles dias em podemos ter a lareira ligada o dia quase todo, não tenho necessidade de estar a aquecer a zona privativa o dia todo, apesar de ter valvulas termicas nos radiadores, esta solução é muito mais pratica e eficiente e vai permitir-me poupar bastante em lenha e pellets. foi instalado um rele que corta a "chamada" da caldeira a pellets e a bomba da mesma assim que a bomba do recuperador arranque! Depois foram criados uns botões que me permite trabalhar em manual ou de forma automática com prioridade a AQS. Para já tenho tenho estado a fazer aquecimento, e antes de ir para a cama, ponho a ultima lenha e mando e ponho em modo automático, vai fazer aqs e depois passa para o aquecimento. Foi pensado assim porque queria chegar a casa e ter logo aquecimento, sem ter de estar à espera que faça AQS. Descobri que até posso aquecer a agua do recuperador, extraindo calor do acumular se pretender o arranque turbo! Ainda heide fazer um video com esta vertente, acho que em menos de 10 minutos, está aquecer os radiadores.

Valvula de corte do circuito para a zona dos quartos

Central de comando da bomba circuladora e 3 vias

A Playstation

Agora ainda falta muito trabalho para finalizar a obra (isolar algumas coisas, distribuir melhor a carga pelos radiadores, acabamentos finais, etc, etc), mas o mais dificil está feito e por agora posso tenho uma palavra que é ESPETÁCULO!!!

Mais promenores ficam para outro dia, porque este foi dose....

JC
    Concordam com este comentário: MDA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, leiria
  2.  # 2

JC
    Os meus parabéns, tem um trabalho espectacular-
    É bom ver as pessoas satisfeitas
    Quanto ao radiador que tem na sala, com o tempo vai verificar que não necessita dele. O calor do recuperador será o suficiente para lhe aquecer a sala.
  3.  # 3

Colocado por: leiriaJC
    Os meus parabéns, tem um trabalho espectacular-
    É bom ver as pessoas satisfeitas
    Quanto ao radiador que tem na sala, com o tempo vai verificar que não necessita dele. O calor do recuperador será o suficiente para lhe aquecer a sala.

Obrigado Amigo Leiria. Confesso que estou muito contente com o resultado final! Não é facil encontrar bons instaladores nos dias de hoje...

JC
  4.  # 4

Nesse aspecto, também tive sorte com o meu instalador.
  5.  # 5

Foi um profissional que fez essa instalação?

Patricia Silva
  6.  # 6

Colocado por: Dynamic444Foi um profissional que fez essa instalação?

Patricia Silva

O que intende por profissional? Se profissional é aquele que vende marcas, faz as coisas a seu belo prazer e gosta de ganhar dinheiro, então não foi um profissional o autor da instalação! Se profissional é aquele que tem paciencia para se sentar à mesa para ouvir o as ideias do possível futuro cliente, saber interpretar o que lhe é transmitido, optimizar o que lhe é pedido, trabalhar com hidraulica de olhos fechados, brincar com automação, não descansa enquanto as coisas não estão a 100% e não pretenda explorar o cliente, estão foi feito por um profissional. Agora mais a serio, é uma pessoa que vive exclusivamente desta activade (Sistemas de aquecimento, arrefecimento, caldeiras, bombas de calor, piso radiante, electricidade, etc), por isso acho que posso o posso considerar profissional, embora reconheça que existem poucos eu diria que mais nenhum aqui zona com ele. Por isso esperei quatro meses por ele (teve problemas de saude), já que o sistema estava planeado para outubro...

JC
    Concordam com este comentário: MDA
  7.  # 7

Colocado por: jcaiado

O que intende por profissional? Se profissional é aquele que vende marcas, faz as coisas a seu belo prazer e gosta de ganhar dinheiro, então não foi um profissional o autor da instalação! Se profissional é aquele que tem paciencia para se sentar à mesa para ouvir o as ideias do possível futuro cliente, saber interpretar o que lhe é transmitido, optimizar o que lhe é pedido, trabalhar com hidraulica de olhos fechados, brincar com automação, não descansa enquanto as coisas não estão a 100% e não pretenda explorar o cliente, estão foi feito por um profissional. Agora mais a serio, é uma pessoa que vive exclusivamente desta activade (Sistemas de aquecimento, arrefecimento, caldeiras, bombas de calor, piso radiante, electricidade, etc), por isso acho que posso o posso considerar profissional, embora reconheça que existem poucos eu diria que mais nenhum aqui zona com ele. Por isso esperei quatro meses por ele (teve problemas de saude), já que o sistema estava planeado para outubro...

JC

Mesmo o promenor da valvula anti-condensação que foi uma imposição e guerra minha, já me tinha tentado fazer ver que não ia funcionar bem mas como casmurro que sou, lá a colocou contra a sua vontade e no fim lá tive de dar a mão à palmatória, o que vale é que ele já conhece de gingeira e vive-versa.

JC
  8.  # 8

Pois,mas para um dito profissional está um pouco pobre esse trabalho!

Está mais assim para o "amador".

Patricia Silva
  9.  # 9

Colocado por: jcaiadoMesmo o promenor da valvula anti-condensação que foi uma imposição e guerra minha,
    tem fotos da valvula? ou é aquela valvula de 3 vias que tinha ali na foto?
  10.  # 10

Colocado por: Sergio Rodriguestem fotos da valvula? ou é aquela valvula de 3 vias que tinha ali na foto?

Não tenho foto, porque foi retirada logo após o 3º arranque do sistema. Mas sei que era uma Caleffi da serie 280 com sensor termico de 55º, não tem nada a ver com a valvula de 3 vias. Ainda se experimentou um sensor termico de 45º mas como disse para as temperatura de se serviço do recuperador 65-70º demorava imenso tempo até que o retorno atingisse os 55º para que a valvula fechasse completamente. Ou seja tinha o recuperador muito estavel a 70º porque grande parte era circulação interna, e o circuito dos radiadores demorava e demorava a aquecer, mesmo na velocidade maxima da bomba.

JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  11.  # 11

Colocado por: Dynamic444Pois,mas para um dito profissional está um pouco pobre esse trabalho!

Está mais assim para o "amador".

Patricia Silva

Lá está, temos visões diferentes do conceito de profissional! Os profissionais fazem instalações de enxer a vista que por vezes funcionam muito bem e cobram-se por isso! Os amadores preocupam-se mais com o correcto funcionamento da coisa e descuram a parte estetica, e cobram como amadores que são. Pessoalmente prefiro os amadores...

JC
    • PatSil
    • 21 janeiro 2014 editado

# 12

Enfim!!

Já esperava algo parecido.

Patricia Silva
    Concordam com este comentário: zelabareda
  12.  # 13

Colocado por: jcaiado

Não tenho foto, porque foi retirada logo após o 3º arranque do sistema. Mas sei que era uma Caleffi da serie 280 com sensor termico de 55º, não tem nada a ver com a valvula de 3 vias. Ainda se experimentou um sensor termico de 45º mas como disse para as temperatura de se serviço do recuperador 65-70º demorava imenso tempo até que o retorno atingisse os 55º para que a valvula fechasse completamente. Ou seja tinha o recuperador muito estavel a 70º porque grande parte era circulação interna, e o circuito dos radiadores demorava e demorava a aquecer, mesmo na velocidade maxima da bomba.

JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues
    pois normalmente essa valvula usa-se em conjunto sistemas com deposito de inercia ou algum tipo de separador do circuito de aquecimento, não tenho a certeza se seria esse o problema que teve com a valvula!
  13.  # 14

Colocado por: Sergio Rodriguesdeposito de inercia

Aquele é um deposito de inercia!

Patricia Silva
    Concordam com este comentário: zelabareda
  14.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguespois normalmente essa valvula usa-se em conjunto sistemas com deposito de inercia ou algum tipo de separador do circuito de aquecimento, não tenho a certeza se seria esse o problema que teve com a valvula!

Exactamente, em deposito de inercia é 5* agora em circuito de aquecimento não, quanto muito poderia te-la colocado no circuito de AQS, de qualquer forma não faz lá falta nenhuma e só estava a atrofiar o sistema todo, e ainda por cima tinha sido uma imposição minha, até que a realidade se encarrou de me mostar que era bem diferente do que tinha em mente.

JC
    • PatSil

# 16

Algo não bate certo nisso!!

A válvula nada tem a ver com o aquecimento e muito menos com o circuito de AQS!!

O nome da válvula diz tudo!

Patrícia Silva
  15.  # 17

Colocado por: Dynamic444
    Aquele é um deposito de inercia!

Patricia Silva

Não, é um deposito de AQS com permutador de extração para AQS e permutador de apoio do recuperador. Não está sobre pressão e no futuro proximo vai levar um grupo de impulsão a funcionar em sistema de drain back. A capacidade total é 470L, mas uteis já com o espaço necessario para receber a recolha do circuito solar, ronda os 370L

JC
    • PatSil

# 18

Esse deposito é um "cópia" dos acumuladores da Rotex e da Ivt...e de outros,a Viessmann também tem.

Que espessura de isolamento tem esse??

Patricia Silva
  16.  # 19

Colocado por: Dynamic444Algo não bate certo nisso!!

A válvula nada tem a ver com o aquecimento e muito menos com o circuito de AQS!!

O nome da válvula diz tudo!

Patrícia Silva

A valvula anti condensação não é mais que uma valvula que uma valvula misturadora, que faz com que o retorno ao recuperador ou outro equipamento seja sempre superior a determinado valor, ou seja po exemplo a bomba do recuperador arranca aos 55, injecta para o circuito o retorno passa pela valvula, esta deteta tenperatura baixa e mistura agua quente do circuito da ida até garantir que o retorno é efectivamente 55º (para a valvula com sensor termico de 45º), ou 65 para a valvula com sensor de 55. ora isto provoca uma circulação interna brutal porque o circuito é grande, e agua que efectivamente é injectada no circuito é muito pouca. Agora se fosse para um deposito de inercia, a historia éra outra....

JC
  17.  # 20

A dita válvula é usada apenas na interligação acumulador/ recuperador....nada mais,nao tem nada a ver com o circuito de aquecimento nem com o circuito sanitário!

Patricia Silva

0.0303 seg. NEW